Subscribe:

segunda-feira, 12 de maio de 2014

APRENDENDO A MULTIPLICAR O AZEITE...


                                         APRENDENDO A MULTIPLICAR O AZEITE...
Nesta oportunidade nós vamos meditar na Palavra de Deus em 2 Reis: 4.1 - 7
“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr.” (2 Reis 4.6)
Você já passou pela situação de ter que fazer algo sem entender, mas o fez por uma questão de obediência?
Caso positivo, você vai entender muito bem o que aconteceu nesta situação, caso negativo, é hora de exercitar esta Palavra em tua vida.
Hoje é a noite de encher a tua vasilha até em cima!
Este texto trata do Episódio em que Eliseu multiplica o azeite da viúva.
A situação das viúvas era difícil. E aquela se encontrava em situação de muita penúria e miséria (para pagar as dívidas teria que entregar os filhos como escravos).
A mulher, ao ver Eliseu, fez relato da situação (o profeta perguntou o que ainda restava - ela disse que lhe sobrara ainda uma botija de azeite).
Eliseu pede que vá e junte todas as vasilhas que conseguisse, inclusive, aquelas que os vizinhos pudessem emprestar. Depois entrasse em casa e fosse derramando o azeite e enchendo as vasilhas (o azeite só parou quando já não havia mais vasilhas).
Na Bíblia, o azeite, o óleo, são símbolos do Espírito Santo, de unção. Era um sinal real e palpável da presença de Deus na pessoa ou num ambiente.
Temos uma analogia: o azeite da viúva que Eliseu multiplicou é como o derramar do Espírito Santo na vida da igreja e na vida dos crentes.
Se Depender só de Deus, o Azeite Nunca Vai Parar de Escorrer!
Uma ordem de Deus para o crente é: "enchei-vos do Espírito” será que você está cheio completamente? cheio até em cima ou até na metade? Ou se dará o caso de sua situação ser parecida à da viúva com apenas um pouco de azeite?
Deus não deseja uma situação de lamúria para tua vida, porque Ele tem muito azeite para derramar sobre você e tua casa, enquanto você precisar Ele estará pronto para Derramar.
Quando o servo tem a unção, possui três características:
• A coragem para fazer o diabo ficar no seu devido lugar: Debaixo dos nossos pés.
• O amor por aquele que não merece: Que é a graça.
• A visão para ver o impossível: Que é a fé!
Se há pouco poder de Deus em sua vida, quero que preste atenção às lições do texto extraordinário da Palavra de Deus!
Se você deseja receber o azeite de Deus em sua vida!
• Nunca se Isole, Busque Ajuda de Pessoas de Fé: v. 1a.
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: 2 Reis 4.1a
Vá atrás de gente de Deus para sua vida!
• Nunca Se Entregue Diante do Problema: v. 1b.
"Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos". (2Reis 4.1b)
A situação era tão grave, que o caminho mais rápido e fácil para resolver o problema era entregar os filhos como escravos para pagar as dívidas.
• Permaneça em Posição de Humildade: v. 2
“Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?" E ela respondeu: "Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite". 2 Reis 4.2
O servo era o marido, ela apenas a viúva!
• Obedeça Sempre, Com Grande Fé: vs. 3-4
“Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". (2 Rs 4.3-4)
Gosto da recomendação de Elizeu... “MAS PEÇA MUITAS” Tenha expectativa.
Faça Sua Parte e Prepare-se Para Receber a Unção de Multiplicação: v. 5
“Depois disso ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam.” 2 Reis 4.5
Ela obedeceu direitinho, pegou os filhos, trancou-se em casa, foi encher aquele monte de vasilhas, potes dela e da vizinhança, ela foi fazer seu dever de casa.
Foi diretamente fazer sua parte no milagre, tomar parte na bênção de Deus, não somente para receber, mas para fazer acontecer!
Vá para sua casa, vá para a intimidade de sua família, vá fazer o que Deus mandou, faça sua parte com fé e dedicação... E prepare-se para ser surpreendido por Deus!
Você notou uma grande lição aqui:
A UNÇÃO DE DEUS É PARA TODOS OS VASOS!
Quantos vasos existissem naquela casa, quantos vasos estivessem ali disponíveis, seriam cheios pelo azeite que se multiplicava ilimitadamente.
