Subscribe:

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

BERENICE A PORTADORA DE VITÓRIAS...(A MULHER DO FLUXO DE SANGUE)


                                               BERENICE A PORTADORA DE VITÓRIA...
                                                 (A MULHER DO FLUXO DE SANGUE)
A narrativa deste milagre de cura de Jesus encontramos nos evangelhos sinóticos: Em Mateus 9,19-22; Marcos 5,25-34 em Lucas 8,43-48. Vamos citar um pelo menos para termos uma ideia do acontecido; Marcos 5,25-34:
“25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,
26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior,
27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;
28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada.
29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal.
30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes?
31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou?
32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera.
33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade.
34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal”. (Mc 5,25-34)
Qual o nome desta mulher que sofria fluxo de sangue
Lendo o evangelho de Marcos ele fala em “certa mulher que”, não se preocupa em falar do nome, parece que o milagre quer mostrar mais a situação da mulher na época de Jesus do que falar em seu nome, mas segundo o Historiador Flávio Josefo o nome dessa mulher era BERENICE que no grego significa “A PORTADORA DE VITÓRIAS.”
Mateus da mesma forma não se preocupa com o nome dela no texto assim aparece: “E eis que uma mulher”, e segue a descrição do milagre.
Lucas narra deste modo: “E uma mulher”.
Respondendo pelo nome da mulher que obteve de Jesus o milagre da cura do fluxo de sangue dizemos que no texto não aparece seu nome, isto vem confirmado pelos três evangelistas, Mateus Marcos e Lucas. Assim não sabemos o seu nome.
Podemos confirmar que segundo as narrativas, era uma mulher, que sofria fluxo de sangue havia 12 anos.
Qual a idade de Mulher;
Seguindo a narrativa do milagre que os três sinóticos apresentam este detalhe a idade é omitido. Nos três evangelhos se le uma mulher que sofria de fluxo de sangue havia 12 anos, poderíamos se quiséssemos até calcular uma idade, mas ficaria no estágio das hipóteses.
Embora não tenhas uma resposta a pergunta, pois o texto não favorece, isto não diminui a importância que a narrativa do milagre tem.
Sugiro que continues o estudo procurando entender melhor a situação da mulher na época de Jesus, e as dificuldades femininas na observância da lei do Puro e do Impuro segundo o Judaísmo.
A lei do Puro e do Impuro na época de Jesus.
Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.
O que esta Mulher do Fluxo de Sangue nos ensina.
 Deixando de lado a interpretação detalhada do milagre, retiremos ensinamento que a mulher nos propõe: Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação. A Bíblia diz em Rm 10,17
“Pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo”. (Rm 10,17)
Somente assim vencemos os medos, os fracassos e tudo o que nos impede de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas. A mulher tomou uma decisão tocar a borda do manto de Jesus, tinha fé que seria curada. O milagre aconteceu.
A mulher curada nos mostra o caminho e diz: Agarre, segure o Mestre e confesse, Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância. O verdadeiro nome dessa mulher, segundo o historiador Flávio Josefo era Berenice que dignifica no Grego (Portadora de Vitória), creia que a sua vitória chegou hoje...

Bispo/Juiz. Mestre e Doutor em Ênfase e Divindades  Dr.Edson Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.