Subscribe:

quarta-feira, 27 de abril de 2016

ABIGAIL UMA MULHER PRUDENTE...


                                         ABIGAIL UMA MULHER PRUDENTE...
1 SAMUEL 25. 1-35
1 Faleceu Samuel; todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
2 Havia um homem, em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; homem abastado, tinha três mil ovelhas e mil cabras e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo. 
3 Nabal era o nome deste homem, e Abigail, o de sua mulher; esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe.
4 Ouvindo Davi, no deserto, que Nabal tosquiava as suas ovelhas,
5 enviou dez moços e lhes disse: Subi ao Carmelo, ide a Nabal, perguntai-lhe, em meu nome, como está.
6 Direis àquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa, e tudo o que possuis tenha paz! 
7 Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhuns agravos lhes fizeram, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo. 
8 Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão.
9 Chegando, pois, os moços de Davi e tendo falado a Nabal todas essas palavras em nome de Davi, aguardaram.
10 Respondeu Nabal aos moços de Davi e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. 
11 Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm? 
12 Então, os moços de Davi puseram-se a caminho, voltaram e, tendo chegado, lhe contaram tudo, segundo todas estas palavras. 
13 Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e também Davi, a sua; subiram após Davi uns quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem. 
14 Nesse meio tempo, um dentre os moços de Nabal o anunciou a Abigail, mulher deste, dizendo: Davi enviou do deserto mensageiros a saudar a nosso senhor; porém este disparatou com eles. 
15 Aqueles homens, porém, nos têm sido muito bons, e nunca fomos agravados por eles e de nenhuma coisa sentimos falta em todos os dias de nosso trato com eles, quando estávamos no campo. 
16 De muro em redor nos serviram, tanto de dia como de noite, todos os dias que estivemos com eles apascentando as ovelhas.
17 Agora, pois, considera e vê o que hás de fazer, porque já o mal está, de fato, determinado contra o nosso senhor e contra toda a sua casa; e ele é filho de Belial, e não há quem lhe possa falar. 
18 Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, 
19 e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal. 
20 Enquanto ela, cavalgando um jumento, descia, encoberta pelo monte, Davi e seus homens também desciam, e ela se encontrou com eles.
21 Ora, Davi dissera: Com efeito, de nada me serviu ter guardado tudo quanto este possui no deserto, e de nada sentiu falta de tudo quanto lhe pertence; ele me pagou mal por bem. 
22 Faça Deus o que lhe aprouver aos inimigos de Davi, se eu deixar, ao amanhecer, um só do sexo masculino dentre os seus. 
23 Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. 
24 Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva. 
25 Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. 
26 Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor. 
27 Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. 
28 Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias. 
29 Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atirasse da cavidade de uma funda. 
30 E há de ser que, usando o SENHOR contigo segundo todo o bem que tem dito a teu respeito e te houver estabelecido príncipe sobre Israel,
31 então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar ao coração o sangue que, sem causa, vieres a derramar e o te haveres vingado com as tuas próprias mãos; quando o SENHOR te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tua serva. 
32 Então, Davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. 
33 Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse. 
34 Porque, tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, que me impediu de que te fizesse mal, se tu não te apressaras e me não vieras ao encontro, não teria ficado a Nabal, até ao amanhecer, nem um sequer do sexo masculino. 
35 Então, Davi recebeu da mão de Abigail o que esta lhe havia trazido e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi.

A MULHER SÁBIA

O texto nos apresenta três personagens centrais:
 Davi, Nabal e Abigail.

Davi era o escolhido de Deus para ser o rei de Israel.
Em 1 SAMUEL 16. 11-13 diz o seguinte:
11 Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha. 
12 Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele. 
13 Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.

Davi tinha o Espírito do Senhor! Era o homem segundo o coração de Deus!

Eram tempos difíceis para a nação de Israel. Samuel, o profeta-sacerdote aclamado e respeitado por todo o povo faleceu.

Saul continuava rei de Israel e liderava uma intensa perseguição a Davi.

Davi muda de endereço e fixa residência temporária em outra região, e se torna vizinho de um homem chamado Nabal.

Nabal era próspero, rico, muito bem sucedido, mas era homem duro e maligno em todo o seu trato (1 Sm 25. 3b)

Um dia Davi enviou mensageiros a Nabal para pedir um pouco de alimento para os seus homens.

Nabal, além de não atender o pedido de Davi, disse uma série de desaforos e ainda mandou uma vários recados malcriados para Davi.

Davi ficou furioso e ordenou aos seus homens que cingissem suas espadas e jurou que mataria todas as pessoas do sexo masculino – parentes, empregados, tosquiadores, todos que estivessem na propriedade de Nabal.

Nabal não valia nada! Era homem de belial! Não tinha caráter! Era autoritário e dominador. Mas apesar de ser mau, ele tinha uma esposa maravilhosa, chamada Abigail. E foi esta mulher que o SENHOR usou para evitar uma tragédia.

Diz o texto que Abigail era uma mulher sensata, formosa (1 Sm 25. 3a) e prudente (1 Sm 25. 32-33).

Observe que o texto dá mais ênfase à sabedoria de Abigail do que à sua beleza.
 

A maior virtude de Abigail não era a sua beleza, mas a sua sabedoria.

O texto diz que ela era sensata e prudente. Sensatez e prudência são sinônimos de sabedoria.

Abigail surpreendeu Davi com a sua sabedoria.

QUAL A POSTURA DE UMA MULHER SÁBIA?

1 – A MULHER SÁBIA SILENCIA PARA EVITAR O MAL

1 SAMUEL 25. 18-19
18 Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos,
19 e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto. Porém nada disse ela a seu marido Nabal.
Quantas vezes, você, mulher, sofreu calada e deixou de contar coisas ao seu marido para evitar algum mal!
 

2 – A MULHER SÁBIA CONFIA EM DEUS.
Ela reconhece que Deus está no controle. Não rouba o crédito que a Deus é devido.
Abigail atribuiu a Deus o sucesso de sua negociação.

1 SAMUEL 25. 26
26 Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos
Abigail abençoou a Davi. Nós, homens, somos abençoados pelas mulheres!

1 SAMUEL 25. 27-28
27 Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. 
28 Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias
Quantas vezes, você, mulher, com o coração cheio de amor abençoou o seu marido. Quantas vezes você se dirigiu a ele em momentos de tensão e disse: “Deus te abençoe!”

3 – A MULHER SÁBIA FALA A PALAVRA CERTA À PESSOA CERTA , NA HORA CERTA

1 SAMUEL 25. 24-25
24 Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva. 
25 Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste.
Abigail assumiu uma culpa que não era sua. Resolveu o problema diretamente com Davi, a pessoa que poderia dar a solução. 

4 – A MULHER SÁBIA ORA COMO SE TUDO DEPENDESSE DE DEUS, MAS AGE COMO SE TUDO DEPENDESSE DELA.
Era uma questão de vida ou morte! Abigail orou a Deus com todas as suas forças pedindo uma solução para o problema.
 

5 – A MULHER SÁBIA FORTALECE O LAR
Em Provérbios 14. 1 diz que:
1 A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.
 

6 – A MULHER SÁBIA É PRESENTE DE DEUS
Em Provérbios 19. 14 diz:

A casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do SENHOR, a esposa prudente...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.