Subscribe:

quinta-feira, 11 de junho de 2015

ESTUDO APRENDENDO COM OS SÍMBOLOS BÍBLICOS...


                             ESTUDO APRENDENDO COM OS SÍMBOLOS BÍBLICOS...
Os símbolos que representam a Bíblia
A Bíblia é um livro que contém muitas figuras de linguagem e parábolas que eram usadas para ajudar a compreensão das pessoas, dependendo das circunstâncias e da pessoa a quem se dirigia a palavra em questão. Dentre estes símbolos, temos alguns que denominam as funções da Bíblia na vida do homem, como:
·         Luz: Quanto mais luz você colocar em um ambiente escuro, mais claro ele se tornará, assim também quanto mais palavra de Deus você tiver em você, mais a luz de Deus brilhará em sua vida.
o    Salmos 119:105 "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos."
·         Mel: O mel que revigora e dá prazer ao seu paladar, assim também é a palavra de Deus.
o    Salmos 119:103 "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca."
·         Alimento: Assim como nossa carne precisa do alimento sólido para se manter, precisamos da Bíblia como nosso alimento espiritual.
o    1 Pedro 2:2 "desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,";
o    Mateus 4:04 " Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.";
o    João 6:51 "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.";
o    João 6:63 "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.";
·         Purificação pelo fogo: O ouro na Bíblia tipifica a pureza de Deus, assim como o ouro é purificado pelo fogo, nós também somos "queimados" pela palavra de Deus, para que nossas impurezas sejam retiradas.
o    Jeremias 23:29 "Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiuça a penha?"
·         Lavagem pela água: Antigamente, as roupas eram lavadas em tanques de cimento, com ondulações, e depois enxaguadas no mesmo tanque, lembro-me que, quanto mais fosse enxaguada a roupa, mais ela saía limpa do tanque. Assim também devemos ser, mais e mais "enxaguados" pela palavra de Deus, para que sejamos limpos de toda sujeira adquirida no passado, e no dia-a-dia em que vivemos.
o    Efésios 5:26 "para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,"
·         Como um prego: Assim como, para cumprir a palavra, Jesus Cristo foi pregado na cruz, pela mesma palavra, devemos estar "pregando" nosso velho homem juntamente com Ele na cruz, pois a natureza pecaminosa que herdamos de Adão não pode ser tratada, ou reformada, ela estará com você durante toda sua vida aqui na terra, e cabe a você vencer a carne pecaminosa através do espírito. Jesus já venceu na cruz o poder do pecado, porém, assim como Ele fez durante sua vida aqui na terra, nós devemos negar o nosso "eu", que nos faz pecar, diariamente.
o    Gálatas 5:17 "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer."
o    Deste modo, o prego simboliza a palavra que perfura: Eclesiastes 12:11 "As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único Pastor."
·         Chuva: simboliza a palavra que rega e nos traz vida
o    Deuteronômio 32:2 "Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva."
·         Espada: Nossas juntas e medulas são as partes mais difíceis de se separar, mas a Bíblia é comparada a uma espada que pode dividir juntas e medulas, ou alma e espírito. Isso que dizer que, através da Bíblia, nós adquirimos o discernimento espiritual para sabermos se estamos agindo em nós mesmos, ou seja, seguindo a nossa carne e o desejo da nossa alma, ou se estamos agindo segundo a vontade de Deus, revelada a nós através de sua palavra em nosso espírito.
o    Hebreus 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."
·         Sapato: simboliza a palavra que protege, assim como nossos pés são protegidos pelo sapato de toda sujeira, pedras e objetos cortantes que encontramos em nosso caminho, nosso caminhar (proceder), é protegido pela palavra de Deus.
o    Efésios 6:15 "Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;"
·         Semente: A palavra é comparada a uma semente que foi semeada em nosso coração.
o    Mateus 13:3-23 "E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos para ouvir , ouça. Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido. Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados. Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram. Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um."
o    Sobre a parábola acima, é importante observar que o mais importante é ter um coração sincero diante da palavra de Deus, pois Deus conhece o homem pelo seu coração e não pelas suas atitudes ou palavras: Provérbios 27:19 "Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem.".
Renovação da mente através da Bíblia
Uma das mais importantes funções da Bíblia é a renovação da nossa mente:

Romanos 12:2 "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

A mente do homem, que não conhece a Deus, é uma mente posta na carne, pois ele foi gerado e educado pelos seus pais na carne, e o que vem da carne, só pode ser carne, e seus comportamentos são regidos por esta educação carnal.

