Subscribe:

sexta-feira, 27 de março de 2015

DEUS NÃO TE DESAMPAROU...


                                                      DEUS NÃO TE DESAMPAROU...
O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime! “Deuteronômio 31:8
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.Mateus 28:19-20
 Maravilhosas são as promessas de Deus para nós, e nenhuma delas deixam de ser cumpridas por Ele que totalmente Fiel às Suas Palavras. Deus nos promete que será conosco, irá à nossa frente , nunca nos deixará nem nos abandonará, e assim nos diz que não tenhamos medo de nada, pois diversas são as vezes que registrado está em Suas Palavras : “ não temas “, mas nos pede que não desanimemos;  da mesma forma como dito ali ao povo  liberto do Egito, e  que iria tomar posse da ‘terra prometida’, como dito à Josué que iria ficar em lugar de Moisés para conduzir o povo, em nada Deus muda suas promessas, e jamais as deixa de cumprir, e cumprido está esta promessa em nossas Vidas!
E veio Jesus nos confirmar tão maravilhosa promessa “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” . No entanto não nos esqueçamos de que o principio de toda esta ‘sabedoria divina’ que nos vem por Suas Santas Palavras, é a questão de que, desde que temos Deus conosco, temos que ter o ‘devido temor à Deus’ ( como já o sabemos, não medo, mas sim respeito, obediência por amor da forma como somos amados, uma adoração com nosso viver ),  atentemos neste pequeno trecho quando é feita esta promessa ao povo ali presente e a Josué de que necessário seria estarem obedecendo a lei que fora escrita por Moisés, o qual já não estaria mais com eles, mas cuja lei vinha de Deus, e esta tinha que ser cumprida, e esta lei deixa por escrito junto à Arca da Aliança para ser lembrada pelo povo,” Reúnam na minha presença todos os líderes das suas tribos e todos os seus oficiais, para que eu fale estas palavras de modo que ouçam, e ainda invoquem os céus e a terra para testemunharem contra eles.Deuteronômio 31:28” bem como de que aquelas próprias palavras seria testemunho contra eles mesmos se as desobedecessem, pois sempre quando reunidos para leitura da mesma, o povo dizia amém, mas nos seu dia a dia, como bem sabemos ser registrado nas Escrituras Sagradas, eles vinham a desobedecer ao que eles mesmos tinham concordado quando reunidos, mas Deus antes mesmo de permitir que eles viessem a tomar posse daquela terra já o sabia quão grande seria a desobediência deles, e como sempre, Deus jamais muda, junto com a lei já constava suas ‘sentenças por desobediência’, e novamente ali fica confirmado por Moisés, …Pois sei que depois da minha morte vocês com certeza se corromperão e se afastarão do caminho que lhes ordenei. Nos dias futuros a desgraça cairá sobre vocês, porque vocês farão o que o Senhor reprova e o provocarão à ira por aquilo que as mãos de vocês terão feito”.Deuteronômio 31:29. E Deus jamais muda, é o mesmo desde a criação do homem quando lhe pôs em um jardim regado e cuidado, lhe sendo presente, dando todo o suprimento necessário para vida, da mesma forma o foi com aquele povo, pois mesmo com toda sua rebeldia, veio Deus em suas incontáveis misericórdias e imensurável Amor, enviar Seu Próprio Filho, o fazendo homem para cumprir pelo homem, e como homem pois  a lei dada fora dada ao homem e nenhum mais havia que a pudesse cumprir, sendo que já totalmente ‘distorcida’ em seus meros entendimentos humanos e de acordo com seus próprios interesses, não mais pelo ‘devido temor’ que merece Deus Criador, do qual já haviam ‘se esquecido’ pelos enganos do maligno que os envolvia em treva de tal forma que os deixara cegos sobre a Verdade de Deus em suas vidas.
