Subscribe:

sábado, 17 de maio de 2014

O PODER DA ORAÇÃO SOBRENATURAL...


                                          O PODER DA ORAÇÃO SOBRENATURAL...
Certamente todos nós aqui sabemos do valor da oração. É por isso que oramos. No entanto não é um exercício espiritual fácil de ser praticado. Temos os inimigos da oração: o cansaço físico, o sono, a preguiça mental, a dificuldade de concentração, os sons do mundo, as tarefas cotidianas, a falta de fé no que Deus pode fazer etc. Não é fácil reservar tempo para oração, mas é preciso fazê-lo.
O texto de Daniel 6 nos apresenta um homem acostumado à oração (v. 10). Por causa de sua comunhão com Deus e sua vida era íntegra (v. 4), e próspera (v. 2 e 3). A fim de derrotá-lo os seus inimigos resolveram atingi-lo no centro de sua força: na sua vida de oração. É preciso ver aqui a artimanha de Satanás, inimigo da oração. Ele sabe que a oração é a fonte de vigor espiritual dos filhos de Deus. Se o inimigo destruir a vida de oração de uma pessoa então ele não precisa fazer mais nada.
Se cada um de nós averiguarmos o tempo em que mais fracos estiveram espiritualmente; o tempo em que cedemos mais espaço ao pecado concordará que foi em tempo de pouca ou nenhuma oração.
“Satanás balança o berço quando dormimos em nossas orações”.
Daniel entendeu, no entanto que mesmo que haja um imperativo para não orar; mesmo que orar signifique um sacrifício, Ele ainda assim iria orar. Nenhum homem é maior que a sua vida de oração e Daniel sabia disso.
Nós devemos orar mesmo que todas as forças, naturais e sobrenaturais, tentem nos desestimular. Ainda que com lutas devêssemos orar. Eis alguns motivos sugeridos pelo texto:
I – A ORAÇÃO NOS FAZ PESSOAS MELHORES
•          Em Daniel havia um “espírito excelente” (v. 3).
•          O nosso espírito se refina em contato com o espírito de Deus. Eles se comunicam:
“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm. 8:16).
O Espírito Santo auxilia o nosso espírito em oração (Rm. 8:26).
Essa comunhão deliciosa de nossa alma com a luz molda o nosso caráter. Daniel era de uma vida lindíssima (v. 4).
“Oração e vida santa são uma coisa só… A ausência de uma significa a ausência de outra”.
“Oração fará o homem parar de pecar, ou o pecado o seduzirá a parar de orar”.
“Abandone o quarto secreto, e sua vida entrará em declínio”.
“Quem ora bem vive bem”.
Que o nosso caráter, seja moldado pela constância em oração e não por fatores externos.
II – A ORAÇÃO NOS FAZ CONFIAR MAIS NO SENHOR
O verso 10 nos mostra que Daniel teme mais a Deus do que aos homens: ainda assim vou orar, dizia ele. Ele confia no Senhor. Os reinos passam, pensava Ele, mas o Senhor é eterno. Quem ora mais confia mais no Senhor, assim como vamos confiando mais em uma pessoa após um tempo gasto com ela. Não confiamos em estranhos, mas em amigos. À medida que oramos criamos uma amizade com Deus e aprendemos a confiar Nele. Paulo dizia: “Porque eu sei em quem tenho crido” (2 Tm. 1:12). À medida que oramos mais a nossa fé aumenta também. Em um tempo em que tem se tornado comum os crentes procurarem auxílio terapêutico em profissionais, devemos redescobrir o segredo de depositar aos pés de Cristo o nosso fardo. Jesus nos convida a ir a Ele primeiramente, não aos homens (Mt. 11:28-30).
“O tempo gasto de joelhos em oração fará mais para remediar as dores do coração e a tensão nervosa de que qualquer outra coisa”.
Devemos neste momento refletir também sobre a benção que é orar por outra pessoa. A intercessão ajuda-nos a confiar, conjuntamente, no Senhor.
Quem orar com mais intensidade e constância terá mais vitória sobre as preocupações comuns (Fl. 4:6, 7).
III – A ORAÇÃO ATRAI O PODER DE DEUS
Daniel, por causa de sua vida de oração, está agora na cova dos Leões. Ele está em perigo de morte e não pode fazer nada. Todo o seu esforço agora é em vão (v. 16, 17).
Em algum tempo Deus parece não ouvir a nossa oração. Ou então achamos que Ele está demorando demais para agir. Em nossa limitação não entendemos o modo de Deus agir. No entanto a história tem demonstrado que quando Deus, na sua soberania, quer agir, nada lhe é impossível. Ele enviou os seus anjos a fechar a boca dos leões. O que para o Rei era um a possibilidade (v. 20) para Daniel era uma realidade.
Vejo tanto simbolismo entre estes “leões” citados por Daniel e o nosso adversário que ruge como leão procurando alguém para tragar (1 Pe. 5:8). Deus ainda fecha a boca dos leões. Jesus é o mais valente (Lc. 11:22). Os anjos ainda estão em ação (Hb. 1:4). O nosso pecado é que impede que Deus opere mais milagres em nossa vida (Is. 59:2). A oração é uma porta aberta para a ação de Deus. “Deus governa o mundo por meio das orações dos santos”.
CONCLUSÃO – Ainda que com dificuldades, com lutas, com fraqueza, aprendamos a orar. Que a oração seja para nós um hábito diário. Que experimentemos o poder de Deus através deste canal que é a oração. Que nos identifiquemos com o Senhor Jesus, que preferia a oração às multidões (Mt. 14:22, 23), que dava o melhor do seu tempo para estar com Deus. Desliguemos o rádio, a TV, o computador, o celular, entremos no lugar secreto e mantenhamos uma comunhão com Deus. Há recompensas (Mt. 5:6).