1 Pedro 1:18 "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,"

Após nos tornarmos filhos de Deus, entrando no reino de Deus, ainda continuamos com a chamada lei do pecado em nossa carne.

Romanos 7:25 "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado."

Mas a grande diferença é que agora a pessoa possui o Espírito Santo nela, que a ajudará a viver no Espírito e mortificar os feitos da carne.

Romanos 8:13 "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis."

Se andarmos no espírito, o próprio Deus estará vivendo em nós, pois em nós mesmos, isto é, em nossa carne, não temos bem algum e não podemos agradar a Deus.

Romanos 7:18 "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.";
Romanos 8:6 "Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.";
Romanos 8:8 "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."

Porém, se nos mostrarmos sempre humildes de espírito (para que o Espírito Santo venha nos preencher), Deus irá cumprir em nós a Sua vontade e seremos capacitados a viver a Sua palavra. Nossa mente, na verdade, tem a função de ajudar o nosso espírito a buscar a Deus. Nossa intuição é uma das partes de nosso espírito, quando recebemos algo em nossa intuição, devemos utilizar a nossa mente para checar nosso conhecimento da Bíblia, se aquilo é ou não de Deus, pois o maligno tenta nos enganar, lançando dardos, ou seja, pensamentos para nos desviar da vontade de Deus, é aqui que entra a importância da palavra de Deus, pois ela serve como se fosse um capacete para nos proteger contra os dardos do maligno.

Efésios 6:17 "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;"

Lembre-se que Deus não irá lhe mostrar nada em sua intuição (espírito) que esteja em desacordo com a Sua palavra. Dessa forma, Ele estaria tornando-se mentiroso, pois como Ele poderia lhe dar uma revelação que não condiz com a Bíblia? E a palavra de Deus nos revela que Ele abomina a mentira e que o pai da mentira é o diabo. A Bíblia tem um exemplo que demonstra que podemos estar sendo destruídos pela falta de conhecimento.

Oséias 4:6a "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento."

Outro versículo que podemos citar para enfatizarmos a questão do conhecimento mental auxiliando o espírito é :

João 14:26 "mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.".

Observemos aqui que nós só lembramos daquilo que um dia conhecemos, então como o Espírito Santo nos fará lembrar de uma coisa que nunca conhecemos? Esta é a importância da intimidade com a palavra, quanto mais lermos e orarmos sobre seus versículos, mais seremos alimentados e guardados dos ataques do inimigo, pois o pecado sempre começa em nossa mente e, se aprendermos a lidar com ele em nossa mente, cortaremos o mal pela raiz.
Conheça algumas das profecias da Bíblia que já se cumpriram
1) A vinda de Jesus Cristo foi profetizada por Isaías aproximadamente 760-680 a.C. em:

Isaías 52:13-53:12 "Eis que o meu Servo procederá com prudência; será exaltado e elevado e será mui sublime. Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava mui desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência, mais do que a dos outros filhos dos homens), assim causará admiração às nações, e os reis fecharão a sua boca por causa dele; porque aquilo que não lhes foi anunciado verão, e aquilo que não ouviram entenderão. Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos. Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu."

2) A profecia sobre a restauração do estado moderno de Israel, que foi cumprida em 15 de maio de 1948, tendo sido feita por Ezequiel, Isaias e Jeremias, centenas de anos a.C.

Isaías 60:9-10 "Certamente, as terras do mar me aguardarão; virão primeiro os navios de Társis para trazerem teus filhos de longe e, com eles, a sua prata e o seu ouro, para a santificação do nome do SENHOR, teu Deus, e do Santo de Israel, porque ele te glorificou. Estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te castiguei, mas na minha graça tive misericórdia de ti.";

Isaías 61:6 "Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis.";

Jeremias 23:3 "Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; serão fecundas e se multiplicarão.";

Jeremias 30:3 "Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o SENHOR; fá-los-ei voltar para a terra que dei a seus pais, e a possuirão.";

Jeremias 31:36 "Se falharem estas leis fixas diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.";

