Subscribe:

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SENHOR ME DÁ ALEGRIA, POIS A TRISTEZA CONSOME O MEU CORAÇÃO...


         SENHOR ME DÁ ALEGRIA, POIS A TRISTEZA CONSOME O MEU CORAÇÃO...
1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
2  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 3  As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? 4  Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. 5  Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.  Salmo 42:1-5
O QUE É A TRISTEZA?
O que é a tristeza? A tristeza é um sentimento intrínseco ao ser humano. Todas as pessoas estão sujeitas a tristeza. É a ausência de satisfação pessoal quando o indivíduo se depara com sua fragilidade. Nem toda pessoa que está triste acha-se em depressão.  A tristeza natural é um estado momentâneo. Todavia, a tristeza continuada pode se tornar numa grave enfermidade.
Você tem andado triste nestes tempos? O que você está focando em sua mente no momento? Seja sincero: o que você tem ganhado com isto? “Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?”  - Salmo. 13:2
O Salmo 42 é um salmo de uma pessoa que está triste e abatida. É a exposição de Davi do sentimento que estava em sua alma e em seu coração. O cristão não está imune a esses sentimentos tristes. A maioria de nós com certeza não vai chegar ao desespero, mas não seríamos humanos se às vezes não nos sentíssemos oprimidos pela vida.  Contudo, não devemos querer nos agarrar a essas emoções negativas, mas experimentá-las é algo do que não temos por que nos envergonhar. Jó, Moisés, Davi, Elias e Jeremias passaram por períodos de desânimo. “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu..” – Sl. 42: 11.
Essa declaração, que aparece tanto no Salmo 42 como no 43, descreve com clareza a condição de muitos – uma condição conhecida como depressão espiritual. Esta situação é mais que tristeza. A Bíblia aborda este tema com muita freqüência, e como parece ser um problema que afetou muitos do povo de Deus, e ainda afeta os cristãos de hoje, vale a pena refletirmos sobre isto hoje.
O que você precisa saber com clareza é a MOTIVAÇÃO ou a RAZÃO de sua tristeza.
Fatos naturais que geram tristeza: Luto, Perda, Injustiça, Saudade, Problemas pessoais ou familiares, Desavença relacional. Raiz controlada, sua tristeza passara logo!
Todavia, tristeza que tem como raiz: Raiva, Amargura, Inveja, Medo, Rebeldia. Desobediência, Insatisfação, Pecados, “Caprichos” pessoais, Frustrações egoístas, indisciplina espiritual. Essa precisa ser encarada e tratada, porque não vai passar, pelo contrario, o inimigo  trabalhará em cima disto.
Então, o que fazer quando a tristeza bater em seu coração:
1° DIRECIONE SUA DEPENDÊNCIA PARA DEUS: V. 1
 “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.”
Olhe para Deus, foque Nele, dê a Ele sua atenção de forma dependente!
Preste atenção:
- Focar em pessoas,
- Focar nos problemas,
- Focar em si mesmo,
- Focar no passado.
Isto não resolve, simplesmente, isto só aumenta a tristeza!
Disse Davi, num momento destes:  “Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 4  Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma. 5  Compassivo e justo é o SENHOR; o nosso Deus é misericordioso. 6  O SENHOR vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou..”  - Sl. 116: 3 a 6.
Davi invocou o nome do Senhor e isso fez toda a diferença! É como se ele dissesse: "Se o Senhor não agir eu estou perdido. Sou dependente da sua ação, da sua providência, da sua vida em minha vida". Este deve ser o nível da nossa dependência de Deus. Você precisa fazer uma escolha, que é para quem você vai direcionar a sua vida. Ou você direciona sua vida para Deus, ou vai direcioná-la para a carne, ao diabo, ao pecado, ao mundo e para você mesmo.
O texto de Mateus 17:1-8 nos ensina algo precioso: É a transfiguração de Jesus, e ele leva seus discípulos ao alto do monte e ali ele se transfigura, aí aparecem também Moisés e Elias, e os discípulos querem ficar ali, armar barracas, de repente aparece uma nuvem luminosa, e mais uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o" (5). Os discípulos se curvam no chão com medo, então Jesus os toca e diz para não temerem, e ao levantarem os olhos a ninguém mais viram senão a JESUS.
Esse texto me ensina que não importa todos os demais acontecimentos eu devo colocar os meus olhos em Jesus, tenho que olhar para Deus, depender de Deus.
