Subscribe:

quarta-feira, 29 de julho de 2015

AQUELE QUE SEMEIA A CONTENTA/INTRIGA - Pv 6:17...


     AQUELE QUE SEMEIA A CONTENTA/INTRIGA - Pv 6:17...
Finalmente, chegamos ao sétimo e mais grave item desta lista exemplificativa de provérbios 6:17, que trata sobre o que semeia contendas entre irmãos. Este último item da lista apresentada, diz o próprio texto bíblico, que o que o Senhor abomina. Todos os demais ele aborrece, contudo, este ele abomina, ou seja, tem muito maior indignação. Vejamos rapidamente o motivo. Incentivamos aos leitores que leiam em suas Bíblias, os textos bíblicos citados para uma melhor compreensão e aproveitamento da meditação.
Mais uma vez vemos aqui o uso errado da língua. Contendas são obras dos maldizentes (Pv 26:20,21), e, portanto, não deve ser prática entre os cristãos.
O semeador de contendas é aquele que pega uma fofoca, alguma informação ainda que verídica e, mergulhada na má intenção, sai a semear esse fato, lançando as fofocas e informações nos corações das pessoas que ele encontra pelo caminho, exatamente como um agricultor semeia sua plantação pelo campo. O semeador de contendas escolhe os corações produtivos, altamente capazes de frutificar e reproduzir em grande escala a contenda que deseja semear. Tudo isso para gerar divisão do corpo de Cristo, para jogar um irmão contra o outro. O semeador de contendas é também um fofoqueiro, mexeriqueiro (Pv 11:13; 15:18; 16:28; 10:12; 17:9; SL 15:3; SL 101:4,5; CL 4:6 e Lv 19:16). Cabe um alerta a todos nós: se as pessoas sempre nos procuram pra contar/semear alguma fofoca em nosso coração, devemos desconfiar, pois é um forte indício de que somos um bom terreno pra germinar e divulgar essa fofoca. Assim como nenhum bom agricultor semeia no asfalto, onde nada nasce, nenhum semeador de contendas semeará em um coração que não produz, não cultiva e não da continuidade na fofoca.
Em contrapartida, o coração do crente fiel, do que está vivendo para promover a paz entre os irmãos, pode até ouvir uma fofoca, pois isto de certo modo é inevitável, contudo, imediatamente ele tenta apaziguar, não dar prosseguimento no que ouviu, e até mesmo, tenta ajudar o irmão a parar de semear contendas. No coração do crente que tem a motivação correta, a semente da contenda não germina., ele faz a contenda morrer ali mesmo, com ele. Na verdade, este bom crente assemelha-se a um bombeiro e não, a um incendiário.
O que fazer então para evitarmos o assédio do semeador de contendas (se é que nós mesmos não temos sido um)? Provérbios 20:19 nos responde, dizendo-nos para evitarmos tal companhia. Quem anda com o fofoqueiro, aprende a fofocar e quem fofoca, gera contendas e aborrece ao Senhor profundamente, além de causar dano a si mesmo e ao próximo. Aqueles que pensam que ganham mais confiança e amizade daquele a quem compartilhou a fofoca está profundamente enganado. É justamente o contrário que acontece. Quem desejará contar um dia, algo pra mesma pessoa que acabou de fofocar? Pois, se o fofoqueiro semeou contenda com a informação de outros, porque não fará o mesmo conosco amanhã? Vemos então que é claro que a fofoca divide e afasta os grandes amigos também. O certo é que Deus abomina tanto a contenda que em Romanos 1:29, ele registra também esse pecado, num contexto terrível onde Ele entregou as pessoas para cometerem os piores pecados.
E, a causa da contenda é a soberba (Pv 13:10 e 17:9). Isto, porque um coração soberbo não vê problemas em causar divisão porque não se preocupa com a Palavra de Deus e, consequentemente, com o bem-estar dos irmãos. O soberbo pensa que pode falar o que quiser e não se importa com o que a Palavra de Deus diz. Tenhamos em mente, que uma contenda é fácil de começar, porém, difícil de ter fim. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la (Pv 17:14). Odiamos este pecado? Amamos a Deus e aos irmãos ao ponto de evitar a contenda?
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.