Ezequiel 11:17 "Dize ainda: Assim diz o SENHOR Deus: Hei de ajuntá-los do meio dos povos, e os recolherei das terras para onde foram lançados, e lhes darei a terra de Israel."
Teoria da Evolução: verdade ou mentira?
Um dos fatores predominantes que alguns cientistas utilizam para negar a autenticidade da Bíblia, é a teoria da evolução, de Charles Darwin, na qual é afirmado que o homem é proveniente do macaco e veio evoluindo até chegar ao estágio atual. Mas, há alguns anos, a própria ciência tem descoberto que Darwin estava enganado, pois dentro da cadeia de evolução, o fóssil do ancestral mais antigo do homem, é o do Ardipithecus, datado de 4,4 milhões de anos, no qual o homem era mais parecido com macaco do que como nós somos hoje, a questão é que foram descobertos recentemente fósseis de um homem que tem a idade de 6 milhões de anos, o qual anularia toda a teoria da evolução, pois este homem tem as características da arcada dentária e de diversos outros ossos bem parecidas conosco. Outra coisa que tem tirado o crédito da teoria evolucionista é o fato de que as gerações intermediárias, entre a suposta metamorfose de macaco para homem, foram extinguidas de maneira inexplicavél, o que torna mais evidente de que a Bíblia tem razão quanto à criação de Deus (criacionismo). Se estas conclusões que a ciência está chegando estiverem corretas, anula-se a teoria de Darwin e confirma-se a palavra de Deus. Caso você queira saber mais sobre está descoberta, leia a revista Veja, da Editora Abril, número 50, de 13 de dezembro de 2000 - páginas 88-90.
Razões pelas quais você deveria ler mais a Bíblia
O texto principal para expressar a grandiosidade da Bíblia se encontra na própria Bíblia. Vamos ler esse texto no livro deProvérbios 4:4-9 "então, ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos e vive; adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará."

Como comprovação deste trecho, podemos observar alguns fatores da história, como:
·         Dentre os países mais desenvolvidos do mundo, a maioria deles foi culturalmente muito influenciado pela Bíblia, o maior exemplo são os EUA, onde a grande maioria da população é de cultura cristã, e os seus primeiros governantes eram cristãos que amavam a Bíblia e utilizavam da sabedoria nela contida para governarem os EUA.
·         O povo Judeu, mesmo não crendo no Novo Testamento e em Jesus Cristo, é muito fiel a palavra de Deus do Velho Testamento, eles são um  povo que hoje tem aproximadamente 25 milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo, e mesmo sendo um povo discriminado, e sofrido, tem acumulado mais de 140 prêmios NOBEL através da história.
·         Muitas das grandes personagens da história eram cristãs, e se não eram, de alguma forma foram grandemente influenciadas pela Bíblia, em suas obras literárias ou mesmo em sua vida, devido ao fato de que os princípios espirituais nela contidos são os mais elevados do que os de todas as outras obras existentes. Dentre essas pessoas, selecionamos algumas frases notáveis, ditas por elas:
·         Abraham Lincoln: "Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem, da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro."
·         George Washington: "Impossível é governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia."
·         Napoleão: "A Bíblia não é um simples livro, senão uma Criatura Vivente, dotada de uma força que vence a quantos se lhe opõem."
·         Rainha Vitória: "Este livro dá a razão da supremacia da Inglaterra."
·         Isaac Newton: "Há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história profana."

Caso você não conheça a Bíblia, faço um desafio, busque estudá-la com fé que você verá como ela tem um poder transformador que irá revolucionar sua vida em todos os aspectos, pois o propósito para o qual você foi criado com um espírito é que este espírito foi feito para conter o próprio Deus, você nunca conseguirá ser uma pessoa completamente realizada sem Ele, pois nada como fama, dinheiro, poder ou qualquer outra coisa, que a sua carne possa desejar, pode se comparar à alegria de ter uma vida de plena comunhão com Deus.

Romanos 14:17: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."

Além disso, Deus tem um desejo, um plano, para o qual Ele necessita de homens que o amem e estejam dispostos a pagar o preço, a servi-Lo e efetuar este plano. O preço é alto aos nossos olhos, mas a recompensa é eterna e como podemos ler em 1 Timóteo 1:15 "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal..."
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante



0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.