Subscribe:

sábado, 19 de março de 2016

VISÃO DO PROFETA EZEQUIEL...


                                            VISÃO DO PROFETA EZEQUIEL...
Esse  primeiro capítulo de Ezequiel relata uma visão que o profeta teve de Deus. Junto com o Senhor, estavam “quatro seres viventes contendo quatro rostos”. Na mesma visão Ezequiel contemplou “quatro rodas” brilhantes cheias de olhos, que andavam no mesmo momento que os querubins. Qual é o significado desta visão profética?
Estes seres viventes são quatro anjos. A Bíblia menciona três classes de Anjos: Querubins, Serafins e Arcanjos. Os anjos que estavam na visão eram querubins. Esta é a classe responsável para estar próxima ao trono de Deus, guardando sua glória.(Ezequiel 9:3; 10:4; Salmo 99:1).Os anjos são mensageiros de Deus.
Em Apocalipse 4:8 diz que esses seres estão “cheios de olhos por diante e por de trás”.(A profecia de Apocalipse complementa a profecia de Ezequiel). Por que? Lembre-se de que esses seres estão presentes, ao redor do trono de Deus, no momento do juízo. É o momento do acerto de contas. Tudo será trazido á luz. Nada ficará oculto. E não existe melhor símbolo de vigilância do que os olhos. O Velho Testamento confirma isso: “Assentando-se o rei no trono do juízo, com seus olhos dissipa todo o mal (Vê, Vigia).(Provérbios 20:8). E Davi acrescenta: “Nos céus tem o Senhor o seu trono; os seus olhos estão atentos,(vigiando) as suas pálpebras sondam os filhos dos homens” ( Salmo 11:4).
Mas porque os seres viventes aparecem com o rosto de Leão, touro, homem e águia?
Os rabinos judeus explicavam o mistério desses rostos dizendo que “a mais exaltada de todas as criaturas vivas era o homem; dos pássaros, a águia; do gado, o boi e das bestas do campo, o leão. Todos receberam realeza e grandeza e estavam sobre o carro de Deus”.
Quer dizer que esses querubins representam as formas mais destacadas entre os seres criados. Tendo em conta isso, poderíamos dizer que “cada rosto representa a função dos anjos”. O leão é símbolo de bravura e coragem; é o rei dos animais. Assim, em muitas circunstâncias da vida, quando você se sentir indefeso, com medo diante de alguma situação, pode contar com a coragem e a bravura que os anjos podem lhe oferecer.
O touro é símbolo de nobreza e de trabalho incansável. Alguma vez você já se sentiu cansado  e com vontade de desistir? Tem diante de si um desafio tão grande que teme não poder enfrentá-lo? Clame a Deus pela força do anjo, e verá que, quando achar que não tem mais forças para resistir, será fortalecido.
O que simboliza o homem? Sabedoria, inteligência, habilidade para decidir melhor. Porventura está você num momento em que precisa de muita sabedoria  para tomar uma decisão? Clame ao Senhor, que não tardará em lhe enviar um anjo para colocar na sua mente o pensamento oportuno.
Uma águia voando! Era esse o aspecto do quarto ser vivente. Águia é símbolo de rapidezextraordinária. Alguma vez você esteve com o carro descontrolado diante de um precipício e sentiu como se mãos invisíveis o livrassem de uma queda fatal? Era o anjo de Deus que veio que veio em resposta àquele clamor instintivo: “Senhor, ajuda-me! Ezequiel afirma que os anjos que estavam no trono de Deus “corriam, saindo e voltando á semelhança de um raio” ( Ezequiel 1:14).
Concluindo, cada rosto representa as funções do anjos que são:
– Proteção; (representada pela bravura do anjo que tinha rosto de leão).
– Trabalho incansável; (representada pelo com rosto de boi).
– Orientação; (representada pelo anjo que tinha rosto do homem).
– Livramento rápido (representada pelo anjo com rosto de águia)
Mas o que significam aquelas “4 rodas” que estavam rodando uma dentro da outra?
De acordo com alguns comentaristas, as rodas tão complicadas em seu arranjo (dentro da outra) representam as atividades humanas e os eventos da história em suas ações e reações. O que para o simples observador poderia aparecer como algo confuso, produto da sorte ou resultado do capricho e da ambição humana, não é nada disso. As rodas representam a história humana como um todo harmonioso, superiormente dirigida por uma mão infinita – a mão de Deus. Entregue sua vida nas mãos de Jesus, e verás que ele te direcionará para seguir o caminho certo e tomar as decisões corretas...
Apóstolo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.