Subscribe:

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ERA APENAS UM SIMPLES VASO DE ALABASTRO...


                            ERA APENAS UM SIMPLES VASO DE ALABASTRO...
João 12,1,11. Mt,26,6-13.  Mc,14,3-9
Estes textos relatam à ação de uma mulher de nome Maria que teve uma atitude inesperada de ungir Jesus, derramando um precioso e caro perfume sobre o corpo do mestre da galileia.  A bíblia disse que o aroma do perfume era tão intenso que encheu toda a casa. Jo  12.3.
A quantidade do perfume derramado que era uma libra, equivale a cerca  de 326 gramas, O nardo, no hebraico, nerd; em grego, nardos)  era um bálsamo raro extraído de uma planta nas regiões do Himalaia, do norte da índia que de acordo com evangelista Marcos, 14,5 , poderia ser vendido por cerca de 300 denários,com isso  o nardo derramado por Maria valia praticamente o salário de um ano de trabalho.
Com este ato Maria estava declarando que Jesus era mais precioso que o mais puro nardo.
Há dias ouvi uma declaração bastante interessante de uma judia, que  pode esclarecer melhor  sobre a importância desse ato. Segundo ela o vaso de alabastro era  pendurado no pescoço como colar,toda mulher judia tinha.Na noite de núpcias ela quebrava este vaso e aspergia o nardo em seus lençóis. Aquele momento era muito especial para ela. Agora da pra imaginar o que significava e o preço que custava?
“Ela quebrou o vaso e derramou o  nardo que era  para ser usado para o momento mais especial da sua vida que era  o  seu casamento. Mas ela preferiu aspergir sobre o corpo  de Cristo.Ungido o Senhor.”
Com essa atitude ela estava dizendo: eu não vou casar mais, casei com o Senhor, minha vida daqui pra frente está inteiramente consagrada a ti , serei totalmente sua, Como Samuel, ti servirei para o resto da minha vida...) Não precisamos repetir esse ato, mas hoje devemos quebrar nosso ego nosso orgulho e nosso coração e nos entregarmos á Deus.
Já o  alabastro é uma variedade do gesso, e era muito usado para fazer pequenos vasos. O vaso de alabastro era pequeno, com cerca de 14 cm de altura. Seu corpo era redondo, e ia afinando até o gargalo. Possuía uma pequena alça para que pudesse ser carregado preso ao cinto. Ele era selado (ou tampado) no gargalo para que o bálsamo não se perdesse e também para que o perfume fosse preservado. Desta forma, para usar o bálsamo, a pessoa tinha que quebrar o vaso.
Essa reflexão nos leva a imaginarmos como o vaso de alabastro. Todos nós temos esse bálsamo dentro de nós. Somos o suave perfume de Cristo. 2 Co 2.15. Que precisa ser compartilhado. Não podemos escondê-lo, Precisamos deixar que o vaso seja quebrado, para que o bálsamo seja derramado. Só assim, todos sentirão o seu suave perfume. Não devemos lamentar quando você for quebrado. Não lamente pela quebra do velho vaso.ou seja, não devemos reclamar diante das tribulações. "Ao nos esquivarmos de uma provação, estamos procurando evitar uma bênção."
Preste atenção ao perfume que o Senhor está derramando em sua vida e através dela.
Permita que o teu vaso seja quebrado nesse momento . Nunca faremos nada se o vaso não for quebrado, a igreja precisa ser quebrada para pormos de lado todo tipo de carnalidade.
Para concluir quero deixar três  lições espirituais sobre o vaso de alabastro.
1º  Ela ofereceu tudo e o melhor que  tinha.
Ela não foi buscar prosperidade, cura, fazer uma barganha com Jesus, ela estava ali para oferecer, ela levou o seu sacrifício. O que estamos levando para ser apresentado ao Senhor. “Para  haver o adorado tem que haver adorador”.
O que estamos oferecendo a  Deus  é o melhor?
Veja a resposta do rei Davi sobre esse quesito "Não oferecerei a Deus sacrifícios que não me custem nada" - 2Sm. 24:24 .
2º Para uma perfeita adoração é preciso quebrar o vaso...
O vaso de alabastro, assim como o nardo o perfume,tinha um altíssimo valor.
O simbolismo do vaso de alabastro aponta para a necessidade de quebrar o coração diante do Deus Vivo. Salmos 51.17b – “a um coração quebrantado e contrito não desprezarás.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e verdade.” (Jo 4.23,24)
Adoração para o servo de Deus é um estilo de vida.
Tudo o que fazermos deve ser para glorificar a Deus.Tudo é tudo mesmo. O andar, o vestir, o comer, o falar, o pensar, o agir… Até a morte (João 21:19)
3º Nossa adoração não  é um desperdício
Muitas vezes somos criticados e até mal entendido por algumas ações que temos  e valorizamos na obra do Senhor.
Esta mulher ela foi criticada por sua ação...
Marcos 14.3-7 -Para que se fez este desperdício de unguento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, para que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes”.
Nada que é gasto para o reino de Deus  é desperdício,Adorar a Deus nunca é desperdício. Seu louvor, seu sacrifício, seu tempo dedicado na obra nada é desperdício...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.