Subscribe:

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

MIRIÃ MESMO SENDO FALHA, MAS UMA JOIA RARA NAS MÃOS DE DEUS...


MIRIÃ MESMO SENDO FALHA, MAS UMA JOIA RARA NAS MÃOS DE DEUS...
"Falha, mas ainda assim, adoradora!"
(Leitura: Êxodo 15: 20 e 21; Números 12: 1 a 14)

Todas nós já ouvimos falar de Miriã, a irmã de Moisés. Ela aparece na história do povo de Deus em momentos importantes e é citada na Bíblia em várias ocasiões.

Miriã foi uma mulher que com certeza desde cedo aprendeu a andar nos caminhos do Senhor. Ela fazia parte do povo hebreu, o povo de Israel que foi libertado da escravidão do Egito. Foi ela quem levou o cesto com seu irmão Moisés, ainda bebê, para o Rio Nilo, e sugeriu a princesa que o encontrou para que o levasse a uma mulher hebréia a fim de amamentá-lo, dando assim oportunidade da sua mãe ficar perto do filho. Esta é a primeira vez que ouvimos falar da moça. Mas talvez o episódio da vida de Miriã que mais comentamos é a celebração que ela fez após o milagre da travessia no mar Vermelho: ela dançou com seu tamborim e adorou a Deus pelo grande livramento que Ele havia lhes concedido. Porém, uma outra citação sobre Miriã que temos na Bíblia não é assim tão festiva e nem um pouco agradável. Deus a repreendeu porque junto com seu outro irmão, Arão, ela estava murmurando e reclamando. Ela se tornou leprosa e precisou ser excluída do acampamento do povo de Israel por sete dias – fato que era sinal de vergonha e impureza naquela época.

Miriã era profetisa. Ela ajudava seu irmão na condução do povo pelo deserto em direção à Terra Prometida. Imaginemos então que era uma mulher que tinha dons, talentos, temor a Deus e era instrumento nas mãos Dele. Nos dias de hoje, seria uma líder, profeta, adoradora... uma “mulher de Deus”. Mas e quanto à repreensão dura de Deus que lhe aconteceu já na sua velhice? Isso nos revela que embora fosse uma mulher abençoada, Miriã também tinha seus defeitos, como eu e você. Se estudarmos a passagem por inteiro, veremos que na verdade Miriã e Arão estavam usando o casamento do irmão como pretexto para critica-lo. Pareciam preocupados, mas na verdade, estavam com sentimentos indignos de verdadeiros profetas, como ciúmes, por exemplo. Talvez até porque, um pouco antes do texto que lemos, vemos que Deus operou através da vida de Moisés e assim deu poder a 70 autoridades do acampamento do povo de Israel para profetizarem (Até então, os profetas era apenas Miriã, Arão e Moisés). Durante a crítica ao irmão, Miriã e Arão agiram como se ele fosse arrogante, mas fica claro nos versículos seguintes que isso não era verdade. Ou seja, o castigo de Deus caiu sobre ambos porque eles estavam agindo com imaturidade e rebelião contra aquele que Deus havia escolhido para ser o líder do povo, o único homem da história da humanidade com quem Deus falava “face a face”.

Com tudo isso quero te desafiar no estudo de hoje a ser uma mulher que adora sempre, independente das circunstâncias ou de quem somos. E uma mulher que adora não apenas com danças e louvores, mas também com palavras, atitudes e pensamentos.

Em 1º lugar, lembre-se de adorar mesmo quando as coisas não acontecem como você imaginava. Miriã adorou a Deus nos momentos de livramento e milagres, mas bastaram alguns anos no deserto para que seu coração se corrompesse. Será que muitas vezes não agimos assim? Enquanto Deus nos presenteia com bênçãos, temos coração grato, mas basta um dia de aflição para que a nossa fé caia por terra e comecemos a reclamar e duvidar da presença de Deus nas nossas vidas. Nunca se esqueça que só o povo de Deus passou pelo deserto. Se você está enfrentando lutas e dificuldades, não desista, não blasfeme. Prossiga firme e confiantemente. Deus te guiará até o oásis mais próximo. Faça do deserto uma escola, e ali mesmo, amadureça, adorando e louvando a Deus.

