Subscribe:

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O AMOR É TUDO...


                                                                O AMOR É TUDO...
Em I Coríntios 13:4-7, a Bíblia nos fala sobre o amor. Ela diz que: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
No grego antigo, havia três palavras que significavam amor: "eros", "phileo" e "ágape". Eles usavam a palavra de acordo com o tipo de amor a que estavam se referindo.
A palavra "eros" se referia ao amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento.
A 2a palavra "phileo" significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos. Este tipo de amor, que se desenvolve com o tempo, também deve existir no casamento.
Por último, temos o amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou Deus. Em João 3:16 a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho..." Existe maior amor do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7 . Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças, etc. Se alicerçamos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos precisamos aprender a amar. Mas, para que um casamento seja feliz é necessário existir estes três tipos de amor.
Em I Coríntios 13:4-7, Deus nos mostra as 15 características do amor que eu e você devemos expressar em nossas vidas:
1. A Bíblia nos diz primeiramente que o amor é SOFREDOR. Se tenho dentro de mim esta qualidade de amar alguém, então custo a ficar zangada, nunca levanto a voz ou perco a calma.
2. Em seguida, aprendemos que o amor é BENIGNO. Se tenho esta tão preciosa característica, então sou uma pessoa bondosa e criativa em pôr minha benignidade em prática. Procuro sempre elogiar em vez de criticar. Vejo sempre, na outra pessoa, algo positivo.
3. A Bíblia nos ensina também que o amor NÃO É INVEJOSO. Se possuo este tipo de amor, não fico com ciúmes quando a outra pessoa tem, por exemplo, um emprego melhor do que o meu; não fico insegura se a outra pessoa é mais capacitada ou mais atraente do que eu.
4. O amor NÃO TRATA COM LEVIANDADE. Se realmente amo, como digo, então não procuro ser o centro das atenções nas conversas, nem me gabo das minhas habilidades, fazendo com que meu noivo ou marido se sinta inferior ou deixado de lado.
5. A Bíblia continua dizendo que o amor NÃO SE ENSOBERBECE. Se tenho este tipo de amor, então não sou orgulhosa, nem arrogante diante da pessoa que amo. Não espero ser bajulada para fazer o que é de minha responsabilidade. Não procuro fama para mim mesma.
6. O amor NÃO SE PORTA COM INDECÊNCIA. Com esta outra característica do amor, não sou grosseira para com a pessoa que amo. Não sou sarcástica nem crítica. Procuro, cada vez mais, demonstrar meu amor com cortesia.
7. Na Palavra de Deus vemos também que o amor NÃO BUSCA OS SEUS INTERESSES. Este tipo de amor não é "auto centralizado" mas "outro-centralizado". Não me centralizo nem focalizo em mim, mas sim naquele a quem amo, buscando seu bem eterno, suas necessidades reais-eternas. Estou sempre procurando descobrir os interesses dele. Não sou possessiva com aquela pessoa que amo, não vivo exigindo os meus direitos e querendo que faça a minha vontade.
8. Aprendemos ainda que o amor NÃO SE IRRITA. Se amo, não me exaspero, nem fico facilmente amargurada. Se amo não procuro ficar sempre na defensiva, nem sou super.- sensível.
9. O amor NÃO SUSPEITA MAL. Se amo verdadeiramente, tenho que demonstrar que, de todo meu coração, confio em quem amo e tenho dentro de mim a capacidade de perdoar. Não procuro me vingar pagando o mal com o mal.
10. A Bíblia nos diz que o amor NÃO FOLGA COM A INJUSTIÇA. Com este amor na minha vida, nunca vou me regozijar quando a pessoa que amo falha, nem quando recebe a justa punição, muito menos quando recebe injustiça, seja ela pequena ou grande.
11. O amor FOLGA COM A VERDADE. Se é só a pessoa que amo que recebe o elogio ou recompensa que em parte também caberia a mim, eu assim mesmo me alegro.
12. Deus nos ensina que o amor TUDO SOFRE. Se amo, sou capaz de suportar qualquer tipo de provação ou angústia pelo bem daquele a quem amo.
13. O amor TUDO CRÊ. Com este amor, confio na pessoa que amo. Creio nela e no seu valor diante de Deus.
14. O amor TUDO ESPERA. Se estiver realmente amando, creio que Deus está agindo na vida da pessoa que amo, trabalhando e moldando como o oleiro faz com o barro. Nunca desanimo.
15. O amor TUDO SUPORTA. Pela pessoa que amo sou capaz de tudo suportar. Não fico desanimada, nem triste.
Finalmente, podemos dizer que o AMOR ÁGAPE é aquele amor que se dá e se sacrifica pelo mais alto bem da outra pessoa. Tal sublime amor prático é completamente abnegado, ou seja, busca o que é melhor para aquele que ama. O AMOR ÁGAPE também é dedicado, ou seja, continua amando aconteça o que acontecer.
Um excelente treinamento para o casamento: “Mostre amor pelas pessoas da sua família”. Lembre-se que você não tem que esperar até 'sentir' amor. Aja agora e procure amá-las...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

APRENDENDO COM A FIGUEIRA BRAVA...


