Subscribe:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

OS LOUCOS NÃO ERRARÃO O CAMINHO DO CÉU, MAS OS IMBECIS JÁ ESTÃO CONDENADOS...


OS LOUCOS NÃO ERRARÃO O CAMINHO DO CÉU, MAS  OS IMBECIS JÁ ESTÃO CONDENADOS...
"E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão". [Isaías 35:8]
Há uma onda crescente de “cristão” se auto intitulando "loucos" por Cristo. É coerente esta atitude à luz das escrituras?
O apóstolo Paulo argumentou que o mundo não conheceu a Deus por sua própria sabedoria (João 1:10 ; 1Coríntios 1:21), pois para os judeus Jesus era escândalo e, para os gregos, loucura (1Coríntios 1:23). Porém, o fato é que Jesus é poder e sabedoria de Deus, sendo que, o que os homens ignorantes denominam "loucura" é muito mais sábio que a sabedoria dos homens (1Coríntios 1:25). Para os que perecem a palavra da cruz de Cristo é loucura, mas para os que creem, é o poder de Deus (1Coríntios 1:18). Diante do evangelho de Cristo, o sábio, o escriba e o inquiridor deste século, tiveram a sua sabedoria e inteligência destruídas, visto que Deus salva os crentes pela pregação, a qual os sábios e escribas chamam de loucura "Ora, o homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". [1Coríntios 2:14].
Certa feita o apóstolo Paulo disse que os apóstolos eram loucos por amor a Cristo (1Coríntios 4:10), e de modo irônico, evidenciou como prova o fato de os apóstolos não serem sagazes como eram alguns dos seus interlocutores, visto que alguns “cristãos” se diziam fortes, ilustres, nobres, enquanto os apóstolos eram fracos, vis, desprezíveis (1Coríntios 4:10). Diferente de muitos, os apóstolos sofriam fome, sede, nudez, injurias e não possuíam pousada certa. Além de se deixarem gastar em prol do evangelho, se afadigavam no trabalho diário e, quando injuriados, bendiziam; se eram perseguidos, resignavam-se em sofrer; quando difamados, consolavam. Atitudes como estas ou são demonstrações de amor por Cristo, ou desvairo (1Coríntios 4:10- 13).
O termo "loucura" foi utilizado para expressar o grau de comprometimento que os apóstolos tinham ao servir a Deus, porém, apesar da aparente loucura para os que estavam de fora, eles conservavam o juízo em função dos “cristãos”, visto que o amor de Cristo os constrangia "Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós". [2Coríntios 5:13]. Poucos querem sofrer as agruras que os apóstolos suportaram por causa do evangelho, porém, querem gloriar-se quando se apresentam como "loucos" (2Coríntios 5:12).
Os erros, as incoerências, as discrepâncias, as falsas doutrinas, etc., decorrem da má interpretação que fazem da bíblia. E, tanto mais a passagem bíblica é citada, quanto mais é divorciada do seu contexto. Há muitos que dispõe de uma facilidade sobrenatural em citar as escrituras fora do contexto, a exemplo do que fazem com as frases seguintes: "E um ao outro ajudou e ao seu companheiro diz esforça-te"; "maldito o homem que confia no homem"; "a letra mata, mas o espírito vivifica", ou "nem os loucos errarão o caminho", etc.
Quem são os loucos que não errarão o caminho? Qual é a loucura em questão? Que dizer da citação de Isaias 38, verso 8: "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão". As respostas para estas questões devem ser fornecidas pela bíblia. Não podemos nos utilizar de uma resposta fora das Escrituras. O termo hebraico traduzido por "louco" no verso em comento diz de estultices, imprudência, daquele que é avesso à prudência, ao entendimento, ou seja, não diz do resultado da doença mental, a insânia. É renitente os profetas de Deus definirem o povo de Israel de estultos por causa da teimosia e rebeldia.  Dentre eles, vaticinou o profeta Jeremias que havia loucura nos profetas, pois não foram enviados por Deus (Jeremias 23:21). Os profetas falavam segundo a imaginação de suas mentes (Jeremias 23:26), engendravam e anunciavam mentiras segundo os seus corações "Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel (...) Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR". [Jeremias 23:13, 16].
