Subscribe:

quinta-feira, 17 de março de 2016

JESUS E A SAMARITANA...

                                                 JESUS E A SAMARITANA...
 João 4: 1 a 24

Introdução: Problemas sempre existiram e desde o início do mundo. Não encontramos um povo sequer em toda história da humanidade que fosse completamente isento de problemas. O tempo passa, a população aumenta e os problemas também.
Durante Seu ministério Jesus andou por toda Palestina, encontrou muitos problemas, e conseguiu resolve-los. Só Ele para fazer o que fez! Grandes milagres Jesus realizou, e onde ia passando a luz brilhava; a esperança ressurgia nos corações e abriam-se novos horizontes.
É diferente o que vemos hoje, os problemas são muitos e os homens não tem conseguido resolvê-los e crescem como uma bola de neve. E continuará assim, até que as pessoas entendam e sintam a necessidade de Deus em suas vidas. Muitas pessoas estão vivendo de forma contrária aos ensinos de Jesus, acham que são donos de suas vidas e que não devem satisfação a ninguém. Engano! Todos nós precisamos de Deus em nossas vidas. Se não o buscamos agora, amanhã teremos que correr para Ele, só que muita coisa estará perdida.
Certo dia Jesus ia passando em Samaria, seu destino era a Galiléia, mas parou diante do posso de Jacó, na cidade de Sicar, esse poço era propriedade de José, herança de Jacó seu pai. Nesse encontro deu-se início a uma conversa e nessa conversa Jesus detectou alguns problemas que estavam acontecendo na cidade de Sicar. Queremos destacar os três problemas que Jesus destacou nesta cidade.

I- Havia em SICAR um problema Moral.
Não era Sicar o ponto final da viagem de Jesus. Ele havia saído da Judéia em direção a Galiléia e para isso tinha que passar por Samaria. Ele estava cansado do caminho, pois andava a pé. Chegou ao poço à hora sexta, isto é, meio dia. Não é muito comum uma pessoa apanhar água neste horário, o normal é pela manhã ou à tardinha. Mas quando Jesus estava no poço uma mulher chegou, para apanhar água.
Por quê neste horário? Será que havia esquecido de ir pela manhã? Por que estava indo num horário que não havia ninguém no poço? Naturalmente porque não queria ser encontrada por outras pessoas da cidade. Mas por quê? Porque era uma mulher mal vista naquela cidade, vivia em adultério, sua especialidade era tirar o marido das outras mulheres, era destruir casamentos, destruir famílias.
Jesus mandou que ela chamasse seu marido, e ela disse: eu não tenho marido. Jesus já sabia disso, pois sabe tudo que acontece na vida de uma pessoa. Aí estava o primeiro problema de Sicar, e era um problema moral.
O texto mostra que houve uma transformação na vida daquela mulher, ela deixou seu cântaro e foi correndo à cidade e anunciou a todos que havia encontrado o Messias. Jesus tem poder para resolver qualquer problema de ordem moral, o que não falta em nossos dias.
Uma pessoa que vive em pecado, não é feliz. Mesmo que esteja todas as noites se prostituindo, sendo infiel ao seu cônjuge, ou tendo uma vida desonesta, ou nas drogas, não se realiza como pessoa. Problemas morais prejudicam o caráter, tiram a paz e a alegria.
Olhe para sua vida e analise se vale a pena continuar como você está? Mas quero lhe dizer que Jesus tem poder para transformar sua vida completamente. Abra seu coração e entregue seu problema para Jesus agora. Ele já sabe tudo o que se passa com você. Jamais conseguirá esconder qualquer coisa de Jesus. Ele quer ajudá-lo a sair disso.

