Subscribe:

sábado, 21 de novembro de 2015

ESTUDO BÍBLICO, APRENDENDO COM AS PORTAS DO TEMPLO...


                   ESTUDO BÍBLICO, APRENDENDO COM AS PORTAS DO TEMPLO...
Neemias estava enfrentando um grande desafio reconstruindo os muros de Jerusalém, os muros representavam proteção, segurança, algo que Jerusalém já não tinha a muito tempo, e foi necessário muito trabalho e esforço de toda uma nação para reconstruir a cidade.
O Capitulo 3 de Neemias é muito especial, pois mostra a organização necessária para esta  grande tarefa. O Texto ensina sobre unidade, compromisso, exemplo que podemos aplicar em nossas vidas. Estudando a Palavra aprendemos que havia em Jerusalém naquela época 12 Portas para entrar na cidade, Portas grandes que também estavam destruídas, e que juntamente com os muros também precisaram de restauração.

Cada Porta tinha uma função na cidade, como também um significado espiritual para nós, desta forma podemos tirar algumas lições valiosas.


1.    A Porta do Gado ou das Ovelhas(Ne 3:1) “E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a Porta do Gado, a qual a consagraram…”

Aprendemos pela Palavra de Deus que o primeiro grupo na reconstrução dos muros foi liderada por Eliasibe que era o sumo sacerdote, o exemplo começou pela liderança, este grupo começou edificando pela Porta do gado, também conhecida como Porta das ovelhas, levava este nome porque por esta Porta passava as ovelhas que eram destinada ao altar (sacrifício).

O interessante é que esta Porta foi a única a ser consagrada, foi o ponto de inicio na reconstrução dos muros.

Diz a Palavra do Senhor:

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
João 10:9
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:11
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
João 10:14

Esta Porta nos faz lembrar de quem somos e a quem servimos, somos ovelhas e o nosso Pastor se chama Jesus Cristo, e precisamos esta com nossas vidas no altar do Senhor, precisamos que nossas vidas sejam restauradas e consagrada para o serviço do Reino.

Se por algum motivo você não tem mais ouvido a voz do seu Pastor, restaure sua comunhão com Ele, escute a Sua voz, Ele morreu por você, deu a vida por você, e ressuscitou para te dar a vitória.

2. A Porta do Peixe - (Ne 3:3; 12:39) “E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”(Ne 3:3).

Esta Porta era usada como um local de encontro para venda de peixes, ali depois de restaurada atrairia muitos comerciante de varias regiões.

Esta Porta representa o trabalho, me faz lembrar do chamado de Pedro:

E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
Mateus 4:18-20

Todos os escolhidos foram chamados para serem testemunha, o Senhor nos chamou para fazermos discípulos, para pregarmos o evangelho.

Se você tem parado de trabalhar para o Senhor, tem enterrado seus dons e talentos é sinal que esta areá precisa ser restaurada em sua vida, se levante como diz o texto, se fortifique com suas fechaduras e ferrolhos, feche esta área para o inimigo e abre ela para Deus.


 3. Porta Velha - (Ne 3:6)“E a Porta Velha repararam-na Joiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodias

Porta velha ou antiga tem dois significados:

Primeiro temos que deixar o nosso passado de lado, o velho homem tem que morrer para o mundo, hoje somos novas criaturas em Cristo Jesus, lavados e remidos pelo Sangue do Cordeiro.

Segundo a Palavra de Deus é imutável, apesar de sua antiguidade ela jamais fica velha, ela é sempre atual, o nosso Deus não esta interessados em novidades para atrair mais pessoas, mas sim que a sua Palavra seja pregada na sua essência, sem modismo, sem enfeites, mas na unção do Espírito Santo.

 Jeremias 6:16 diz: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas”.

A Palavra do Senhor é o nosso alimento espiritual, pois nem só de pão vivera o homem, mas de toda Palavra de Deus. Todo avivamento tem que estar centralizado na Palavra de Deus.


4. Porta do Vale(Ne 3:13) -- “A Porta do Vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa…”.

Esta Porta  quando restaurada e aberta dava de frente com um vale, e quando falamos de vale, falamos de lutas e de dificuldades que todos enfrentamos em nossas vidas.

