Subscribe:

terça-feira, 6 de maio de 2014

ASAFE DO LOUVOR A DEPRESSÃO..



                                                 ASAFE DO LOUVOR A DEPRESSÃO...
Asafe, esse nome para quem lê a Bíblia, é um nome inspirador. Asafe significa “cobrador”, parece que isso está ligado a função que Asafe exerceu em liderar muitas pessoas nos serviços de canto na casa do Senhor. Isto traz um peso de responsabilidade muito grande. As pessoas sempre querem mais do líder, ele é exigido mais do que outros, e tudo isso por causa da sua vocação, do chamado. O chamado para servir traz grandes responsabilidades, grandes recompensas e grandes exigências. Vejamos algumas:
I. Conhecer seu líder, sua cobertura, e ser conhecido.
“O rei Davi pôs Asafe e os seus irmãos levitas como encarregados permanentes da adoração que era feita no lugar onde a arca da aliança havia sido colocada. Eles deviam cumprir ali os seus deveres todos os dias”. I Crônicas 16.37.
Asafe com seus irmãos levitas foram escolhidos pelo rei Davi para ministrar adoração permanente diante da arca da aliança todos os dias. Isso implica que o seu líder, o rei, conhecia seu caráter, seu compromisso, sua integridade e zelo com Deus na realização das suas funções.
Ele era um exemplo, e a escolha que teve foi a maior responsabilidade que um homem podia ter ministrar em um lugar que só os sumos sacerdotes entram, ministrar diante da presença de Deus. Ele não podia está em pecado se não morria, não podia adorar de qualquer maneira, tinha que seguir as ordenanças se não morria.
“Davi nomeou alguns levitas para dirigirem a adoração ao Senhor, o Deus de Israel, cantando e louvando a Deus, em frente da arca da aliança. Asafe foi nomeado o chefe deles, e Zacarias, o seu ajudante”. I Crônicas 16.4,5. Asafe no meio de 38 mil levitas foi escolhido para ser chefe, para liderar, por que o seu caráter era fiel. “O rei Davi reuniu todos os líderes israelitas e todos os sacerdotes e levitas. Foram contados os levitas de trinta anos para cima, e o total foi de trinta e oito mil homens”. I Crônicas 23.2,3.
Em que lugar você acha que pode estar diante do Senhor na realização das suas funções? Você acha que o seu líder pode te escolher para uma função de maior responsabilidade dentro do ministério levítico? Qual o nível de responsabilidade e fidelidade você se encontra diante de Deus, do seu líder e da igreja para Deus lhe confiar às nações, os tesouros, os recursos, o poder para tocar multidões de vidas? Onde esta o seu coração?
Observe como Asafe era confiável! “O rei Davi e os líderes dos levitas escolheram os seguintes grupos de famílias de levitas para dirigirem os cultos de adoração: Asafe, Hemã e Jedutum. Eles deviam anunciar as mensagens de Deus, acompanhados por música de harpas, liras e pratos. Esta é a lista dos homens escolhidos para este serviço”. I Crônicas 25.1.
Davi conhecia Asafe e o escolheu no meio de 38 mil levitas para o maior cargo, a maior responsabilidade, ministrar adoração diante da arca do Senhor. Porém não só Deus e Davi o escolheu para uma função de alta responsabilidade, também seus colegas levitas o escolheu. Será que seus colegas levitas, os que andam com você, trabalham e ministram louvores e adoração com você, te escolheria para uma função de maior responsabilidade, para liderá-los?
Ele foi escolhido junto com Hemã e Jedutum para profetizar as palavras do Senhor através do canto e dos diversos instrumentos. Asafe, Hemã e Jedutum chefiavam, lideravam os cantores e músicos, o Rei Davi liderava os três, e Deus liderava o rei Davi. “Todos os seus filhos cantavam nos serviços religiosos do Templo, tocando pratos, liras e harpas. Quem os dirigia era o pai. Asafe, Jedutum e Hemã estavam debaixo das ordens do rei”. I Crônicas 25.6. Havia harmonia. Asafe conhecia seu líder, e obedeciam as suas ordens, e seu líder conhecia seu caráter fiel e provado.
II. Conhecer seu Deus, ser conhecido por Ele e produzir resultados.
O líder tem que conhecer bem o seu Deus, seu caráter, seus atributos, sua santidade, seu amor, só assim ele pode agradá-Lo, tocar seu coração através da adoração. Ele precisa saber que é através desse conhecimento, dessa intimidade, que ele vai produzir resultados. O levita tem o chamado de produzir resultados. E quais são os resultados de um levita adorador? Trazer e manter a presença de Deus no meio do seu povo! Trazer a manifestação da glória de Deus de tal forma que todos sejam ministrados pelas insondáveis riquezas divinas. Ser os instrumentos pelos quais Deus venha tocar nas vidas a Sua vontade.