Incontestável é a forma como as misericórdias e Amor de Deus se renova a cada dia sobre a vida do homem, e da mesma forma  como é renovada Sua Maravilhosa Graça sobre nós, pois já quase 2012 anos passados da confirmação de sua promessa em Amor através de  Jesus, e estamos nós aqui podendo hoje desfrutar desta tão Maravilhosa Graça de Deus, mas atentemos que Deus jamais muda, e quando Jesus nos confirmou  que estaria conosco até o final destes tempos terrenos, antes já houvera dito:  “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.Atentemos muito bem nesta promessa de Deus, pois quando dita através de Moisés pouco antes de sua morte, fora juntamente com a questão de obediência da lei para que o homem estivesse na Santa Presença de Deus,  morreu Moisés, e o povo continuou em seus ‘pecados’, corroendo totalmente a aliança feita com Deus, mas nosso Deus é Fiel, e forma uma Nova e Eterna Aliança para com o homem para cumprir com sua promessa, pois esta Nova Aliança homem algum poderia, pode ou poderá corromper, pois para firma-la nos mandou  Jesus, como homem viveu sem pecado algum, cumpriu a lei pelo homem, sendo humilhado  morreu Jesus  morte de cruz, derramado até a ultima gota de seu sangue para purificação do homem, entregou sua própria vida para salvar a vida de toda a humanidade, e Maravilhoso Deus, Maravilhosa Graça de Deus, Maravilhoso Deus que ressuscitou Jesus, Maravilhoso Deus   Salvador Jesus, que pouco após a sua ressurreição veio confirmar a promessa que  será conosco todos os dias, irá à nossa frente , nunca nos deixará nem nos abandonará, mas atentemos que já não mais deixa a lei que fora escrita por Moisés e deixada junto à Arca da aliança, , mas sim nos ‘ordena a obedecer e ensinar a obedecer tudo quanto ordenará em Seu Ministério como homem, Seu Evangelho, que não nos deve ser ‘pesado’ mas sim obedecido com o devido temor, e nos diz que não tenhamos medo de nada, pois nos deixou a sua própria Paz, “ Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.João 14:27 ,  e continua a nos dizer a cada dia  : “ não temas “, mas nos pede que não desanimemos diante das ‘tribulações’ que o infeliz enganador ainda esta tentando cegar ao homem em sua treva  malignas nesta terra, mas Jesus nos diz:“ …”Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados”.Mateus 9:2,  afinal para isto Jesus entregou sua própria vida por nós, e por Ele fora dito: …Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.João 16:33; Maravilhosa Graça de Deus! E ainda mais Maravilhosa é a promessa de que Deus jamais nos deixará ou nos abandonará, que antes dita à Moises, à Josué que o sucedeu, e através deles  àquele povo da época, atentemos fora dita através de Moises pouco antes de sua morte, permaneceu com Josué durante a sua vida, pois este também morreu, mas nos foi dita por Jesus, não mais vivo como homem, pois fora depois de sua morte, mas sim Vivo Eternamente tendo sido ressuscitado por Deus Pai, que além de nos confirmar assim sua promessa eterna, através de Jesus  ainda  através Dele vem nos aceitar como filhos também, sendo igualmente nosso Pai Celestial Eterno, e não parou ai, ainda mais Maravilha já realizou para cumprimento desta promessa, pois como prometido por Jesus: “ E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. João 14:16-17 e assim temos o Próprio Espírito Santo de Deus conosco, e é constante em nosso viver, Ele quem nos faz lembrar a ‘ordenança de Jesus’ , não mais como a lei lida quando o povo se reunia e depois por eles esquecida, mas sim constantemente conosco, e mais maravilhoso ainda que não é para nossa condenação mas sim para exortação em Amor, pois nos trás sempre as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, e além disto ainda nos Ajuda na obediência, nos dando Consolo, nos Aconselhando, nos Sustentado firmes na Maravilhosa Promessa de Deus que jamais nos deixa ou nos abandona. 
Maravilhoso Deus que jamais nos deixa ou nos abandona!  E nós como estamos desfrutando desta tão Maravilhosa Graça de Deus? como estamos andando no Caminho da Salvação? estamos tendo ‘todo o entendimento divino’ (em verdadeiro temor)  de Tão Boas Novas da Salvação ? De quão ‘Firme É a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco’ ? estamos deixando que o Espírito Santo de Deus nos venha dela a todo instante lembrar? ou acabamos por vezes em nosso próprio entendimento meramente humano nos esquecendo de Tão Maravilhosa Graça de Deus e acabamos a não ‘ouvir o Espírito Santo de Deus’ a não enxergar a Salvação em Cristo Jesus da forma como já efetuada, já realizada, e assim não estamos em ‘certas rebeldias’ também como aquele povo la na antiguidade que mesmo tendo sido por Deus libertos do Egito, quiseram voltar ao Egito para comer carne, e ainda  depois se esqueceram do quando Deus os supria, de que por Deus que tinham uma nação cuidada por Deus e acabavam se envolvendo com os deuses das demais nações e assim além de se contaminarem novamente ainda desprezando à Deus, ao ponto de sequer mais se lembrarem do Deus Criador e Libertador, mas que com ‘devido temor’ venhamos a ser lembrados de que aquele povo buscou desta forma novamente o cativeiro na trevas malignas, deixemos então que o Espírito Santo de Deus nos conduza no Caminho da Salvação, pois a promessa de Deus será consumada no Dia em que Jesus voltar e ali em Glória nos dará a posse da então ‘Terra Celestial’ como herança em Seu Reinado Eterno, pois como discípulos de Jesus que devemos em temor estarmos com Ele caminhando!  Meditemos …
Atentemos como nos relata os evangelhos certas passagens ocorridas com os discípulos de Jesus após ter Ele sido crucificado, e ainda não terem comprovado a ressurreição e confirmação da promessa, vemos nelas que foram invadidos por ‘tristezas’, ‘desânimos’, ‘descrença’, ‘esquecimento das próprias Escrituras que já revelaram antes pelos profetas de como viria então o Rei Salvador de uma nação para ser Eternamente cuidada por Deus, como o fazia com o primeiro casal que criara, e da mesma forma o quer fazer com toda a humanidade, razão de estarmos ainda aqui, atentemos neste pequeno trecho que relata uma destas passagens:    
Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. 
