Subscribe:

quarta-feira, 6 de maio de 2015

O AGIR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS...


                                                O AGIR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS...
Texto básico: Cumprindo-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. At.2.1-4.

A expressão "de repente" é poucas vezes encontrada na bíblia, porém vemos Deus agir de forma surpreendente em toda a bíblia. De repente é uma expressão temporal da língua portuguesa, que significa: Subitamente, repentinamente, de súbito, de imediato. Isto é caracterizado quando acontece algo inesperadamente ou de forma brusca e veloz. Quando ocorre um fato de repente é porque ele não era esperado, é tido como uma surpresa. Nesta vida muitas vezes somos surpreendidos, as vezes com coisas agradáveis e outras vezes com coisas desagradáveis; mas são fatos que não temos como evitar ou fugir deles. Porém de uma coisa devemos ter certeza, de que Deus está no controle de tudo, e que todas as coisas vai contribuir para o nosso bem.

O QUE É O DE REPENTE DE DEUS?

O de repente de Deus, é a forma de ele agir de maneira inesperada; quando muitas vezes pensamos que tudo estar perdido, Deus entra em ação e nos surpreende. É preciso entender que, o tempo de Deus não é o nosso tempo, Ele nos surpreende sempre, porque ele gosta de agir de repente. As respostas das nossas orações, geralmente não são atendidas quando e como queremos, e sim quando Deus quer. A palavra de Deus nos diz: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos (Is.55.8,9). Deus é mistério, ele vai te surpreender. Amém!

1. UMA PROMESSA CUMPRIDA DE REPENTE.

Cumprindo-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados (At.2.1,2). Jesus antes de subir ao céu, fez a promessa aos seus discípulos dizendo: E eis que sobre vós envio a promessa de meu pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (At.24.49). Após Jesus ter feito a promessa e subido ao céu, os discípulos voltaram para Jerusalém e entraram num cenáculo, e todos perseveravam em oração e súplicas, era o número deles, mais de quinhentos (1Co.15.6). Pentecostes era uma das festas sagradas de Israel, após a festa da páscoa se contava sete semanas e no dia seguinte era comemorada a festa de pentecostes. Esta festa atraia pessoas de todas as partes de Israel e de outras nações, era a festa das colhetas onde eram apresentados os frutos da terra. Era um dia especial, um dia de festa onde havia uma grande multidão de pessoas vindas de várias nações, mas os discípulos estavam aguardando o cumprimento da promessa. Jesus decidiu surpreender, e foi exatamente no dia de pentecostes que o Espírito Santo desceu de repente sobre quase 120 pessoas, dando a entender que mais de 380 saíram do lugar da promessa. Quem fica no lugar da promessa é surpreendido por Deus e recebe a vitória. Não saia do lugar, Deus vai agir de repente na sua vida.

2. UMA PROVIDÊNCIA DE REPENTE.

Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos (At.16.25,26).
Após Paulo e Silas terem pregado o evangelho na cidade de Filipos, tendo confirmado a fé  de Lídia e a batizado, saiu-lhes ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, e esta seguindo a Paulo e Silas, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. Ela repetiu isto por muitos dias, e Paulo ficou perturbado, e percebendo que era um espírito maligno que estava nela, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora, saiu. Como ele dava muito lucro aos seus senhores, eles acusaram Paulo e Silas de perturbarem a ordem da cidade e de estarem querendo mudar os costumes e impor práticas diferentes; e uma grande multidão também se levantou contra Paulo e Silas, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas e os lançaram na prisão, amarrando os seus pés no tronco. Porém quem faz a obra de Deus não envergonhado, Deus age de forma inesperada para dá livramento aos seus servos. Paulo e Silas não reclamou, nem se lamentou da situação; mas oravam e cantavam louvores a Deus, e de repente a providência chegou, Deus agiu de forma surpreendente e libertou Paulo e Silas da prisão. Não adianta murmurar, nem reclamar da situação, faça como Paulo e Silas, cante e ore, e Deus fará um de repente na sua vida.

3. UMA SENTENÇA DE REPENTE.

Muito tempo depois, em certa ocasião, o rei Belsazar, Bel proteja o rei, ofereceu um banquete para mil dos seus membros da corte, e com eles bebeu muito vinho.Enquanto desfrutava com avidez da bebida, Belsazar deu ordens expressas para que lhe trouxessem as taças de ouro e de prata que seu pai, Nabucodonosor, tinha espoliado do Templo de Jerusalém, a fim de que o rei Belsazar e os seus nobres mais chegados, as suas mulheres e concubinas bebessem dessas taças preciosas. Então, rapidamente, lhe trouxeram as taças de ouro que haviam sido seqüestradas da Casa de Deus em Jerusalém, e o rei e os seus nobres, as suas mulheres e as suas concubinas beberam à vontade nas taças. Entretanto, enquanto saboreavam o vinho, cantavam e louvavam seus deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
De repente, porém, surgiu a imagem dos dedos de uma imensa mão humana que começaram a escrever no reboco da parede, na parte mais iluminada do palácio real. O rei Belsazar observou atentamente o movimento daquela mão enquanto ela escrevia. Então o seu rosto foi ficando cada vez mais pálido, e ele ficou tão apavorado que os seus joelhos batiam um contra o outro e as suas pernas perderam a força e vacilaram. Aos berros, o rei mandou chamar imediatamente os adivinhos, os astrólogos, os místicos e determinou a esses sábios da Babilônia: “Quem conseguir ler esta inscrição e me declarar a sua verdadeira significação, receberá um manto de púrpura real, ganhará uma corrente de ouro para o pescoço, e será nomeado o terceiro em importância no governo do meu reino!”(Dn.5.1-7).
Deus não se deixa escarnecer, um dos maiores erro do rei Belsazar foi utilizar os vasos sagrados da Casa do SENHOR. Ele profanou aquilo que era sagrado, mexeu com o que não deveria, ele afrontou o próprio Deus. Esta foi a gota dágua para Deus entrar em ação e lhe sentenciar. Com Deus não se brinca, tem muita gente brincando de ser crente e brincando de ser pastor. Deus porém por ser longânimo e misericordioso, está sempre dando uma nova oportunidade. Mas a longanimidade de Deus tem limite, chega o tempo que Ele vai agir e chamar para o ajuste de contas, e quando sair a sentença não tem mais jeito, Ele não revoga. 
Cuidado com o de repente de Deus, vamos nos ajustar com Deus, para Ele não nos pegar de surpresa.

Conclusão:
Eu creio no de repente de Deus.
De repente, Deus vai mudar a sua história.
De repente, Deus vai cumprir as promessas na sua vida.
De repente, Deus vai te surpreender com uma grande vitória.
De repente, Deus vai te exaltar e te fazer assentar com os príncipes.
De repente, Deus vai fazer coisas novas na sua vida.
De repente, Deus vai pelejar todas as suas guerras, derrotar todos os teus inimigos, e entregar a vitória em tuas mãos. Creia, de repente, Deus vai salvar a tua família, vai salvar os teus vizinhos, vai trazer de volta os desviados, vai curar os enfermos, libertar os viciados e todos os oprimidos do diabo. Porque para Deus nada é impossível (Lc.1.37)...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.