                                          APRENDENDO COM A FIGUEIRA BRAVA...
A história da conversão de Zaqueu se passa em Jericó, uma cidade que ficava na província da Judéia, no vale do rio Jordão.
Jericó possuía uma vasta área verde com plantações de cereais.
Havia ainda muitas videiras, figueiras, tamareiras e palmeiras. Uma cidade onde várias muralhas foram derrubadas.
Podemos aprender lições muito valiosas, se nos atentarmos aos fatos descritos no texto do livro de Lucas 19:1-10.
Os Publicanos
Durante a dominação de Roma sobre a Judéia, a sociedade era dividida em várias classes, dentre estas, os publicanos eram, de uma forma geral, os responsáveis pela cobrança e arrecadação de taxas, tributos e impostos.
"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico."
Lucas 19:1-2
Os publicanos sofriam um repúdio muito forte dos fariseus. Muitos publicanos cobravam mais impostos do que deveriam, praticando extorsão. Enriqueciam ilicitamente. Eram considerados traidores, gatunos e ladrões. Este ódio se estendia a suas famílias também.
Zaqueu sobe no sicômoro Zaqueu sobe no Sicômoro para ver Jesus
Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!
Os publicanos eram impedidos de participar do templo e expulsos das sinagogas. Apontados por onde passavam, isolados dos seus compatriotas, eram contados como vis pecadores.
A Vida de Zaqueu
Zaqueu como todo bom judeu, foi ensinado no caminho da lei de Moisés e dos profetas. Zaqueu foi apresentado no templo, foi circuncidado e participou das festas e ordenanças que o judaísmo previa.
A verdadeira religião era o maior preceito na vida de um judeu. Muitos profetas no passado expressaram o júbilo e a alegria de servir a Deus corretamente.
Porém Zaqueu começou a notar que o judaísmo já não era o mesmo. Estava corrompido. O templo estava cheio de comerciantes salteadores. Os fariseus andavam muito bem trajados, porém com o coração cheio de rapina e perversidade. Jesus mesmo, já os havia chamado de sepulcros caiados.
Os ensinamentos de Moisés e dos profetas eram profanados. Os principais sacerdotes eram corruptos homicidas. Os cegos e coxos eram jogados a própria sorte. O cuidado da viúva e do órfão era negligenciado. O povo era manipulado pelo sinédrio. A hipocrisia tomava conta da nação.
Assim Zaqueu também se corrompia, pensou na riqueza e no luxo. Aliou-se a Roma tornando-se um publicano.
O Pai Busca os Verdadeiros Adoradores
Entretanto, Zaqueu conhecia a palavra de Deus. No íntimo do seu coração, ele sentia a falta da comunhão perfeita e agradável com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E ele demonstra isso quando procura ver quem era Jesus.
"E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali." Lucas 19:3-4
"E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" Lucas 19:3-5
Quando o ser humano toma a atitude mínima de ver quem é Deus, verdadeiramente em seu coração, é o próprio homem quem acaba por ser encontrado.
Zaqueu para ver Jesus, teve que superar obstáculos de cunho pessoal, "era de pequena estatura" e obstáculos de cunho circunstancial, a multidão.
Veja que Zaqueu utiliza de estratégias para se por à frente da multidão. Ele calcula por onde Jesus passaria. Para superar a multidão, ele "corre", ou seja, ele emprega suas energias. Isso nos ensina que por vezes, para superarmos dificuldades, é necessário empreender certo esforço.
Outro fato que vale destacar é que Zaqueu sobe em um sicômoro, um tipo de figueira brava. A figueira brava era uma árvore que dava um fruto de qualidade inferior, mas que por fim, acabou servindo para que ele pudesse encontrar com Jesus.
Isso também nos mostra que as coisas que muitas vezes parecem sem muito valor, podem ser usadas por Deus, para nos projetar a situações de vitórias. Deus utiliza das pequenas coisas para confundir as grandes. Deus usa os fracos para confundir os fortes.
Zaqueu o publicano Zaqueu Hoje me Convém Pousar em Sua Casa
Aprenda a PREGAR com o Gênesis, Cresça no Conhecimento da Palavra!
Apesar da murmuração dos fariseus, Jesus mais uma vez estende a sua mão de amor e misericórdia e opera um dos maiores milagres de seu ministério. Claro, não houve cura nesse dia, mas houve algo maior que a cura física. A cura física é temporária, enquanto que a cura espiritual, isto é, a salvação do homem é eterna, para todo o sempre!
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lucas 19:10
A Conversão de Zaqueu
Outra característica que a conversão de Zaqueu ensina, é que quando há arrependimento de pecados, há também mudança de atitude.
Quando uma pessoa verdadeiramente se arrepende, há uma busca por mudar e transformar a sua vida. Mesmo com tantas riquezas, prazeres carnais à disposição, o luxo e nada disso pôde preencher o vazio que havia no coração de Zaqueu.
Quando recebeu o dom da Salvação, com seu coração cheio de alegria, ele mudou o seu ser.
"E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metades dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado." Lucas 19:8-9
A devolução de quatro vezes o valor defraudado, está em conformidade com a lei que previa esta restituição.
"Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas." Êxodo 22:1
Aqueles que reconhecem a Jesus, como senhor e salvador, são transformados em seu caráter. Torna-se em "ex-alguma coisa". Mesmo que não se tenha praticado algum pecado tido como "grave", se alguém abre o coração pra Cristo, então este alguém tem que ser um "ex-alguma coisa".
Pode ser um "ex-angustiado". Pode ser um "ex-mau marido". Ou um "ex- mau filho". Pode ser também um "ex-mau pai", quem sabe pode ser uma infinidade de situações.

Temos toda a oportunidade e o convite de Jesus para melhorar a nossa conduta moral na família, no trabalho, na escola, na igreja e em qualquer ambiente social que estivermos.
Fica a lição final, da necessidade de reflexão e arrependimento diário em nossas vidas...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

domingo, 28 de setembro de 2014

VIGILÂNCIA E PRUDENCIA DEVEM ACOMPANHAR O CRISTÃO ATÉ A VOLTA DE JESUS...


