Subscribe:

terça-feira, 21 de abril de 2015

PASTORES E PREGADORES AMANTES DA VAIDADE SÃO A QUEDA DE MUITOS MINISTÉRIOS...


PASTORES E PREGADORES AMANTES DA VAIDADE SÃO A QUEDA DE MUITOS MINISTÉRIOS...
Na Bíblia eu encontrei 106 referências sobre vaidade. Vamos citar apenas algumas, no decorrer do período.
Muita gente fala sobre vaidade. A Bíblia fala que vaidade é um pecado da carne. Tem gente que entende vaidade como sendo apenas a questão do vestir (bem ou mal), com opulência, preocupação excessiva com a beleza, entre outras.
Vaidade não é só isso. Um indivíduo pode ser vaidoso por diversos motivos sem precisar ser bonito ou se vestir bem. Existe vaidade quando se é auto pronunciado, auto exaltado, auto motivado.
Tem muito cristão por aí que ao ser colocado em cima de um púlpito para pregar esquece-se de Deus e fala somente dele mesmo. Isso é vaidade. Temos visto outros cristãos (pregadores mesmo) que dizem que curaram, fizeram e aconteceram em nome de Deus sem, no entanto terem mencionado Seu Nome. Vaidade, purinha!

Salmos 4:2 
Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?
Jeremias 14:14: E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.

2 Reis 17:15 
E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o SENHOR lhes tinha ordenado que não as imitassem.
Você sabia que trabalhar demais para nada também é vaidade? Tem outros cristãos vaidosos que vivem dizendo que trabalham, trabalham e trabalham… Qual será o resultado disso tudo? O sujeito deixou de adorar a Deus, mas tava lá trabalhando na Sua obra! Deixou de amar sua família, mas tava lá trabalhando, ganhando dinheiro. Depois ele foi lá em no livro de Eclesiastes (na Bíblia, viu?) e leu (só este livro todo porque o trabalho não deixou que ele lesse mais) e descobriu que trabalhar demais para nada era vaidade. Era aflição do espírito. Não serviu para nada.
Eclesiastes 1:14
Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.
Eclesiastes 2:11
E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.
Eclesiastes 2:17
Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.
Tem ainda muito cristão que se mata de trabalhar, apregoando aos quatro (ou mais) ventos tudo o que faz (até mesmo o que não faz) gerando inveja e desconforto entre os irmãos. Um conselho? Seu trabalho só interessa a você e sua família. Seu trabalho na igreja, só a você e a Deus. Não vamos confundir as estações. Cria chiado e irrita. E o cara continua lendo o livro de Eclesiastes (ainda bem que achou um tempinho nesta trabalheira e vaidade toda).
Eclesiastes 4:4
Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito.
Eclesiastes 4:8
Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.
Outra vaidade que tem assolado o mundo e a igreja: a traição. E ela além de vaidade é pecado.
Tem muitos homens e mulheres que trocam seus parceiros por mais jovens ou mais bonitos, mas que não lutaram juntos na mocidade: isto também é vaidade. As pessoas podem até ter problemas no casamento (cristão não é super herói). Mas daí se separar só porque a mulher não se parece com as musas do cinema ou o marido não tem as mesmas formas de 20 ou 30 anos atrás? Fala sério! As pessoas mudam, mas os sentimentos amadurecem. Ele foi o jovem com quem você, minha amiga, sonhou. O seu cavalheiro com os braços fortes cheios de flores.  Ela é a gazela que encheu seus dias e noites de amor e perfume e cuidou da sua gripe. TODO MUNDO ENVELHECE. Mas o cuidado e amor se renovam todos os dias e são bênçãos do Senhor para as nossas vidas. O resto, claro, é vaidade.
Imaginam, vocês lutaram para crescer, economizar, comprar casa, educar os filhos e aí trocam tudo por um par de olhinhos sem rugas. Muito sem graça. O meu marido sabe quando estou com dor ou triste e eu o conheço também. Tudo o mais é vaidade.
Eclesiastes 9:9
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
Todas as coisas que nos enganam e nos tiram do foco verdadeiro das nossas vidas é vaidade. Pregar sem Deus, trabalhar sem ter tempo para mais nada, esquecer a família os amigos e o verdadeiro motivo pelo qual vivemos é vaidade. Usar roupa nova e estar bonito para quem amamos é um presente que às vezes esquecemos-nos de dar.
Jeremias 10:15
Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.
Tudo o mais passará. Só não o Sol de Deus sobre as nossas cabeças, isso se não deixarmos que a vaidade faça sombra e embace o brilho do amor e da riqueza do Espírito Santo em nós...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.