Subscribe:

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MESMO COM TODAS AS ADVERSIDADES IREI RECONSTRUIR A MINHA MURALHA ESPIRITUAL...


MESMO COM TODAS AS ADVERSIDADES IREI RECONSTRUIR A MINHA MURALHA ESPIRITUAL...
“Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.  E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!” Neemias 1:4,5
Judá estava no Exílio Babilônico. Desde 586 (a. C.) Em 540 (a. C.) Ciro o grande, do Império  Medo-Persa domina Babilônia,  passa então a libertar Israel de seu cativeiro, progressivamente.
Neemias relata os três retornos dos exilados a Jerusalém. Esdras trata de fatos dos dois primeiros retornos (538 a. C.; 457 a. C.), e Neemias, de fatos ligados ao terceiro (444 a. C.).  Neemias era copeiro do rei  Artaxerxes I Longimano.
Jerusalém ficava a 1.600 Km de distância de Susã, na Babilônia. Cinqüenta mil habitantes  se encontravam em Jerusalém quando Neemias lá chegou.
Neemias nasceu e cresceu na Babilônia, nunca estivera em Jerusalém.
A SENSIBILIDADE DE NEEMIAS.  Cap. 1
Procurando saber como estava seu povo em Jerusalém. Vs 3
Sua reação diante do relato: Assentou-se; chorou; lamentou-se por alguns dias; jejuou; orou; dispôs-se  a ir reconstruir os muros derribados.
“ Era um homem de coração partido, um homem de oração, de fé, um homem de mãos ocupadas; justamente o que é preciso para reconstruir nos dias de opróbrio (vexame).”
Neemias sentia a carga espiritual de seu povo, essa é a característica de um grande homem de Deus. ( Gálatas 4:19 )
São poucos os homens que sentem a carga espiritual de seu povo, muitos estão preocupados em construir o seu próprio reino. Mateus 9:36-38
A carga de sobre Neemias não permitiu ser mais o mesmo, ele se dispôs a ir e ousar.
Quando existe um coração apaixonado pelas almas perdidas a sociedade sente uma grande diferença. ( Jerusalém fora agraciada com este líder )
Quando existe um homem com a carga espiritual de seu povo faz grande diferença a nação em que vive.
Nós fomos chamados para fazer a diferença na sociedade em que vivemos.
Coisas terríveis nos acontecem quando nos tornamos insensíveis diante dos pecados da nação em que fazemos parte. Ezequiel 9:1-11
Porque não estão tristes pelos pecados e atrocidades que o maligno comete contra os jovens e crianças de nossa cidade? Lamentações 2:19
Paulo em Atenas se revoltava em espírito por causa da situação espiritual da cidade. Atos 17:16
A sensibilidade espiritual é que nos qualifica como líderes.
“ A classe de ministros que precisamos é a que ardem pelas almas dos perdidos.” Jeremias 3:15; Ezequiel 34:1-16
“Se Não houver fogo nos púlpitos não haverá fogo nos bancos” “  Se não tivermos a sensibilidade espiritual, o peso e a carga espiritual é melhor pedir a Deus ou dar o púlpito pra outra pessoa.”
A paixão pelas almas perdidas é a principal razão de existimos. A palavra paixão significa: emoção intensa ou transbordante, um intenso entusiasmo por alguma coisa; um forte interesse por algum assunto ou atividade, como uma paixão pela  música”
É missão da igreja a responsabilidade de levar a palavra de salvação aos pecadores. “ … Ai de mim se não pregar o evangelho.”I Coríntios 9:16; 4:1; II Timóteo 4:1-5
A sensibilidade espiritual é um assunto de vida e morte, porque enquanto estamos parados, os muros estão derribados e os inimigos estão trucidando, matando os nossos irmãos. Tiago 4:17
Quatro meses se passaram orando e jejuando e esperando o momento para começar a receber a bênção.
A RESPOSTA DA ORAÇÃO DADA POR DEUS A NEEMIAS. Cap. 2:1
Deus dobra o coração do rei Artaxerxes. Provérbios 21:1
-  Deus é maior que: Pecados; tribulação; doença; angústia; luta; pessoas.
Um grande testemunho em terra estranha. ( nunca estivera triste diante do rei ).
Expondo sua tristeza no momento certo. (desabafo)
A pergunta do rei e postura do homem de Deus. “O que me pedes agora?       (“Então orei ao Deus dos céus”)
“Pelo menos em onze situação  de seu livro, observamos Neemias orando ao Senhor Deus.”  Demonstrando com isso espírito de dependência , fé, esperança, humildade e confiança ao seu Deus.
“ Um líder que sabe orar conhecerá a vontade de Deus a seu respeito”.
Precisa-se de homens  que nem Neemias, que se disponha para fazer a obra. Vs 5
Neemias, o líder. ( Eu reconstruirei )
Somos chamados para sermos líderes; homens e mulheres de frente; que vá  liderando outras; o primeiro; o que toma iniciativa; o cabeça; não a cauda. Deuteronômio 28:13;  Isaías 6:8 …“Eis-me  aqui envia-me a mim”.
Alexander Whyte descreveu com perfeição  o tipo de líder que é Neemias:   “ Não começa sem ter avaliado o custo. E depois não pára sem ter terminado a obra”.
Os projetos do homem de Deus.
- Quando o rei perguntou:  “Quanto durará a tua ausência? quando voltarás?”
-  Ele marcou tempo; pediu cartas para os governadores, para  Asafe que cuidava da floresta, pediu madeiras para  construção do templo, dos muros e casa aonde moraria.
