Subscribe:

sábado, 24 de maio de 2014

VIVENDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO...


                                       VIVENDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO...
O que é viver no poder do Espírito Santo? – Efésios 5:18
No texto usado como base para o estudo, Paulo está falando no contexto imediato de 4:17 a 5:20, do contraste entre a vida anterior, isto é antes de Cristo, e a nova vida nEle. O comando de ser cheio com o Espírito tem ligações com o que antecede – sabedoria - bem como o que segue – adoração; e o próprio Espírito provê o poder para ambos os aspectos da vida Cristã. Paulo escreveu estas palavras para deliberadamente contrastar a embriaguez com o enchimento pelo Espírito, da mesma forma que ele contrastou aqueles nas trevas com aqueles vivendo na luz (5:8). Em Romanos 13:12-13 e 1 Tess 5:6-8, Paulo associou a embriaguez com trevas e a sobriedade com luz.
 Apesar de Efésios 5:18 ser citado frequentemente como apoio em esforços contra qualquer uso de bebida, o assunto fundamental do texto é mais profundo do que se tomar ou não bebidas com teor alcoólico. A preocupação principal é o que, ou quem, estará no controle da vida das pessoas. Ou o Espírito Santo ou outra coisa. E, se for qualquer outra coisa, é um pobre substituto.
Paulo contrastou o embriagar com vinho, que produz uma sensação prazerosa temporária, com o encher com o Espírito, que produz felicidade duradoura. Quando uma pessoa está embriagada todo mundo percebe. Suas ações tornam isso óbvio. Da mesma forma, nossas vidas devem ser tão completamente debaixo do controle do Espírito que nossas ações e palavras demonstrem que, sem qualquer dúvida, estamos cheios da presença do Espírito Santo de Deus.
É preciso conhecer o processo de enchimento do Espírito Santo para poder experimentar um avivamento espiritual. Receber a Cristo é receber o Espírito Santo. Para experimentarmos a presença plena do Espírito Santo há duas condições: arrependimento e fé. E estas condições precisam continuar existindo para que o Espírito Santo atue em nossa vida.
 Há uma diferença entre ser habitado e ser cheio do Espírito Santo. Ser habitado pelo Espírito Santo é uma realidade comum a todos os crentes nascidos de novo, conforme podemos ler no texto de I Cor 3:16 “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” Algumas pessoas erradamente podem pensar: Se o Espírito Santo já habita em mim, como posso ter mais do Espírito na minha vida? O Espírito Santo pode habitar em nossa vida como um simples hóspede, com acesso e influência restrita, quando na verdade Ele deseja ser o Senhor de tudo, tendo liberdade para operar em nós e através de nós, para a sua glória.
Especificamente não devemos deixar o vinho nos controlar, mas o Espírito Santo de Deus. Ambas as forças são internas. “Enchei-vos” é um mandamento passivo. O intuito é de deixar o Espírito Santo que habita em nós nos controlarem por completo. O vinho que enche uma pessoa controla cada área da sua vida, enquanto aquela pessoa o consome. Da mesma forma, o crente que permite que o Espírito influencie e dirija seu raciocínio e comportamento irá experimentar seu controle desde que mantenha um íntimo relacionamento com o Espírito.
Contraste entre o vinho e o Espírito Santo:
Vinho
Espírito Santo
Degenera
Dá vida
Retira inibição
Dá ousadia
Embriaga
Dá alegria
 Cada verdadeiro Cristão tem todo o Espírito Santo, mas Ef 5:18 manda que o Espírito Santo possua todo o Cristão. Quem está cheio de si, fatalmente estará vazio dEle. Perguntas para discussão em grupo
Em que aspectos a embriaguez pode ser associada com trevas?
Embriaguez combina com a nova vida em Cristo, a vida de quem nasceu de novo?
Você já viu alguém sentir vergonha por estar cheio do Espírito Santo? E por estar embriagado?
Por que é importante para o cristão saber quem está no controle da sua vida?
Existe alguma condição para que uma pessoa seja habitada pelo Espírito Santo?
Qual a diferença entre ser habitado e ser cheio pelo Espírito Santo?
Você pode afirmar com tranquilidade que o Espírito Santo é o Senhor de tudo em sua vida?
O que você entende que precisa mudar em sua vida, depois de estudar esse texto...

Bispo. Capelão/Juiz. Mestre e Doutor em Ênfase e Divindades Dr.Edson Cavalcante

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.