Subscribe:

sábado, 20 de julho de 2013

SANSÃO, O SOL QUE PERDEU O SEU RESPLENDOR...



                                SANSÃO, O SOL QUE PERDEU O SEU RESPLENDOR...
Tema: ARREPENDIMENTO
SANSÃO, O SOL QUE PERDEU O SEU RESPLENDOR.
INTRODUÇÃO:
Existe um verso de um poeta americano que diz:
“Grande é a arte de começar, maior é a arte de terminar.”
De fato. Os empreendimentos aos quais nos lançamos na vida (Família, estudos, trabalho, etc.), requer grande esforço, dedicação, tempo e investimentos. Porém, eles exigem muito mais aplicação por parte do empreendedor para que o seu fim seja levado a contento.
“Um bom começo,  não é garantia de um bom final.
E a vida de Sansão, ilustra bem esta antiga verdade. Ele foi O SOL QUE PERDEU O SEU RESPLENDOR. Apesar do grande brilho do começo, foi perdendo sua força até quase se apagar por completo.
NARRAÇÃO:
 - O PERÍODO DOS JUIZES (que dá título ao livro), teve o seu início com a morte de Josué, o grande líder que introduziu o povo de Israel na terra prometida e que dava coesão e direção as doze tribos. Com a sua morte, perdeu-se a unidade nacional e o povo passou a se desviar dos caminhos do Senhor. Duas frases se fazem acompanhar quase todo o livro: “Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o Senhor, por isso Ele os entregou nas mãos dos (inimigos)”. O povo se desviava, Deus castigava; o povo se arrependia, Deus levantava um juiz para libertá-los.
  A frase reaparece em (13.1), e anuncia o castigo de 40 anos de servidão aos Filisteus.  Este  é o momento em que Sansão, o último dos juizes que foram impulsionados pelo Espírito de Deus, entra em cena. O povo se encontrava apático (15.11), até mesmo a tribo de Judá, valente e corajosa no tempo de Josué, se curvou perante o domínio  filisteu. Que venceram a Israel na batalha de Apeque e levaram a Arca da Aliança, símbolo maior da presença de Deus, para a casa do seu deus Dagom (1 Sm.4). (Samuel foi um juiz contemporâneo de Sansão e julgava em Mispa.).
O  NASCIMENTO DE SANSÃO foi uma intervenção divina, pois, aquela que viria a ser sua mãe era estéril. O  Anjo do Senhor lha anunciou o nascimento de um filho que começaria libertar Israel das mãos dos filisteus (13.25; 14.4,5), e que ele seria NAZIREU, i.é. consagrado ao Senhor, o seu cabelo não deveria ser cortado, pois, seria o símbolo de sua consagração e o segredo de sua grande força física. Ao  nascer, sua mãe lhe pôs o nome de Sansão, que vem de um termo hebraico e significa PEQUENO SOL. O menino cresceu e Deus o abençoou, e o Espirito passou a instruí-lo (13.24s).
 APESAR DESTE GRANDE COMEÇO, sentimos uma profunda tristeza por causa dos eventos posteriores. Sua trajetória foi maculada pela degradação moral e a anarquia de seus dias. Era um homem repleto de contradições inexplicáveis: Odiava os Filisteus, porém amava as mulheres deles; era nazireu, mas não tratava com seriedade o seu voto, e em algumas circunstâncias não deu a devida glória a Deus; Foi designado para libertar Israel das mãos dos filisteus, contudo, terminou os seus dias cego e escravo em um templo pagão.    
Sansão foi o “PEQUENO SOL”  que brilhou intensamente, mas que perdeu o seu resplendor.
O Senhor Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo...não se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que estão na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens... ” (Mt.5.14-16); e o Apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses os advertiu a resplandecerem como luzeiros no mundo, no meio de uma geração pervertida e corrupta (Fp.2.15).
AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA:
Como Sansão, fomos chamados para ser luz; e como ele, corremos o risco de perder o resplendor, ou mesmo de nunca brilhar.
FRASE DE TRANSIÇÃO:
   Podemos aprender com os acontecimentos e com as atitudes de Sansão, o que pode levar alguém a terminar tão mau o que começou tão bem. Sansão perdeu o seu resplendor porque:
DESENVOLVIMENTO:
1 – ERA UM HOMEM GOVERNADO PELAS EMOÇÕES
