Subscribe:

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ESPIRITO SANTO VEM NÓS CONSOLAR...


                                             ESPÍRITO SANTO VEM NÓS CONSOLAR...
II Cor. 1:3-4
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
Recebi um e-mail nesta semana cuja pessoa dizia assim: “pastor, às vezes me pergunto quantas provas ainda vou ter que passar para ser aprovado por Deus. Eu não obtive nenhuma resposta.  Então cheguei à conclusão que tenho que passar por tudo esperando meu dia mau passar e tendo a certeza que amanhã vai ser um dia melhor. … minha maior vitória é ter em minha cabeça A COROA DA VIDA. Pastor creio na vitória do povo de Deus.
Jesus se fez carne e suportou tudo que lhe foi dado, tudo mesmo, então se ELE me conseguiu também posso e nós podemos. Deus abençoe muito a senhor e sua família. Logo as promessas serão cumpridas no seio da sua família. Porque ELE não e homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa. (Ex. 20:16)”
É muito gratificante receber um e-mail desses porque é um e-mail de consolo para a minha vida e família em particular. A gente percebe pelo teor do e-mail que vem de uma pessoa que já amadureceu no Evangelho e já não se desespera que aprendeu a virtude da paciência, porque “a tribulação produz paciência”(Rom. 5). Não é de uma pessoa desesperada, mas sim CONFIANTE, e preocupada tão somente em SER APROVADA POR DEUS.
Talvez você pudesse me perguntar “pastor qual a razão de tanta luta/tempestade em minha vida? Parece que Deus, quando vai mandar tribulação para a Terra, sempre me bota na lista”.

E eu conheço muitos de vocês e as dificuldades que muitos estão passando. Tem gente que está passando crise financeira, crise espiritual, crise existencial, crise no lar, vontade de largar tudo e fugir, desesperanças, desilusões. Será que isso um dia vai passar? E a minha resposta é SIM. Isso tudo, um dia passará. O salmo 30:5 diz que o choro pode durar uma noite mas que a alegria virá pela manhã. E Jesus disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”(João 16:33). E por fim, tudo passará de vez, quando estivermos na presença do Senhor libertos deste corpo. Lá no céu, não existirá mais lágrimas, dor, doença, nada. Só alegria e regozijo.
Nesse texto de Paulo, vamos aprender como lidar com as tribulações da vida e reaprendermos alguns conceitos bíblicos. A gente tem que reaprender muitas coisas e desfazer o conceito de que a vida cristã é um mar-de-rosas. Quando eu me converti (1972), cresci com uma fé meio infantil achando que tudo seria resolvido por Deus da minha forma, bastando tão somente orar. Se houvesse uma dor de dente, era só orar e a dor passava. Todo cego e paralítico seria curado, bastando apenas ordenar e pronto. E hoje quando vejo a minha própria história, que meu filho vai fazer 34 anos neste ano de 2011 e que ele continua numa cadeira de rodas com paralisia cerebral, que as coisas não aconteceram bem assim como eu esperava e que na realidade existem cegos pregando o evangelho, pastores paralíticos que entram no púlpito em cadeira de rodas e anunciam a Salvação em Cristo, em vez de me abater, isso só constrói ainda mais a minha fé em bases sólida.
Vejo nesses quase 40 anos de vida cristã e quase 30 anos no ministério pastoral, que muitos que eu orei foram curados, mas também muitos que eu orei não o foram da forma como eu achava que deviam, porque Deus na SUA SOBERANIA, decidiu não fazê-lo por razões que não me compete a mim discordar.
Então vamos reaprender alguns conceitos bíblicos.
Em primeiro lugar, Paulo começa dizendo no vs 3 que DEUS, É O “DEUS DAS CONSOLAÇÕES”.
Quando Jesus informou aos seus discípulos que estava indo embora deste mundo para o Pai, disse que enviaria a eles O CONSOLADOR (João 14:16), referindo-se ao ESPÍRITO SANTO que Ele define como sendo “o Espírito da parte do Pai”.
A palavra CONSOLAR vem do grego PARAKLESIS, que significa “COLOCAR-SE AO LADO DE UMA PESSOA, ENCORAJANDO-A E AJUDANDO-A EM TEMPOS DE AFLIÇÃO”. Jesus fazia esse papel, pois estava ao lado dos discípulos, mas agora Ele está indo embora e por isso consola os seus discípulos com a promessa de que vai enviar outro Consolador.
Pergunta que faço aqui nesta noite: Qual o papel precípuo do ESPÍRITO SANTO? Batizar? Dar os dons de línguas? Dar dons de curar? Fazer o crente sentir arrepios no braço? Calafrios no corpo? NÃO! Definitivamente Não! A função principal do Espírito Santo é a de CONSOLAR, estar ao lado do crente em todo o momento. No momento bom ou no mau. Os dons do Espírito Santo são prometidos e sua busca incentivada, mas eles vêm para o crente para dar a ele a CAPACITAÇÃO PARA TESTEMUNHAR, evangelizar, falar ao mundo da Salvação em Cristo. Os dons são necessários para expulsar demônios, curar enfermos, falar a palavra com sabedoria e ciência. Mas em primeiro plano, o Espírito Santo é CONSOLADOR por excelência.
Em segundo lugar, Paulo revela aqui um mistério extraordinário.
Ele revela que Deus quer desenvolver em nós o mesmo papel desempenhado pelo Espírito Santo: O PAPEL DE CONSOLADOR.
Vs 4 –  “ELE (O PAI) nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”.
ELE NOS CONSOLA PARA DESENVOLVER EM NÓS A CAPACIDADE DE CONSOLAR OS OUTROS, USANDO A MESMA CONSOLAÇÃO COM QUE DEUS NOS CONSOLA...

BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.