Subscribe:

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SANTA CEIA DO SENHOR...


                       ESTUDO SOBRE  A IMPORTÂNCIA DA SANTA CEIA DO SENHOR...
Existe um texto Bíblico mal compreendido por muitos cristãos no que diz respeito à Santa Ceia. Este verso, dizem eles, ensina que uma pessoa “indigna” não pode participar da Ceia. Vejamos:
“Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor”. (I Coríntios 11:27)
Para interpretarmos um texto Bíblico, temos de analisar seu contexto (os versos que vêm antes ou depois). Para entendermos esta declaração, temos que ler o verso anterior e posterior, e também saber o que significa o “ser indigno” neste contexto.
A Bíblia diz que devemos celebrar a Ceia até que Jesus volte. Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus (verso 26- leia também João 13:4-17). Portanto, todas as pessoas têm o direito de demonstrar que crê e aceita o sacrifício de Jesus em sua vida.
Mas o que significa a expressão “indignamente” no contexto de I Coríntios 11:27 ? A chave para a interpretação está no verso 28:
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice”. Naquela época, na igreja de Corinto, os pobres eram desprezados pelos ricos ao participar da Santa Ceia.
Neste contexto, Paulo está chamando de “indignos” os ricos daquela época.
A Bíblia é clara em dizer que, depois que a pessoa examinar-se interiormente, poderá participar da cerimônia; portanto, o “comer ou beber indigentemente” é comer sem examinar-se interiormente, reconhecendo que é um pecador e que está verdadeiramente arrependido. (no caso dos ricos da época e também na nossa situação presente)
Portanto, o que Paulo está dizendo é que ninguém deve participar sem examinar seu interior e reconhecer que é pecador e necessita de Jesus. A pessoa indigna é aquela que participa da Santa Ceia sem saber o que está fazendo, sem entender o significado da cerimônia e ter reconhecido de que é um pecador.
Mesmo que uma pessoa não seja batizada, devemos permitir que ela participe da Santa Ceia, pois em alguns casos pode ser a última oportunidade que ela tem de aceitar o sacrifício de Jesus em sua vida.A Santa Ceia é uma cerimônia para pecadores que não querem pecar mais. Uma pessoa que cometeu algum pecado, mas não deseja praticá-lo novamente, não deve deixar de participar da Santa Ceia. Veja o exemplo de todos os discípulos, exatamente antes do lava-pés, estavam brigando para ver quem era o maior. Nenhum deles quis lavar os pés dos demais. Jesus não negou o lava-pés a eles e nem mesmo a Judas. Errar todos nós erramos. O “indigno” é aquele que não quer reconhecer nem abandonar seu erro. Provavelmente, este não é o seu caso.
A verdadeira Cerimônia da Santa Ceia deve ser acompanhada pelo “Lava- pés”. Se uma igreja não usa esta cerimônia, sua comemoração da Santa Ceia não está “completa”, como Jesus ensinou. Mas qual a importância do Lava-pés? Vejamos:
A cerimônia do “Lava Pés” foi instituída pelo Senhor Jesus para fazer parte da Santa Ceia, que deve ser comemorada até que Jesus volte (l Cor. 11:26). Podemos encontrar este ensinamento no Evangelho de João cap.13:1-10. Mas qual seu significado? No verso 10 lemos: “Declarou-lhe Jesus: quem já se banhou (foi batizado) não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais está todo limpo…” Podemos ver que o lava Pés é um “mini batismo”. Mas porque precisamos dele? Porque na vida tropeçamos e caímos. Temos de constantemente sermos purificados de nossos pecados, e a cerimônia do lava-pés é uma oportunidade para isso.
Será que existe algum problema em não participarmos da cerimônia de “Lavar os Pés”?
Vejamos o seguinte exemplo bíblico:
[Jesus] levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. (João 13:4-8 RA)
Depois que levantou do lugar onda estava, Jesus pegou uma toalha e foi lavar os pés dos discípulos. Ao aproximar-se de Simão Pedro para fazer o mesmo, Pedro não queria aceitar. Sabe o que Jesus disse? Leia o verso 8: “Se eu não te lavar, não tens parte comigo”.
Ao ouvir esta declaração, apavorado Pedro exclamou: “Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça”. A Bíblia diz que se não aceitarmos participar, não temos parte com Jesus, pois estamos demonstrando que não possuímos o caráter humilde de Cristo.
Os Cristãos primitivos também realizavam o Lava Pés. Em l Timóteo 5:10 encontramos a orientação de Paulo a Timóteo para que dê cargos na igreja somente para as viúvas que já “lavaram os pés dos santos” (crentes da igreja). Vemos aqui a importância desta instituição na vida de um crente, pois demonstra a autenticidade da conversão efetuada em sua vida.
Deus tem 2 principais propósitos ao instituir o Lava Pés:
– Nos purificar dos pecados (somos purificados porque ao participarmos demonstramos fé no sacrifício de Jesus)
– Desenvolver em nós a “humildade”.
Quando lavamos os pés de nosso irmão, estamos dizendo que não somos maior que ele. O Senhor disse: “Ora, se eu sendo o Senhor e o mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (João 13:14).Isso faz com que aprendamos a ser mais humildes, preparando-nos assim, para irmos para o céu.
“Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15). Estás disposto a seguir o exemplo de Cristo? Então procure a igreja que pratica esta cerimônia feita pelo Senhor, e verás que Deus irá lhe abençoar ricamente.
Lembre-se do que nosso Salvador disse: “Ora, se sabeis estas coisas, bem- aventurados sois “se” as praticardes” (João 13:17)...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.