Subscribe:

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O SEGREDO DA CAPA DO CEGO DE JERICÓ...


                                       O SEGREDO DA CAPA DO CEGO DE JERICÓ...
Marcos – 10:46 a 51
46. Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. 47. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi tem compaixão de mim. 49. Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. 51. Perguntou-lhe o cego: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. 52. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho.
1) INTRODUÇÃO
Esta é uma mensagem que com certeza o amado irmão leitor já ouviu algum profeta de Deus pregar, e de várias formas e de vários ângulos esta mensagem já chegou até você, eu apenas gostaria de trazer uma palavra que me foi mostrada neste contexto e com certeza ela, a Palavra de Deus fará a diferença em sua vida.
Eu denominei esta mensagem de A CAPA DE BARTIMEU, porque é sobre a capa que o contexto central desta mensagem falará.
A Bíblia é um celeiro infinito de mensagens, uma fonte inesgotável da Palavra de Deus, e a vida desse mendigo, cego, andarilho, sujo, pobre, pedinte, chamado Bartimeu, filho de Timeu, irá nos mostrar uma verdade que mudará a sua vida, seja como cristão ou não, você com certeza receberá esta palavra como a verdade de Deus para sua vida e que esta verdade divina seja para cada um de nós um alicerce, sustentando nossas vidas espirituais.
Bartimeu foi um homem que muito nos ensinou através de sua atitude na presença do Senhor Jesus e através de sua situação de vida. O que quero lhe mostrar é a mais pura verdade em que nós vivemos.
2) A VIDA DE BARTIMEU
O texto diz que saindo Jesus de Jericó uma grande multidão lhe acompanhava, eram os moradores daquela cidade que estavam ainda felizes com os milagres que o mestre tinha feito, que não foram escritos na Bíblia conforme João nos relata (Jo.21:25). O interessante é que Jericó era uma cidade maldita (Js.6:18), pois a ordem de Deus era para Josué não tocar em nada daquela cidade pois era anátema, ou seja, maldito, então foi Jericó destruída, que tristeza habitar em uma cidade maldita, era lá que Bartimeu nasceu e cresceu. Cresceu pobre, e cego, pois sua família não podia pagar um guia para ele, então Bartimeu foi ser pedinte, e a vida dele era ser humilhado, maltratado, insultado, ninguém se importa com um mendigo.
A verdade é que nem o próprio mendigo se preocupa consigo mesmo, verdade é que se você perguntar a um deles qual o seu projeto de vida, com certeza ele não terá, e com bartimeu não era diferente, sem contar que ele era cego.
Muitos em nosso meio estão como Bartimeu, sem projeto, sem sonhos, sem esperança, vivendo uma vida miserável espiritualmente, não tendo visão do amanhã. Bartimeu sabia de sua situação, sabia quem ele era e o que ele era, por isso meu amado cristão, não despreze seu irmão que aparenta estar sofrendo, ele pode necessitar de sua ajuda. Note que Bartimeu era cego e ficava à beira do caminho, com certeza ele precisava de ajuda de algum outro mendigo para ir até a beira do caminho que ficava fora da cidade para pedir dinheiro ou comida, ou qualquer outra coisa. É triste, mas a beira do caminho não é lugar de se ficar, somente mendigos sentam a beira do caminho, pois eles não eram aceitos no interior da cidade onde vivem os fariseus e os escribas.
Mendigo, cego, pobre, pedinte, rejeitado pela família, que nasceu e viveu em uma cidade maldita, proibido de viver no meio da sociedade da época, que vida mais desgraçada era a de Bartimeu, talvez se fosse outro já teria se suicidado, mas ele não. Eu creio que Bartimeu não era uma pessoa infeliz, frustrada, amarga, embora tivesse toda razão para isso, mas sinceramente creio ser ele um homem positivo e esperançoso, talvez fosse essa razão que o levou a ficar gritando para o Filho de Davi.

