Subscribe:

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ESTUDO SOBRE GRANDES MULHERES DE DEUS QUE SÃO ESQUECIDAS PELOS PREGADORES, POR INVEJA OU MACHISMO, MAS QUE SÃO LEMBRADAS POR DEUS E GRANDE SÃO OS SEUS GALARDÕES...


ESTUDO SOBRE GRANDES MULHERES DE DEUS QUE SÃO ESQUECIDAS PELOS PREGADORES, POR INVEJA OU MACHISMO, MAS SÃO LEMBRADAS POR DEUS E GRANDE SÃO OS SEUS GALARDÕES...
Ester. Ester foi uma daquelas mulheres que estava exatamente onde Deus queria que ela estivesse no tempo certo. Você imagina que ela mesma se calou quando foi preciso? Isto é muito difícil para muitas de nós. Lembra que não disse a ninguém sobre a origem da sua família ou quem era seu povo até o momento certo? Por causa da maneira como ela viveu sua vida, ela salvou o seu povo. Ela teve um impacto.
* A Mulher Sunamita. Esta mulher fez o primeiro "quarto de profeta" para Elias. Ela fez o que pôde para o homem de Deus (2 Reis 4). Ele foi uma bênção.
* Raabe. Agora, Raabe não era a mulher mais respeitável da cidade mas Deus nos dá sua história por uma razão, talvez para nos mostrar que diferença ela fez. Em Josué 2, ela escondeu os dois homens que Josué tinha enviado para espiar Jericó. Ela os salvou de serem encontrados. Ela fez algo de bom.
* Maria, a mãe de Jesus. Maria foi uma mulher que queria ser usada por Deus. Se um anjo viesse até nós. como fez com Maria, para nos dizer que iríamos carregar o Menino Jesus, qual seria a nossa reação? "Uau! Eu mesma não!" "Consiga uma outra pessoa para isto!."
"Vou passar para frente." Maria tinha uma vida pura e foi atenciosa ao chamado de Deus. Ela era desejosa.Conclusão:Alguma vez, você notou os epitáfios sobre as lápides?
"Amada Mãe", "Amado Filho" e toda sorte de coisas designadas para refletir o que aquelas pessoas eram. Pode ser um tipo de tópico mórbido, mas todos nós morreremos, eventualmente, a não ser que o Senhor venha primeiro.
O que teremos feito com nossas vidas terrenas? Sim, será maravilhoso ir para o céu, algum dia, mas Deus nos deixa aqui com um propósito.
Que tipo de marca eu e você, como crentes, deixaremos neste mundo?
Espero que todos nós, hoje, possamos dar mais alguns poucos passos para poder fazer a diferença.

Débora, à frente do próprio tempo
Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como "mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16).
- Principais virtudes
Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus.
- Características
• Líder Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
• Estrategista Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
• Conselheira Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.

- Seja como Débora
Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.
Ester, a corajosa
Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela.
- Principais virtudes
Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo.

- Características
• Sábia Diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
• Destemida Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
• Humilde Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros.

- Seja como Ester
Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.

Sara, a esposa perfeita

Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada.

- Principais virtudes
Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.

- Características
• Dedicada O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
• Fiel a Deus, Sara não  desistia fácil das promessas  de Deus e procurava fazer as vontades dele.
• Alegre Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.

- Seja como Sara
Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.

Rute, a companheira fiel

Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute.

- Principais virtudes
A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16).

- Características
• Amiga Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
• Responsável Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
• Confiável Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.