-   Neemias sabia que Deus é que movia a mão do rei. (visão espiritual)  vs 8
A GRANDE TAREFA DE RECONSTRUÇÃO DO MURO
Neemias fez três tarefas difíceis que, espiritualmente falando, a igreja precisa realizar hoje:
1. Reconstruindo os Muros.
Os muros trazem segurança, proteção e defesa contra os inimigos.
Traz separação como fator primordial de segurança.
Uma das primeiras coisas importantes que um Governador fazia naqueles dias era reforçar e estender os muros da cidade.
E a primeira Cousa que um inimigo tentava fazer era derrubá-los.
O próprio Davi orou dizendo: “Edifica os muros de Jerusalém.” Salmo 51:18
Pensamento: “ A nova Jerusalém deve, do mesmo modo, ser rodeada e protegida por um largo muro de não-conformismo para com o mundo, e de separação dos seus costumes e espíritos. A tendência atual é demolir a barreira santa e tornar a separação entre a igreja e o mundo apenas nominal.” Charles H. Spurgeon.
Deus adverte:    “ Retirai-vos do meio dela…” Apocalipse 18:4  “ Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos…” II Coríntios 6: 14; “ Não ameis o mundo…”  I João 2: 15,16   “ Não vos conformeis com este século…” Romanos  l2: 2    “Infiéis não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus...” Tiago 4:4
Pensamento:  “O que alguns chamam de  “separação do mundo” realmente não passa  de  isolamento do mundo, e o que outros chamam de  “penetração no mundo” pode ser nada mais do que o antigo acomodamento com novo nome. Quando a igreja, tentando alcançar o mundo, se torna igual a ele, perde o seu impacto sobre o mundo. Quão trágico é que cooperemos com o inimigo, demolindo nossos próprios muros! Perdemos nossa característica e destruímos nossas defesas.” A. D.
Não devemos estar isolados, mas separados.
Andando no meio do mal sem ser atingidos por ele.
Separação é contato sem contaminação. “Jesus foi santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores ( Hebreus 7:26 ) Contudo, foi “amigo de publicanos e pecadores” Lucas 7:34
Pensamento: “ Jamais derrube uma cerca sem saber antes por que ela foi construída.”
Cercas e muros não apenas impedem à entrada; também impedem a saída. A igreja sempre perde suas coisas valiosas, inclusive pessoas de valor, quando os muros de separação são demolidos.
Preservando os marcos antigos. Provérbios 22:28 ; Deuteronômio 27:17; 19:14
2. Assentando as portas no muro.
A porta da cidade, no Oriente, era muito mais do que um lugar de entrada e saída; era também um lugar de jurisdição, onde as autoridades se encontravam para tratar de negócios.
Por mais fortes que sejam os muros, eles são inúteis se s portas não forem resistentes ou se os guardas forem descuidados ou desleais. A Grande Muralha da China foi transportada  por inimigos pelo menos três vezes, sempre porque os guardas foram subornados. A igreja necessita desesperadamente de portas fortes e de guardas leais.
Os vários tipos de portas assentadas no muro de Israel:
Porta das ovelhas; porta do peixe; porta do vale; porta do monturo; porta da fonte; porta das águas; porta dos cavalos; porta oriental; porta da guarda; porta de acor (esperança).
As portas da bíblia do sentido metafórico ou figurado:
Porta aberta. Apocalipse 3:8; Porta fechada. Mateus 25:10; Jesus é a porta das ovelhas. João 10:7;Porta que existe em cada coração, que só é aberta pelo seu dono. É Cristo que bate suavemente para entrar. Apocalipse. 3:20 ; Porta da fé. Atos 14:27; Estar à porta ou perto da porta significa que resta pouco tempo antes da ocorrência de alguma cousa. Mateus 24:33; Tiago 5:9 ( Parousia ) e o julgamento.
Os fariseus e hipócritas ficavam a porta, e não entravam e nem deixavam outros entrarem para terem comunhão com Deus. Mateus 23:13
3. Removendo os escombros para uma melhor edificação.
Os escombros  impediam de edificar os muros. Não tiveram de assentar novos alicerces. Tudo o que tinha de fazer era tirar o lixo, encontrar os alicerces antigos e construir o muro. Mas essa tarefa não foi fácil: “ Então disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira quer não podemos edificar o muro ” (Neemias 4:10 )
Os alicerces determinam o tamanho, o formato e a resistência da estrutura. Construir um muro sem alicerces ou sobre alicerces errados seria insensato e perigoso. A fim de encontrar os alicerces antigos, os homens de Neemias primeiro tinham de livrar-se dos escombros antigos.
Os escombros, os lixos, são tudo aquilo que atrapalha o desenvolvimento da obra na igreja, ou na vida espiritual de cada membro do corpo de Cristo. Fazia parte, mas agora não faz mais, está atrapalhando.
Jesus quer fazer novo e  dar mais mobilidade, agilidade. A igreja não pode viver enraizada com métodos e estruturas antigas que só atrapalham o seu desenvolvimento e saúde espiritual. A doutrina deve ser conservada, mas os escombros, os lixos têm que ser lançados fora; porém, todos têm que ajudar a retirar e jogar longe.
Jogar fora os escombros não é trabalho fácil nem traz popularidade. Mas é importante.
Uma geração de líderes sedentos de poder provavelmente incapacitará a igreja por muitos anos. Sabemos do que precisamos: Pregadores como Jeremias e João Batista, e líderes como Neemias.
Precisamos de algo mais: Intercessores como Moisés. Se não nos voltarmos para a oração, não há esperança de reavivamento na igreja...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.