Ainda tenho fé que Bartimeu tivera alguma informação sobre Jesus e creu naquilo que lhe contaram, pois a Bíblia relata que ele gritava: “JESUS, FILHO DE DAVI, TEM COMPAIXÃO DE MIM”, isso nos mostra que ele sabia com quem estava falando.
Que lição de vida esse pobre homem nos ensina, talvez essa é a atitude que nós não temos tomado diante dos problemas da vida, e ao invés de acreditarmos e lutarmos, sendo esperançosos, pois a vida desse homem é excepcional, pois logo que ele ouviu que era Jesus que passava pelo local ele não duvidou em seu coração de que Jesus seria a solução de seus problemas, então como eu acredito que Bartimeu conhecia a fama de Jesus, ele apela para aquilo que Jesus mais tem, COMPAIXÃO.
Uma das coisas que mais me chama a atenção e a sabedoria de Bartimeu em apelar para aquilo que de certa forma seria o ponto fraco de Jesus, se é que posso dizer assim. Bartimeu diz “...TEM MISERICÓRDIA DE MIM”, como que Jesus não atenderia tão grande apelação. Aquele que outrora era desprezado, humilhado cego, sujo, mendigo, pedinte, pobre, desgraçado, nascido em uma cidade maldita, estava próximo de alcançar um milagre que iria mudar a sua vida por completo, mas Bartimeu mesmo cego vê que ainda faltava uma coisa, talvez a mais importante, que se não fosse resolvida poderia estragar o milagre, o impossibilitando de receber a benção.
É aqui que eu quero chegar, o ponto chave na visão de um cego.
3) A CAPA DE BARTIMEU
Talvez você já tenha visto um mendigo pelas ruas da sua cidade, ou talvez tenha visto pela televisão, mas no Brasil  dificilmente você não tenha visto um mendigo com seus próprios olhos, pois até os telejornais mostram que no Brasil tem gente que até põe fogo em mendigos que estão dormindo pelas ruas. Mas eu vou refrescar sua memória, e com certeza você irá concordar comigo.
Um mendigo anda pelas ruas sem lembranças sólidas, pensando somente no agora, ele já não valoriza mais seu próprio corpo, pois já não se importa com banhos, cortes de cabelos ou com se barbear, seja homem ou mulher, eles se embriagam, procuram tocos de cigarro pelo chão, restos de comida pelos lixos. E por serem pessoas assim, acabam por repelir as pessoas, pois causam rejeição de todos, tenho certeza que você nunca perguntou a um mendigo quem ele é, ou qual o seu nome, ou mesmo se ele tem família ou uma profissão. Os mendigos estão em baixo das pontes, viadutos ou marquises, procurando um lugar para abrigarem do frio ou da chuva, trazem consigo todo tipo de coisa, que para nós é puro lixo, e se agarram naquilo, pois é o pouco que eles têm para sobreviverem.
De tudo que um mendigo traz consigo, o que ele mais se apega é a um pedaço de pano sujo, um trapo que ele usa como cobertor nas madrugas de frio, e nos dias de inverno, que durante as horas de caminhada você a verá nas costas do mendigo, sendo usada como UMA CAPA.
Era essa capa que viram em Bartimeu, suja, mal cheirosa, podre, encardida. Bartimeu levava uma consigo, como todo mendigo. O interessante que as coisas que chamam atenção, só as chamam por dois motivos, primeiro por serem coisas belas aos olhos, ou segundo por serem terríveis aos olhos, e a capa de Bartimeu se enquadra na segunda opção, era uma capa terrivelmente horrível, e Bartimeu viu a necessidade de se livrar dela para ir até a Jesus, pois ele em um momento espiritual nos revela algo sobrenatural.
4) CONCLUSÃO
Essa capa horrível e mal cheirosa de Bartimeu representa o pecado, o medo, os vícios, a idolatria, o mal, tudo de ruim na vida de uma pessoa, aquilo que por ser horrível nos separa de Deus, leia (Is-59:02), nos deixa impedidos de sermos abençoados. Por isso quero te dizer uma coisa, tenha a visão de Bartimeu que mesmo sendo cego, teve a inteligência, a sabedoria de se desfazer de sua capa suja, para se aproximar do Mestre, pois numa revelação do Espírito Santo, se Bartimeu viesse a Jesus com a capa com certeza não receberia o milagre, pois embora mesmo sem tomar banho, sem cortar seus cabelos, ou fazer sua barba, ele se atreveu a se apresentar a Jesus. Isso me mostra que Jesus te recebe com seus defeitos, suas maneiras erradas, suas ignorâncias, mas seus pecados devem ficar para trás, pois o Senhor não tem parte com o pecado.
Amados, desfaça de sua capa suja, jogue ela fora e corra para os braços de Jesus, Ele quer fazer um milagre em sua vida, pois a pergunta já foi feita a você:

O QUE QUERES QUE TE FAÇA? Então Bartimeu pediu aquilo que ele mais queria VER...

BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM ÊNFASE E DIVINDADE.DR EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.