Subscribe:

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

COMO DEVEMOS NOS PORTAR DIANTE DE UMA GRANDE TEMPESTADE EM NOSSA VIDA...


COMO DEVEMOS NOS PORTAR DIANTE DE UMA GRANDE TEMPESTADE EM NOSSA VIDA...
Hoje vamos falar sobre um fenômeno natural: as tempestades. Por outro lado, este tipo de situação nos ataca as circunstâncias da vida, podemos ter tempestades em áreas de nossas vidas. Sendo assim vamos partir do ponto de observação de duas tempestades que são descritas nos evangelhos de Mateus e Marcos, onde vemos o Poder de Jesus sobre tais tempestades. (Marcos 4.35-41 e  Mateus 14.22-32)
Tempestade é uma situação grave, assustadora e preocupante. Mas vamos tentar entender melhor o que é uma tempestade.
As vezes nós não vivemos tempestades, mas apenas chuvas fortes. Então como saber se o que estamos passando é uma tempestade ou uma chuva forte? Vamos às evidências!
1. Numa tempestade, perdemos o controle da situação.
2. A tempestade é uma força contrária a nossa. Os discípulos estavam remando a 8 ou 9 horas e não saíam do lugar.
3. Em Mateus vemos que o barco era açoitado pelo vento. Uma tempestade na nossa vida machuca, traz angústia, depressão, desânimo…
4. Em Marcos as ondas passavam por cima do barco. Ela é maior que nós, que nossas capacidades.
5. Toda tempestade é devastadora. Ficam os rastros de destruição por todos os lados, a sujeira é mexida, as coisas são espalhadas, algumas delas nunca mais vamos encontrar.
6. Marcos nos fala que a água estava entrando no barco. A tempestade invade a nossa vida e atinge tudo, alma, ânimo, família, físico, financeiro, etc…
7. Numa tempestade o barco pode afundar, esta evidência é uma derrota.
8. Na tempestade se perde o equilíbrio.
Agora você pode decifrar se está numa tempestade ou em um tempo ruim. Mas Jesus quer nos ajudar a vencer as tempestades, sejam elas naturais ou da vida.
a) A primeira coisa que precisamos aprender é não deixar o pavor dominar nossas vidas. Medo e pavor são bem diferentes: o medo é racional, nos ajuda a ser mais cuidadosos, atenciosos e prudentes. Já o pavor causa desequilíbrio emocional, perda do raciocínio, pode nos causar ilusões e delírios, (os discípulos disseram que era um fantasma, mas na verdade era Jesus), não realizamos coisas que saberíamos fazer.
b) Use o seu potencial até o limite máximo. Mateus diz que estavam a mais de 8 horas remando, davam toda a sua força para prosseguir.
c) Não desista! Os discípulos estavam com o vento contrário, se desistissem chegariam de volta ao ponto de partida, mas eles tinham um objetivo, que era atravessar o mar da Galiléia. Certamente, Deus está te dizendo neste momento, não desista de tudo o que você tem feito!
d) Nas duas situações, Jesus diz a mesma coisa: TENHA FÉ! Acredite que você vai vencer esta tempestade. Uma coisa que chama a atenção de Deus é Fé. Creia!!! Veja alguns exemplos:
Mateus 8 – O Centurião que estava com um de seus criados doentes, pediu ajuda de Jesus, Jesus até quis ir à na casa dele, mas o homem simplesmente falou: “Manda uma palavra, e o meu criado será curado” v. 8. Então Jesus ficou admirado e disse: “Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.”
Marcos 5 -  Jairo estava com sua filha doente e pediu para Jesus ir orar por ela, mas algum tempo depois alguns homens chegaram e disseram para Jairo que a menina havia morrido Jesus nem ligou e disse: “Não temas, crê somente”. Jesus chegou na casa e disse: “Porque choram? A menina não está morta, mas dorme…”
Crê Somente!!!Se por ventura houver um naufrágio, creia, não se desespere e aguarde o resgate de Jesus.
e) Clame por Jesus. Na narrativa de Marcos os discípulos dizem: “Senhor, não te importa que pereçamos?” Pedro, quando vê a água lhe engolindo diz: “Jesus, me Salva!”  Peça pra Jesus te dar uma saída! Clame…
