Subscribe:

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO PREGADORES QUE MATAM AS OVELHAS...


             ESTUDO BÍBLICO PREGADORES QUE MATAM AS OVELHAS...
O pastor cuida em pregar mensagens que dirigirá a ovelha para Deus, visando salva-la encaminha-la a ao aprisco do Senhor.
A responsabilidade é tremenda, pregar e orientar as ovelhas, estabelecendo um futuro dentro da Palavra de Deus para o rebanho, até que o mesmo possa entrar no céu, até ver cumprida a obra e propósitos do Senhor.
Deus vai levantando homens e mulheres, no que chamamos a preservação divina do seu pacto e passam-se gerações e mais gerações e cai um pastor, é afastado outro, é aposentado um terceiro e Deus não deixa de estar levantando alguém, para que a obra se perpetue. Deus guia suas ovelhas através de seus escolhidos, sendo que alguns parecem ser mais escolhidos do que outros.
Não pense que um grande líder de um grande ministério é aquele que mais parece está com o burro na sombra, o contrário seria a mais extrema verdade: ele é a pessoa que menos dorme, ou dorme sobressaltado, sabendo que alguém pode lhe ligar a qualquer hora da noite, ou do dia; é a pessoa mais requisitada em seu ministério e acaba sem tempo, muitas vezes até sem almoçar.
É o preço do ministério. É a agenda lotada, os compromissos infindáveis, a falta de férias, o lar que também cobra a sua presença. A preparação constante de novas mensagens que falem com o rebanho e o direcione. Soma-se a tudo isto a rejeição ministerial e a solidão ministerial.
O tempo que precisa ser dedicado à oração e ao jejum. O devocional diário que é necessário fazer. Mas no meio disso tudo, nunca, jamais, podemos esquecer que lidamos com ovelhas e com o destino eterno dessas mesmas ovelhas.
A responsabilidade é absurda, e é um tremendo privilégio. Ser pastor não é pra qualquer um. Ser pregador, profeta, não é pra qualquer um, é um privilégio dado por Deus. É a confiança de Deus em homens falhos, que esses mesmos homens falhos vão cumprir a risca suas ordens e vão conseguir sim, levar a sua geração até Deus. Cada geração tem suas particularidades e precisamos sabê-las, para melhor fazer a obra.
A TRILHA NA SELVA FECHADA DO MUNDO
O andar cristão como andar numa mata fechada. Diz ele que a ideia que tem é que a mata é uma picada, uma trilha, onde alguém precisa ir avançado, com um facão, abrindo toscamente o caminho para que as ovelhas passem. Quem nos guia?
Como saber qual curva escolher, que montanha subir, ou que vale descer? O Espírito Santo nos guia, através da Sua Palavra. Por isso precisamos pregar o que Deus manda e não o que acho melhor, eu não sei o que tem na próxima esquina, mas Deus o sabe.

Leva-me a descansar em verdes prados. Conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma
Define ele na mesma mensagem que a congregação não anda pelo passo da ovelha mais avançada, a que sabe mais, a mais forte, o contrário é a verdade: A Igreja anda pelo passo da ultima ovelha, da mais nova, ou da mais velha; ou da doente, ou ferida. Pense literalmente num rebanho de ovelhas e veja como isso é a mais pura realidade.

DEUS PROMETE BUSCAR PESSOALMENTE SUAS OVELHAS
O profeta Ezequiel num rasgo de eloqüência retrata sete tipos de ovelhas na sua manifestação profética. Confira Ezequiel 34:10-16
Ovelhas perdidas. Existem milhões de ovelhas perdidas espalhadas pelo mundo. São ovelhas sem rumo, sem futuro, sem esperança, sem fé. A Igreja precisa buscar essas ovelhas, onde elas estiverem.
Ovelhas desgarradas. As ovelhas desgarradas já foram do rebanho de Jesus, mas iludiram-se com o mundo, ou decepcionaram-se com o rebanho. Cresce o numero dessas ovelhas magoadas, feridas, escandalizadas. Vamos busca-las, precisamos.
Ovelhas fracas, quebradas, quebrantadas. Essas ovelhas são do rebanho, mas não conseguirão seguir sem auxilio. As ovelhas fortes têm que suportar as fraquezas das fracas e praticar tudo o que for bom para edificá-las (Conferir Rm. 15:1 e 2). São irmãos que caíram em tentação e que precisam de tratamento para corrigir as fraturas (Consultar Gl 6:1 e 2).
Ovelhas doentes. A Igreja é um hospital que trata dos males que afligem a alma humana.  A terapia ministrada resultará no desfrutar das bênçãos conquistadas para nós na cruz: vida em abundância (Jo 10:10), paz de Cristo (Jo 14:27 e 16:33) e alegria de Cristo (Jo 15:11 e 17:13).
Ovelhas gordas e fortes. Essas ovelhas são rebeldes, egoístas, que maltratam as fracas, impedindo-as de comerem e beberem. Pastores muitas vezes, deixam de pregar a verdade, para não ferir ovelhas, pra não incomoda-las, mas é muito melhor arrancar o tumor e cura-las do que saber, que mais tarde queimariam no inferno.
Existem muitas ovelhas gordas dentro das igrejas, que estão pesadas, não conseguem fazer nada e ainda por cima , dificultam o trabalho dos lideres, sendo usadas pelo diabo, para distrai-los.
O relacionamento entre um pastor e suas ovelhas é um relacionamento de vida ou morte. Ser um pastor significa ter um relacionamento sem barreiras e sem limites com o rebanho. Um não pode viver sem o outro, tem de estar irmanados. O destino do pastor e das ovelhas se torna tão ligado um ao outro que o pastor não aceita viver sem as ovelhas e nem elas podem viver sem o pastor.
A PARÁBOLA DAS CEM OVELHAS
Jesus contou a parábola das cem ovelhas para mostrar o valor que tem uma única ovelha. (Consultar Lucas 15:1-7). Esta lição que Ele deixou é inesquecível. Tendo cem ovelhas um pastor deixou as noventa e nove e foi atrás da ovelha perdida, desgarrada e só voltou, quando a encontrou.
Acredito que ele deixou as noventa e nove no aprisco, guardadas, alimentadas, e foi em busca da pequena ovelha que ele amava tanto que o impedia de descansar e dormir, sem que a encontrasse. Existem lobos ferozes prontos a atacar as pequenas ovelhas.
Davi enfrentou um leão que queria matar as ovelhas. Depois veio um urso e ele o matou também. O relacionamento do pastor e as ovelhas é de vida ou morte. O responsável pela vida, pela alimentação, pelo descanso, pelo bem estar da ovelha é o pastor.
Esse pastor da parábola ao encontrar sua ovelhinha que a trazendo no ombro, ao chegar a casa, da uma festa, dizendo: “Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha perdida”.

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.