Todos passamos por lutas, mas na vida do servo de Deus é um lugar onde passamos para ser aprovados por Deus.

E quando esta área esta restaurada em nossas vidas sabemos que o Senhor é conosco, e que mesmo no vale podemos Glorificar e exaltar o nome do Senhor porque a vitória a garantida.

Você que esta passando por lutas, você que esta sofrendo, faça uma analise de como esta a sua confiança em Deus, sabemos que os cristãos passam por muitas lutas no decorrer de sua caminhada, a porta é estreita, e muitas são as aflições, mas precisamos ter bom animo, Jesus venceu o mundo.

Se a sua confiança esta abalada restaure esta área, confie no Senhor se levante, restaure sua vida, busque ao Senhor, se fortaleça, o Senhor não te chamou para morrer no vale, mas passe por este vale com o Senhor, e do outro lado cante o hino da vitória.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Salmos 23:4

Por isso precisamos analisar muitas vezes as nossas vidas, verificar onde estão as brechas, e restaura-las, para que assim possamos viver em segurança.

Jesus esta contigo e não vai te abandonar.



5. A Porta do Monturo(Ne 3:14) “E a Porta do Monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém….”

Esta Porta quando restaurada era usada para a limpeza da cidade, onde o lixo era tirado e lançado no vale chamado Hinom.

Para nós hoje representa a limpeza que devemos fazer em nossas vidas, muitos tem lixo acumulado dentro dos corações, precisamos manter nossos corações puro, limpo, sem macula para que assim o poder de Deus atue em nossas vidas.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Tiago 4:8

vejamos os lixos que precisamos tirar das nossas vidas:

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Gálatas 5:19-21


Precisamos guardar em nossas vidas somente aquilo que glorifica a Deus, precisamos restaurar essa área e deixar o novo de Deus entrar que é:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22

Para ter uma vida vitoriosa precisamos do fruto do Espírito, precisamos aprender que a Bíblia não fala frutos e sim fruto, e tudo isto alcançamos quando deixamos Deus entrar em nossos corações através da presença gloriosa do Espírito Santo, que todos os dias quer nos deixar mais parecidos com o Senhor Jesus Cristo, que é o nosso maior exemplo.



6. Porta da Fonte(Ne 3:15) ”E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa...”

Esta Porta ficava próxima ao tanque de Siloé, onde Jesus curou um cego de nascença (João 9:10-11). Como o próprio nome diz próximo a esta porta havia uma fonte, uma nascente de águas, águas cristalinas, pura.

Sabemos que a nossa Fonte é Jesus:

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
João 7:37-38
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
João 4:14

Muitos tem sofrido porque tem trocado a Fonte de vida que é Jesus, e tem procurado cisternas que não retém água:

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.
Jeremias 2:13

Uma vez que você bebeu da Fonte que é Jesus não adianta você procurar outras fontes, pois a água não terá o mesmo sabor. Jesus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, a Fonte continua viva e do mesmo jeito, se é o teu caso volte para Jesus correndo, Ele não desistiu de você.

Jesus é Fonte inesgotável.



7. A Porta de Mifcade(da Guarda)(Ne 3:31)  “Depois dele, reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos netineus e mercadores, defronte da Porta de Mifcade…”

Esta era a porta da guarda, e era muito importante para segurança da cidade, nesta grande porta havia uma torre de sentinela, e ali sempre ficava de vigilância soldados prontos para qualquer ataque do inimigo.

Esta porta quando destruída deixava a cidade vulnerável para um ataque iminente, o inimigo facilmente entraria na cidade e poderia fazer um estrago muito grande.

Esta porta em nossas vidas representa o lugar onde devemos orar e vigiar:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
1 Pedro 5:8
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:18

Somente nos posicionando através da oração e vigilância estaremos preparados para derrotar o inimigo no nome de Jesus.

Precisamos nos posicionar aos pés do Senhor Jesus e restaurar esta área em nossas vidas, pois a batalha é grande.

Podemos aprender muito com Neemias nesta área também:

E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento.
Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles.
Neemias 4:8-9

Neemias quando soube que o inimigo estava se levantando para destruir a obra de Deus, ele orou e colocou guarda contra eles.