- Seja como Rute
Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja íntegra em tudo que fizer: trabalho, casamento e família. 
Mulheres da Bíblia
Um exército feminino na Terra
Elas fizeram a diferença em seu tempo. Mesmo com todas as limitações que possuíam, conseguiram deixar seu registro no livro mais importante do mundo: a Bíblia.
Abigail – Uma das esposas de Davi, foi mulher de Nabal. Esse era duro e maligno em todo o seu trato. Precisando Davi e seus homens de alimento em certa ocasião, Nabal negou-se a ajudá-los mesmo tendo anteriormente usufruído de favores dos homens de Davi. Diante do desprezo de Nabal, Davi deu ordem a seus homens para que destruíssem tudo que pertencesse a Nabal até o amanhecer.   
Abigail soube da atitude insensata e egoísta do marido, se antecipou apressadamente e separou duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos.
Quando Abigail se encontrou com Davi e intercedeu pela paz, este disse: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse.”
Bate-Seba – Era esposa de Urias, um guerreiro heteu a serviço do rei Davi. Passeando uma tarde pelo terraço do palácio, Davi ficou impressionado com a beleza de Bate-Seba, que estava se banhando em sua casa. Davi a seduziu e chegou ao cúmulo de expor seu marido Urias à morte em uma batalha, colocando-o a combater sozinho, mesmo sem chance de sobreviver (2 Sam.11). Bate-Seba engravidou de Davi, mas a criança morreu por juízo de Deus ( 2 Sam 12:15-18).
Bate-Seba tornou-se uma das esposas de Davi e teve mais quatro filhos, incluindo Salomão, que sucedeu a Davi no trono.(I Crô.3:5). Bate-Seba e o profeta Natã convenceram Davi a instalar Salomão como rei (I Reis 1:5-40). Ela é mencionada na genealogia de Jesus Cristo, em Mateus 1:6.
Jeoseba – Era filha do rei Jorão, tia de Joás, esposa do sacerdote Joiada, uma mulher que amava a Deus juntamente com seu esposo.
Ao saber que a rainha Atalia iria exterminar os possíveis herdeiros que ameaçassem o seu governo no trono, mostrou-se corajosa, escondendo o menino Joás da linhagem real. Jeoseba escondeu o pequeno Joás e a sua ama em um dos aposentos do templo para salvá-lo. Jeoseba manteve o menino em segurança por seis anos, até que fosse feito rei para reinar em Judá (2 Reis 11:1–3).
Rute – Rompeu com as tradições e costume de seu povo deixou para trás laços que havia aprendido desde a mais tenra infância e abandonou seus deuses para servir ao Deus Altíssimo, que sua sogra havia lhe apresentado. Rompeu completamente com o paganismo politeísta para ser monoteísta. Sua lealdade com a sogra Noemi foi extraordinária: “Porque aonde quer que tu fores, eu irei.”
Miriã – Foi quem pôs o bebé Moisés numa cesta revestida de betume e a colocou no Rio Nilo, ficando de perto vigiando o destino do seu irmão. Foi também adoradora com cantos e tamborins.
Débora – Era juíza e também profetisa do Senhor, mulher a quem Deus usara poderosamente. Louvada por sua coragem e sagacidade militar (Juízes 4).

