Subscribe:

sábado, 1 de junho de 2013

LEVANTA-TE...


LEVANTA-TE...

 Isaías 60:1

“LEVANTA-TE, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.”



Momento em que vivia o Profeta Isaias
Nos dias do profeta Isaias, o momento era muito difícil para o seu povo, porque estava sob a opressão da invasão de Jerusalém pelos exércitos do rei da Assíria.
Senaqueribe, rei da Assíria, havia tomado todas as cidades fortes de Judá, já nos dias de Ezequias, rei de Judá, subjugando todos os seus habitantes. Isaias profetiza sob o contexto de uma grande luta travada contra o seu povo.
Esse momento difícil pelo qual atravessava o seu povo era devido aos seus ouvidos estarem fechados para ouvir aquilo que os profetas diziam da parte do Senhor. O desprezo às profecias levara o seu povo a se distanciar do Senhor, corrompendo-se após outros deuses.
Assim procedendo, o povo entrou num terrível estado de corrupção e por isso o Senhor chama o profeta Isaias, já no capitulo 6, para dizer-lhe que, “quer o povo ouça, quer deixe de ouvir”, o Senhor continuaria lhes enviando a Sua palavra de conselho, de ensino, e de correção.
A mensagem do profeta Isaias
O nome Isaias significa: O Senhor é Salvação. O profeta Isaias viveu entre os anos 765 c. C. a 681 a. C. e profetizou durante os governos dos reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. E foi “no ano em que morreu o rei Uzias”, é que se deu o seu chamado por Deus, já no capitulo 6. Nesse ano o profeta Isaias pode dizer: “eu vi ao senhor”.
Isaias quem profetizou a respeito do ministério do Senhor Jesus, desde o seu nascimento, no capitulo 9, verso 6, até a sua morte e ressurreição, no capítulo 53. Profetizou também sobre o advento do Messias, mencionando principalmente os acontecimentos finais, nos capítulos 58 a 66 que falam do triunfo, da prosperidade e da gloria do reino restabelecido sob o governo do Messias. Por esta razão, Isaias passou a ser chamado pelos estudiosos da Palavra de o profeta messiânico.

A mensagem de encorajamento


Naqueles dias tão difíceis sob a invasão da Assíria, Isaias passou a buscar ao Senhor, pedindo que o Senhor apressasse o livramento para o seu povo.
Confiado no cumprimento das profecias a respeito do estabelecimento do reino para o seu povo, o profeta Isaias, com as palavras do capitulo 60, verso 1, conclama o seu povo a se levantar, (estar de pé) certo de que todas as promessas de Deus quanto a um reino de prosperidade, seriam cumpridas quando da vinda do Messias.

Aplicação
- “LEVANTA-TE…” – Era hora de se levantar e estar de pé. Nas horas dos maiores desafios, Deus conclama o homem a se levantar e se posicionar com firmeza diante da certeza de que aquele que chama é poderoso para dar os recursos da vitória.
- “…RESPLANDECE…” – resplandecer é fazer sobressair o  brilho. É hora de mostrar ao mundo que está em trevas, que a igreja tem a luz, porque ela tem o Senhor Jesus, a luz do mundo. Resplandecer é possuir a luz que dissipa as trevas. É a revelação.
- “…JÁ VEM A TUA LUZ…” – A esperança do surgimento do novo dia, do novo ano, de uma nova etapa. Esta era a expressão da certeza de que a profecia iria se cumprir com a vinda de Jesus ao mundo como o Messias, o prometido por Deus. Esta é a mesma certeza que a igreja tem hoje que um dia Jesus voltará.
“…o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18

- “…A GLÓRIA DO SENHOR…” – a glória do Senhor é aquilo que provém do Senhor, ou seja, aquilo que é profético e que vai servir para tornar claras todas as coisas na vida da igreja. A glória do Senhor representa um Deus que se revela ao homem.
A gloria do homem é somente para esta vida presente, enquanto a gloria do Senhor é para a vida eterna.
O apelo para este momento é para que vivamos no profético, que é a gloria do Senhor, que fará nascer sobre nossas vidas uma nova experiência de uma nova etapa, um ano novo feliz.
- “…VAI NASCENDO SOBRE TI”. – O nascer de um novo dia, de um novo ano certamente virá para aquele que deixa a glória do Senhor resplandecer sobre a sua vida. A glória do Senhor tinha se ausentado de Judá e Jerusalém, por terem deixado de dar ouvidos às palavras dos profetas, mas ao atender agora a conclamação do profeta Isaias, essa gloria volta a nascer sobre eles.
Esta é uma promessa do Senhor à sua igreja através da palavra do apóstolo Pedro, na sua segunda carta capitulo 1:19 “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações”.
CONCLUSÃO

Agora que já estamos no novo ano, a palavra do Senhor para nós é: “levanta-te…”; e, assim, tudo se renovará em nossa vida.
Se não conseguimos vencer todos os obstáculos no ano que passou, a palavra do Senhor é: “Levanta-te…”; e, assim, seremos vencedores.
A glória do Senhor vai sendo revelada à igreja à medida que ela se levanta e deixa resplandecer a glória do Senhor no meio dela, através das operações do Espírito Santo.
“Levanta-te…”, porque já vem a tua vitória, a vitória que não foi alcançada no ano que passou, mas agora “nascerá sobre ti”.

Inicie o novo ano colocando-se de pé diante do Senhor, buscando mais e mais a presença do Senhor, em santificação e a glória do Senhor nascerá sobre a sua vida...
BISPO/JUIZ.MESTRE E DOUTOR EM TEOLOGIA.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.