VIGILÂNCIA E PRUDENCIA DEVEM ACOMPANHAR O CRISTÃO ATÉ A VOLTA DE JESUS...
Olhai, vigiai, e orai! (os três mandamentos que te livrarão da queda)
Chamou-me muito a atenção o fato de Jesus ter falado tanto sobre a vigilância. Várias vezes ele ressaltou a importância da vigilância. Parei para meditar nesses textos e percebi que um dos motivos que muitas das vezes não recebemos a benção, é devido à falta de vigilância. Muitos passam horas com os joelhos dobrados, mas na primeira oportunidade em que têm de colocar na prática àquelas horas de oração, põem tudo a perder.
Passam horas orando, mas quando o chefe mente e pede para dizer que ele não está, obedecem ao chefe e desobedecem a Deus, e põe tudo a perder. Passam horas orando mais na primeira oportunidade mentem, xingam, roubam, adulteram, se prostituem, odeiam, são desonestos, e depois perguntam: Senhor porque o Senhor não me responde? Ele não te responde por que você não está vivendo conforme a Sua Palavra. Não adianta passar horas orando e lendo a bíblia se não colocar em prática tudo o que leu, e o que prometeu a Deus.
A falta de vigilância é o motivo pelo qual as comportas do céu se fecham fazendo com que as bênçãos não te alcancem.
Em Marcos 13.33 Jesus diz: “Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”.
Olhar, vigiar e orar, é um mandamento do Senhor, pois disso depende a nossa posição espiritual. Temos que em todo tempo, olhar, vigiar e orar o fato. Um ato complementa o outro. Eu não posso só, olhar e não vigiar; ou eu não posso só vigiar e não orar. Ambos são interdependes.
Certa vez disse um pregador: Se você vigia, mas não ora está perdendo forças para a batalha, e se você ora, mas não vigia, você vai perder a batalha orando. Acho essa frase fantástica. Devemos realmente estar orando e vigiando se quisermos ter vitória.
Vejamos a importância dos três mandamentos do Senhor:
Olhai - Se um guarda noturno está no seu trabalho ele não pode dormir, pois a função dele é guardar e por em segurança aquilo que lhe foi confiado. Ele deve está atento a tudo. Antes de vigiar ele deve estar olhando. Pois assim ele verá qualquer presença estranha. Ao olhar essa estranha presença, estará dando o primeiro passo para desempenhar satisfatoriamente a sua função. Mas para ele ter sucesso, não deve só ficar olhando. É preciso vigiar para entender se essa estranha presença é um ladrão. E se assim for, ele possa impedir a sua ação.
Devemos estar com os nossos olhos espirituais bem abertos. Só assim poderemos detectar quando Satanás se apresentar com suas artimanhas e sutilezas. O nosso inimigo é um ser espiritual e somente através dos olhos do espírito poderemos detectá-lo e impedir que ele entre em nossas vidas.
Vigiai - Primeiro detectamos o perigo. Agora devemos vigiar para que ele não nos atinja.
Vigiar é você estar na posição de ataque. É estar pronta para rejeitar e banir todos os dardos inflamados do maligno. Temos de estar com a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, em punho. Só assim venceremos o maligno e impediremos que entre e nos roube. Observe que o versículo diz que não sabemos quando chegará o tempo. Não sabemos quando o nosso Senhor voltará para nos buscar. Sabemos que Ele virá, por isso, se estivermos em vigilância estaremos prontos. Não sabemos a que horas Satanás vai nos tentar e lançar as suas setas. Mas devemos está vigiando para quando ele atacar, venhamos nos levantar em nome do Senhor, e o expulsar, em nome de Jesus. A vigilância é o veiculo que nos livrará da tentação e nos conduzirá em oração aos braços do pai.
Orai - Há muito tempo ouvi uma frase que diz: A oração é a corda que move a mão de Deus. Quando nos colocamos na presença do Senhor e oramos (conversamos com Ele), verdadeiramente, o Senhor se agrada, e se inclina até nós, e nos dá vitória. Pois é através da oração que mantemos uma intima comunhão com Ele. Então devemos estar sempre orando. É a oração que nos dará forças para vencermos, em vigilância, a tentação.
Jamais podemos separar uma coisa da outra, observe que quando Eva estava no jardim, às três coisas estavam á disposição dela. Se você falhar em uma delas a queda, com certeza, será fatal. Eva olhou e viu a serpente (diabo). Mesmo tendo visto a serpente, ela não vigiou e acabou aceitando as sugestões da serpente. Não adiantou só olhar. Talvez, ela também estivesse orando, mas faltou à vigilância. E o resultado foi à queda espiritual de Eva e logo em seguida a de Adão, que também não vigiou.
Portanto, devemos orar em todo tempo, como disse o apóstolo Paulo, pois precisamos de forças para vencer quando chegar o dia mal.
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38). Muitos usam esse versículo para darem base à vida pecaminosa que querem leva. Alegam que pecam porque a carne é fraca. Sim, de fato Jesus disse isso, mas disse também, que o espírito está pronto. O nosso espírito estará sempre pronto, se estivermos levando uma vida de oração e vigilância. É no nosso espírito que armazenamos a Palavra de Deus, e é através da Palavra de Deus que nos fortalecemos e desejamos orar, vigiar, e estar sempre atentos. Quando a Palavra de Deus está escondida em nossos corações, sabemos o que é certo e o que é errado, e decidimos não pecar contra o Senhor (Salmo 119.11).
Portanto, se quisermos vencer essa constante luta , devemos nos vestir da armadura de Deus que está em Efésios 6.13 – 18. Essa armadura nos fará forte o suficiente para vencermos os dardos inflamados do maligno. É a arma com a qual venceremos esse dardo, juntamente com o escudo da fé. É pela fé na gloriosa Palavra de Deus que resistimos ao diabo e ele foge de nós como disse Tiago na sua epístola.
Vigiemos, pois! Quem estivermos alimentando mais, esse será o vencedor. Se estivermos alimentando mais a nossa carne, no sentido de buscarmos somente as coisas dessa terra, os prazeres momentâneos e passageiros, com certeza ela prevalecerá. Mas se tivermos alimentando o nosso espírito e a cada dia nos enchermos da Palavra de Deus, orando e vigiando, com certeza seremos mais do que vencedores, pois escolhemos estar em Cristo. A luta na verdade existe, mais somos nós que decidimos quem vencerá: se a carne ou o espírito.
Uma coisa que acontece muitas vezes é que queremos olhar para a vida dos outros, e vigiar o gesto e atitudes dos outros e esquecemos a nossa própria vida. Mas Cristo nos diz: “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia” (Lc 21.34). Se estivermos olhando para nossas próprias vidas, concertando aquilo que podemos concertar, vigiando por nós mesmo, não buscando as coisas da terra, as coisas naturais, com certeza, quando Cristo vier buscar a sua igreja, estaremos de pé diante Dele, e subiremos com o Cordeiro e para sempre com Ele reinaremos.
Caso contrário, se o nosso coração estiver cheio dos cuidados dessa vida, aquele dia nos pegará de surpresa, e pagaremos muito caro, por ter tido a oportunidade de olhar, vigiar e orar, mas por escolha própria termos negligenciado esse mandamento tão glorioso.
Podemos citar um grande exemplo de vigilância. Um homem que vigiou para que os inimigos não lhe roubassem algo muito importante, foi Gideão. Em Juizes 6.11 nos diz que: Gideão estava no lagar, malhando o trigo, para salvá-lo dos midianitas. Ou seja, Gideão estava em total vigilância. Ele estava cansando de sempre perder a colheita para os midianitas, então decidiu vigiar e guardar o trigo, para que os inimigos não o roubassem. Portanto, se até agora você tem perdido algo, você tem sido roubado por satanás, (pois essa é a função dele, roubar, matar e destruir) é porque você não tem vigiado, e quem não vigia se torna presa fácil diante do inimigo. Se você já está cansado de tantas derrotas e fracasso, dê um basta nisso nesta hora e se levante em vigilância, com autoridade e não permita mais que satanás roube os teus planos e sonhos.
Gideão usou uma estratégia fantástica! Ele foi malhar o trigo no lagar, onde jamais os inimigos iam achar, pois o lagar era o lugar de pisar uvas, e não trigo. Jamais os midianitas achariam que o trigo estivesse no lagar. Se você guardar a Palavra de Deus em seu espírito, jamais o inimigo a roubará de você. Observe que vigiamos e guardamos o que tem valor para nós. Gideão estava guardando o trigo (símbolo da Palavra), seu alimento diário, pois se os inimigos o roubassem ele iria passar fome. Se para você a Palavra de Deus tem importância, você vai vigiar para que a ave de rapina (satanás) não a roube de você.
Use a Palavra de Deus, a oração e a vigilância como os únicos pontos de estratégia que te fará vencer, e fará com que o inimigo fuja derrotado e envergonhado. Pois Deus quer te levantar como fez com Gideão, para dar vitória ao Seu povo, mas é necessário que você esteja na posição de vigilância, como Gideão estava. Se Gideão tivesse malhando o trigo no lugar de sempre, com certeza os inimigos o roubaria. Isso nos mostra que se tivermos cometendo os mesmos erros, com certeza satanás virá e nos arrasará.
Mude de atitude! Crie estratégia e veja qual é o lugar em que você está dando espaço para satanás agir e mude isso agora em nome de Jesus.
Que esse estudo venha te abençoar, e abrir o teu entendimento de uma maneira tal, que você possa a partir de hoje, dar mais valor, não somente a oração, mais também a vigilância. Pois o céu nos espera e somente se tivermos olhando, vigiando, e orando chegaremos lá.
Quem olha, vigia, ora, lê a Palavra e a pratica, o seu rumo é o céu. Pois quem cumpre esses mandamentos está de pé, e alcança a vitória.
“Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas” (Ap 16.15)...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante.