No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. 
Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; 
mas os olhos deles foram impedidos de reconhece-lo. 
Ele lhes perguntou: “Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? ” Eles pararam, com os rostos entristecidos. 
Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? ” 
“Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. 
Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; 
e nós esperávamos que fosse ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. 
Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro 
e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. 
Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram”. 
Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! 
Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? ” 
E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. 
Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Lucas 24:14-28
Pois bem, o Espírito Santo de Deus nos é como Jesus pessoalmente conosco na caminhada, nos lembrando de tudo quanto já fora por Ele realizado, de quão Maravilhosa é a Graça de Deus para conosco,  e,  até aonde estamos caminhando com Jesus? atentemos que aqueles discípulos, que mesmo não tendo ainda reconhecido a Jesus, mas creio que se agradando de Suas Palavras referente as Escrituras Sagradas, pois insistiram para que Jesus, que para eles até então era um ‘visitante em Jerusalém’, a ficar com eles, dizendo que a ‘noite’ já vem já estando ‘findando aquele dia’ : Mas eles insistiram muito com ele: “Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando”. Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? ” Lucas 24:29-32. Aqui me lembro da ‘revelação  do Apocalipse’ feita pelo Próprio Jesus à João, quando diz:  Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.Apocalipse 3:20” frase de Jesus que costumamos usar para evangelizar, sim sem dúvida Jesus está à porta de quem ainda não o reconheceu e quer se fazer conhecido como Deus Salvador, mas esta uma frase para que o Espírito Santo vem  ainda a confirmar o Evangelho a nós, atentemos que ali na passagem com os discípulos que estavam ‘desanimados e tristes’ na ora da ceia Jesus lhes abriu os olhos para que o reconhecessem confirmando assim Suas Palavras que lhe vinha falando pelo caminho, e atentemos como dizem os discípulos que ‘seus corações ardiam’ ao ouvi-lo expor as Escrituras, temos que estar com nossos ‘ouvidos bem abertos’ para ‘ouvir o Espírito Santo de Deus’ , temos que manter ‘nosso coração ardendo’ pelas Palavras de Deus, temos que ter Jesus por amigo, aliás Jesus é o Único Amigo Verdadeiro, pois jamais nos decepciona, o que ao ser humano por mais amigo que seja em determinado momento acaba por decepcionar outro, e por mais que as circunstancias aqui nos seja adversas,  nos parecendo estar como que ‘findando a claridade de um dia’ e ‘chegando a noite escura’, ou seja que nos pareça terminando as esperanças,   temos que estar constantemente ceando com Jesus para que nossos olhos estejam sempre abertos para Luz de Sua Verdade . Ali aqueles discípulos já tinham feito amizade com Jesus, que ainda achavam ser um ‘visitante em Jerusalém’, creio que o caminho que percorreram juntos foi um pouco longo, pois Jesus lhes expunha as Escrituras desde Moisés e os profetas que previam sua vinda, e já estavam assim se falando como ‘amigos’, creio eu porque os discípulos insistiram para que Ele ficasse com eles, e foram participar de uma ceia juntos, e nós só convidamos para cear quem nos é por amigo não é mesmo? E atentemos de como Jesus nos quer assim como amigos, além de já o ter declarado com palavras quando em Seu Ministério como homem, mas na revelação do Apocalipse diz que ‘cearás conosco e nós com Ele’ , assim nos quer enquanto estamos aqui nesta terra, para que assim nos leve para a eternidade, pois em seguida diz: “ Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.Apocalipse 3:21- atentemos quão mais nos é Maravilhosa a promessa de Deus, podemos cear com Jesus e ainda sentaremos com Ele no Trono Eterno, mas atentemos que diz “ao vencedor”, pois sim como Ele venceu o mundo, temos nós que com Ele vencer também, e somente o estaremos vencendo se não nos voltarmos para nos mesmos, mas sim estivermos ‘dando ouvidos à Sua Voz’ , por mais que nos pareça sim ‘dolorido’ as vezes certas Palavras da Verdade, pois ‘fere nosso ego’, mas veja como Jesus nos disse antes nesta revelação: “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Apocalipse 