Subscribe:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

NOEMI MESMO NA VELHICE UMA MULHER AGRADÁVEL A DEUS...

             NOEMI MESMO NA VELHICE UMA MULHER AGRADÁVEL A DEUS...
“Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.  Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali. Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.  Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá.” Rute 1:1-7
A vida de Noemi foi marcada de sofrimento e dor. Viveu em um tempo de grande fome e escassez pelas quais passou sua terra,  Belém (significa: casa de pão) de Judá, em Israel. Sua terra passava por um tempo de juízo de Deus. Faltava o suprimento básico para  a sobrevivência familiar.
Casada com o homem chamado Elimeleque, (significa: Meu Deus é Rei), gerou dele dois filhos e colocou os nomes de Malom (fraqueza, doença) e Quiliom (definhamento, tristeza). Os significados desses nomes já demonstram o drama que havia atingido  sua vida pessoal e familiar.
Foi um tempo de tomar decisões difíceis e infelizmente, erradas. Saiu de sua terra, Belém com seu marido e filhos e foi habitar em uma terra distante Moabe, com um povo que sistematicamente fazia guerra contra Israel, em busca de trabalho e provisão.
Nunca é bom tomar decisões em tempo de crise, se não for por absoluta direção de Deus.
Não é bom habitar em terra de inimigos e opositores, pois é terra de maldição.
Sempre, o melhor é estar no lugar e com pessoas que Deus quer que estejamos, mesmo que passemos por sofrimento e dor.
O tempo da escassez passará e virá o tempo de bênção e prosperidade.
Nos dez anos em Moabe, Noemi experimenta grandes tragédias em sua vida. Seu marido e seus dois filhos morrem. Perder seus entes queridos em terra estranha, longe da sua pátria, aumentou mais sua dor e o sofrimento.
Quantas mulheres têm perdidos seus maridos em pleno apogeu de suas vidas, tornando-se viúvas, órfãs do destino?
Quantas mães veem seus filhos serem ceifados no pleno vigor de sua mocidade. Quantas mães têm chorado por causa de tragédias familiares?
Para Noemi, o drama fica maior, quando uma de suas noras, Orfa, resolve também abandoná-la para seguir sua vida. Quando as tragédias nos alcançam são poucos aqueles que ficam ao nosso lado para chorar conosco as nossas dores.
No momento da dor e do fracasso, Deus nos dá um fio de esperança. Rute (significa: plena de beleza ou amiga) sua outra nora, diz para Noemi: ‘você não está só eu estou contigo e ficarei contigo em todo o tempo, nunca me afastarei de ti.’ “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16,17
O nosso amado Deus sempre provê um consolador, para está conosco nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Ele próprio está ao nosso lado para nos amparar e consolar. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.  Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14:16-18
As virtudes de Noemi são bem evidenciadas no livro de Rute, demonstrando vários aspectos e decisões que passamos  tomar em tempo de  lutas e provações.
Ela decide enfrentar a sua dor frente a frente, sem sucumbir e nem estremecer. Retorna a sua terra, a Belém de Judá, terra na qual, mais tarde, nasceria o Salvador da Humanidade. Agora, procura refazer sua vida no centro da vontade de Deus. O melhor lugar para ficarmos é onde Deus está.
Noemi, não sucumbe diante das adversidades, não se paralisa, não morre e não se deixa abater. Uma mulher que acredita no recomeço.
Sabe minha irmã, creia que Deus pode recomeçar, onde as tragédias tentam ocultar as bênçãos que nos são prometidas.
Uma mulher de fibra, forte para suportar os ventos contrários e acreditar que a bonança viria soprar novamente.
Alguns atributos podem ser reputados a essa mulher: Bravura em meio às lutas, fidelidade ao seu Deus mesmo em face às perdas, não teme o recomeço, uma sogra exemplar, esperança quando tudo eram trevas. Boa conselheira, tenacidade para prosseguir cuidando do único tesouro que julgava ter: sua nora Rute.
Muitos dos sofrimentos tentam ocultar as riquezas que Deus tem para cada um dia nós.
Noemi voltando com Rute a Belém, à casa do pão, lugar do centro da vontade de Deus, é abençoada,  quando um parente de seu marido, Elimeleque, chamado Boaz, um homem muito rico, resgata a Rute, que segundo o costume Hebreu pertencia a outro parente. Pagando o preço devido, Boaz casa-se com Rute. Rute 2:1,-13; 3:12,13; 4:1-6,13
Do relacionamento de Boaz com Rute nasce Obede,  que vem a ser pai de Jessé, pai de Davi. Uma posteridade de bênção e prosperidade vem para a vida de Noemi. Rute 4:13-22
Noemi significa literalmente: agradável. Um dia sofreu grandes reveses na vida, mas, Deus transformou suas tragédias em bênçãos quando  ela voltou  ao centro da Sua vontade.
Deus também quer transformar as tuas dores, doenças, tristezas, fracassos, perdas e revertê-las em bênção para tua vida...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.