sábado, 27 de setembro de 2014

JAEL MULHER DETERMINADA QUE TAMBÉM MATA GIGANTE...


                          JAEL MULHER DETERMINADA QUE TAMBÉM MATA GIGANTE...
“Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele em profundo sono e mui exausto; e, assim, morreu. E eis que, perseguindo Baraque a Sísera, Jael lhe saiu ao encontro e lhe disse: Vem, e mostrar-te-ei o homem que procuras. Ele a seguiu; e eis que Sísera jazia morto, e a estaca na fonte.” Juízes 4:21.22
Jael significa literalmente, cabra selvagem. Seu nome denota a atitude de seu caráter e comportamento em enfrentar os desafios da vida. Uma mulher corajosa e valente que foi muito importante na sua geração, derrotando o maior inimigo do povo de Israel: Sísera.
Sísera era comandante do rei Jabim, de Canaã. Seu exército aterrorizava as nações e lhes imprimia derrota com seus 900 carros de ferros, matando crianças, jovens, mulheres, homens e velhos, por onde quer que passasse. Ele era o terror das nações, vivendo sempre oprimindo os povos.
Israel vivia escravizado por Sísera já por vinte anos, subjugando-o e humilhando-o com seus atos perversos.
Nesse período, Deus levanta uma liderança feminina: Débora,  para livrar a nação de Israel do jugo de Sísera. Quando homens se acovardam, ou são insensíveis aos comandos de Deus, Ele sempre provê libertadores de onde muitos não esperam que surpreendam nosso entendimento.
Deus colocou os homens para liderarem, serem cabeças, mas quando pecam, ou quando não assumem o seu real papel constituído na palavra, então, perdem o poder e autoridade delegada a seu favor.
Quantos homens foram chamados por Deus para se arrependeram de seus pecados, no tempo de Débora e Jael, e não obedeceram, ou não assumiram a autoridade constituída por Deus?
O próprio Baraque, quando convocado por Débora para liderar a vitória contra Sísera, já decretada por Deus, demonstra em suas palavras uma atitude de covardia e incredulidade, pedindo ajuda de Débora  para ir à batalha contra o exercito inimigo.  “Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos. Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.” Juízes 4:6-8
Do comportamento equivocado de Baraque, é que Débora usada por Deus profetiza quem iria matar o maior inimigo de Israel: uma mulher chamada Jael. “Ela respondeu: Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o SENHOR entregará a Sísera. E saiu Débora e se foi com Baraque para Quedes.” Juízes 4: 9
Um princípio poderoso podemos aprender com a reação de Baraque: Nas atitudes de covardia e incredulidade, Deus usa as coisas loucas do mundo para confundir as fortes. “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” I Coríntios 1:26-29
Jael, era uma mulher simples, vivia em tenda, no deserto. Uma mulher do lar, mas Deus conhecia seu coração e sua vontade de obedecer a sua palavra. Uma mulher inteligente sabia quanto mal Sísera cometia contra as nações.
A conivência e a inércia são pecados de muitos. Mesmo vendo as transgressões de  políticos, de homens poderosos, que manipulam, que matam, que destroem  vidas não fazem absolutamente nada. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” Tiago 4:17
Jael, com sua atitude, mudou o curso de sua geração e um futuro contínuo de aprisionamento, de opressões, de angústias, pode transformar-se em tempo de paz e prosperidade, livre do perverso e maligno: Sísera, o gigante da maldade.
Jael não era combatente de uma causa perdida, nem infectada pelo espírito da inércia, descaso e da insensibilidade pelos conflitos sociais, políticos e religiosos de sua época.
Jael era uma militante ativa, pronta para ser usada por Deus, para o bom propósito que Ele tinha para ela. Deus a escolheu para vencer e destruir todos os gigantes que atormentavam seu povo.
Deus tem nos escolhido para vencer, e fazer a diferença em nossa geração!!!
O que fazer quando os gigantes da maldade vierem nos confrontar ou propuserem acordos?  O que fazer quando a maldade entrar em nossa casa e quiser dormir em nossa cama? O que fazer quando o inimigo vier dormir na cama e fazer parte de nossa intimidade?
Jael nos ensina algumas decisões importantes que temos que tomar para que o inimigo não prevaleça sobre nós:
A primeira decisão importante que Jael faz é deixar-se usar pelo poder de Deus para cumprir seu propósito, sua vontade;
Segundo: Jael comporta-se com sabedoria diante de um gigante do mal, espera o momento certo de destruí-lo. Não vai de qualquer jeito, ela tem estratégia, sabe o momento certo de agir. “Saindo Jael ao encontro de Sísera, disse-lhe: Entra senhor meu, entra na minha tenda, não temas. Retirou-se para a sua tenda, e ela pôs sobre ele uma coberta.” Juízes 4:18
Terceiro: Jael nunca obedece à voz do inimigo. Ele não pode ditar normas em nossa própria casa. Sísera pede água para beber ela dar leite. “Então, ele lhe disse: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede. Ela abriu um odre de leite, e deu-lhe de beber, e o cobriu. E ele lhe disse mais: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que, se vier alguém e te perguntar: Há aqui alguém?, responde: Não.” Juízes 4:19,20
Quarto: Jael não permite que outro ocupe o lugar de seu Senhor. Ela mata o inimigo que quer ocupar o lugar do noivo.
Muitas mulheres são derrotadas porque já deixaram outro homem (inimigo) dormir na cama de seus maridos, ou estão adulterando na mente, desejando aquele que destruirá sua vida e família.
Quinto: Jael não se atemoriza, não treme e não sucumbe. Enfrenta e atinge, mortalmente, na fonte (cabeça), àquele que estava destruindo sua nação. “Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele em profundo sono e mui exausto; e, assim, morreu.” Juízes 4:21
Atingir na fonte (cabeça), com uma estaca, ao inimigo, mortalmente,  nos lembra que só a Cruz de Cristo pode destruir completamente  o maior inimigo de nossas almas: Satanás. O gigante destruidor que veio para matar, roubar e destruir.
Jael é lembrada no cântico de Débora como uma mulher bendita que foi usada por Deus ao destruir, o maior inimigo de Israel (Sísera), dentro de sua própria casa. Uma mulher corajosa, fervorosa, intrépida, nacionalista, e muita sensível a voz e os comandos de Deus para sua vida. “Bendita seja sobre as mulheres Jael, mulher de Héber, o queneu; bendita seja sobre as mulheres que vivem em tendas. Água pediu ele, leite lhe deu ela; em taça de príncipes lhe ofereceu nata. À estaca estendeu a mão e, ao maço dos trabalhadores, a direita; e deu o golpe em Sísera, rachou-lhe a cabeça, furou e traspassou-lhe as fontes. Aos pés dela se encurvou, caiu e ficou estirado; a seus pés se encurvou e caiu; onde se encurvou, ali caiu morto.” Juízes 5:24-27
Minha irmã, meu irmão, quantos gigantes como Sísera, tem tentado te destruir?
Que a força de Deus que estava em Jael, esteja contigo, para eliminar todo mal que tenta acercar-se de ti e de teus amados.
Deus te escolheu para vencer, e fazer a diferença em tua geração...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL...


