Subscribe:

sábado, 25 de julho de 2015

ESTUDO SOBRE O DISCÍPULO DO APOSTOLO PAULO, TIMÓTEO...


                       ESTUDO SOBRE O DISCÍPULO DO APOSTOLO PAULO, TIMÓTEO...
Atos 16:1-5
Timóteo  morava na cidade asiática de Listra. Ele era filho de uma judia, chamada Eunice, que era crente; era filho de um pai grego conforme Atos 16:1. É provável que ele e sua mãe tenham se convertido pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo, conforme Atos 14:21-23. Neste momento Timóteo teria 13 anos de idade. Imagine um adolescente cristão ter que conviver com um pai descrente dentro de casa! Alguns aqui sabem muito bem o que isso significa. Enquanto a mãe de Timóteo levava-o para a igreja, o pai queria levá-lo para os passeios, festas e os almoços em família. Enquanto a mãe queria ler a Bíblia com Timóteo, o pai queria que ele ouvisse uma musica regional.
Timóteo tornou-se seguidor de Jesus em uma das visitas de Paulo. Ele já era conhecedor dos ensinamentos e da lei, pois sua mãe era judia e o criou dentro dos ensinamentos do seu povo. Quando Timóteo decidiu por seguir à Paulo em sua viagem a Éfeso, resolveu também que se circuncidaria. Timóteo não precisava ser circuncidado, pois como Paulo mesmo pregava, isso já não era mais importante. Ele foi circuncidado porque o seu pai que era grego estava acostumado com este rito, e com essa atitude Timóteo demonstra que seu verdadeiro desejo era agradar à Deus, e ganhar a simpatia do seu pai.
Quando Paulo retornou à cidade de Timóteo na sua segunda viagem missionária,  seis anos depois, Paulo ouviu a respeito do bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo, agora com 19 anos, e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho. Ver Atos 16:2-3.
Paulo tornou-se como um "pai" na fé para este discípulo. Um mentor que o ajudou a desenvolver sua fé até que Timóteo se tornou também em um grande líder da  igreja do Senhor Jesus Cristo.
Paulo, apesar da tenra idade de Timóteo, mostrou grande respeito, confiança, e amor por ele, mencionando-o com muita afeição em diversas cartas que escreveu.

Em I Timóteo 6:3-10, Paulo deu  as primeiras instruções à Timóteo:
Paulo o aconselhou a) A se afastar de pessoas que ensinam doutrinas segundo a sua própria vontade, pessoas que usam a palavra para beneficio próprio. b) Ensinou-o a estar contente com aquilo que tem e  ter um coração grato pelo cuidado do Senhor, por Ele suprir as necessidades do vestir, do comer e de ter onde repousar em segurança. c)  Aconselhou-o  ainda que aqueles que almejam as riquezas deste mundo caem em armadilhas e tentações e tomam caminhos loucos que trazem o mal e causa a própria ruína. d) Aconselhou Timóteo a desviar-se de pessoas que desviam a sua fé de Cristo amando mais ao dinheiro, e com isso sofrem toda a espécie de males e consequências dolorosas.
Timóteo nos deixou lições preciosas de como um moço ou uma moça podem servir a Deus e fazer a diferença no mundo:

1) Timóteo foi um jovem atuante no evangelho desde a mais tenra idade. Ver Atos 16:1. Muitas pessoas alegam que o jovem é a igreja do amanhã; mas no caso de Timóteo essa ideia cai por terra. Ao contrário, com a sua atuação desde cedo no evangelho, na pregação, no ensino da Palavra e no pastorear a igreja, Timóteo nos ensina que o jovem é a igreja de hoje, que o jovem pode assumir grandes responsabilidades na causa de Deus.
Como é com você adolescente? Você tem receio de passar uma carta missionária? De cantar na igreja? De apresentar um teatro bíblico? De participar em uma semana de oração Jovem? De participar na distribuição de literaturas?
2) Timóteo tinha uma ótima reputação que ultrapassava as divisas da sua cidade. Ver Atos 16:2. Vê-se no texto que ele era reconhecido em sua cidade Listra, e também em Icônio. É muito animador ver que existem pessoas que, mesmo jovens são capazes de causar uma boa impressão. Porém, no caso de Timóteo, o seu testemunho falava alto, a ponto de pessoas de outra cidade reconhecer a sua fé. O jogador de futebol Kaká foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes. E por que esse reconhecimento? Porque Kaká como um celebridade mantém uma vida exemplar no âmbito profissional, familiar e pessoal. Como tem sido com você? 
3) Timóteo escolheu um ótimo mentor. Paulo foi o mentor de Timóteo. Mentor é a pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro; é uma pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta: ideias, ações, projetos, realizações etc. Timóteo não poderia escolher alguém melhor. Paulo era um homem sábio na religião cristã, mas, principalmente, era um apóstolo de Jesus Cristo. Paulo conduziu Timóteo a fazer uma grande obra, sendo reconhecido nos nossos dias como um evangelista, um mestre e um pastor de referência para a liderança atual.
Quem tem guiado a sua mente? Quem tem guiado você? Alguns são guiados pelas ideias liberais dos amigos descrentes. É o que chamamos de: “a pressão do grupo.” Os amigos falam, e isso torna-se em lei. Não adianta o pai orientar, a mãe falar, que o jovem, que vive longe de Deus, não ouve mais ninguém. E se o jovem  arranjar uma namorada então? Se estes também são crentes e tem bons princípios tudo bem, mas e se acontece o contrário?  Outros são guiados pelas literaturas que leem ou pelos sites que veem. Outros são orientados pelos tipos de músicas que ouvem.
4) Como filho de grego, o testemunho de Timóteo influenciou os seus conterrâneos de Atenas e Macedônia. Ver Atos 17:15,34; 18:7 e 8. O trabalho que Paulo realizou entre os gregos foi bastante promissor. Muitas pessoas foram alcançadas pelo evangelho e provavelmente a presença de Timóteo que era grego da parte de pai foi fundamental para influenciar as pessoas à seguirem Jesus. Isso equivale nos nossos dias ao sucesso que muitos jovens alcançam na propagação do evangelho para sua família, para seus amigos e para pessoas de uma mesma origem. O trabalho com as etnias é muito interessante. Um árabe falando de Jesus para um árabe. Um português pregando para outro português, etc...