Em 2º lugar, cuidado com o orgulho. Qualquer tipo de poder que nos é dado, pode nos corromper. Se Deus tem usado sua vida – e com certeza é desejo e plano Dele usar todas nós – glorifique-o por isso. Você pode se alegrar por ser usada para abençoar a vida de alguém, mas não faça disso um troféu. Não aproveite do seu cargo superior na empresa ou até mesmo na Igreja para achar-se suficiente e pronta. Todas nós precisamos do trabalhar de Deus nas nossas vidas todos os dias. É verdade que umas caminham mais rapidamente em direção ao alvo e com isso se sobressaem. Mas todas temos a mesma oportunidade. Então, ore para que sua família, suas amigas e colegas de trabalho sigam junto com você e também prosperem em tudo, para honra e glória do Senhor. Há lugar para todos nesse mundo. Há lugar para todos no Corpo de Cristo. Chega de egoísmo e orgulho. Avalie se você é daquelas que fica muito triste quando acontece uma desgraça na vida da sua amiga mas acaba “morrendo de inveja” quando acontece algo muito bom a ela, como por exemplo, aquela promoção profissional que você tanto queria... Infelizmente, ao ser humano, é muito mais fácil chorar com os que choram do que se alegrar com os que se alegram. Cuidado com a inveja.

Em 3º lugar, submeta-se às autoridades que Deus estabeleceu sobre sua vida. Se você é casada, sua autoridade primeira é seu marido. Não importa o que você acha e nem se concorda ou não. A Bíblia (ou seja, DEUS) é quem diz isso. Você deve amar e submeter-se ao seu esposo independente das falhas dele. Lembre-se que submissão não é escravidão, é proteção: Deus colocou alguém na sua vida para estar à frente na linha de combate. Comece a valorizar seu marido, apoiar as decisões dele, encoraja-lo. Você verá que isso pode transforma-lo no homem dos seus sonhos! É plano de Deus, e a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!

Mas além do marido, todas temos outras autoridades acima de nós. Pode ser seu patrão, seus pais, seus Pastor, o Prefeito, nossa Presidente da República ou todos eles! Autoridade, no dicionário, é todo aquele a quem devemos obedecer. No conceito Bíblico é a mesma coisa, mas, sempre que o povo obedecia alguém, o fazia por convicção de que ele seria a voz de Deus naquele momento, ou seja, eles estariam obedecendo ao próprio Deus em primeiro lugar. Feito isso, homens e mulheres usados por Deus ordenavam coisas que, cá entre nós, pareciam loucura: Moisés mandou o povo atravessar o Mar Vermelho e seguir adiante pelo deserto. Josué garantiu que marchando em volta de uma cidade as muralhas cairiam. E por aí vai... ordenanças aos nossos olhos humanos, “duvidosas”... Mas sabe porque duvidamos? Porque precisamos aprender a andar no sobrenatural de Deus e mais do que isso: precisamos confiar nas autoridades por Ele impostas. No entanto, só conseguiremos fazer isso quando orarmos mais por essas pessoas a quem devemos submissão. Se você ora constantemente pelo seu marido, pode crer que as decisões que ele tomar são as que Deus está mandando. Se ora pelo seu pastor, pode acreditar que Ele é a voz de Deus na sua igreja. Se em lugar de reclamar do seu patrão você orar por ele, ele será mais abençoado e quanto mais abençoado, melhor patrão ele se tornará. O povo de Israel era um povo falho e que muitas vezes caia em desobediência. Mas uma coisa é certa: quando eles obedeciam, Deus agia.

Chegamos então à conclusão de que Miriã foi falha, mas foi uma mulher poderosamente usada por Deus – desde a sua juventude até a sua velhice. Alguns autores acreditam que quando aconteceu a travessia do Mar vermelho ela já tinha cerca de 85 anos – e ainda assim, vibrou e dançou na presença do Senhor! Também existem algumas considerações relevantes a respeito da importância dela na vida de Moisés, talvez como conselheira sábia e mulher virtuosa, pois, foi após a morte dela que Moisés começou a perder a paciência com o povo e, irado, cometeu o erro que fez com que ficasse de fora da terra prometida.

Podemos aprender com erros de Miriã para não os cometermos. Mas também podemos aprender com as atitudes corretas que ela teve: obedeça a Deus, celebre-o sempre, coloque-se a disposição do Reino e seja usada pelo Senhor – mesmo sendo imperfeita e independente da sua idade! Também aceite as conseqüências dos seus atos e tenha certeza que o perdão de Deus está à sua disposição. Sim, porque Miriã não ficou leprosa para sempre. Embora tivesse que sofrer a disciplina e as conseqüências do seu pecado ficando sete dias fora do acampamento, ela voltou para o meio do povo como uma mulher perdoada. E muitos anos depois ainda foi lembrada pelo profeta Miquéias como líder do povo de Israel junto com seus irmãos Arão e Moisés. Com certeza, ela marcou sua geração. Vamos marcar também? Amém...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.