Subscribe:

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ESTUDO BÍBLICO O JOVEM SAMUEL CHAMADO POR DEUS...


                    ESTUDO BÍBLICO O JOVEM SAMUEL CHAMADO POR DEUS...
Temos muito que aprender com os jovens da Bíblia. Cada um deles foi chamado por Deus para fazerem a diferença em suas gerações.
Jovens que dedicaram inteiramente suas vidas a Deus, e viveram para fazer a perfeita vontade de Deus. Enfrentaram todos os tipos de perigos, tentações e adversidades com coragem admirável, e saíram vitoriosos em várias batalhas.

Samuel foi escolhido desde pequeno, desde o ventre de Ana, sua mãe, para ser juiz, profeta e sacerdote de Israel. Enquanto Eli não conseguia disciplinar seus próprios, filhos Hofni e Finéias, que eram sacerdotes, e faziam coisas abomináveis perante o Senhor, e até mesmo sexo com mulheres na porta do templo - que absurdo! 

 ''Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro''. (1Samuel 2:22).

Enquanto os filhos de Eli faziam coisas abomináveis e desprezavam as leis do Senhor, Samuel ia crescendo e fazendo a vontade de Deus.
O jovem Samuel ainda não conhecia ao Senhor, porque a palavra do Senhor não tinha sido revelada a ele.

''Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR''. (1Samuel 3:7).

Quando Deus chamou Samuel pela primeira vez ele não reconheceu a voz de Deus, e pensou que era Eli quem o chamava. Deus o chamou por três vezes, e em todas às vezes ele pensou que quem o chamava era Eli. Na terceira vez, Eli reconheceu que quem chamava o jovem era Deus, e disse que se ele ouvisse novamente a voz era para ele dizer ''fala que o teu servo ouve''. E foi o que ele fez.

Deus havia revelado ao jovem Samuel que iria cumprir o que já tinha falado para Eli. Depois de um tempo todo o povo de Israel ficou sabendo o que tinha acontecido, e passaram a considerar Samuel como um profeta.

A palavra de Deus era de extrema importância no tempo de Samuel, pois naquela época não havia visões manifestas e nem revelações. Hoje as pessoas não dão à mínima importância a palavra de Deus; ignoram os mandamentos do Senhor e fazem tudo o que ela diz pra não fazerem.

Samuel aprendeu a ouvir a voz de Deus. E é o que nós temos de fazer também, aprender a discernir a voz do Senhor. É claro que não ouviremos a voz de Deus audivelmente em nossos ouvidos, pois ele falará aos nossos corações e na nossa mente, e temos que buscar entender a sua voz. Para entendermos a sua  voz, temos que colar em pessoas que sabem discernir a voz de Deus - seu líder, pastor, coordenador, etc. 

Temos que andar com essas pessoas e permitir que eles nos aconselhem e orientem assim como o jovem Samuel permitiu que Eli o orientasse e aconselhasse. Estude a vida de Samuel, busque seguir o exemplo dele. Permita que Deus conduza a sua vida assim como conduziu a vida de Samuel...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.