Hulda – Mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Ticva, filho de Harás. Ela habitava a cidade baixa de Jerusalém e foi usada por Deus para falar ao povo de Israel (2 Reis 22).
A rainha Ester – Livrou Israel da extinção tramada pelo perverso Hamã (Ester 4-8). Ela foi capaz de arriscar sua própria vida em prol de todo um povo. Enfrentou os inimigos de sua gente com bravura, sabedoria e inteligência.
Uma mulher cujo nome é desconhecido salvou as vidas dos espias que Davi mandou a Jerusalém (2 Samuel 17:17–21).
Outra mulher sábia, cujo nome não é mencionado, impediu que Joabe destruísse uma cidade, ao persuadir seus habitantes a cortar a cabeça de Seba, atirando-a para Joabe, do lado de fora dos muros
da cidade (2 Samuel 20:16–22). Assim, ela ajudou a pôr fim a uma rebelião contra Davi.
Outra mulher alimentou o profeta Elias (1 Reis 17:9–15).
Uma mulher eminente providenciou comida e um quarto para o profeta Eliseu (2 Reis 4:8–10).
Maria, mãe de Jesus, é exemplo de uma grande mulher. Ela se dispôs a dar de si mesma para servir humildemente a Deus. Quando o anjo anunciou que o corpo dela seria o instrumento pelo qual Cristo viria ao mundo, ela respondeu modestamente: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.” (Lucas 1:38)
Várias mulheres, utilizando recursos próprios, supriram as necessidades de Jesus e dos apóstolos (Lucas 8:1–3; Mateus 27:55; Marcos 15:41). Entre elas estavam Marta, irmã de Lázaro, e Maria (Lucas 10:38–42; João 12:2).
Uma samaritana, cujo nome não é mencionado, recebeu a grande lição sobre a verdadeira adoração no poço de Jacó, e levou uma cidade inteira a ouvir Jesus (João 4:21–42).
Maria, irmã de Lázaro, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Foi o maior feito de adoração a Jesus. 
Uma mulher, em Betânia, ungiu Jesus na casa de Simão. Ela aproximou-se do mestre trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo que derramou sobre a cabeça dele, estando ele à mesa. Jesus explicou que aquele gesto da mulher, de derramar o perfume sobre Seu corpo, ela havia feito já O preparando para o sepultamento (Mateus 26:7–13).
Após a morte de Jesus, muitas mulheres continuaram a pregar o seu Evangelho, direta ou indiretamente. Nos dias de hoje, um verdadeiro exército feminino trabalha para Deus. Seja dentro das igrejas, em missões, ou em centenas de outros ministérios espalhados por todo o mundo. Parabéns, mulheres agraciadas, por esse dia tão especial.
ANA - VIÚVA E PROFETISA DA TRIBO DE ASER
"... e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia" (Lucas 2:37 - ACF).
Não sabemos muita coisa a respeito da profetisa Ana, mas sabemos que o Senhor quis que a conhecêssemos falando sobre ela em apenas três versículos. Ali, Ele colocou o necessário para vermos nela uma mulher de Deus, fiel e dedicada a Ele. A Bíblia nos diz que ela viveu com seu marido, apenas sete anos. Não sabemos como ele faleceu mas podemos imaginar sofrimento de Ana, os dias tristes e sombrios que ela teve que enfrentar. Sendo uma serva de Deus, certamente, ela depositaram no altar do Senhor todos estes sentimentos e pediu a Ele o Seu conforto.
Amada irmã, quando perdemos um ente querido só devemos fazer uma coisa: repousar nos braços amorosos do nosso Senhor, pois só Ele é quem pode acalmar o nosso coração.
Na primeira carta aos Tessalonicenses 4:13 encontramos palavras que nos confortam, nos acalmam ... "Não quero porém, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança." O nosso Deus é um Deus amoroso que está sempre junto a Seus filhos, confortando-os e dando a Sua paz.
A Bíblia nos diz que Ana era uma profetisa da tribo de Aser. Agora, já quase com 84 anos, ela servia a Deus "em jejuns e orações, de noite e de dia" (Lucas 2:37b). Ela era já idosa mas era uma mulher que não cessava de orar, de jejuar, amava ao Senhor e O temia.
Não sejamos relapsas no trabalho do Senhor. Não sejamos relapsas quando, por exemplo ...
1- preparamos nossa aula para ser ministrada numa reunião de senhoras ou na Escola Dominical;
2- não avisamos, com antecedência, à professora substituta que vamos faltar à Escola Dominical;
3- somos escaladas para cuidar das crianças no culto da noite e, simplesmente, não vamos e nem avisamos com antecedência.
Todo o trabalho que fazemos para o Senhor deve ser encarado com muita responsabilidade e muito amor. O que falta a muita gente é falta de compromisso e falta de fidelidade no serviço do Senhor. Deus abençoa a mulher que se deleita, sente prazer e alegria quando está envolvida no trabalho de Deus.
Ana, já com 84 anos, recebeu do Senhor a grande bênção de ver o próprio Deus, o menino Jesus.
Já pensou, irmã, termos o privilégio de vermos a Deus pessoalmente? Podermos colocar nos nossos braços aquela criancinha que é o nosso Salvador?
Quer receber bênçãos de Deus? Então ...
o Seja como Ana que fielmente servia ao Senhor no templo, orando e jejuando;
o Seja como Ana que, fielmente, aguardava a vinda do Messias prometido por Deus (Você, ansiosamente, aguarda a 2a vinda de Cristo?)
o Seja como Ana que não permitia que nada nesse mundo interrompesse a sua devoção e adoração ao Senhor (Que a devoção de Ana nos encoraje a servi-Lo e amá-Lo mais).
o Seja como Ana que adorava o Senhor "... noite e dia em jejuns e orações" (Lucas 2:37) (Adoremos o Senhor nos dedicando mais a estes doces momentos em que podemos chegar à Sua presença e derramar em Seu altar nossos agradecimentos e nossos pedidos). Orar faz bem à nossa alma. Orar agrada a Deus.
Sejamos mulheres de oração firmes e fortes como a profetisa Ana.
Quando Maria e José trouxeram o menino Jesus ao templo "para com ele procederem segundo o uso da lei" (Lucas 3:27b), encontraram ali um homem idoso chamado Simeão. A Bíblia diz que o Espírito Santo revelou que ele não morreria sem antes ver o Cristo do Senhor. Orientado pelo Espírito, ele foi até o templo e lá encontrou Aquele que ele tanto almejava ver - JESUS CRISTO. A Bíblia nos diz que ele colocou o menino Jesus em seus braços e disse: "Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel" (Lucas 2:29-32). Simeão os abençoou e, olhando para Maria, ele disse: " .... Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma espada traspassará também a tua própria alma);
Para que se manifestem os pensamentos de muitos corações" (Lucas 2:34-35). O que Simeão falou, certamente, deixou Maria perturbada. Não sabemos o tamanho desta sua perturbação. Sabemos que quando uma espada traspassa a alma de uma pessoa, significa que ela sentirá uma dor muito grande. Maria, realmente, enfrentou o vale da sombra da morte.
A profetisa Ana observava tudo, via tudo e "falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém" (Lucas 2:38b). Ela era uma mulher de fé. As suas palavras soaram aos ouvidos de Maria como um bálsamo encorajador.
Você, amada irmã, é uma pessoa que encoraja aquelas que estão desanimadas, tristes, sem vontade de continuar vivendo? Veja o exemplo de Ana e peça a Deus sabedoria para saber usá-la no momento certo, pois a Bíblia nos diz: "Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento" (Provérbios 3:13). É isto, irmã, que devemos desejar a fim de que possamos confortar os que estiverem precisando de nós.
Ana era...
1- uma mulher de fé;
2- uma mulher fiel ao Senhor;
3- uma mulher fiel na oração e jejuns;
4- uma mulher encorajadora.
Qual destas características eu e você possuímos? Uma? Duas? Todas ou nenhuma?
CONCLUSÃO: Que possamos ter Ana como exemplo em nossa vida, sendo uma mulher que ama ao Senhor e que quer agradá-Lo no nosso dia a dia.
mulher cristã: um referencial

