Subscribe:

sábado, 11 de abril de 2015

VOCÊ É UMA PEROLA DE GRANDE VALOR...


                                         VOCÊ É UMA PEROLA DE GRANDE VALOR...

Existem pessoas que não sabem dá o valor merecido a outrem e trata mal, despreza, humilha e chega até a bate e agredir fisicamente e psicologicamente, não sabe ELE/ELA que DEUS o presenteou com uma joia de raro valor, mas ainda existe pessoas que não sabem distinguir uma joia rara de uma bijuteria, vamos aprender com a Ostra pois ela é composta de impurezas existentes no oceano, mas diante de DEUS é uma raridade.
Mateus 13:45-46
Introdução: Nesta parábola o mercador é Jesus, a pérola é a igreja, e o grande preço é a morte de Jesus na cruz. As pérolas têm sido usadas durante séculos como objetos de beleza. Vamos dar uma olhada na pérola e perceba como ela ilustra várias lições espirituais maravilhosas sobre o Senhor Jesus Cristo e Sua igreja.
1. A pérola é produto do sofrimento

A. A pérola é formada quando uma ostra recebe um grão de areia presa na carne macia dentro de sua concha.

Este pedaço de areia irrita a ostra e então ela responde pelo revestimento do grão com camadas de saliva e de cálcio.
B. A igreja foi formada a partir de terríveis dores e a morte de Cristo pelos pecadores sobre a cruz! (Efésios 5:25 - Apocalipse 1:5)
2. A pérola é formada de matérias inúteis

A. A pérola é formada por todos os tipos de lixo. Pedaços de areia, fragmentos de ossos de peixes mortos, e outros resíduos no fundo do mar.
B. A composição da igreja saiu de pecadores condenados e presos ao inferno! (Mateus 9:12-13 - Efésios 2:1-3)
3. A pérola é uma coisa composta

A. É uma combinação de várias coisas. Há pelo menos três materiais utilizados na formação de uma pérola - o material irritante, saliva da ostra e o cálcio.
B. A Igreja é composta de todos os tipos de pessoas de todas as raças e origens (Gálatas 3:26-28). Eles têm uma coisa em comum - a salvação pela graça mediante a fé em Cristo!
4. A pérola cresce gradualmente

A. Depois que um grão de areia entra na ostra, pode levar até 3 anos para a ostra produzir uma pérola magnífica.
B. Deus tem forma lenta e gradual de edificar a sua igreja neste mundo. Ela vem crescendo há dois mil anos enquanto o Espírito Santo convence os pecadores e chegam assim a um conhecimento salvífico de Jesus Cristo (Efésios 2:21-22).
5. A pérola é um trabalho oculto

A. A pérola cresce escondida na ostra submersa na água.
B. Além do aspecto físico numérico, ninguém pode realmente ver o crescimento espiritual real da igreja. Nós só podemos ver a igreja local visível, mas não o corpo espiritual invisível que forma a vastidão de toda a igreja (Efésios 1:22-23).
6. A pérola é um objeto muito valioso

A. As pérolas podem valer uma fortuna. De fato um colar de pérolas pode realmente valer milhões de dólares.
B. A igreja valeu o tesouro do céu, para Deus! Ele pagou o preço mais elevado, o melhor do Céu - Seu Filho amado, Jesus Cristo, para salvar a Igreja do inferno! (Romanos 5:6-8)
C. A igreja é realmente muito valiosa para o mundo, mesmo quando o mundo realmente não aprecia isso. A igreja serve como força de contenção contra o mal que um dia varrerá todo o mundo. Portanto, ela vale a pena todo o preço e os esforços que precisamos dar para se manter viva, ativa e forte no Senhor. Vale a pena todas as nossas orações, nossa doação, nosso trabalho, nosso sacrifício. A igreja vale a pena tudo o que podemos dar a ela!
7. A pérola é uma unidade

A. A pérola é a única gema conhecida pelo homem que não pode ser cortada. Grandes diamantes são cortados e realizados em vários menores, pedras mais valiosas. A pérola não pode ser dividida, sem destruir seu valor natural e beleza.
B. A igreja local pode ser dividida aos olhos do homem, mas a verdadeira igreja (o verdadeiro corpo de Cristo, composta de ambos mortos e vivos em Cristo) será para sempre um (Filipenses 1:27).
C. Quando qualquer igreja local é dividida, ela perde o seu valor e beleza para o mundo ver! Portanto, há uma grande necessidade para que sejamos de uma mente e de um acordo por causa do testemunho! Não é bom quando o povo de Deus não pode se dar bem uns com os outros!
8. A pérola reflete a luz

A. Uma das qualidades mais notáveis da pérola é a sua capacidade de refletir a luz. A Igreja é chamada para refletir a verdadeira luz do mundo - o Senhor Jesus Cristo (João 8:12; 9:5).
B. A Igreja, como a lua reflete a luz do sol durante a noite, isto é para refletir a luz do Senhor Jesus Cristo a este mundo espiritualmente escuro (Filipenses 2:15).

Conclusão: E assim vimos que a pequena pérola ensina várias grandes verdades da Bíblia sobre Cristo e Sua igreja. Vamos aprender uma lição com as qualidades da pérola - a partir de sua beleza e valor ao dono! A próxima vez que você vê uma pérola medite sobre estas verdades maravilhosas...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.