Ainda assim vou orar DANIEL 6:1-28
Certamente todos nós aqui sabemos do valor da oração. É por isso que oramos. No entanto não é um exercício espiritual fácil de ser praticado. Temos os inimigos da oração: o cansaço físico, o sono, a preguiça mental, a dificuldade de concentração, os sons do mundo, as tarefas cotidianas, a falta de fé no que Deus pode fazer etc. Não é fácil reservar tempo para oração, mas é preciso fazê-lo. O texto de Daniel 6 nos apresenta um homem acostumado à oração (v. 10). Por causa de sua comunhão com Deus e sua vida era íntegra (v. 4), e próspera (v. 2 e 3). A fim de derrotá-lo os seus inimigos resolveram atingi-lo no centro de sua força: na sua vida de oração. É preciso ver aqui a artimanha de Satanás, inimigo da oração. Ele sabe que a oração é a fonte de vigor espiritual dos filhos de Deus. Se o inimigo destruir a vida de oração de uma pessoa então ele não precisa fazer mais nada. Se cada um de nós averiguar o tempo em que mais fracos estivemos espiritualmente; o tempo em que cedemos mais espaço ao pecado, concordaremos que foi em tempo de pouca ou nenhuma oração. “Satanás balança o berço quando dormimos em nossas orações. Daniel entendeu, no entanto que mesmo que haja um imperativo para não orar; mesmo que orar signifique um sacrifício, Ele ainda assim iria orar. Nenhum homem é maior que a sua vida de oração e Daniel sabia disso. Nós devemos orar mesmo que todas as forças, naturais e sobrenaturais, tentem nos desestimular. Ainda que com lutas devêssemos orar. Eis alguns motivos sugeridos pelo texto:
I – A ORAÇÃO NOS FAZ PESSOAS MELHORES
•          Em Daniel havia um “espírito excelente” (v. 3).• O nosso espírito se refina em contato com o espírito de Deus. Eles se comunicam: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm. 8:16).O Espírito Santo auxilia o nosso espírito em oração (Rm. 8:26).Essa comunhão deliciosa de nossa alma com a luz molda o nosso caráter. Daniel era de uma vida lindíssima (v. 4).“Oração e vida santa são uma coisa só… A ausência de uma significa a ausência de outra. “Oração fará o homem parar de pecar, ou o pecado o seduzirá a parar de orar. “Abandone o quarto secreto, e sua vida entrará em declínio. “Quem ora bem vive bem”. Que o nosso caráter, seja moldado pela constância em oração e não por fatores externos.
II – A ORAÇÃO NOS FAZ CONFIAR MAIS NO SENHOR
O verso 10 nos mostra que Daniel teme mais a Deus do que aos homens: ainda assim vou orar, dizia ele. Ele confia no Senhor. Os reinos passam, pensava Ele, mas o Senhor é eterno. Quem ora mais confia mais no Senhor, assim como vamos confiando mais em uma pessoa após um tempo gasto com ela. Não confiamos em estranhos, mas em amigos. À medida que oramos criamos uma amizade com Deus e aprendemos a confiar Nele. Paulo dizia: “Porque eu sei em quem tenho crido” (2 Tm. 1:12). À medida que oramos mais a nossa fé aumenta também. Em um tempo em que tem se tornado comum os crentes procurarem auxílio terapêutico em profissionais, devemos redescobrir o segredo de depositar aos pés de Cristo o nosso fardo. Jesus nos convida a ir a Ele primeiramente, não aos homens (Mt. 11:28-30).“O tempo gasto de joelhos em oração fará mais para remediar as dores do coração e a tensão nervosa de que qualquer outra coisa”. Devemos neste momento refletir também sobre a benção que é orar por outra pessoa. A intercessão ajuda-nos a confiar, conjuntamente, no Senhor. Quem orar com mais intensidade e constância terá mais vitória sobre as preocupações comuns (Fl. 4:6, 7).
III – A ORAÇÃO ATRAI O PODER DE DEUS
Daniel, por causa de sua vida de oração, está agora na cova dos Leões. Ele está em perigo de morte e não pode fazer nada. Todo o seu esforço agora é em vão (v. 16, 17).Em algum tempo Deus parece não ouvir a nossa oração. Ou então achamos que Ele está demorando demais para agir. Em nossa limitação não entendemos o modo de Deus agir. No entanto a história tem demonstrado que quando Deus, na sua soberania, quer agir, nada lhe é impossível. Ele enviou os seus anjos a fechar a boca dos leões. O que para o Rei era um a possibilidade (v. 20) para Daniel era uma realidade. Vejo tanto simbolismo entre estes “leões” citados por Daniel e o nosso adversário que ruge como leão procurando alguém para tragar (1 Pe. 5:8). Deus ainda fecha a boca dos leões. Jesus é o mais valente (Lc. 11:22). Os anjos ainda estão em ação (Hb. 1:4). O nosso pecado é que impede que Deus opere mais milagres em nossa vida (Is. 59:2). A oração é uma porta aberta para a ação de Deus. “Deus governa o mundo por meio das orações dos santos”.
CONCLUSÃO – Ainda que com dificuldades, com lutas, com fraqueza, aprendamos a orar. Que a oração seja para nós um hábito diário. Que experimentemos o poder de Deus através deste canal que é a oração. Que nos identifiquemos com o Senhor Jesus, que preferia a oração às multidões (Mt. 14:22, 23), que dava o melhor do seu tempo para estar com Deus. Desliguemos o rádio, a TV, o computador, o celular, entremos no lugar secreto e mantenhamos uma comunhão com Deus. Há recompensas (Mt. 5:6)...

BISPO. CAPELÃO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.