Provérbios 31: 30-31.
Estamos vivendo num contexto totalmente diferente de todas as épocas; - o nosso contexto hoje é de uma mulher profissional, competitiva no mercado de trabalho, etc. Porém, mesmo em meio à era da pós-modernidade (3º milênio), não podemos perder de vista o alvo estabelecido por Deus na Sua Palavra para as mulheres.
PROPOSIÇÃO – O texto que lemos nos afirma que tudo é vão, isto é, sem valor, o que se faz, se não tiver nas atitudes o motivo de temer ao Senhor Deus.
ORAÇÃO INTERROGATIVA – Quais seriam então as prerrogativas de uma mulher cristã para o 3º milênio?
ORAÇÃO TRANSITÓRIA – Abordaremos três pontos de como a mulher cristã deve ser como esposa, mãe e membro da Igreja do Senhor.
DESENVOLVIMENTO
1) A MULHER CRISTÃ COMO ESPOSA – AGAR - Gn.16:3; 12:16; 30: 3-9; 16:10
a) Deve ser uma mulher que Deus fala com ela – Gn. 16: 8
b) Vive debaixo da promessa de Deus – Gn. 16: 10
c) Que tem visão de Deus, vê-lo e fala com Ele – Gn.16: 13
d) Que obedece a Deus – Gn. 16: 13-14.
2) A MULHER CRISTÃ COMO MÃE – ANA – 1º Sm. 1: 10-2: 10
a) Deve ter o hábito de orar – 1º Sm. 1: 10-11
b) Deve se autonegar – 1º Sm. 1: 27-28
c) Deve ser agradecida – 1º Sm. 2: 1-10
3) A MULHER CRISTÃ COMO MEMBRO DA IGREJA – A SAMARITANA – Jo.4: 1-30
a) Deve ser evangelista – Jo. 4: 29
b) Deve proclamar que Jesus vive – Mt. 28: 8
c) Deve pregar aos de sua casa (judeus) – Lc. 2: 37,38
APLICAÇÃO – Quero desafiá-las nesta noite a ser mulheres segundo o coração de Deus. Que tenham experiências profundas com Ele. Não perca de vista a visão bíblica para a sua conduta como mulher cristã no 3º milênio, como esposa, mãe e membro da Igreja.
CONCLUSÃO – Vivam debaixo da promessa de Deus, buscando sempre o cumprimento dessa promessa.
Busquem ter uma visão de Deus, fale com Ele e obedeça-o.

Mulheres na Bíblia

Ana – graciosa. (1 Samuel 1.1-2.21). É uma das verdadeiras grandes mulheres da Bíblia. Viveu por volta de 1170 anos antes de Cristo. Seu marido Elcana a amava, mas ela era muito infeliz porque não tinha nenhum filho. Ficava especialmente afligida todo ano quando iam a Siló, para adorar o Senhor. Em um determinado ano, o coração dessa mulher comoveu-se tanto que, quando foram à casa de Deus para orar, fez um voto maravilhoso a Ele. Pediu-Lhe um filho e prometeu que, se a sua prece fosse ouvida, dedicaria a criança a Deus por todos os dias de sua vida. Eli, o sacerdote, viu os lábios dela se movendo em uma oração silenciosa e achou que estivesse embriagada, mas ela lhe assegurou que era somente uma profunda amargura que ele via em seu semblante. Pense na fé e na determinação que tinha que ter na sua coração para prometer seu filho á Deus, mesmo antes de nascer.
Deus honra esse tipo de fé diante dEle e amor a Sua causa, então, abençoou Ana e ela concebeu e teve um filho, o qual chamou Samuel, que significa "ouvido pelo Senhor," pois ela sabia que esse filho era a resposta a sua oração. Depois do nascimento de Samuel, Ana não foi a Siló no tempo de costume, mas disse que iria esperar até desmamar sua primeira criança. Então, levaria ele consigo e o apresentaria a Deus, como havia prometido em sua oração. Depois que Samuel foi desmamado, levou-o à casa de Deus, em Siló, e deixou-o lá para servir o Senhor.
Isso pode parecer muito estranho para nós, mas agradou ao Senhor, porque tinha grandes planos para Samuel. Tornar-se-ia um grande profeta de Deus. Quanto a Ana, Deus a abençoou muito por sua devoção e obediência. Mais tarde, teve três filhos e duas filhas. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele sempre resolve nossos problemas melhor do que podemos fazer.

