Subscribe:

sexta-feira, 26 de julho de 2013

TEMOS QUE NASCER DE NOVO PARA VERMOS A DEUS...


                             TEMOS QUE NASCER DE NOVO PARA VERMOS A DEUS...

JOÃO CAP 3, VERSICULOS 1 AO 21
“Havia entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos Judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. A isto, respondeu Jesus: em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. Vs.3
Nicodemos significa: “Conquistador do povo.” Uma das principais autoridades religiosas em Israel. (Líder) Fazia parte do grupo de fariseus, uma organização religiosa que conhecia e ensinava a Palavra de Deus. Mestre (Professor) da lei de Deus em Israel; um profundo conhecedor da teologia do Antigo Testamento. Membro do Sinédrio (70 Sábios) que governava o tribunal eclesiástico e civil em Israel.
Para ser fariseu e membro do Sinédrio a pessoa tinha que ter algumas qualificações: Ser profundo conhecedor da lei de Deus; ter bom testemunho do povo; moral irrepreensível; íntegro; justo, piedoso, sincero.
Apesar de todos esses qualificativos; Nicodemos não havia nascido de novo. Não era salvo.
ENCONTRO DE NICODEMOS COM JESUS
“ … este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus…”( vs 2)
Ele ouviu falar de Jesus e procurou conhecê-Lo. (Temos que tomar iniciativa de buscar salvação de nossa alma).
“ Quem tiver sede vem a mim e beba…”João 7:37
A necessidade do novo nascimento.
“ A isto respondeu Jesus em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”(vs 3)
Jesus não olhou a posição eclesiástica de Nicodemos, as letras, o discurso teológico; mas, tão somente, que ali estava uma alma que precisava de salvação.
O que não garante a Salvação?
- O ser religioso; ser justo; piedoso; íntegro; conhecer a palavra de Deus; fazer boas obras. (Ef 2;8-10)
O que é ser nova criatura com Cristo? (Garantia de Salvação)
“Àquele que está em Cristo nova criatura é…” II Cor 5:17
-   É crê que Jesus foi crucificado por nossos pecados. (Jo 3: 14)
-    É crê em Jesus como único e suficiente Salvador. ( Jo 3: 15 )
-   É crê no grande amor de Deus por nós, enviando seu único Filho para morrer pelos nossos pecados. ( Jo 3: 16)
-    É Nascer da água e do Espírito.
Água: É Palavra de Deus (Jo 15:3)
“Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem  de água pela palavra. “Ef 5:26
“Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente”.I Pd 1:23
Espírito: É o Espírito que convence homem a respeito do pecado, da justiça e do juízo. João 16:8-13
* A obra da salvação tem um trabalho direto do Espírito de Deus no espírito do homem, utilizando-se da pregação da Palavra de Deus,  proporcionando a regeneração de vidas. I Pd 1:23; Ef 1:13,14
* É o Espírito Santo que habita no coração daquele que crê, fazendo dele templo Santo. I Cor 3:16; 6:19,20
EVIDÊNCIAS DO NOVO NASCIMENTO EM CRISTO
Testemunhando Jesus perante outros. ( Jo 7: 50-52)
Defender, testemunhar, falar do amor de Deus são evidências do novo nascimento.
“ Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua Glória e na do Pai e  dos santos anjos.” Lc 9: 26
Pagando um preço para servir a Jesus. ( João 19:38,39)
“ … E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à  noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés”
Cem libras equivaliam aproximadamente, 35 Kg de perfume altamente caro, que servia para perfumar os corpos de pessoas nobres, ricas.
– Para melhor servirmos a Jesus temos que pagar um preço:
* Perseguição ( II Tm 3:12); serviços( dons e ministérios); tempo ( igreja); Dinheiro ( dízimo/ ofertas);Amor (Irmãos/ próximos/inimigos).
Nicodemos, embora sendo religioso, justo, íntegro, profundo conhecedor da bíblia, não havia nascido de novo, não era salvo. Certamente, se morresse antes de ter um encontro com Cristo, não iria para os céus.
Nicodemos ouviu falar de Jesus, despojou de seus méritos, e foi até Ele, teve uma experiência pessoal com Cristo. Nicodemos nasceu de novo, creu que de fato Jesus é o Salvador, o Messias esperado, segundo a Escritura.
Nicodemos mostrou através das evidências, que de fato ele tinha nascido de novo: Testemunhou, defendeu Jesus, perante outros. Pagou um preço para servir a Jesus.
E você?  Já nasceu de novo? Tens procurado Jesus, tens testemunhado defendendo-o, tens pago um preço para servir o mestre? “ … se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus...”

BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.