Subscribe:

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CHEGA DE BRINCAR DE SER CRENTE...


                                       CHEGA DE BRINCAR DE SER CRENTE...
O texto de Malaquias 3.10, ou melhor, o capítulo 10, é sem dúvida um dos textos que mais se usam para defender a prática do Dízimo no Novo Testamento. 

Dizem que um texto sem contexto é pretexto, verdade! Como sabemos, a Bíblia, em seus manuscritos originais, não era dividida em capítulos e versículos. Então, antes de pegarmos um texto isolado, devemos ler o capítulo anterior e o posterior, para que assim haja uma sequência correta de estudo.

Deus, falando através de Malaquias, expõe o pecado do povo, mas principalmente dos sacerdotes. Eram eles que roubavam a Deus nos dízimos. 

Obs: Nos dias de hoje, os líderes religiosos usam este texto para amedrontar as pessoas, dizendo que se não der o dízimo é pecado e serão amaldiçoados. Onde eles se baseiam nisto se vivemos na Nova Aliança?

O Livro de Malaquias começa assim:  "Peso da Palavra do Senhor contra Israel por intermédio de Malaquias"!

Por aí já vemos que não o recado de Deus era muito forte! Mas insistem no versículo 10 do capítulo 3.

Detalhando o texto. Um pequeno esboço.

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." Malaquias 3:10

1° "Trazei todos os dízimos..." 

Isso foi no A.T para Israel. A Bíblia esta repleta de textos que nos ensinam que a ordenança dos dízimos era para Israel e os estrangeiros que de boa vontade desejassem fazer parte deste povo.

2º "à casa do Tesouro..." 

Onde fica este lugar hoje? No A.T era em Jerusalém, no Templo! Onde estiver seu coração aí estará seu tesouro. Se você pensa nas riquezas da terra, então seu lugar não é o Céu!

3° "Para que haja mantimento..." 

Mantimento=alimento! Nunca foi em dinheiro! Textos importantes do A.T nos mostra que o dízimo sempre foi em alimentos. A tribo de Levi não teve herdades, por isso, seus 11 irmãos deveriam sustentá-los! De qual tribo você pertence?

4° "na minha casa..." 

Nestas épocas, a Casa do Senhor foram: o Tabernáculo, o Templo de Salomão e o Templo Reconstruído depois do cativeiro. Depois veio o Templo de Herodes, o Corpo de Jesus (templo=corpo) e finalizando com o templo da igreja (ou seja, nós!) e por fim o Templo que está no Céu! E depois dos mil anos não haverá mais templo!

Não sabeis vós que pois o templo do Espírito Santo? Então, se é pra dar o dízimo, tem que dar para as próprias pessoas, e não para as religiões e seus líderes!

5º "e fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas dos céus, e não derramar sobre vós uma benção tal que não haja lugar suficiente para a recolherdes"

O dízimo tinha promessas de benção e maldição. Se não dessem, seriam amaldiçoados. Porém no Novo Pacto, não podemos ser amaldiçoados por não dar o dízimo, se fôssemos, então o sacrifício de Jesus na cruz teria sido em vão! e não foi. Além do mais, de que bençãos precisamos mais? Em Efésios 1.3 diz que o Senhor JÁ nos abençoou com toda sorte de bençãos nas regiões celestiais? Quer bençãos na Terra? Deus disse a Abraão: "sê tu uma benção"!

O Senhor, sempre mostrando Sua beneficência e misericórdia por Israel, disse que se eles fossem obedientes a seus preceitos, teriam uma vida de bençãos, não disse que seriam ricos!

No N.T devemos lembrar que Jesus e seus discípulos eram pobres! Existem alguns fiéis com condições melhores? Sim , claro. Porém, a  verdadeira Igreja sempre foi perseguida e padeceu sofrimentos. A verdade é que a maioria esmagadora dos que dão o dízimo é porque querem ser "abençoados", ou seja,  querem ser ricos! É só isso que vemos nos dias de hoje, uma barganha com Deus!

Agora, para fechar por enquanto, devemos ler Tiago 2.10:

"Porque qualquer que guardar toda Lei e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos"! Jesus Cristo, foi o único que cumpriu toda a lei, pois para o homem é impossível! Quer guardar o dízimo? Então apedreja a mulher adúltera! Faze as festas judaicas; sacrifique o cordeiro, etc.

Será que é difícil entender? O dízimo, assim como todo o A.T apontava para Jesus. Se antes, entregava-se 10% pra Deus, hoje e mais do que nunca, todo nosso sustento e todas as coisas são Dele! Lembra que Jesus elogiou a oferta da viúva pobre? Pois é, ela de todo seu sustento, deu tudo... os outros davam o que sobrava. Jesus chamou de sobra, o dízimo deles!

Porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas! Minha é a prata e meu é o ouro! Do Senhor é a Terra e suas plenitude! Etc...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.