Subscribe:

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CORAÇÃO QUE NÃO SÓ BATE, MAS SANGRA...


                                     CORAÇÃO QUE NÃO SÓ BATE, MAS SANGRA...
Quebra-gelo: Vamos fazer um Check-up Espiritual
Pense nos quatro últimos domingos. Avaliando estes últimos 4 domingos, você poderá avaliar como anda sua saúde espiritual, e obter um diagnóstico. Então vamos checar: 
• seu apetite (e tem sentido fome da palavra de Deus, de se colocar em Sua presença...?). 
• sua temperatura (e seu coração arde de paixão pela Palavra do SENHOR, pelos momentos de oração, de meditação, ...?); 
• sua pressão (e você não tem andado estressado, nem de pavio curto, tão pouco estourando por qualquer coisa, ...?); 
• seus reflexos (e eles têm reagido com resposta satisfatória aos impactos causados pela exposição da Palavra de Deus,...?); 
Em cada checagem deixe que um ou dois expresse seu diagnóstico rapidamente (cuidado para alguém não monopolizar as respostas)

Conclua dizendo: ...então, como diz Paulo: "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." I Co. 10:12
Por isso amados, hoje trataremos um tema importantíssimo para que espiritualmente estejamos sãos (curados) na presença do Senhor. 

Oração Inicial: Para isso vamos orar de uma forma muito especial, como uma batalha que fará cair grilhões nesta noite!
(Ore repreendendo no nome de Jesus toda tristeza, apatia, amargura, perturbação da alma, opressão maligna, deturpação da Palavra e, peça ao Espírito Santo dar entendimento aberto para a realização da cura em nossas almas) 

Texto: Salmo 42:1. Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. 2. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? 3. Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?" 4. Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava. 5. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e 6. o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. 7. Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim. 8. Conceda-me o SENHOR o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida. 9. Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo? 10. Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: Onde está o seu Deus?" 11. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Introdução: Lamentavelmente, muitas pessoas estão doentes em seu interior! E como existem pessoas doentes deixando outras doentes também! Porque a doença da alma, quando não é tratada, contamina outros ao redor... são muito críticas, pessimistas, não está bom, tendentes a sempre ver, pensar e sentir o pior, são pessoas sempre doentes. Pedem conselhos, mas nunca colocam em prática? ... são pessoas desconfiadas, inseguras... Que fisicamente estão bem, desfrutam de ótima saúde, mas estão doentes por dentro. 

EXISTE CURA PARA ALMA DOENTE!
“É Ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças.” Sl 103.3
“Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” Sl 147.3

I. Existem dois grupos de doentes da alma:
1. Os que admitem; 
2. Os que ignoram;

II. Entre os que admitem, também existem dois grupos:
1. Os que admitem e nada fazem para mudar a situação, 
2. Os que admitem e buscam ajuda,

III. Os que buscam ajuda, geralmente o fazem...
1. Buscando ajuda na Psiquiatria 
A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma" Esta não é uma especialidade humana e sim divina. A Psiquiatria é o ramo da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam eles de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. A própria psiquiatria admite: “Muitas doenças psiquiátricas ainda não tem cura.” A efetividade do tratamento também varia em cada paciente. Existe uma grande diferença entre doença EMOCIONAL e ESPIRITUAL.
A psiquiatria não tem poder para curar a alma humana de problemas gerados pela ausência de Deus!

2. Buscando ajuda Espiritualista: Vivemos num país religioso desde suas raízes e do seu descobrimento. Este “mix” de religiões tem gerado pessoas cada vez mais DOENTES!
Passe magnético, água fluidificada, aromaterapia, terapia com florais, terapia de vidas passadas, banho de descarrego (Banho de sal grosso), fez yoga, cromoterapia, e nada adianta...
A espiritualidade sem Jesus não tem poder para curar a alma humana de problemas gerados pela ausência de Deus!

3. Buscando ajuda Religiosa:
Não falta religião no mundo! Hinduísmos, xintoísmo, budismo, judaísmo, islamismo, cristianismo, catolicismo, até ateísmo. São tantos “ismos” Religião não salva, não cura, não restaura a vida das pessoas! Mas pode deixar doente e até matar. A religião, em especial neste início de século tem sido a 4ª maior causa de morte do mundo (Sendo superada apenas pelas doenças, miséria e catástrofes naturais).
Os três caminhos sempre num primeiro momento parecem ser bons, mas os 3 podem NÃO RESOLVER, OU PIOR, GERAR AINDA MAIS PROBLEMAS. 
Então o que fazer? Buscar diretamente a Deus, através de Jesus.
Decisão pessoal e genuíno arrependimento!

Passos para tratar a alma ferida:

1. ORAR ENTREGANDO TUDO PARA DEUS, abrir o coração para Deus: v. 8
Salmo 37: 5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
A ORAÇÃO FEITA COM FÉ, NUNCA FICARÁ SEM RESPOSTA!

2. LOUVAR A DEUS POR TODAS AS SITUAÇÕES: Vs. 4-5.
“Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava...Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”.
Habacuque 3: 17 a 19 - Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.
O ditado popular diz: “quem canta seus males espanta”, mas a verdade, porém, 
“É que quem louva, seu trauma estanca e os males espanta.”

3. ESPERAR EM DEUS: v. 5
“Ponha a sua esperança em Deus”. Ele diz à sua alma:
“Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. 
Salmo 71:14 -Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.
“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. At. 4:12.
Mas somente em Jesus há salvação. Se entregue a Jesus, deixe que Ele cure a sua alma, sare as suas feridas, perdoe seus pecados e lhe dê a salvação!

4. CONFIAR DE TODO SEU CORAÇÃO: v. 11
“Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
É entregar tudo. Decisão pessoal e imediata!!! 
A ansiedade gera uma série de doenças da alma. A entrega é a melhor decisão. 

Você precisa de Deus, você precisa de Jesus, entregue sem reservas sua vida confiando plenamente em sua providência.
“É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens.” – Sl 118.8

Conclusão: ORAR, LOUVAR, ESPERAR E CONFIAR 
Essa pessoa, do Salmo 42, estava com a alma amargurada; mas ele tomou 4 atitudes para curar a sua alma: Ele orou a Deus... Ele louvou a Deus... Ele esperou em Deus e confiou plenamente em Deus.
“Mas para vocês que me obedecem, nascerá o sol da justiça, trazendo com ele a salvação. Vocês serão libertados e saltarão de alegria.” Ml 4.2 – Bíblia Viva

Encerramento: Realize um período de Louvor e quebrantamento diante de Deus ao final de sua célula, com cânticos de adoração que leve ao total reconhecimento da necessidade do Senhor...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência Ada Religião Dr. Edson Cavalcante.


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.