Sabemos que as nossas armas não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruir as fortalezas (2Cor. 10:4). Creia irmão maior é o que esta conosco, Deus esta ao nosso lado.

Se você tem dado brecha nesta área, se posicione, restaure a sua vida com Deus, não olhe para o homem, olhe para Jesus.   



8. A Porta do pátio do cárcere (Ne 3:25; 12:39)

O cárcere era uma prisão subterrânea que havia em Jerusalém e neste patio que levava o seu nome, os detentos saiam para caminhar e pegar sol. Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32:2).

Esta porta simboliza cadeias e prisões que tentam assolar a vida dos servos de Deus, por isso temos que estar com esta área restaurada, pois esta é a  porta onde temos que manter a vigilância:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32

Jesus é a verdade que liberta, temos que estar com as nossas vidas diante de Deus, sempre vigilantes, pois temos um adversário que não brinca em serviço, porém se estivermos firmes no Senhor e sem brecha o maligno não nos toca.


9. A Porta das Águas(Ne 3:26).


Porta das Águas era o lugar onde tinha uma corrente de águas, águas limpas e cristalinas. Representa em nossas vidas o nosso encontro com o Senhor Jesus, onde bebemos da água que Cristo dá, é lugar de encontro com Deus e sua Palavra, foi o lugar escolhido pelo Sacerdote Esdras para a leitura da Palavra de Deus:

E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
Neemias 8:1-3

E este texto mostra um dos maiores avivamentos da história, onde um povo depois de viver um grande milagre, vendo a cidade restaurada, com suas muralhas levantadas, uma cidade segura e cheia de Paz, agora vive um grande avivamento, uma sede pela Palavra de Deus.

A Porta das Águas é o símbolo do enchimento do Espírito Santo, onde adoramos e nos prostramos ao pés do Senhor.


10. A Porta dos Cavalos(Ne 3:28).

A Porta dos cavalos eram onde ficavam os cavalos usados nas guerras. Simboliza as batalhas, as lutas que enfrentamos em nossas vidas.

 A luta contra o nosso inimigo:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Como também nossa luta contra a nossa própria carne:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.


Aprendemos que temos que estar sempre preparado para guerra, em constante vigilância.

11. A Porta Oriental(Ne 3:29).

Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada. Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.

Representa para nós a volta de Jesus:

Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.
Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.
Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
1 Tessalonicenses 4:13-17

O servo de Deus tem que estar sempre aguardando a segunda vinda de Jesus, e estar preparados pois pode ser a qualquer momento:

Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Mateus 24:36

Este será o dia mais glorioso na vida do Cristão, se encontrar face a face com Jesus.

Maranata.

12. A Porta de Efraim(Ne 12:39).

Este nome foi dado para o segundo filho de José, que significa porção dobrada, ou duplamente frutífero:

Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido".
Gênesis 41:52

Também foi o filho escolhido por Jacó como filho que receberia a benção da primogenitura:

E José tomou os dois, Efraim à sua direita, perto da mão esquerda de Israel, e Manasses à sua esquerda, perto da mão direita de Israel, e os aproximou dele.
Israel, porém, estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braços, pôs a mão esquerda sobre a cabeça de Manasses, embora Manasses fosse o filho mais velho.
Gênesis 48:13-14
Quando José viu seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim, não gostou; por isso pegou a mão do pai, a fim de mudá-la da cabeça de Efraim para a de Manasses,
e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele".
Mas seu pai recusou-se e respondeu: "Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo, também será grande. Apesar disso, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos".
Gênesis 48:17-19
Fazemos parte de uma igreja abençoada:
A universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:23-24
E fomos escolhido por Deus para sermos frutíferos, e abençoados, e com Cristo podemos todas as coisas, pois já fomos abençoados, podemos confiar, podemos nos regozijar pois temos esperança em Deus.
Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
Isaías 61:7

Creia, edifique sua vida em Cristo Jesus, se houver alguma brecha restaure, aprenda com as Portas de Jerusalém, Deus tem grandes coisas para realizar na sua vida.

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson         Cavalcante.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.