Observe como isso é real! “Os sacerdotes se prepararam para sair do Templo. Todos os que estavam ali haviam se purificado, sem levar em conta o grupo a que pertenciam. E todos os levitas que eram músicos, isto é, Asafe, Hemã e Jedutum, e os membros dos seus grupos de famílias estavam de pé no lado leste do altar, vestidos de roupas de linho e com pratos musicais, harpas e liras nas mãos. Junto com eles estavam cento e vinte sacerdotes que sabiam tocar trombetas. Aí todos juntos começaram a tocar as trombetas e a cantar em voz alta para dar graças a Deus, o Senhor, e o louvarem. Com acompanhamento de trombetas, pratos e outros instrumentos musicais, eles louvaram a Deus e cantaram assim: Louvem a Deus, o Senhor, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre. Quando os sacerdotes estavam saindo, uma nuvem encheu o Templo de Deus, o Senhor, com a glória do Senhor. Por isso, eles não puderam voltar para dentro a fim de realizar os seus atos de culto”. II Crônicas 5.11-14.
Que maravilha! Um avivamento aconteceu! A glória de Deus encheu o templo quando os levitas tocaram os instrumentos e cantaram em adoração ao Senhor. O resultado foi a manifestação da presença de Deus no meio do seu povo. Quem estava ali? Quem ensaiou exaustivamente cada cantor e músico? Quem se preparou e fez com que todos os cantores e músicos se preparassem se purificassem para? Quem preparou as roupas de linho, os instrumentos, os cânticos, tudo para aquela ocasião solene? É claro que foi Asafe com Hemã e Jedutum. Asafe estava ali, ele produziu resultados com os seus irmãos levitas.
Imagina o espetáculo! Fumaça, fogo, glória, sons do céu, anjos. As pessoas prostradas chorando, adorando, os sacerdotes no chão, impedidos de entrar no templo pela glória de Deus. Mas lá dentro, onde nem os sacerdotes podiam estar naquele momento, lá debaixo daquela gloria, daquela presença maravilhosa, estava Asafe, chorando, adorando, curvado diante do peso da glória do Senhor, bendizendo, tocando e sendo tocado por Deus.
Você gostaria de viver um momento como esse em sua vida? Você almeja um momento como esse? Porém desejar somente não é suficiente, por que esse momento é resultado de uma vida de fidelidade, de dedicação, de uma caminhada com Deus, de intimidade, de obediência. Muitas vezes o musico, o cantor, quer produzir resultados instantâneos sem o caráter de adorador. Acha que é só cantar, tocar, e falar algumas palavras e Deus vai se manifestar. Que engano!
Asafe conhecia seu Deus, Deus conhecia seu levita, eles estavam em harmonia, não havia discordâncias, não havia diferenças, tudo estava alinhado, preparado, não havia impedimentos. Como precisamos de levita com esse coração em nossa geração! Pessoas que teme a Deus, que conhecem o coração de Deus, que sabem como agradá-Lo, que sabem tocar seu coração, extrair dEle a vida. Como que nós, o povo de Deus estamos sedentos da Sua presença, como precisamos ser tocados. “Ao verem o fogo descer e a glória do Senhor encher o Templo, todos os israelitas que estavam ali no pátio se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Eles adoraram a Deus e o louvaram, dizendo: Louvem a Deus, o Senhor, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre.” II Crônicas 7.3.
“Os sacerdotes estavam nos seus lugares, e os levitas também, com os instrumentos de música sagrada que o rei Davi tinha feito para eles tocarem acompanhando o cântico “O Seu Amor É Eterno”. Era assim que eles executavam os cânticos de louvor feitos por Davi. Todos os israelitas ficaram de pé enquanto os sacerdotes, que estavam em frente dos levitas, tocavam as trombetas. II Crônicas 7.6.
O seu louvor, sua adoração precisa produzir resultados. Precisa trazer a glória de Deus e tocar as vidas. Se isso não acontecer, a função de levita fica comprometida, a igreja e todas as suas atividades ficam impedidas de romper. As pessoas ficam secas, religiosas, doentes, pecadoras. Que Deus encontre o seu coração nesses dias, que Ele ache lugar em você para levantá-lo como canal de benção nessa geração perdida e religiosa.
E depois de toda essa historia quem sabe DEUS te tocou no fundo do seu coração e te mostrou que você será mais um ASAFE no seu ministério. Ore, jejue para que DEUS lhe mostre o adorador que esta presa dentro de você.
Que DEUS abençoe todos que leram esse texto e que a partir dessa hora se revelaram adoradores do senhor DEUS...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR. EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.