Subscribe:

terça-feira, 19 de maio de 2015

ESTUDO CUIDADO PASTORES BODES, POIS QUANDO O REBANHO SE UNE...


        ESTUDO CUIDADO PASTORES BODES, POIS QUANDO O REBANHO SE UNE...
Ezequiel 34:11-23.

Amados! O inimigo tem usado de todas as artimanhas para seduzir o homem e conduzi-lo ao seu rebanho, o rebanho dos maldito do Senhor, que serão levados para o fogo eterno, preparado para ele e para os seus seguidores.
Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, maldito, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. (Mateus 25:41 RA)

E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna. (Mateus 25:46 RA)
E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes. (Apocalipse 19:19-21 RA)
O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. (Apocalipse 20:10 RA)

Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. (Apocalipse 21:8 RA).

Os meios de comunicação em massa: jornal, rádio e principalmente a televisão, têm apresentado ao povo uma realidade distorcida, têm plantado a mesma semente que Satanás lançou para Eva no Jardim do Éden, a saber, a mentira. Mas não uma mentira deslavada, uma mentira sutil, uma mentira sedutora. Começando por contradizer a Palavra de Deus, como é o próprio do Diabo (cujo nome significa “opositor”).

E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Genesis 2:16-17 RA).

Mas, a serpente, é sagaz, e distorce a Palavra de Deus.
Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? (Genesis 3:1 RA)

Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. (Genesis 3:4-5 RA).

O objetivo do inimigo é bem explícito: destruir a ordem de Deus e implantar a sua vontade, o seu governo, isto é, colocar-nos no seu caminho, o caminho da morte e da destruição. Ao contrário de Jesus, o nosso Pastor, que quer nos dar vida, vida em abundancia, vida eterna.

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44 RA)

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. (João 10:10-12 RA).

Ezequiel 34 nos mostra uma séria advertência aos pastores que a si mesmos se apascentam, que abandonam suas ovelhas ao menor sinal de perigo. E também nos apresenta a promessa de um pastor único e verdadeiro, o próprio Deus, Jesus Cristo, o nosso Pastor.

Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. (Ezequiel 34:11-12 RA).

O próprio Deus, deixando Seu trono de glória, desceu até nós, na pessoa de Jesus, como nosso Pastor, para nos conduzir ao aprisco celestial. Ele veio nos tirar do jugo de Satanás, do aprisco do mundo.

Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. (Ezequiel 34:12 RA)

Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. (João 10:9 RA).

Veja quão grande é o amor de Deus: E satanás, sendo criatura, quis ser igual ao Criador, quis assumir a Sua posição; Deus sendo o Criador fez-Se criatura, para nos redimir Consigo mesmo.Jesus, pela Sua morte e ressurreição, abre-nos a porta do aprisco desse mundo, para que entremos nos céus e encontremos pastagem, isto é, para que possamos saciar a nossa fome e sede. O inimigo vem para roubar, matar e destruir; Jesus vem para nos dar vida.

Ezequiel 34 nos apresenta, por um lado, a profecia da redenção do povo de Israel. Esta profecia está sendo cumprida em nossos dias. Por outro lado, é uma promessa à Igreja, ao rebanho do Senhor; os montes de Israel representam as regiões celestiais em Cristo Jesus. O Senhor nos tira desse mundo para nos conduzir às Suas pastagens eternas. Ele mesmo nos conduzira e apascentará.

Tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos diversos países, e as introduzirei na sua terra; apascentá-las-ei nos montes de Israel, junto às correntes e em todos os lugares habitados da terra. Apascentá-las-ei de bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem; deitar-se-ão ali em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o SENHOR Deus. A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça. Quanto a vós outras, ó ovelhas minhas, assim diz o SENHOR Deus: Eis que julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. Acaso, não vos basta a boa pastagem? Haveis de pisar aos pés o resto do vosso pasto? E não vos basta o terdes bebido as águas claras? Haveis de turvar o resto com os pés? Quanto às minhas ovelhas, elas pastam o que haveis pisado com os pés e bebem o que haveis turvado com os pés. Por isso, assim lhes diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo julgarei entre ovelhas gordas e ovelhas magras. (Ezequiel 34:13-20 RA).

O inimigo nos quer tornar fortes e opulentos (gordos), para que nos ensoberbeçamos (orgulhemos) e nos julguemos auto-suficientes, iguais a Deus e, tomemos o caminho da perdição. Mas o Senhor, nos quer fracos, quebrados, feridos, desvalidos. Pois Ele abate os fortes e exalta os humildes.

Tu salvas o povo humilde, mas, com um lance de vista, abates os altivos. (2 Samuel 22:28 RA)

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. (Provérbios 16:18 RA)

A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra. (Provérbios 29:23 RA)

Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. (Lucas 18:14 RA)

pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; (1 Coríntios 1:27 RA)

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte. (2 Coríntios 12:10 RA)

Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (1 Pedro 5:5-7 RA)

Os poderosos deste mundo procuram oprimir os fracos, turvando suas águas e pisoteando o seu pasto, isto é, distorcendo a Palavra de Deus, a água viva e o pão vivo que desceu do céu. Mas receberão o justo castigo do Senhor.

Visto que, com o lado e com o ombro, dais empurrões e, com os chifres, impelis as fracas até as espalhardes fora, eu livrarei as minhas ovelhas, para que já não sirvam de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. (Ezequiel 34:21-23 RA)

Precisamos lutar contra as hostes do inimigo, para isso precisamos viver no espírito, precisamos estar revestidos da armadura de Deus.

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embaçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (Efésios 6:10-18 RA).

Oh! Senhor, que saibamos ser humildes, que saibamos viver na simplicidade, não na opulência, tendo compaixão dos fracos, para que alcancemos a graça do Senhor...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.