Abigail - fonte de alegria Abigail salvou o marido Nabal da fúria de Davi com provisões de alimento para ele e seus homens, incluindo 200 pastas de figo. Davi, que apreciou grandemente a prudência de Abigail, casou-se com ela quando Nabal morreu. 1 Samuel 25; 27:3; 30:5; 2 Samuel 2:2

Bate-Seba - a sétima filha Certa tarde, enquanto passeava no terraço do palácio, Davi viu Bate-Seba se banhando. Davi cometeu adultério com ela, fez com que o marido dela, Urias, fosse morto, e depois se casou com Bate-Seba. Davi foi severamente censurado pelo profeta. O primeiro filho de Bate-Seba e Davi morreu, mas seu próximo filho - Salomão, sucedeu a Davi como rei. 2 Samuel capítulos 11-12; 1 Reis capítulos 1-2 .

Débora - abelha Mulher de Lapidote, ama de Rebeca (Gn 35.8). Débora foi uma profetiza que julgava a Israel debaixo das palmeiras do monte Efraim (Jz 4.5). Os seus dons proféticos lhe deram grande influência num tempo de desespero e confusão ( Jz 4.6, 14; 5.7), sendo, realmente, uma verdadeira mãe de Israel. Ela aparece entre os mais bem-sucedidos juizes de Israel (e a única mulher a ocupar esse cargo). Ela nomeou como seu comandante a Baraque, que derrotou os filisteus, trazendo um período de quarenta anos de liberdade do domínio estrangeiro. Juizes capítulos 4-5.
Depois de Josué ter conduzido Israel através do Jordão e subjugado os reis e as grandes cidades de Canaã, dividiu a terra entre eles correspondentemente às tribos e famílias. Deveriam ter destruído todos os habitantes da região, mas falharam em fazê-lo. Isso se tornaria uma grande fonte de aflição para eles nos anos seguintes, porque, depois da morte de Josué, começaram a venerar os deuses falsos dos Cananeus.
Por causa disso, Deus os colocou nas mãos de seus inimigos e, quando imploraram por misericórdia, Ele levantou juízes para livrá-los. Um desses juízes era uma profetisa, chamada Débora. Enquanto ela foi juíza de Israel, Deus entregou-os nas mãos de Jabim, rei de Canaã, e foram mantidos em escravidão e fortemente oprimidos por Sísera, o capitão dos exércitos de Jabim. Sofreram essa opressão durante vinte anos, até que imploraram a Deus por misericórdia.
Deus então revelou a Débora um plano por meio do qual Ele derrotaria Sísera. Então, ela chamou Baraque, um líder militar da tribo de Naftali e deu-lhe instruções pelas quais Deus salvaria Israel.
As tropas de Sísera, com suas novecentas carruagens de ferro, saíram contra Baraque e Deus os confundiu e os entregou em suas mãos. Sísera pulou de sua carruagem e fugiu a pé, mas Deus tinha um plano para ele. Uma mulher chamada Jael chamou-o a sua tenda e, quando ele adormeceu, ela lançou um pino da cabana em sua cabeça. Assim Deus salvou Israel, não pela força do povo, mas sim por Seu poder, através dos esforços de duas mulheres.
O fato de Deus usar uma mulher para julgar Israel não deve fazer com que imaginemos que Deus não considera a ordem dos sexos. A Bíblia ensina claramente o contrário. Devemos aprender que Deus pode usar uma mulher ou qualquer outra pessoa que Ele escolher. Ela também nos ensina que, quando os homens falham ao realizar o plano de Deus, Ele pode e usa outros meios (Juízes 2.6-16, Juízes 4.1-24).

Dalila - terna ou delicada Uma mulher do Vale de Soreque, na Filístia, amada por Sansão. Usando sua beleza e encantos, Dalila atormentou Sansão para revelar o segredo de sua força - o fato de seu cabelo jamais ter sido cortado. Dalila, que era filistéia, traiu então a Sansão, entregando-o nas mãos de seu povo. Por essa traição, ela recebeu vultosa recompensa. Juizes capítulo 16.
Dorcas - gazela Dorcas era uma viúva cristã que morava em Jope, notável pelas boas obras e esmolas que fazia. Quando ela adoeceu e faleceu, suas, amigas mandaram chamar a Pedro. Assim que este chegou, as viúvas o cercaram, chorando e mostrando as roupas que Dorcas fizera para elas. Após orar, Pedro fez Dorcas reviver. Atos 9.36-43.