Embora Sansão fosse um homem instruído pelo Espírito (13.25), sua vida pareceu sempre ser dominada pela paixão. Não estou sugerindo que a proposta de Deus seria uma vida destituída de emoções. Em absoluto! A questão é que não haviam evidências do domínio próprio na sua vida, que é um fruto do Espírito. E todo aquele que basear as suas ações e condição nos sentimentos provenientes do coração, que segundo Jr.17.9, é enganoso e desesperadamente corrupto, certamente experimentará muitas lágrimas e temores.
E um homem governado pelas emoções  torna-se num homem perigoso tanto para si mesmo como para aqueles que estão à sua volta. Esta verdade já se encontrava expressa na vida de Caim (Gn.4.5-7), quando lhe descaiu o semblante pelo ódio que alimentava contra o próprio irmão, o qual Deus disse que a ele cumpria dominá-lo, mas ele não o fez, o que o levou a assassinar a seu irmão. Observem que:
O ódio e a vingança passaram a ser o  moto de vida de Sansão:
  (15.7) “se assim procedeis, não desistirei enquanto não me vingar”
 (15.11) “...como me fizeram a  mim, eu lhes fiz a eles.”
 Embora essa atitude tenha sido dirigida ao inimigo, elas eram o fruto do seu próprio descontentamento pessoal pelo seu fracasso no matrimônio... O chamado e a missão de Sansão era lutar as “Batalhas do Senhor”, a fim de libertar o povo de Israel. Porém, o vemos muitas vezes “Lutando a Sua Própria Guerra”. As suas ações eram sempre dirigidas à sua própria pessoa:
  Me vingarei...Me fizeram...até a sua oração, já arrependido em (16.28) demonstra essa fraqueza.
Um homem que é governado pelas emoções não sabe discernir entre o que é uma “Ira Justa”, e uma “Vingança Pessoal”. Geralmente, para eles “O Fim Justifica os Meios”. E quando “Fazemos em Nome do Senhor”, mas não somos conduzidos pelo Senhor, ainda que cheguemos ao fim da missão, a luz começa a perder o seu resplendor.
2 – ERA UM HOMEM QUE LUTAVA SOZINHO ( 15.11,12
  Não podemos dizer que as atitudes de Sansão tenha sido desprovidas de sabedoria. Não! Ele parece Ter agido de maneira muito sábia durante os vinte anos do juizado. Contudo, provavelmente, o excesso de confiança em si mesmo (Força física), o levou ao isolamento.
  Sansão foi um homem que lutou sozinho, quando para cumprir a sua missão, poderia Ter buscado  a ajuda dos seus “Irmãos”. Contudo, vamos assim chamar:  “A sua Auto Suficiência”, nunca lhe permitiu reunir um exército para combater contra os Filisteus. Nem mesmo Gideão, que lutou apenas com 300 homens, não estava sozinho. Os parceiros de luta de Sansão são 300 chacais (raposas) (15.4,5)..., e uma queixada de jumento (15.15)...
 Sem dúvida, existe um aspecto individual na luta daquele que é comissionado (crente): cada um é responsável por seus atos e negligências diante do chamado de Deus (ninguém pode amar por você; ...pedir perdão em seu lugar;...ir a igreja por você;...crescer espiritualmente em seu lugar. É você que tem que amar...pedir perdão...). Existe um aspecto individual na luta do crente.
Contudo, Deus nos trata como corpo. Existe um aspecto corporativo na lida do povo de Deus:
    Nos Dez Mandamentos (Ex.20.5,6): Quando Deus promete abençoar Ele o promete aos Pais e aos seus Descendentes; quando Ele promete amaldiçoar, Ele o promete aos Pais e aos seus descendentes.
   No Sl.133: A benção é ministrada na união do povo
 Em 1.Co.12.12... Paulo faz uso da figura do corpo humano para mostra que existe uma ligação orgânica entre aqueles que fazem parte da igreja de Cristo “Quando um sofre...”
Sansão não compreendeu este aspecto corporativo do chamado de Deus. E isto tirou mais um pouco do seu resplendor. É como  diz um certo provérbio popular: “Uma brasa fora do braseiro se apaga rapidamente”
   O cristianismo é a religião onde companheirismo, solidariedade e comunhão não são acidentes de percurso, mas a essência de sua construção. De sorte que: Lutar sozinho, não sentir a necessidade do próximo é uma nuvem escura que impede o brilho do sol que há em cada um de nós.
3 – NÃO ERA UM HOMEM ÍNTEGRO. (14.8,9;16.1)
    Alguns acontecimentos na vida de Sansão nos mostram que a despeito de sua grande força física, ele era espiritual e moralmente fraco. Várias vezes ele quebrou a aliança com Deus:
 Tocou num cadáver (14.8,9) quando a sua consagração o proibia.
    Omitiu o fato dos seus pais. No mínimo os desonrou, quebrando o 5 mandamento.