                                                      DISCERNIMENTO ESPIRITUAL...
1. A Bíblia confirma o fato do mundo espiritual de que há verdadeiros seres incorpóreos (sem corpo físico).Na verdade, estes seres existem em grandes números e em três esferas principais, e eles têm personalidade e caracteres peculiares.
A Bíblia menciona as palavras “espírito” ou “espíritos” 990 vezes. Na verdade, toda vida é espírito.
Deus soprou o espírito de vida para dentro do homem e ele passou a ser uma alma vivente. Quando o espírito parte, o homem morre (Gênesis 2.7; Eclesiastes 8.8; 12.7; 3.18-21; Tiago 2.26; Jó 32.8; 33.4). Ainda que tenhamos a tendência de ser inconscientes do mundo dos espíritos que nos cerca, somos, na realidade, altamente influenciados e controlados por ele. A Bíblia diz que os pecadores são tomados cativos pelo diabo e são controlados por sua vontade no âmbito espiritual (2 Timóteo 2.26). Isto não é algo estanho ou incomum; ao invés, é a maneira como as coisas têm sido desde pouco depois de Adão ter sido criado. Normalmente, é necessário que tenhamos uma experiência ou contato com o campo espiritual antes que, de fato, nos inteiremos de sua realidade. Antes disso, ele é mais uma teoria do que realidade.
2. A Bíblia ensina que Deus é espírito e que todo o seu domínio é um domínio espiritual.
Jesus ensina, em João 4.24, que Deus é espírito, e mais tarde, o escritor de Hebreus nos informa que ele é também o “Pai dos espíritos” (Hebreus 12.9). Deus está cercado de seres espirituais nos céus.
Lemos sobre os anjos, serafins e querubins, que são todos seres espirituais (Hebreus 1.7-14; Gênesis 3.24; Isaías 6.2-6).
A Bíblia também nos diz que há um incalculável número deles (Daniel 7.10; Mateus 26.53), Deus é chamado de “O Senhor dos Exércitos”. Estes exércitos celestiais são organizados em principados (ou esferas) e tronos. Alguns são mais elevados em beleza e autoridade (lembre-se de Lúcifer, também de Gabriel, o anjo mensageiro e de Miguel, o anjo guerreiro). (1 Pedro 3.22; Colossenses 1.16; Efésios 3.10).
3. A Bíblia ensina que o campo de ação de satanás é o âmbito espiritual.Satanás era, originalmente, um anjo de Deus de alto posto, o qual caiu por causa do orgulho, ambição e rebeldia (Isaías 14.12-15; Ezequiel 28.12-18).
Ele modelou o seu reino à maneira do de Deus com relação ao fato de que ele tem organizado:
Sistemas, principados e poderes (Daniel 10.12-13; João 14.30; Efésios 2.1-2; Efésios 6.12). Seus demônios são espíritos também (Lucas 10.17-20; 1 Timóteo 4.1; Apocalipse 16.14; Mateus 12.43-45)
4. A Bíblia nos diz que o homem também tem um espírito (1 Coríntios 2.11; Jó 32.8; Zacarias 12.1; Tiago 2.26).
O homem, então, é alma e espírito vestidos com o corpo (1 Tessalonicenses 5.23). Se simplesmente considerarmos estes fatos do mundo espiritual e do inter-relacionamento deles, veremos que é impossível que uma pessoa permaneça neutra sem ser afetada por influências espirituais. O fato de que uma pessoa exista significa que ela, necessariamente, estará envolvida no âmbito espiritual e terá que enfrentar e lidar com as realidades e influências espirituais.Na realidade, no sistema atual das coisas, todos estes três âmbitos estão em guerra um com o outro. Em outras palavras, há um sentido em que o homem está em guerra tanto com o Espírito de Deus como com os espíritos de satanás. E Deus está em guerra com o mal do espírito do homem e com os maus espíritos de ?Sua Majestade Satânica?. Satanás e seus espíritos estão em guerra com o espírito do homem e com o Espírito de Deus.Esta guerra é maior que uma guerra mundial; ela é uma guerra universal.
Esta é, na verdade, o verdadeiro campo de batalha do bem contra o mal, da justiça contra a injustiça (Efésios 6.11-12), “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Já que isto é verdadeiro, Deus, então, proporciona ao crente uma armadura e equipamentos espirituais para que ele possa ter a vitória nesta guerra (2 Coríntios 10.3-5). Esta referência nos mostra que a batalha é no campo dos pensamentos e da mente. É bom que nos lembremos de que todos os pensamentos se originam nos espíritos. Os corpos não pensam as árvores ou objetos inanimados não pensam, mas os espíritos pensam (1 Co 2.11-12). Todos os pensamentos vêm de um dos três âmbitos espirituais.
Devemos reconhecer isto e resistir àqueles que vêm de nossos espíritos ou de maus espíritos, os quais são impuros e pecaminosos.
O que é o Dom do “Discernimento de Espíritos”:
O dom de discernimento de espíritos é a habilidade ou capacidade, dada por Deus, de se reconhecer a identidade (e, muitas vezes, a personalidade e a condição) dos espíritos que estão por detrás de diferentes manifestações ou atividades.
Discernir significa perceber, distinguir ou diferenciar.
A linha divisória entre uma operação humana e divina pode ser obscura a alguns crentes, mas alguém com a faculdade do discernimento espiritual vê uma separação clara. Somente o fato de que há a possibilidade de todos os três âmbitos espirituais serem manifestos por meio do homem faz com que este dom seja essencial na Igreja.
Este dom é, geralmente, concedido aos pastores do rebanho de Deus e aos que estão em posição de guardar e de guiar aos santos (Atos 20.29-30; Ezequiel 33.7; Marcos 3.26-27).
Parece que este dom quase se torna uma faculdade permanente na vida de um indivíduo, funcionando, constantemente, sempre que qualquer ocasião para o seu uso se apresente. E ele pode funcionar em vários níveis...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

