Subscribe:

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ESTUDANDO O LIVRO DO PROFETA JOEL...


                                             ESTUDANDO O LIVRO DO PROFETA JOEL...

JOEL
Significa: Jeová é Deus. O profeta do pentecoste. Filho de Petuel. Joel foi contemporâneo de Elizeu e Obadias. Profetas de Judá. Da época do rei Joás.
É um dos Profetas. Joel baseia-se sua profecia do futuro juízo do Senhor (o dia do Senhor), num fato histórico, isto é, a destruição da terra, causada por gafanhotos. Existem mais de 80 espécies de gafanhotos, mas Joel menciona um tipo, mas trata do seu desenvolvimento em quatro fases: Metamorfose do gafanhoto (locusta, um tipo de gafanhoto, Existem mais de 80 espécies.).
1) Gafanhoto cortador - lagarta-recém nascidos, sem asas.
2) Gafanhoto migrador - gafanhoto-Já no primeiro estágio de desenvolvimento pode procriar. Estágio inicial.
3) Gafanhoto devorador - locusta Desenvolve pequenas asas; não voa, mas pula bem; começa a devorar. Estágio intermediário.
4 )Gafanhoto destruidor - pulgão Plenamente desenvolvido, com asas completas, já voa, é o consumidor adulto.
Tema: O dia do senhor está próximo. Temos esta frase cinco vezes no livro. Joel procura exortar Judá a se decidir e a se consagrar ao Senhor.
O propósito do livro foi advertir a nação.
Cap. 1 - Joel profetiza ao povo de Judá logo após enormes enxames de gafanhotos terem destruído a terra. Esses insetos comeram todas as plantações e ervas verdes para alimentação. Ao mesmo tempo, havia falta de chuva, ocasionando também falta de água. Contudo ainda que essa destruição tenha sido muito terrível, Joel escreve dizendo que isso não é nada em comparação com que Deus está prestes a fazer por causa da desobediência do povo. Joel pede que as pessoas voltem para Deus e lhes obedeçam antes que seja tarde demais.
Cap. 2,3 - Joel aproveita-se da destruição feita pelos gafanhotos para fazer uma ilustração ao povo a respeito de uma época muito pior preste a vir. O profeta informa que a terra do povo de Judá será tomada por um exército inimigo. Joel pede ao povo que se volte para Deus, em busca de perdão, enquanto ainda há tempo. Ainda há uma saída. Consagração. O Senhor que uma mudança interna, um coração contrito.
Eis uma receita para o avivamento: Joel 2: 15 a 17
Tocai a trombeta em Sião, Santificai em jejum,
Proclamai uma assembleia solene, congregai o povo,
Santificai a congregação, ajuntai os anciãos,
Reuni os filhinhos, saia o noivo da sua recamaras e a noiva do seu aposento.
Chorem os sacerdotes e orem: Poupa o teu povo, ó Senhor.
Joel e o plano de Deus para enviar um Salvador. Compare Joel 2:28-32 com Atos 2: 16-21
O profeta Joel aplica nos dias de hoje a sua mensagem. As misericórdias estão cada vez maiores, porque ele tem sido grande em benignidade para os corações tão duros e rebeldes no nosso tempo. Quando o pecado chega ao ápice, o juízo é inevitável ( Gn 15.16).
Cap.3.17-21 - O Senhor habitará em Sião. O livro de Joel termina com a promessa de que Jerusalém seria libertada de seus inimigos, e a bênção divina haveria de ser derramada sobre o povo de Israel. A bênção consiste, primeiramente, em que Deus habitará entre o seu povo e lhe demonstrará amor e cuidado. Com a destruição dos ímpios, em todas as nações, o reino de Deus prevalecerá.
Joel começa com uma profecia a respeito da destruição da terra e termina com a profecia a respeito de sua restauração.
A conclusão do livro de Joel demonstra a seguinte verdade aos israelitas: os que permanecerem em seus maus caminhos enfrentarão a ira divina; os que se arrependerem e buscarem ao Senhor, por outro lado, experimentarão as suas bênçãos, e terão uma eternidade gloriosa...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ênfase e Divindades Dr.Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.