Sabemos também pelas Escrituras, conforme está em Joel 2.28, que Deus derramaria o seu Espírito sobre todos. Promessa da qual Pedro se recorda no dia de Pentecostes.
Assim, podemos ter a certeza de que o Espírito Santo é para todo crente. Para cada vaso, para cada servo de Deus.
Pode parecer loucura para os homens não importa, mas para Deus é obediência, isto na linguagem de Deus é Fé Incondicional, e Ele ama isto!
• Queira Mais de Deus Até o Fim: v. 6
“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr. ( 2 Rs 4.6)
Deus só parou de fazer a parte Dele, quando já havia acabado a parte dos homens.
Aprendemos também, que o azeite seria multiplicado milagrosamente.
Isto é: Pelo poder de Deus.
Hoje as pessoas querem receber a unção pela Internet, vídeo... mas a unção transmite-se por contato direto com Deus e com os homens de Deus.
• Cumpra Seus Compromissos e Desfrute das Bênçãos Abundantes de Deus: v.7
“Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. “E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”. 2 Reis 4.7
Primeiro pague suas dívidas, cumpra seus compromissos (Porque este foi o motivo primário do milagre).
Desfrute com sua família com o restante da bênção.
Lembre-se: A situação anterior era...
- Os filhos iriam se tornar escravos, distantes da sua mãe!
- Agora aquela pobre viúva, tinha não somente os dois filhos perto, mas também tinha o sustento para desfrutar com eles.
Igreja prepare-se! Famílias preparem-se! Irmãos preparem-se! Juventude prepare-se! Crianças preparem-se! O azeite vai jorrar, preparem suas vasilhas! Deus quer encher, mas vamos nos preparar primeiro!
Veja agora as 7 lições que aprendemos da multiplicação do azeite:
1. O azeite é derramado sem limites.
Não há no texto nenhuma limitação a litros de azeite (não havia limitação, não há uma quantia, uma porção estabelecida).
Lembra Jesus em Jo 3.34: “porque ele dá o Espírito sem limitações.”
Deus quer inundar a sua vida, a nossa igreja com a sua unção!
Mas para isto você precisa deixar!
Alguns crentes funcionam como autênticos soldados do Corpo de Bombeiros. A menor chama do Espírito, que vêem acesa na igreja, apressam-se logo a apagá-la.
A Bíblia diz para não extinguir o fogo do Espírito!
2. O azeite é derramado à medida da disponibilidade dos vasos.
Se a mulher tivesse vasos, que já estivessem com qualquer outra coisa, não seria possível enchê-los com azeite.
Da mesma maneira, enquanto nós não nos esvaziarmos não será possível Deus nos encher com o óleo do Seu Espírito. Para que Deus me encha é preciso que eu esteja vazio de algumas coisas...
Vazio de mim mesmo... Vaidade... Todo pecado!
O Pecado é a Rachadura Por Onde A Unção Vaza!
Há também o problema das distrações, brincadeiras e conversas paralelas durante o culto – isto são verdadeiros "ladrões de unção".
3. O azeite só para de correr quando todos os vasos estão cheios
Da mesma maneira, o propósito de Deus, hoje, é de só parar de derramar do seu Espírito quando todos os vasos estiverem cheios.
At 3.21 fala que está chegando o tempo:
“Até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas.” Atos 3.21
4. O azeite seria derramado sobrenaturalmente.
Era algo incompreensível à mente humana. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca, pela ciência, o homem poderá explicar como é que se multiplica azeite, pães, peixes, vinho, é coisa de DEUS. Mistério!
Quando Jesus se encontrou com Nicodemos, ele disse que a ação do Espírito Santo é um mistério.
É somente pela fé que nós podemos aceitar a ação livre e soberana do Espírito Santo, nos enchendo a ponto de transbordar.
Não há no texto nenhuma limitação a litros de azeite (não havia limitação, não há uma quantia, uma porção estabelecida).
Lembra Jesus em Jo 3.34: “Deus não dá o seu Espírito por medida”, com limitação.
Deus quer inundar a Igreja Central de unção!
Você deve deixar! Alguns crentes funcionam como autênticos soldados do Corpo de Bombeiros. A mais pequena chama do Espírito que vêem acesa na igreja, apressam-se logo à apagá-la. A Bíblia diz para não extinguir o fogo do Espírito!
