Subscribe:

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O EQUILÍBRIO NECESSÁRIO EM UM LAR CRISTÃO


                                        EQUILÍBRIO NECESSÁRIO EM UM LAR CRISTÃO...
Efésios 5.22-25 e 6.1-4
-Introdução: é necessário que haja equilíbrio na família para a felicidade no LAR. Neste estudo vamos tratar sobre o equilíbrio na família, um fator que precisa ser muito pensado nos dias atuais.
Vamos utilizar a figura de uma balança para ilustrar a necessidade de equilíbrio na família (coloca a figura da balança).
Como alcançar o equilíbrio no LAR?
A resposta será montada em um acróstico da palavra LAR começando pela letra do meio 'A':
 1- AMOR: Rute 1.16-17
O nome desta balança que equilibra o LAR é o AMOR. O amor equilibra e aperfeiçoa a família, então “sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3.14).
Um lindo exemplo Bíblico de amor na família é o de Rute que exemplifica uma família diferente, sua família não eram filhos, irmãos, pai, mãe ou marido, era a sua sogra e ela demonstrou um amor companheiro para com ela. Rute abriu mão de sua LIBERDADE para assumir a RESPONSABILIDADE com a sua sogra e depois teve liberdade dobrada.
Quando o amor é o centro de tudo no Lar, a família sempre será feliz.
O AMOR tem sido o ponto de equilíbrio e perfeição em sua casa?
Tudo o que fizer, tenha como critério o AMOR!
2- LIBERDADE: Lucas 10.38-42
O primeiro peso que vamos colocar na balança é a LIBERDADE. Ela é um peso muito grande para a família e gera muitas RESPONSABILIDADES.
Mas não podemos ter somente LIBERDADE porque causa desequilíbrio, como diz Gálatas 5.13: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”.
Um exemplo Bíblico de LIBERDADE na família é o de Marta e Maria. Por um momento Marta se sentiu obrigada a fazer suas tarefas e achou que a irmã estava abusando da LIBERDADE com Jesus. Mas o Senhor instituiu a verdadeira LIBERDADE naquela família. A LIBERDADE de ouvir a Palavra de Deus.
Você tem usado a LIBERDADE em sua casa, de maneira adequada?
Sua LIBERDADE vai até onde não impeça a do outro!
3-RESPONSABILIDADE: Jó 1.1-5
O segundo peso que vamos colocar na balança para dar equilíbrio é a RESPONSABILIDADE. Ela é um peso muito grande para a família, mas gera uma grande LIBERDADE.
Como diz Romanos 13.8 “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.
Um exemplo Bíblico de RESPONSABILIDADE na família é o de Jó. Ele se sentia responsável por seus filhos e se levantava de madrugada para interceder por eles. Jó tinha grande liberdade, era rico e seus filhos também eram livres (tinham suas casas e iam e vinham festejando), mas Jô assumiu a responsabilidade intercessora de um pai que teme a Deus.
Você tem assumido suas RESPONSABILIDADES na família?
Seja RESPONSÁVEL em tudo que fizer pelo seu Lar!
-CONCLUSÃO: LAR = Liberdade + Amor + Responsabilidade
Para concluir vamos nos lembrar de três famílias na Bíblia que não tiveram este equilíbrio.
1- o filho pródigo (Lucas 15.18-32)
(Exemplo de falta de equilíbrio do filho para com os Pais com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).
  2- Hananias e Safira (Atos 5.1-16)
Exemplo de falso de equilíbrio do casal para com Deus. (Com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).
  1- o sacerdote Eli (I Samuel 3.11-14)
(Exemplo de falta de equilíbrio dos Pais para com os filhos com excesso de liberdade, excesso de amor e pouca responsabilidade)
Não deixe a balança do LAR se desequilibrar em sua casa. Quando há excesso de Liberdade aumentam-se depois as consequências ou responsabilidades e quando se é responsável recebe como recompensa grande liberdade...

BISPO/JUIZ. MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.