BUSCAR A JESUS OU BENS MATERIAIS...


                                          BUSCAR A JESUS OU OS BENS MATERIAIS...
INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Isaías 39:1-8
1. O materialismo visa apenas o que é de ordem material, concreta e visível.
2. O materialismo está em alta no século XXI juntamente com o capitalismo – comprar e possuir, ter para ser...
3. O materialismo infiltrou-se nas igrejas, nas casas e nos corações dos cristãos. O problema é que muita gente não percebe, e, quando Deus confronta, não há aceitação.
I.   O MATERIALISMO DO CORAÇÃO É MENSURÁVEL EM TUAS PRIORIDADES  – Isaías 39:1-4
Só Deus vê o coração; no entanto, o ser humano revela o que tem no coração. O rei Ezequias, que fora curado por Deus, recebeu visitas da Babilônia; ao invés de mostrar-lhes a glória de Deus, mostrou sua própria glória. Havia orgulho em seu coração.
1. O materialismo induz o ser humano a exibir o que tem: A ênfase nos bens materiais (casas, apartamentos, carros, empresas, fazendas, etc.) revelam o que há no coração.
2. O materialismo se baseia no conceito de que o valor de alguém está mais em ter do que ser: Desta forma, crentes ricos são considerados mais abençoados; os melhores testemunhos têm a ver com aquisição de bens materiais e as mais apreciadas pregações são as que prometem prosperidade e riquezas.
3. O materialismo não é visto no coração, mas percebido na ação: O materialismo é refletido na insensatez de apresentar aos visitantes e amigos o que de material há em nossa casa, ignorando a oportunidade de glorificar a Deus, que é dono de tudo e quem doa tudo o que temos.
II.  O MATERIALISMO VALORIZA COISAS MATERIAIS MAIS DO QUE AS ESPIRITUAIS – Isaías 39:3-4
Para Ezequias os bens materiais que recebera de Deus valiam mais que a glória do Senhor. Os emissários da Babilônia foram informar-se com Ezequias da cura e do Deus que o havia curado, porém ele mostrou-lhes apenas suas riquezas.
1. O materialismo oculto no coração se materializa na vida: Quando o materialismo toma conta do coração o ser humano valoriza apenas o que satisfaz o orgulho.
2. O materialismo se torna visível nas palavras: Quando o materialismo toma conta do cristão a bondade, a graça e a misericórdia de Deus são ignoradas.
3. O materialismo se torna nítido nas atitudes: Quando o materialismo toma conta da razão, glorificar a si mesmo tem mais lógica do que glorificar a Deus.
III. O MATERIALISMO SE LEVANTA COMPLETAMENTE CONTRA DEUS – Isaías 39:5-8
O profeta Isaías aproximou-se do rei Ezequias e perguntou-lhe: "O que viram em tua casa?" Esta pergunta é profunda e intencional. É uma avaliação. A resposta sincera a esta pergunta revela o que há no íntimo do coração. O coração de Ezequias revelou uma paixão dominante de uma natureza materialista (verso 4).
1. Deus reprova o apego aos bens materiais: A Bíblia não condena a riqueza, não declara que ter bens materiais é pecado, nem que o dinheiro é a raiz de todos os males. Deus reprova o amor e o apego a estas coisas.
2. Deus condena a falta de reconhecimento de que tudo o que alguém possui pertence a Ele: A riqueza só é perigosa quando compete com seu verdadeiro dono: Deus. Há condenação apenas quando o tempo dedicado é mais para os bens que recebemos de Deus, do que para Deus, o dono dos bens.
3. Deus prevê a consequência das atitudes materialistas: O profeta apresenta que, ao invés dos visitantes levarem a Babilônia um registro do Deus de Ezequias, eles levaram um registro das riquezas que viram. Assim a Babilônia planejaria enriquecer-se com os tesouros de Jerusalém e não a reverenciar o Deus todo-poderoso que curou o rei de Jerusalém.
CONCLUSÃO:
1. O servo de Deus deve ser cuidadoso em reconhecê-Lo como fonte de todas as suas posses e de todas as suas realizações.
2. O servo de Deus deve cuidar ao receber visitas para não perder a oportunidade de apresentar-se como alguém abençoado por Deus.
3. O servo de Deus deve conscientizar-se que não foi chamado para exibir sua prosperidade ou realizações materiais; mas declarar que, como Ezequias, estava morrendo, mas Cristo o curou; estava morto nos pecados, mas Cristo o ressuscitou.
APELO:
1. Não troque a glória de Deus pelo materialismo, o qual faz com que a bênção de Deus seja considerada coisa natural.
2. Não troque a glória de Deus pelo materialismo, o qual faz daquele que recebe a misericórdia e graça de Deus tornar-se autossuficiente.
3. Não troque a glória de Deus pelo materialismo, porque o materialismo é passageiro, arriscado e frágil, mas o espiritual é eterno, real e perfeito...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A ORAÇÃO RESPONDIDA...