Mas eu chamo a atenção para um outro aspecto: é o de os jovens terem a coragem de serem diferentes. De vestir-se diferente, de falar diferente, não usando palavras de baixo calão. De comer diferente, ter a coragem de não se contaminar com carnes imundas e bebidas alcoólicas. De adorar a Deus no dia do sábado. De não ir à discoteca. De não ter vergonha de dizer que é Adventista do 7º Dia e de permanecer puro para o casamento.
5) Paulo pediu para Timóteo permanecer firme na fé – Ver I Tm 6:11 e 12
Paulo ensina-nos a permanecermos firmes na nossa caminhada com Cristo. Que o compromisso seja sempre vivo em nosso coração! E que nossa posição na caminhada com Cristo seja de ação. Que militemos  a boa milícia da fé. Que tomemos posse da vida eterna. Paulo pediu para Timóteo ser ousado na fé. Deus convida os jovens para também serem  ousados a fim de tomarem posse das promessas do Senhor. Que os frutos do nosso coração sejam provindos do coração de Deus! Que em nós impere um coração justo e reto; que crê nas promessas do Senhor; que trata a todos com amor; que é paciente para aguardar os propósitos de Deus. Que sejamos mansos no falar e no ouvir. Que nada nesse mundo louco, possa tirar nossa atenção e desviar-nos de seguirmos o Senhor. Paulo pediu para Timóteo fugir do amor ao dinheiro. O amor ao dinheiro pode ser traduzido como o amor à profissão e ao brilho deste mundo. Permanecer firme na fé requer muita força de vontade em seguir à Deus. O jovem cristão deve estar comprometido em relacionar-se com Deus cada dia através do estudo da bíblia, da oração e do bom testemunho.
6) Paulo pediu para Timóteo viver de modo irrepreensível
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” I Timóteo 4:12. – Ver I Tm 6:13-16.
Aqui Paulo mencionou à Timóteo o exemplo de Jesus diante de Pôncio Pilatos. Paulo ensina-nos a sermos como Jesus quando esteve diante de Pilatos, que nada teve para ser acusado. Viver de modo que nada possa nos acusar. Ter um bom testemunho perante as pessoas. obedecer aos mandamentos de Cristo e guardá-los sem mácula, com um coração puro, íntegro e sincero perante Deus. Que as pessoas ao nosso redor reconheçam em nós o caráter de Jesus. Ser sal e luz, fazer toda a diferença.  Timóteo imitou o modo de vida de Paulo. Escolheu alguém que agradava à Deus e seguia os passos de Cristo. Tirou para si tudo o que havia de bom na figura de Paulo.
Todos aqueles que irão viver a eternidade deverão ser encontrados irrepreensíveis antes da volta de Cristo. Veja estes versos:
“Mas é grande ganho a piedade com contentamento.  Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.” I Timóteo 6:6-7
“Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.” II Pedro 3:14. Ver também II Pedro 3: 11.
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5:8
7) Paulo pediu para Timóteo ler, exortar e ensinar.
Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” I Timóteo 4:13.
Ler  - Você tem o hábito de ler a bíblia? De estudar diariamente a lição da escola sabatina? Quantos livros do Espírito de Profecia você já leu? Que outros livros instrutivos tem lido?
Com a chegada das novas tecnologias através da internet  e outros meios, temos visto o hábito da leitura a diminuir. Mesmo entre os livros necessários para as matérias acadêmicas, o índice de leitura tem diminuído. A bíblia é a Palavra de Deus e o jovem cristão necessita ler, a cada dia, para manter a sua fé.  Aquele que vai para o céu deve ter essa devoção com Deus.
Exortar – Quando você percebe que um amigo cometeu algum erro, você o corrige ou deixa passar? O jovem cristão entra em contato com várias pessoas e está sujeito a ouvir palavrões, xingos e outros disparates. Você tem exortado os amigos a não continuarem no caminho da perdição?
Ensinar – Quando a comissão da igreja, o pastor, o ancião ou o departamento da Escola Sabatina solicitam para você ministrar a lição da escola sabatina, ou para fazer uma pregação ou participar de um estudo bíblico, ou de pequeno grupo, etc... qual tem sido a sua reação?
8) Paulo elogiou Timóteo por conhecer a Palavra de Deus.
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo 3:14-15.
Você conhece as doutrinas básicas da Bíblia e é capaz de explicá-las aos outros? A Divindade em três pessoas CO-Eternas, o milênio, o estado do homem na morte, o inferno,  o paraíso, etc...?
Aqui também entra a responsabilidade dos pais e dos professores dos departamentos infantis. Mas, a responsabilidade repousa muito mais sobre as mães.
“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” II Timóteo 1:5
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo 3:14-15.
9) Paulo pediu para Timóteo pregar a Palavra fielmente.
Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” IITimóteo 4:1-2. Ver  também I Tm 6:17-21
Paulo nos aconselha a pregar Palavra de Deus. Não podemos perder as oportunidades de ministrar a Palavra aos nossos amigos e familiares, mesmo quando sabemos que os confrontaremos. Devemos atender a este mandamento do Senhor e pregar. Não calar os nossos lábios e dizer aquilo que o Senhor tem colocado em nosso coração, é um dever cristão.
Timóteo falhou na sua primeira missão dada por Paulo, mas Deus não desistiu dele,  e logo após ele foi colocado como líder da jovem igreja de Éfeso. Ver I Timóteo 1:3; 4:12; II Timóteo 2:22. Lá ele atuou como um de seus líderes ajudando os anciãos daquela importante igreja na evangelização e na solidificação da fé.  Da mesma forma Deus não desiste de nós, mesmo que haja falhas em nosso percurso,  Ele sabe das intenções de nosso coração. Sabe o quanto queremos agradá-Lo e seguir os Seus passos. Timóteo também foi enviado por Paulo para ensinar as igrejas conquistadas na obra missionária: em Corinto. Ver I Coríntios 4:17; em Filipos. Ver Filipenses 2:19; e em Tessalônica. Ver I Tessalonicenses 3:2. Isso foi um diferencial na vida de Timóteo. Mesmo jovem foi enviado por Paulo para ajudar as igrejas ensinando a Palavra de Deus.
O exemplo de Timóteo incentiva os jovens de hoje a assumirem uma posição de subordinação à vontade de Deus e de conhecer profundamente a Palavra de Deus.

Timóteo foi fiel a Deus e manteve firme sua confissão mesmo diante da prisão. Ver Hebreus 13:23. O escritor aos Hebreus registra que Timóteo havia sido solto, indicando que por algum motivo ele esteve preso. Não há registros adicionais a esse respeito, mas com certeza sua prisão se deu pela confissão da fé em Jesus, como ocorreu também com muitos outros discípulos.
Timóteo, apesar de bastante moço, ajudou Paulo e os demais discípulos a cumprir a missão evangelística de Cristo. Ver Marcos 16:15

A vida de Timóteo é um exemplo para todos nós, mas principalmente para os jovens. Ele é um modelo que declara que o jovem pode ser usado nas mãos de Deus. Não é necessário aguardar os anos para se obter mais experiência, pode-se começar hoje mesmo. Timóteo não se intimidou pela sua juventude, nem pelo grande desafio que lhe foi colocado. Partiu, pregou, sofreu. Manteve-se fiel e se tornou um grande líder cristão de sua época...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.