Ester - Murta Judia, filha de Abigail, uma linda jovem, cresceu em Susã, capital da Pérsia. Seus pais morreram quando era ainda pequenina. Foi adotada pelo seu primo Mordecai. Foi eleita e coroada rainha com o maior esplendor escolhida a ser Rainha pelo Rei Assuero, onde mais tarde tornou-se sua esposa, o que possibilitou o livramento da nação hebraica de ser aniquilada depois do cativeiro babilônico. Apareceu 40 anos depois da reedificação do templo e 30 anos antes da reedificação do muro de Jerusalém. Sua vida muito contribuiu para a vinda do messias, sem ela, com certeza a nação hebraica pereceria e os 500 anos antes da vinda de Cristo. Seu principal tema era defender a libertação dos Judeus. Ester não somente era formosa, mas sábia. Admiramo-la não só pelo seu patriotismo e bravura, mas por seu tato e sagacidade. Tal foi à origem da festa de Purim, observada ainda hoje pelos judeus. No 12º mês, chamado Adar, no calendário judeu que equivale aproximadamente a fevereiro e março no nosso calendário.
Eva – Vida. Eva, tirada do lado de Adão, foi a primeira mulher e se tornou a mãe de todos os seres humanos. Tentada pela serpente, ela desobedeceu a Deus e deu de comer a Adão o fruto proibido. Gênesis 2.18-3.20.
Hagar - fuga Hagar era a serva egípcia de Sara, que, por sugestão de Sara, tornou-se a esposa menos importante de Abraão. Infelizmente, quando Ismael nasceu de Hagar e Abraão, Hagar desprezou a estéril Sara, e Sara ficou com ciúmes de Hagar. Após o nascimento de Isaque, Hagar e Ismael foram mandados para longe dali. Gênesis 16; 21.8-21; Gálatas 4.21-31.
Lídia - natural da Lídia. Lídia, uma comerciante de Tiatira que vendia púrpura, creu no Senhor mediante a pregação de Paulo. Atos 16.11-15.

Maria - amada por Deus Maria, uma jovem virgem judia que estava comprometida com um carpinteiro chamado José, foi escolhida por Deus para conceber e ter seu filho, Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo. O anjo Gabriel anunciou isso a Maria em Nazaré e ela respondeu com humildade e confiança. Seu Magnificat, ou cântico de louvor a Deus, que cantou quando foi visitar a prima Isabel, mostra seu amor e devoção a Deus. A natureza profundamente ponderada de Maria é mostrada após o nascimento de Jesus em Belém e a visita dos pastores com sua estarrecedora história de anjos no céu. Maria, ficamos sabendo, casou-se com José e teve diversos outros filhos. O primeiro milagre de Jesus, quando ele transformou a água em vinho, foi feito por instigação de Maria, que esteve com ele durante pelo menos parte de seus três anos de ministério público. Maria postou-se aos pés da cruz quando Jesus morreu, e Jesus disse ao apóstolo João que cuidasse dela. Encontramo-la de novo no cenáculo no dia de Pentecostes. Mateus 1; Marcos 6.3; Lucas capítulos 1-2; João 2.1- 11; 19.25-27; Atos capítulo 1.

Maria Madalena - (forma de Miriã) Maria recebeu o nome de Madalena por causa da cidade de onde veio, Magdala. Jesus expulsou dela sete demônios e ela se tornou sua seguidora, ficando perto da cruz quando ele morreu. Maria Madalena foi à primeira pessoa a quem Jesus apareceu após sua ressurreição. Mateus 9.27:55; 28. 1-10; Marcos 15.40; 16.1-8; Lucas 8.2; João 19.25; 20.1- 18.Por causa dessa auto declaração, Deus a castigou com lepra, sendo confinada no campo e a viagem de Israel foi parado. Isso deve nos ensinar o quão grandemente podemos ser usados quando somos dispostos a ser desconhecidos como em Êxodo 2.4-8, e o obstáculo que nos tornamos quando teimamos ter a autoridade e posição que Deus não nos ordenou.

Miriã - amada por Deus Miriã era irmã de Moisés e de Arão. Quando criança, ela ajudou a mãe a esconder o irmãozinho e ficou vigiando até ele ser salvo. Miriã, a irmã de Moisés, é uma personagem muito interessante visto que foi grandemente usada por Deus, mas também severamente punida por Deus. Ela foi a mais velha dos três filhos de Anrão e Joquebede. Moisés era o mais jovem. Arão era três anos mais velho que Moisés e ainda que a idade de Miriã não seja apresentada, era velha o suficiente para ficar em pé e assistir quando Moisés foi colocado no rio e para falar à filha do Faraó sobre procurar uma mulher hebraica para cuidar de Moisés. Desse modo, ela foi usada por Deus para salvar Moisés, que, mais tarde, foi usado para salvar toda a nação de Israel. Que privilégio ser um elo numa corrente de tão grande benção.
Miriã é chamada de profetiza em Êxodo 15.20-21. Entretanto, é difícil dizer se foi uma atribuição de Deus ou se Miriã assumiu essa posição. Há duas coisas que nos fazem questionar. Primeiro ? não encontramos nas Escrituras nenhum relato de Deus falando com Miriã ou dando-lhe qualquer revelação ou instrução a transmitir essa revelação. Segundo quando ela reivindicou a posição de profetiza em Números 12.2, em vez de confirmar sua reivindicação, Deus a repreendeu, humilhou e puniu severamente. Parece que ela foi ela quem deu origem à rebelião de Números 12.1 e 2, desde que seu nome vem primeiro em vez da ordem usual (seguindo o dos homens) como nos versos 4 e 5.