5. O azeite seria multiplicado milagrosamente.
Isto é: pelo poder de Deus.
Esta lição também é preciosa: pensamos que a técnica, a estratégia, o método, o momento, o local, podem produzir unção, derramamento do Espírito...
Mas, isso é um milagre de Deus que o homem não pode manipular nem tampouco dominar. O pastor Cesar Castellanos, disse em conferência que "Hoje as pessoas querem receber a unção pela Internet, vídeo... mas a unção transmite-se por contato direto com Deus e com homens de Deus".
6. O azeite seria derramado sobrenaturalmente.
Era algo incompreensível à mente humana. Nem hoje, nem amanhã, nem nunca, pela ciência, o homem poderá explicar como é que se multiplica azeite, pães, peixes...
Quando Jesus se encontrou com Nicodemos, ele disse que ação do Espírito Santo é um mistério. É somente pela fé que nós podemos aceitar a ação livre e soberana do Espírito Santo, nos enchendo a ponto de transbordar.
7. azeite era para todos os vasos.
Quantos vasos existissem naquela casa, quantos vasos estivessem ali disponíveis, seriam cheios pelo azeite que se multiplicava ilimitadamente.
Sabemos também pelas Escrituras, conforme está em Joel 2.28, que Deus derramaria o seu Espírito sobre todos. Promessa da qual Pedro se recorda no dia de Pentecostes.
Assim, podemos ter a certeza de que o Espírito Santo é para todo crente. Para cada vaso, para cada servo de Deus.
Um outro aspecto que nós destacamos é que o azeite era para o vaso todo.
Quando a mulher fosse enchendo os vasos, ela deveria enchê-los completamente (não poderia, nem deveria perder aquela oportunidade que estava ao seu alcance de encher o vaso completamente).
Podemos também dizer com base na Palavra de Deus que o Seu propósito é de nos encher completamente do Seu Espírito Santo. Deus não quer nos dar um pouco, nem uma parte. Ele quer nos dar a plenitude do seu Espírito.
Notemos ainda, que o azeite seria derramado à medida da disponibilidade dos vasos.
Se a mulher tivesse vasos, que já estivessem com qualquer outra coisa, não seria possível enchê-los com o azeite.
Da mesma maneira, enquanto nós não nos esvaziarmos não será possível Deus nos encher com o óleo do Seu Espírito. Para que Deus me encha é preciso que eu esteja vazio de algumas coisas...
Vazio de mim mesmo... Vaidade... Todo pecado (o pecado é a rachadura por onde a unção vaza)!
Há também o problema das distrações, brincadeiras e conversas paralelas durante o culto – isto é verdadeiros "ladrões de unção".
Finalmente, o azeite só parou quando todos os vasos estavam cheios.
Da mesma maneira, o propósito de Deus, hoje, é de só parar de derramar do seu Espírito quando todos os vasos estiverem cheios.
Atos 3.21 fala que este é um tempo “em que Deus restaurará todas as coisas”.
Muitas vezes nós ficamos a pensar que Deus resolveu privilegiar alguns dando a eles um enchimento, um transbordar do seu Espírito. Mas Deus quer fazer isso a cada um dos vasos que fazem a sua igreja.
Muitas vezes nós ficamos a pensar que Deus resolveu privilegiar alguns dando a eles um enchimento, um transbordar do seu Espírito. Mas Deus quer fazer isso a cada um dos vasos que fazem a sua igreja.
O mundo hoje requer uma igreja que trabalhe no poder do Espírito Santo.
Às vezes, vejo a Igreja como a pessoa, que prefere empurrar o carro a colocar combustível nele.
O Espírito Santo é o poder que move a Igreja a fim de realizar o seu ministério, sem Ele nos desgastamos desnecessariamente.
Então, quer ser uma pessoa cheia do Espírito Santo?
- O Espírito Santo está sendo derramado sem limites...
- O Espírito Santo é derramado pelo poder de Deus, não pela manipulação...
- O Espírito Santo é derramado sobrenaturalmente (sem ter como explicar)...
- O Espírito Santo é derramado sobre todos...
- O Espírito Santo é derramado para encher completamente...
- O Espírito Santo é derramado sobre os sedentos (os vazios, mas disponíveis).
ALELUIA! Deus fez, e faz mais do que pedimos ou pensamos!
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” Ef 3.20-21...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.