O profeta Isaias demonstra que Deus mesmo transtornava os inventores de mentiras, convertendo em loucura a sabedoria deles "Que desfaço os sinais dos inventores de mentiras, e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, e converto em loucura o conhecimento deles". [Isaías 44:25]. O salmista também fez referência aos loucos: "Disse o néscio no seu coração...". [Salmo 53:1]. Num primeiro momento poderia se imaginar que os néscios são os ateus, porém, o contexto diz de pessoas que se alimentavam do povo de Deus como se fossem pão. Este salmo aponta como néscios os lideres de Israel, pois embora tivessem contato com a verdade, cometiam a loucura de negligenciá-la "Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus". [Salmo 53:4].
O apóstolo Paulo após citar o Salmo 53 para demonstrar que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado (Romanos 3:9) concluiu dizendo que "tudo o que a lei diz, diz aos que estavam sob a lei", para que os judaizantes entendessem que os judeus também se desviaram e não buscavam a Deus "Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus". [Romanos 3:19]. Neste sentido, vários salmos protestavam contra o povo de Israel rotulando-os de loucos: "Disse eu aos loucos: Não enlouqueçais, e aos ímpios: Não levanteis a fronte". [Salmo 75:4]; "O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto". [Salmo 92:6]; "Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios?". [Salmo 94:8].
O profeta Jeremias não passou vontade de chamá-los de loucos: "Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem". [Jeremias 4:22]; "Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus". [Jeremias 5:4]; "Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro". [Jeremias 10:8]. Porém, em certas profecias Deus promete que chegaria um tempo de refrigério para o povo de Israel. Neste dia "nem os loucos errarão o caminho", ou seja, nem o povo que era cego e surdo, que era contumaz em desviar-se do caminho do Senhor, indo após os seus próprios pensamentos, hão de errar caminho! (Isaías 65:2; 59:10). A passagem bíblica de Isaías 35 faz referencia à restauração de Israel, tempo em que nem o povo que é de dura cerviz se desviará do Senhor "Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz". [Êxodo 32:9].
Os "loucos" que não errarão o caminho diz do povo de Israel. O termo "louco" refere-se a estultice de Israel, das falsas esperanças dos imprudentes que não se firmavam em Deus, pois tinham contato com a verdade, mas preferiam a mentira. Seguiam os desvarios dos seus corações e as instruções errôneas dos videntes e sacerdotes que também profetizavam segundo os seus corações corrompidos. Eles nunca mais errarão o caminho porque deixarão de ser guiados pelos seus profetas mentirosos "Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e que nada viram!" [Ezequiel 13:3]; Chegarão os dias da punição, chegarão os dias da retribuição; Israel o saberá; o profeta é um insensato, o homem de espírito é um louco; por causa da abundância da tua iniqüidade também haverá grande ódio". [Oséias 9:7]. Dos videntes e dos sacerdotes Deus sempre dizia: "Porquanto fizeram loucura em Israel, e cometeram adultério com as mulheres dos seus vizinhos, e anunciaram falsamente, em meu nome uma palavra, que não lhes mandei, e eu o sei e sou testemunha disso, diz o SENHOR". [Jeremias 29:23]. A "loucura" dos "loucos" de Israel estava em juntamente seguirem o que Deus não ordenara e, anunciarem o que Deus não dissera. Este era o adultério que Deus condenava veementemente. Observe que a mulher estranha utiliza-se das suas palavras para fazer com que o povo se desviasse da aliança de Deus "Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras; Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus". [Provérbios 2:16 –17].
Por interpretar estas passagens do ponto de vista moral e comportamental, o povo de Israel distinguia-se dos outros povos pela sua elevada religiosidade e moralidade, porém, honravam a Deus só com mandamento de homem, mas estavam longe da sua palavra "Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído". [Isaías 29:13]; "Ouvi-me, ó duros de coração, os que estais longe da justiça". [Isaías 46:12]. Eles eram loucos porque estavam em um caminho que os conduzia à destruição. O caminho deles era segundo a estultícia deles, porém, os filhos seguiam as palavras de seus pais e se sujeitavam ao mesmo caminho e perdição "Este caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras". [Salmos 49:13]. Bastava dar ouvidos à palavra do Senhor que deixariam de ser loucos e alcançariam a salvação de Deus "Escutarei o que Deus, o SENHOR, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura". [Salmos 85:8]. É por causa desta realidade que Jesus nomeia os fariseus, escribas, saduceus e o povo de loucos, néscios "Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?". [Lucas 11:40]. Com esta atitude, além de repreender seus interlocutores. Enquanto os profetas falavam em nome do SENHOR, Cristo diretamente nomeava os líderes religiosos de loucos "Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?". [Mateus 23:17].