Noemi - gentileza ou meu gozo Esposa de Elimeleque, sogra de Rute. Emigrou com a sua família da Judéia para Moabe, voltando à sua pátria depois da morte de seu marido e os dois filhos, Malom e Quilom. Noemi teria ficado na miséria se Rute, esposa de Malom, não tivesse voltado com ela para Belém. Como resultado do segundo casamento de Rute, Noemi tornou-se tataravó do rei Davi.
Noemi era uma mulher do povo de Israel. Não é conhecida por nenhum ato que tenha realizado, mas, conhecida por causa do amor e da fidelidade de sua nora, Rute.
O marido de Noemi chamava-se Elimeleque. Tinham dois filhos, Malom e Quiliom. Durante o tempo dos juízes, havia fome em Israel, então Elimeleque pegou sua mulher e seus filhos e foi para a terra de Moabe. Freqüentemente o povo de Deus deixa o lugar de Deus por causa da miséria, mas isso é sempre um erro. Os sofrimentos fora do plano de Deus serão sempre maiores mesmo que sejam de uma natureza diferente.
Não sabemos que comida Noemi comeu em Moabe, nem quão abundante foi, mas sabemos que ela comeu o pão da tristeza. Elimeleque logo morreu, então seus dois filhos morreram, deixando-a, dez anos depois, tanto despojada materialmente do que quando foi para Moabe. Não apenas isso, agora era uma viúva completamente desolada.
Pôs-se a caminho para retornar de Moabe com suas duas noras, Rute e Orfa. Assim que sua jornada começou, ela as estimulou a voltar a suas famílias e seu falso deus, Moloque. Que crime, que alguém que conhece o Senhor pode dizer algo tão errado. Orfa retornou mas, aparentemente, Noemi, em algum momento, foi uma boa testemunha de seu Deus, pois Rute propôs ir com ela e seguir o seu Deus (Rute 1.16).
Chegaram então a Belém na época da colheita da cevada, o povo agrupou-se pasmo ao redor delas . "Devemos conhecer esta velha mulher, ela parece familiar, esta é Noemi? Poderia esta ser a bela mulher que partiu daqui com seu marido e filhos há dez anos? Mas parece tão velha e dominada pela tristeza" (versículo 19).
Sua resposta nos versos 20 e 21 dá glória a Deus e estimula seu povo a buscar primeiro o Reino de Deus. "Não me chamem de Noemi (que significa amável), chamem de Mara (que significa amarga), pois Deus lidou comigo amargamente. Saí cheia e retornei vazia". "Buscai primeiro o Reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Rute 1.1-22.
Rebeca - lisonjeira Rebeca era neta do irmão de Abraão, Naor, que havia permanecido na Mesopotâmia, e era irmã de Labão. Casou-se com Isaque. Foi Rebeca quem teve a idéia de enganar Isaque para que desse a bênção a Jacó. Gênesis capítulos 24-28.Quando Isaque tinha 40 anos e Abraão tinha 140, Abraão chamou Eliézer, seu principal servo. Disse-lhe que Isaque não se casaria com uma filha dos cananeus e que Deus havia designado uma donzela, da casa de Abraão, nas terras de Harão. Eliézer foi enviado para trazer a noiva de Isaque a ele. Deus e Abraão sabiam quem seria essa noiva, mas não Eliézer. Por isso foi orando para que Deus lhe revelasse, de uma certa maneira, quem era a donzela que Ele havia designado para Isaque. Deus operou segundo a oração de Eliézer e levou ao seu encontro a mulher certa, uma linda jovem chamada Rebeca.

Rebeca, é claro, nunca tinha ouvido falar de Isaque nem o tinha visto, então Eliézer falou-lhe tudo sobre ele. Contou sobre tudo o que Abraão tinha dado para Isaque, assim como os pregadores hoje contam ao pecador perdido tudo sobre a glória que Deus conferiu a Jesus Cristo, Seu filho.
O pai de Rebeca, Betuel, e seu irmão, Labão, concordaram que ela poderia ir com Eliézer se quisesse. A decisão foi deixada com ela. Quando lhe foi perguntado, escolheu ir e ser a noiva de Isaque. Sendo assim, deixou sua casa e família para nunca mais retornar, indo para uma terra estranha pela fé. Lá, tornou-se a esposa de Isaque e uma serva muito especial de Deus. Rebeca, assim como Sara, era estéril, por isso Deus a abençoou especialmente depois da oração de Isaque, e quando Isaque tinha aproximadamente 60 anos (cerca de vinte anos depois de terem se casado), Rebeca deu a luz a gêmeos. Foram chamados Esaú e Jacó. Esaú era o favorito de Isaque mas Jacó era o favorito de Rebeca.
Muitos anos depois, quando Isaque já era velho, estava se preparando para passar a benção de Abraão a seu filho mais velho. Rebeca ajudou e aconselhou Jacó a fazer um plano por meio do qual enganaram Isaque e ele abençoou Jacó pensando que fosse Esaú. Jacó recebeu a benção como era o propósito de Deus, mas o resultado disso foi Jacó ter que deixar a casa, e aparentemente Rebeca morreu antes de Jacó retornar. Devemos nos lembrar de fazer a obra de Deus à maneira de Deus e não ser desonestos.