2° REAFIRME SUA FÉ NO DEUS VIVO: V. 2
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?”
Existem muitos deuses falsos. Hoje nossa sociedade através da mídia, filmes, músicas e telenovelas têm a clara intenção de difundir outros deuses no Brasil. (Hinduísmo, Islamismo, espiritismo, candomblé, macumba ria).
Agora eu afirmo a você: só existe um Deus vivo: "Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". – Ap. 4:11. Você foi feito para adorar o Deus vivo! Sua alma e sua vida precisam disto. E ela somente será saciada quando adorar o Deus vivo!
Se você está triste é porque você está seco de adoração. Você nasceu para adorar a Deus, foi feito para isto, você nunca será uma pessoa feliz se de fato não estiver realizando este propósito em sua vida. Todavia, lembre-se: adorar somente a Deus, não ao dinheiro, os bens, a sociedade, pessoas, casas, carros, somente a Deus:
Disse então o Rei Nabucodonosor da Babilônia: " Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.” – Dn. 3:28.
Você continuará triste se viver adorando a si mesmo ou a deuses feitos pelas mãos dos homens.
3° LEMBRE QUE POR DETRÁS DE SUAS LÁGRIMAS PODE ESTAR UMA PROVAÇÃO: V. 3
“Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: “Onde está o seu Deus?”
Jesus falou desses tipos de pessoas quando contou a parábola do semeador: Disse Jesus: “Creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, desistem.”– Lc. 8: 13b.Você é daqueles que só confia em Deus na hora da paz, da festa, da alegria, da vitória, do nascimento e na hora que tudo está dando certo?
É normal escutarmos de alguém quando perguntamos: Como vão as coisas?: Tudo bem, Graças a Deus! Quando tudo está indo bem é fácil vermos as pessoas falando sobre Deus. Mas, o segredo é manter o coração aberto para Deus, mesmo em dias ruins. A Palavra nos alerta: “não endureçam o coração, como no deserto.” – Hebreus. 3: 8
Durante sua tristeza Deus pode estar lhe provando, lhe aprimorando e você precisa manter o seu coração aberto para ele.  Nunca feche o seu coração para Deus, pois para quem assim procede, Deus promete:
“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.” – Tiago. 1:12.
4° PARE DE REMOER SEU PASSADO: V. 4
“Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.”
Você conhece pessoas que vivem do passado?...  Elas usam expressões do tipo: Quando era... Antigamente... Naquele tempo... Houve uma época... Essas pessoas estão enterradas no passado.
Ah se eu tivesse feito... Ah se eu não tivesse feito....  Mas não fez! É fato. O que passou, passou. E agora você tem que olhar para frente. Você já viu alguém caminhando e olhando para trás? O que vai acontecer? É óbvio: vai trombar e tropeça em  tudo.
Satanás é especialista em falar do passado, mas hoje eu te digo: TODA VEZ QUE SANTANÁS VIER LEMBRAR DO TEU PASSADO,  LEMBRE-O DO FUTURO DELE!
Veja o que a Bíblia diz sobre pessoas presas ao passado: " Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.” Eclesiastes. 7:10.
Grave isto: Quando estou preso ao passado sou impedido de viver o presente e de sonhar com o futuro! Agora, com Jesus, por melhor que tenha sido seu passado, o melhor está por vir!!! Jesus ressuscitou para que andássemos em novidade de Vida! (Romanos 6:4)
5° RENOVE  SUA ESPERANÇA EM DEUS: V. 5
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.”
Deus nunca te abandará, nem o deixará e muito menos te decepcionará.
Seja sincero: sua esperança de dias melhores está onde?
• Na quitação da casa própria?
• Na sonhada aposentadoria?
• No dinheirinho do processo que vai sair?
• No seu carro novo?
Se sua esperança não estiver em Deus, ela vai falhar! Está Escrito: Jeremias. 14: 22 – “Portanto, em ti esperamos Senhor, pois tu fazes todas estas coisas.” Veja esta Palavra:  Romanos. 5: 1-3: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; 2  por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. 3  E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança";
Somente com Deus você pode aliar ESPERANÇA e TRIBULAÇÃO para não terminar afundando em tristeza. Entregue TUDO para Deus e reafirme sua total esperança Nele.
“O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. ". Sofonias. 3: 17...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.