Até mesmo os dois discípulos que estavam no caminho de Emaus, por não crerem em tudo o que os profetas disseram, foram chamados de loucos "E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!". [Lucas 24:25].
O apóstolo Paulo deixa claro que os líderes de Israel eram instrutores dos néscios e, que os cristãos não deviam se portar como os judeus, que eram faltos de entendimento do espírito "Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei". [Romanos 2:20]; "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios". [Efésios 5:15].
Jesus chamou o povo de raça de víboras, devido ao vinho da qual era participante – Leia o que disse Yahweh: "O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras". [Deuteronômio 32:33]. Como o caminho que estavam era de destruição, Jesus antecipadamente já os nomeava de Sodoma e de Gomorra, pois o juízo já estava estabelecido "Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti". [Mateus 11:24]; "Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra". [Isaías 1:10]; "Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra". [Jeremias 23:14].
O erro persiste, pois muitos hoje se dizem cheios do espírito, profetizam, operam sinais e maravilhas, orientam seus seguidores a serem cheios do espírito, no entanto, não conseguem discernir que o vinho que o apóstolo Paulo veta aos cristãos diz do vinho profetizado por Moisés, vinho que um povo louco era participante: "Recompensais assim ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? (...) Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento. Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim! (...) Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm. O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras". [Deuteronômio 32:6, 28 –29, 32- 33].
Deste vinho também disse o profeta Isaias: "Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo (...) Tardai, e maravilhai-vos, folgai, e clamai; bêbados estão, mas não de vinho, andam titubeando, mas não de bebida forte". [Isaías 29:7, 9].
Em nossos dias muitos se dizem cheios do espírito, se fosse verdade, seriam capazes de compreender e interpretar as Escrituras e anunciar Cristo através dos Salmos, Profetas e da Lei do mesmo modo que o apóstolo Pedro, que após ser revestido de poder, anunciou Cristo aos seus compatriotas utilizando-se dos salmos (Atos 2:30 -35). Não é possível estarem cheios do poder e desconhecer que o vinho da contenda diz da doutrina dos "loucos" (Efésios 5:18). É impossível "nadar" no espírito e desconhecer que os sensuais, carnais e que causam dissensão, contenta, são os que não têm o espírito que vivifica (Judas 1:19).
Como alguém cheio do espírito, visto que ser cheio (pleno) do espírito é o mesmo que ter a palavra de Deus habitando abundantemente o seu ser (Colocenses 3:16; Efésios 5:18 -19; 3:19), desconhece que as palavras de Cristo é o espírito que vivifica? "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida". [João 6:63].
O que aprenderam do espírito santo? Com pode o espírito de Deus estar neles se não compreendem as escrituras? "Porque não sois vós quem falará, mas o espírito de vosso Pai é que fala em vós". [Mateus 10:20]; "Mas, quando vier aquele, o espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir". [João 16:13]. Será que aprenderam do espírito santo que o homem maldito não é o que confia no seu próximo, antes aquele que confia em si mesmo? Será que não percebem que o homem que confia na força do seu braço e rejeita a força, a salvação, do Senhor diz dos loucos de Israel? (Jeremias 17:5; Provérbios 6:16, 19). Nada aprenderam do espírito, visto que não seguem a recomendação de não ir além do que está escrito (1Coríntios 4:6). Vão de mal a pior, pois seguem o desvario de suas mentes carnais, uma vez que estão "inchados" em sua carnal compreensão (Colunenses 2:18). Por causa destes erros é que o apóstolo João alertou: "AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo". [1João 4:1].
Após observamos que o termo "louco" aplica-se aos judeus pela sua estultice em rejeitar a palavra de Deus, conclui-se que não é coerente um cristão se auto intitular louco, pois o apóstolo Paulo dá orientações aos cristãos para que evitassem comportamentos que levassem a tal impressão por partes dos não crentes "Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?". [1Coríntios 14:23]...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.