Subscribe:

terça-feira, 3 de março de 2015

JOSÉ O SONHADOR...


                                                            JOSÉ O SONHADOR...
Conhecemos bem a história deste homem que serve de base para diversas mensagens e ensinos para a nossa vida cristã. A lição de superação e vitórias de José do Egito é muito enriquecedora.
Suas defesas e tribulações, o amor do pai, o ódio dos irmãos, a perseguição da mulher do governador, o calabouço, o esquecimento por parte dos que ele ajudou, o reencontro com seus irmãos, seu pai, o sofrimento dos eu povo lhe rendeu muitas lágrimas.

"Era uma vez um adolescente - José ainda menino começou a enfrentar a dor e sua alma sofreu todas as manifestações do choro. Com certeza ele chorou de medo, tristeza, depressão, dor saudade, alegria exagerada, raiva e aflição.

No livro de Genêsis 41:50-52 José recebe um alento para a sua alma ao nascer seus filhos ele coloca nomes de conforto - nosso nome significa muito em nossa vida - Manassés - "Que faz esquecer" - Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa do meu pai. Com certeza nessa fase da sua vida ele se esqueceu do momento em que foi vendido pelos seus irmãos, a compra feita pelos ismaelitas, a perseguição sem causa. Nasce seu segundo filho e ele o chama: Efraim - "fiél" e ele proclama: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Nesse instante José está agradecido, pois esqueceu os sofrimentos do passa o e agora quer comemorar a vitória que teve em terra estranha. Ele diz em alto e bom tom: Deus me fez prosperar - Ele não arroga pra si esta condição de vitorioso, nada disso, ele agradece a Deus, continua proclamando e reconhecendo as misericórdias de Deus que o fez próspero nas terras da sua aflição.

Não posso perder a oportunidade de dizer que você deve olhar para a frente e esquecer as coisas que ficaram para trás. Isso mesmo, esqueça as feridas, as dores, as perseguições, as provocações, humilhações e dissabores que você passou. Olhe para a frente e veja como Deus te abençoou, dando-lhe condições de sair vitorioso, exatamente, onde você enfrentou a maior luta da sua vida. Não precisa correr, mudar de lado, de cidade, de estado, nada disso, levante a cabeça, enfrente e seja Feliz.

O choro de expressar uma profunda dor egocêntrica (Gn 42)

Neste texto vamos ver os sinais das feridas emocionais. Será fácil a identificação deles, possivelmente você já tenha os enfrentado. 

No versículo 7, José coloca uma máscara, está cara a cara com seus irmãos, mas não se revela, querendo se proteger, e consequentemente, "mostrou-se estranho para com eles" e rancorosamente ele os afronta, acusa, e os divide. Ele se lembra do seu sonho, e asperamente trata-seus irmãos, na verdade ele ainda está ferido, preciso ter a sua alma curada, por isso, ele se aproveita e tira vantagens de seus indefesos irmãos.

Então podemos considerar este com um grande sinal, o fato de usar uma "máscara" (v.7) para se esconder. Outro sinal é "falta de perdão" (v.7) o que o torna áspero, duro, contundente e amargo. Vemos ainda a latente em seu cérebro a "lembrança do passado"(v.9), passado de dor, lágrimas, sentimento de perda, angústia. Com isso parte para a "acusa"(v.9). Tem gente que na hora da dor, acusa, sai falando impropérios desmedidos. Outro sinalizador é a "rejeição" (v.12). Esta forma de fuga é prejudicial. Cria "demandas" entre os envolvidos, colocando um com o outro e mais essas pessoas precisam se humilhar diante dele para que ele os reconheça (11-16). E por fim "faz os outros sofrerem" ( vs 17-20,24).

Paulo, o apóstolo, lidando com estas questões do emocional da alma definiu bem esta tristeza, quando ele fala em II Cor 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende;mas a tristeza do mundo opera a morte". Não precisamos nos alongar em explicações, Paulo diz que existe uma grande diferença entre tristeza "segundo Deus", com isto aprendemos que em alguns momentos nossa alma se entristece, mas o efeito é passageiro, choramos e limpamos a nossa alma, perdoamos e seguimos em frente, "a tristeza segundo o mundo opera a morte". Ela te mata e você não percebe. Algo te corrói por dentro e existe dentro de você um sentimento de morte o tempo todo, seja para matar ou morrer. Porém, se você orar a Deus ele passará o bálsamo no seu coração e lipará de teus olhos toda a lágrima. A tristeza segundo o mundo é letal pois os seus ingredientes são: concentração em si mesmo, remorso, separação, afastamento, torna-se pesado para si mesmo e para os que o cercam, causa danos com seu espírito crítico e até destrutivo da pessoa. a tristeza segundo Deus ela desfoca a pessoa de si mesmo ele coloca todas as suas dores nos braços do pai, o arrependimento - (grego - metanoia; hebraíco Shuv - nas duas línguas dão o sentido de "fazer meia volta ou conversão"), não há separação, mas pessoa interage, quer estar perto do ofensor tentando mudar o quadro, salvar o que puder, está sempre aliviado e aliviando com palavras dóceis e animadoras, e ainda apor fim trás bons resultados.

Nosso próximo texto abordará o seguinte tema : O choro de amor e dor misturado; e ainda apresentaremos considerações sobre os seguintes temas: O choro de liberar a dor; O choro da alegria e da reconciliação; O choro de matar saudades; o choro do luto e vou encerrar com O choro de reconhecer quanto havia ferido seus irmãos...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.