II- Havia em SICAR um problema Social.
Aparentemente não era muito grande este problema, mas era sério; tão sério quanto o outro. Judeus e Samaritanos não conversavam, não se comunicavam. A mulher ficou espantada quando Jesus lhe pediu água. “ Como sendo tu Judeu, me pedes de beber a mim que sou mulher Samaritana.”
Havia preconceito, e isso caracterizava um problema social. Os Judeus consideravam os Samaritanos imundos. Preconceito continua sendo um problema em nossa sociedade, pois há preconceito de cor, raça, religião, classes sociais e muitos outros… o Brasil é um país preconceituoso. Mas Jesus quebra todo tipo de preconceito e até os discípulos ficaram admirados quando voltaram da cidade e encontraram Jesus conversando com a mulher Samaritana.
Hoje existem muitos problemas sociais, mais do que naquele tempo; e se não bastasse o preconceito, temos a má distribuição da riqueza, a fome, o desemprego, falta de atendimento médico, falta d’água, moradia, etc, são problemas sociais. Jesus pode resolver esses problemas.
O evangelho de Jesus Cristo é discriminado na sociedade. O crente é discriminado pela própria família, pelos vizinhos, pelos colegas, etc. A imprensa discrimina os evangélicos no Brasil. “Evangélico é preso”. Mas não diz católico é preso ou espírita é preso.
Sentimos muita discriminação no sertão onde trabalhamos, por parte de Juízes e donos de cartórios. Não queriam nos permitir fazer casamento religioso para efeito civil. Mas lutamos até acabar com esse preconceito. Para estas autoridades, só os católicos podiam fazer esse tipo de casamento. Preconceito é um problema social.
Jesus resolve qualquer problema social quando as pessoas querem. Quantos alcoólatras eu vi sendo restaurados pelo poder de Jesus? Quantos viciados em drogas foram restaurados? Quantas pessoas viviam na prostituição e hoje estão completamente transformados?
E aprendemos com Jesus a respeitar as outras pessoas. Respeitamos as raças, as religiões e as classes sociais. Todos são bem vindos à nossa comunidade.

III- Havia em SICAR um problema Espiritual.
Os Samaritanos acreditavam em Deus, os Judeus também acreditavam em Deus. Mas não sabiam a verdade sobre a forma de adorar a Deus. Para os Samaritanos o lugar de adoração era o monte Geresin e para os Judeus era o templo em Jerusalém. Uns achavam que estavam certos e os outros também. É como se dissessem: A minha religião é a certa, não, é a minha. Afinal de contas qual a religião certa? Esse é um problema espiritual. Era um dos problemas da mulher Samaritana. Mas Jesus a ajudou resolver esta questão dando-lhe toda a orientação necessária. “A hora vem e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é espírito e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade.” V. 23 e 24.
Aí estava a solução de mais um problema, e a mulher reconheceu Jesus como vindo de Deus. Ela estava na expectativa da vinda do Messias e Jesus disse: Eu sou o Messias. Ela deixou tudo e saiu correndo e anunciou aos moradores de Sicar as boas novas de salvação e todos vieram conhecer a Jesus.
Não sei como está sua vida espiritual. Não sei as dúvidas que estão em seu coração. É possível que você também esteja preso a tradição religiosa como aquela mulher, e agora você está sendo confrontado com a verdade, e percebe que as coisas são diferentes das que você aprendeu até aqui. Talvez você esteja confuso não sabe o que fazer, que caminho seguir? Isso é um problema espiritual e precisa ser resolvido; e só Jesus pode dar a solução.
Você precisa depositar sua dúvida nas mãos do Mestre, Ele o ajudará. Você não deve perder tempo, pois de todos os problemas o mais sério é o problema espiritual, porque tem implicações com a eternidade, você precisa de uma solução e só Jesus pode dar.

Conclusão: Como vimos em nossa meditação, Jesus encontrou três grandes problemas em Sicar e deu solução a Todos. Nada é impossível para Jesus, Ele tem todo poder. Não sei como está sua vida e nem conheço seus problemas, mas posso lhe garantir que Jesus sabe todas as coisas que acontecem com você, conhece o mais íntimo de seu ser e Ele tem interesse em lhe ajudar. Não há outra pessoa no mundo que possa lhe ajudar na solução de seus problemas… só Jesus Cristo. Basta que você venha a Ele como você está. Reconheça sua incapacidade de resolver suas questões morais, sociais e espirituais e clame a Jesus para lhe ajudar. Confesse a Ele seus pecados e peça perdão agora… receba Jesus como seu único e suficiente salvador e Senhor de sua vida. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” I Jo 1:9...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.



0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.