3:19, pois sim temos que ser ‘diligentes’ ao caminhar com Jesus, pois Ele totalmente puro e nós humanos pecadores, temos que procurar ‘imita-LO’ o máximo possível como já nos ordenado nas Escrituras, mas Ele é quem nos purifica, e assim o ‘arrependimento’ não é apenas o do mal caminho que tínhamos e nos convertemos à Jesus O Caminho que nos leva à Santa Presença de Deus, mas sim constantemente temos que ‘ouvir o Espírito Santo’ nos tocando ao arrependimento de palavras e atos que não de acordo com a Verdade que é Jesus, temos que nos deixar sermos ‘disciplinados’ por Jesus, pois se assim o faz é tão somente por Amor, temos que reconhecer que somos carecedores em tudo e para tudo DEle em nosso viver,  e é assim que  se cumpre a promessa de Deus para nós, pois somente através de Jesus  que temos Deus sempre conosco, que jamais somos deixados ou abandonados, que por mais que há adversidades neste viver temos a Paz, que nos proporciona alegria verdadeira de termos um Amigo Verdadeiro a todo instante conosco, o que nos mantém a esperança de ser consumada esta promessa eternamente, porque Deus jamais nos deixa, nunca nos desampara ou abandona!
Atentemos ainda na sequencia deste texto qual foi a atitude daqueles discípulos após Jesus lhes ‘abrir os olhos’ para Verdade : “ Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, 
que diziam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! ” então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão. Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! ” Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações? Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho“. Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: “Vocês têm aqui algo para comer? ” Deram-lhe um pedaço de peixe assado, 
e ele o comeu na presença deles. E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos“. Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 
e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. 
Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto“. Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus levantou as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoa-los, ele os deixou e foi elevado ao céu. 
Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria . E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus. Lucas 24:13-53.  E nós como discípulos de Jesus, prontamente nos levantamos após cear com Jesus e vamos compartilhar do ‘alimento espiritual’ com os demais?  meditemos…. Pois bem Jesus já nos deixou a Sua Paz, e estamos nós vivendo realmente em Paz ? ou ainda ficamos ‘amedrontados’ ou temos alguma dúvida em nossos corações de que DEUS  É CONOSCO CONSTANTEMENTE?  E estamos testemunhando verdadeiramente isto com nosso viver? temos que estar, pois a Graça de Deus já nos é completa, já nos fora totalmente cumprida a promessa com o envio do Espírito Santo de Deus para conosco habitar!  E temos vivido toda esta Graça de Deus com toda a  alegria que nos trás? e Glorificamos, adoramos, louvamos à Deus permanecendo como templo constante do Espírito Santo de Deus? e constantemente nos reunimos no templo para manifestação em conjunto de tão Maravilhosa Graça, para desta forma também testemunharmos do quão Deus é conosco, que não nos deixa nem nos abandona? meditemos…
Entendamos de uma vez de que ‘tudo já fora feito por Deus’, ‘Jesus já veio, já nos ensinou ‘toda a Verdade’, sendo Ele a Própria Verdade de Deus, já fora realizado ‘o sacrifício perfeito por Jesus’  para nos salvar entregou sua Vida na cruz e  morreu , sendo ressuscitado por Deus, está Vivo Eternamente, mais nada podemos ‘fazer’ para nos justificar perante à Presença de Deus, nada podemos realizar para nos purificar, somente Jesus quem nos justifica nos lavando em Seu Próprio Sangue para purificação e podermos desfrutar da Santa Presença de Deus! Esta a Nova e Eterna Aliança e nada e ninguém a pode corromper, pois já totalmente firmada para toda a eternidade, já está ‘tudo cumprido por Deus’ , nada mais há para ser feito a não ser ‘tudo ser consumado’ no Dia em que determinar para a volta  de Jesus em Glória!   quando ficará comprovada eternamente o cumprimento da promessa para àqueles que nela viveram sendo  que já cumprida por Deus!
Para entendermos as promessas de Deus para nossas vidas, necessário nos é criarmos o hábito de ler diariamente as Escrituras Sagradas na Santa Presença do Espírito Santo de Deus que nos dá o discernimento...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.