                                                         A ORAÇÃO RESPONDIDA...
Quem nunca orou para Deus, pedindo algo ou clamando por solução?
Todos nós em algum momento, entramos em contato com Deus, pedindo-lhe algo, para nosso beneficio ou beneficio do Próximo. Mas e quando a nossa oração não é correspondida no momento que  nós queremos? Primeiramente devemos ter consciência de que o nosso tempo não é o tempo de Deus, muitas pessoas já ouviram isso, o meu tempo é diferente do de Deus, e nós não recebemos no nosso tempo por que com certeza o tempo de Deus é bem melhor, e virá numa hora melhor.
Mas para recebermos o que pedimos em nossa oração, precisamos de estar em ordem com Deus, e Deus nos dá algumas condições para que recebamos a oração!
1 - Necessitamos de Fé "E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?" - Romanos, 4 V 17.
      "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." - Gálatas, 5 -V 22
      Como Deus irá ouvir nossa oração, sendo que nós mesmos não temos fé? Como Jesus mesmo disse "Homens de pouca Fé". Temos que ter fé, como diz na bíblia, uma fé do tamanho de um grão de mostarda move montanhas!
2 - Necessitamos de Pureza, quando nosso coração está impuro, nós colocamos uma parede entre nós e o trono de Deus, pois Deus é santo!
     "E, quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas." Marcos, 11, V 25
     "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João, 15, V 7
       Como diz em João, 15, 7. Se nós estivermos em Jesus, e a palavra de Deus estiver em nós, tudo o que pedirmos Deus irá nos contemplar!
3 - Precisamos de ter Vontade de Deus. Como clamar á um Deus tão maravilhoso, sendo que nós não queremos conhecer mais desse Deus maravilhoso?
"Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis." Marcos, 11 V 24
"Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele." João, 15 V 7
4 - Temos ter Segurança na nossa oração!
  "E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." marcos, 17 V 20
5 - Harmonia
"Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." 1 Pedro 3, V 7
 Neste versículo, é bem claro que a harmonia é fundamental para nossa oração!
6 - Amor. O Amor é primordial em qualquer relação, e não é diferente com a oração, precisamos de amor em nosso coração!
"O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido." Provérbios 21, V 13
  Olha que versículo importante, se voce tampar seu ouvido ao clamor de uma pessoa que necessita, você clamará a Deus e ele não ouvirá!
7 - E principalmente Obediência. É muito difícil, um pai dar algum presente á um filho desobediente! a mesma coisa acontece com a palavra de Deus.
" Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;
E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; Lucas 7, V 11,12 e 13.
Então, antes de você fazer sua próxima oração, verifique se você atende á todos esses requisitos! Deus irá te abençoar caso você se acerte!
A oração do justo, pode muito em seus efeitos!
Graça e Paz...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante


terça-feira, 23 de setembro de 2014

SINCERIDADE ATRIBUTO DO CRISTÃO...


                                           SINCERIDADE ATRIBUTO DO CRISTÃO...
I Samuel 16
”Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”I Samuel 16:7
O texto acima narra a história de quando Samuel foi ungir um dos filhos de Jessé para se tornar futuramente Rei. Jessé naturalmente começa a apresentar diante do profeta seus filhos naturalmente mais capacitados, mas aprouve Deus escolher a Davi para ser ungido, mesmo aparentemente este sendo o menos provável.
A expressão destacada no versículo acima e usada pelo Senhor a Samuel nos traz muitos ensinamentos. Inspirada nesta e outras passagens é que muitos afirmam para si mesmo que Deus se importa somente com a sinceridade do nosso coração, e isso é uma verdade quando aplicada no mesmo contexto correto. Creio que realmente quando Deus nos escolhe, ele não está refém de nossas habilidades naturais, nossa capacidade humana para nos relacionarmos e influenciarmos outros, por mais que tudo isso possa ser de grande ajuda para a nossa vida cristã e corrida ministerial. Quando Deus escolhe alguém, creio que o que Ele precisa é apenas de um coração disponível, um coração sincero e O próprio se encarrega de capacitar o escolhido.
Porém, vejo algumas pessoas usando essa expressão (“Deus vê apenas a sinceridade do nosso coração”) no sentido de que mesmo que elas estejam erradas, mesmo que não estejam alinhadas com aquilo que Deus quer, mesmo que estejam liderando fora de princípios, Deus está vendo que ela está com o coração sincero diante dEle e por isso ele irá abençoá-la. Isso é um grande engano!
A nossa sinceridade de coração se torna visível e real quando vemos onde estamos errados e por amor a Ele mudamos o rumo das coisas. Deus estabeleceu princípios que não serão quebrados nem por aquilo que podemos chamar de sinceridade de coração. Se estivermos errados, se estamos quebrando princípios, não devemos achar que podemos permanecer do mesmo jeito e esperando receber algo de Deus para nossa vida ou ministério. Se você está errado, quebrando alguns princípios, mas buscando a benção com verdadeira sinceridade no coração, parar e se consertar não será problema para você...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

QUANDO POMOS EM PRATICA EM NOSSAS VIDAS DA BONDADE E MISERICÓRDIA DE DEUS...