-         Entregou-se a prostituição (16.1).
  Descobriu o segredo de sua força para o inimigo (16.17)
 A queda é geralmente o resultado de um processo...(Tg.1.14) Descreve a queda como tendo o seu início na cobiça do homem, esta ao atraí-lo e seduzi-lo gera o pecado, e este a morte.
  Na vida de Sansão esse processo teve início
 Sua cobiça o levou a habitar  geograficamente na terra do inimigo. O próximo passo foi banalizr, diminuir, menosprezar o valor do sagrado. Aí, ele já estava habitando espiritualmente na terra do inimigo.
 O terceiro passo foi abrir mão daquilo que não poderia abrir; negociar o que é inegociável; fazer acordo com o que não tem acordo. Sansão abriu mão da sua integridade (santidade).
Seguiu-se a tudo isso a dor, a desonra e a humilhação:
Habitando cego, escravo e humilhado na casa do inimigo...(16.21)
 Vendo o nome do seu Deus ser blasfemado: os filisteus davam glórias ao deus Dagom (grãos) por Ter ajudado a capturar o inimigo. (16.23).
 É triste para um servo do Senhor acabar os seus dias assim. Sem brilho, sem resplendor, sofrendo a dor a desonra e a humilhação.

         Pv.28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas os que as confessa e as deixa alcançará misericórdia”
   A falta de integridade rouba o brilho  da luz em nós.
- CONCLUSÃO:
 “Grande é a arte de começar, maior é a arte de terminar”
  Desonrado, humilhado, derrotado e servindo de espetáculo para aqueles incircuncisos. O que me impressiona é que apesar de todos os erros que cometeu, Sansão soube terminar: Houve arrependimento, e ele pode orar ao Senhor nos últimos instantes de sua vida (16.28). E o seu nome se encontra na galeria dos heróis da fé (Hb.11.32).
Talvez você tenha começado bem a carreira cristã, com muito brilho e resplendor, mas no decurso da caminhada o brilho vem se dissipando; ou quem sabe o sol da vida cristã ainda nem brilhou em você:
 (Hb.12.1) “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo o peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta,”



         Sansão se tornou testemunha para que eu e você não tenhamos que esperar o último instante da vida para fazer o que é certo.
Lembre-se:
  Domínio próprio; Comunhão; Santidade e Arrependimento permitem que as nossas vidas se encham do óleo do Espírito que as fazem brilhar...

BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADES DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.