f) Não saia do seu lugar. Se você estiver vivendo uma tempestade, não saia do lugar em que você está, a não ser que Jesus lhe de uma ordem. Por pior que seja a tempestade o melhor lugar para estar é dentro do barco.Se você pular fora do barco numa tempestade você morre afogado. Ninguém aprende a nadar em meio a uma tempestade. Pedro foi, porque Jesus falou, vem que eu de faço andar sobre as água, vem que eu te faço forte.
g) Se quiser vencer a tempestade, obedeça.Os discípulos obedeceram a Jesus. Se você obedecer a Jesus nenhuma tempestade vai impedir a sua trajetória, a sua vitória. Se submeta a Ele, deixe Jesus tomar o leme de seu barco rumo a vitória, sobre os vícios, sobre as dificuldades financeiras, sobre os problemas de relacionamento, sobre sua vida.
Você conhece a parábola do homem que construiu sua casa sobre uma Rocha? Se construirmos nossas vidas sobre a Rocha que é Jesus teremos segurança e proteção, mas se construirmos nossa casa sobre a areia, prepare-se para ver a destruição.
Se você obedecer a Cristo,  Ele tem responsabilidade com você, não te abandonará!
Agora você vai me perguntar, mas porque as tempestades vêm????
Jesus disse: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16.33b
Certamente uma tempestade pode provocar estragos e perdas, mas se estivermos com nossos olhos em Deus e Jesus, teremos a certeza da proteção, do cuidado e da restituição, creia.
Com a presença de Jesus no barco em meio a tempestade temos o poder! Temos a segurança, temos a garantia de que o vento e o mar serão acalmados, temos a certeza de que não naufragaremos, mas caso isso acontecer, é Jesus quem vai nos tirar da água e nos levar com vida para a praia e iniciar um recomeço
“Porque, quando  sou fraco, então, é que sou forte.” II Coríntios 12.10
As vezes Deus nos deixa entrar em uma tempestade para nos direcionar:
1. Para percebermos quem nós realmente somos (dependentes de Deus ou murmuradores), tudo isso para não cairmos da Fé.II Coríntios 12. 7-9
2. Para sabermos quem Deus é. João 11.25 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;” João 14.6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
3. Para aprimorar a nossa Fé (ir além) Os discípulos disseram: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
4. Para podermos ajudar a outros a vencer as suas tempestades.
“Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus.” II Coríntios 1.3-4
Isto significa carregar as cargas uns dos outros, para isso e por isso que existe a igreja, para congregarmos, termos o testemunho dos que já passaram por dificuldades e um ajudar o outro, este é o exercício do amor e da mutualidade.
Com a presença de Jesus no barco de nossa vida, não significa ausência de tempestade, também não significa que nunca iremos naufragar, mas uma coisa eu sei: se estivermos ligados na fonte eterna, teremos o poder de Jesus para interromper a tempestade.
Quando Jesus está no controle de nossas vidas, ele é soberano sobre tudo, ele é o único que tem conhecimento de onde passar em uma tempestade, sua presença nos traz paz, sentimento de pertencer.
Ele Diz: Vento para, mar aquieta-se!
Isso é para minha vida e para a Sua vida, Crer é o primeiro passo… Não seja tímido, como os discípulos foram. Escute a Voz de Jesus dizendo: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” Mt. 14.27
O Senhor tem poder para controlar toda e qualquer tempestade.
Jesus chamou a atenção de Pedro: Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Não tenha medo Jesus está no controle...
Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ciência da religião Dr. Edson Cavalcante


0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.