Priscila - a antiga Seis das sete vezes em que Priscila e Áqüila são mencionados no Novo Testamento, o nome de Priscila aparece antes do de Áqüila, e por esse motivo chegou-se à conclusão que Priscila foi excepcional de alguma forma. Eles convidaram Apolo para falar em seu lar quando moravam em Éfeso. Paulo dava muito valor a Priscila e Áqüila, chamando-os de cooperadores em Cristo que arriscaram suas vidas por ele e a quem todas as igrejas gentias deviam gratidão. Atos 18; Romanos 16.3; 1Coríntios 16.19; 2 Timóteo 4.19.

Raquel - ovelha Jacó trabalhou para Labão quatorze anos a fim de poder casar-se com sua filha Raquel. José e Benjamim foram filhos de Raquel. Gênesis 29-30; 35.18-20.

Rode - rosa Rode trabalhava como serva na casa de Maria, mãe de João Marcos. Quando Pedro foi milagrosamente libertado da prisão e bateu na porta da casa de Maria, Rode correu e anunciou aos cristãos que estavam orando que Pedro estava ali fora. Em sua comoção, ela se esqueceu de abrir a porta. Atos 12.1-19.

Rute - Companheira Data aproximada: 1100-1050 a.C. Moabita, casou-se com um dos filhos de Noemi, Malom ,cuja Familia era israelita, onde adotara Javé por seu Deus e torna-se merecedora do favor divino. Seu esposo morreu, e Rute decidiu ir embora de seu país Moabe, e acompanhou Noemi sua terra Natal em Belém. Depois de Algum tempo Rute casou-se com Boaz, um rico proprietário, parente de Noemi. Fatos acerca: Uma mulher Constante Amor filial, constância, piedade: Rt 1.16 Trabalhadeira: Rt 2.6,7,23 Obediência Filial: Rt 3.5 Nome sem mancha: Rt 3.11 Companheira Graciosa.
Rute era a viúva de Malom, filho de Elimeleque e Noemi. Seu marido morreu em Moabe e ela chegou a Belém, Judá, com sua sogra viúva, Noemi. Visto que era tempo da colheita de cevada, Noemi mandou-a apanhar espigas, e tais sementes que caíam no campo após os segadores, que Deus ordenou a Seu povo a deixar. Desde que foram viúvas, essa era, provavelmente, a única maneira que possuíam de obter comida.
Pela providência de Deus, Rute chegou a colher no campo de Boaz, que era um parente próximo de Elimeleque, provavelmente um primo ou sobrinho. Quando Boaz viu Rute colhendo no seu campo, seu coração foi, de alguma maneira, movido e disse a ela para colher com suas próprias donzelas e para beber da água que seus homens haviam tirado. Disse ainda aos trabalhadores para deixarem cair um pouco de cevada no chão, em punhados que ela pudesse apanhar mais abundantemente.
No capítulo três, vemos Rute oferecendo-se ao serviço, assim como nós, que encontramos a graça nos olhos de Cristo, devemos nos oferecer em serviço a Ele. Não há nenhuma razão explícita para isso, assim como não há um porquê para Jesus nos amar, mas Boaz amou Rute e, no capítulo quatro, passa a fazer os negócios necessários para comprá-la como sua esposa. Se isso fosse feito, eram necessárias três coisas: ele deveria ser o parente disposto mais próximo, deveria pagar toda a dívida com a terra e precisava estar disposto a pagar e ter a viúva como sua noiva.
Havia um parente mais próximo que Boaz e que se alegrou por comprar e possuir a região, mas ele não queria Rute; então, Boaz comprou a terra e Rute para que fosse esposa. Tiveram um filho chamado Obede, que mais tarde seria o avô de Davi. (Rute - Capítulos 2-4).

CONCLUSÃO: Este é um belo retrato de como Cristo nos amou enquanto nós ainda éramos pecadores, comprou-nos com Seu próprio sangue precioso e conjugou Sua herança para nós, fazendo-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Ele próprio (Romanos 5.8)...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.