QUANDO POMOS EM PRATICA EM NOSSAS VIDAS DA BONDADE E MISERICÓRDIA DE DEUS...
SALMO 23.6
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”.
A BONDADE E A MISERICÓRDIA DE DEUS
Há uma estorinha muito interessante. Conta-se que Jesus Cristo resolveu voltar a terra... E decidiu vir vestido de médico!
Procurou um lugar para descer, escolheu no Brasil um posto de saúde do SUS. Viu um médico trabalhando há muitas horas e morrendo de cansaço.
Jesus então entrou de jaleco, passando pela fila de pacientes no corredor, até chegar ao consultório.
Os pacientes viram e falaram: “Olha aí, vai trocar o plantão”.
Jesus Cristo entrou na sala e falou para o colega que podia ir, que ele iria tocar o ambulatório dali por diante.
E, todo resoluto, gritou: “O PRÓXIMO!”. Entrou um paraplégico de cadeira de rodas.
Jesus Cristo levantou-se, olhou bem para o aleijado, e com a palma da mão direita sobre sua cabeça disse: LEVANTA-TE E ANDA!
O homem levantou-se, andou e saiu do consultório empurrando a própria cadeira de rodas.
Quando chegou ao corredor, o próximo da fila perguntou: E aí, como é esse Doutor novo?
Ele respondeu: igualzinho aos outros... Nem examina a gente!
Moral da estória: Tem gente que já recebeu o milagre, mas não vê porque vive pra reclamar ou botar defeito em tudo nessa vida!
Ele não percebe a bondade e a misericórdia de Deus ainda que receba o maior de todos os milagres.
O salmo 23 fala, de forma eloqüente, do cuidado de Deus com cada um de nós.
No ambiente histórico, Davi estava falando sobre suas freqüentes visitas ao tabernáculo onde ele se entregava à adoração, ao louvor e à oração.
Davi reflete sobre a lealdade e devoção dos pastores orientais em seu cuidado pelas ovelhas, protegendo-as do perigo, alimentando-as e conduzindo-as às campinas verdejantes e águas tranquilas... Não deixando lhes faltar nada!
Davi se compara a uma ovelha do aprisco divino. As palavras-chaves do salmo falam da segurança que Jesus, o Supremo Pastor, nos dá.
O salmo apresenta algumas figuras que ilustram o cuidado de Deus com cada um de nós. Fala de repouso (v. 2); fala de justiça (v. 3); fala de consolação (v. 4 b); fala de vitória sobre os inimigos (v. 5).
O salmo começa e termina falando sobre a presença de Deus em nossas vidas e termina dizendo que existem dois sinais da presença de Deus em nossas vidas: Bondade e misericórdia.
Estas duas virtudes se completam e ao mesmo tempo se confundem entre si. Quem é bondoso é também misericordioso, e vice-versa.
Aqui, no verso 6, temos três coisas que merecem nossa ponderação:
A primeira é A Segurança de que a promessa de Deus será cumprida na terra: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão”. A palavra que vem como confirmação desta verdade é “certamente”.
A segunda é A duração do cumprimento da promessa de Deus na terra: “Todos os dias da minha vida”.
A terceira é A extensão do cumprimento da promessa de Deus na eternidade: “E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”.
A mensagem central do salmo 23 é que Deus nos guia, nos protege e nos acompanha em nossa vida inteira.
Desde quando nascemos até quando morremos, Deus está presente em todos os momentos de nossa vida.
Há muito tempo eu vi uma notícia que chamou minha atenção. Era um dia comum na vida dos cidadãos de Belo Horizonte, a capital do Estado de Minas Gerais.
O dia estava bonito e algumas pessoas faziam sua caminhada rotineira às margens do Lago da Pampulha.
De repente um cidadão ouviu um som semelhante a um gato miando. O cidadão olhou ao seu redor e não viu nada. Ouviu o som novamente. De onde vinha aquele som?
Olhou para dentro do lago e viu um embrulho amarrado a um pedaço de madeira flutuando na água. O som parecia vir daquele embrulho.
Estranhamente a correnteza trazia o embrulho para a margem do lago em vez de levá-lo para o fundo.
O cidadão interrompeu sua caminhada e resolveu verificar o conteúdo daquele embrulho.
E qual a surpresa daquele cidadão quando ao abrir o embrulho viu que havia nele uma criança ainda viva que acabara de nascer e havia sido abandonada pela mãe.
Este fato me deixou impressionado. E me chamou a atenção para uma coisa: Que apesar de tanta maldade e destruição...
E apesar de tanta perversidade... a bondade e a misericórdia de Deus continuam a prosperar.
O que eu tenho que fazer para enxergar a bondade e a misericórdia de Deus?
Olhe ao redor!
O cidadão que caminhava na beira do lago precisou apenas olhar para o embrulho para ver as provas da bondade e da misericórdia de Deus.
Ele mesmo se tornou um instrumento de Deus para salvar a vida de uma criança.
Uma das formas de comunicação mais impressionantes é a linguagem dos surdos. Devido a sua impossibilidade de ouvir, eles transferem a função dos ouvidos para os olhos e sua linguagem se processa através de sinais feitos com as mãos.
Esse exemplo é perfeitamente aplicável ao nosso relacionamento com Deus.
Deus não nos deu olhos somente para lermos a Sua palavra, mas também para vermos e provarmos sua bondade e misericórdia!
Nos dias de hoje não é comum ouvirmos a voz de Deus com os nossos ouvidos como aconteceu no passado.
Mas se não podemos ouvir a voz de Deus, podemos ver as ações de Deus!
Deus fala através das ações de bondade e misericórdia de pessoas que Ele coloca em nosso caminho!
Muitas vezes nos sentimos órfãos. Pensamos que Deus nos criou, colocou-nos na terra e esqueceu-se de nós.
Isso acontece porque não compreendemos a bondade e a misericórdia de Deus. Em qualquer circunstância, Deus é bom para nós!
Havia um rei que não acreditava nos desígnios e na bondade de DEUS. Ele tinha um
Súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade.
Dizia ele: “Meu rei, não desanime... Tudo que DEUS faz é perfeito. ELE nunca erra”.
Um dia, o rei saiu para caçar com seu súdito e uma fera da floresta o atacou.
O rei fez a pontaria, mas a arma falhou e o tiro saiu pela culatra, atingindo o seu dedo.
O súdito conseguiu matar o animal, mas o rei perdeu o dedo mínimo da mão direita.
O rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou ao súdito:
“E agora, o que você me diz? DEUS é bom? Se DEUS fosse bom eu não teria sido atacado e não teria perdido o meu dedo”.
“Meu rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que DEUS é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para o seu bem. Tudo que DEUS faz é perfeito. ELE nunca erra”.
O rei, indignado com a resposta do súdito, mandou prende-lo na cela mais escura e fedida do calabouço.
Após algum tempo, o rei saiu novamente para caçar e aconteceu de ele ser atacado por uma tribo de índios que vivia na selva.
Esses índios eram temidos por todos porque faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Prenderam o rei e começaram a preparar o ritual do sacrifício.
Quando estava tudo pronto, o rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena examinou o rei e disse furioso:
“Este homem não pode ser sacrificado! É defeituoso! Ele não tem um dedo”. E o rei foi libertado.
Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, mandou libertar seu súdito e pediu que o mesmo viesse em sua presença.
Ao ver o súdito, abraçou-o afetuosamente e lhe disse:
“Meu caro, DEUS foi realmente bom comigo. Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos”.
“Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: Se DEUS é tão bom, porque permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto o defendeu?”
“Meu rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum”.
“Portanto, lembre-se sempre: tudo que DEUS faz é perfeito. Ele nunca erra. Deus é bom!”...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da Religião Dr. Edson Cavalcante