Subscribe:

sábado, 12 de janeiro de 2013

SIMBOLOGIA DO ESPIRITO SANTO MEU AMIGO...


                                      SIMBOLOGIA DO ESPIRITO SANTO MEU AMIGO...


Água: A água é indispensável para a vida, onde não há água não tem vida. Assim também é essencial a presença do Espírito Santo para que haja vida espiritual. A água lava, limpa, hidrata, umedece, refresca e dessedenta. As Escrituras referem-se ao Espírito Santo como chuvas (Jl 2:23); como torrentes (Is: 44.3); como rios (Ez 47:1-12; Jo 7: 37-39) que seriam derramados ou fluiriam abundantemente em nosso meio. O Espírito Santo como água Ele nos traz tempos de refrigério.

Ventono hebraico Rûah e no grego pneuma, em várias passagens são traduzidos por “vento”, “ brisa”, “fôlego”, e “ar”. Gênesis 2.7 está escrito que Deus formou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego [Rûahde vida. Também em Ez 37:7-10 um vento vem para dar vida aos ossos secos. E Jesus fez o mesmo com seus discípulos: “soprou sobre eles , e lhes disse: recebei o Espírito Santo" (João 20:22). 


  
dmfire.gif (6156 bytes)





Fogo: A Bíblia diz em Hebreus:12.29 que "Deus é fogo consumidor". Por isso acreditamos que o Espírito Santo se manifesta como fogo. Não somente para juízo, mas também para revestimento de poder e purificação (MT. 3:11). O fogo, aquece e ilumina (Is. 4:4). Deus se manifestou várias vezes ao seu povo numa coluna de fogo (Êxodo 13.21), por isso relacionamos o fogo ao espírito Santo. No pentecostes o Espírito Santo desceu em forma de línguas de fogo (Atos 2.3).






 
Pomba: os quatro evangelhos insistem em mostrar a pomba como símbolo do Espírito Santo (MT 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo 1.32) mostrando Sua brandura, doçura, amabilidade, inocência, suavidade, paz, pureza e paciência. Uma tradição Judaica traduz Gn 1.2 da seguinte maneira: “O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas”. Além disso a pomba era vista como um animal limpo (Gn 8.8-12) e símbolo de pureza. Cristo falou da pomba como uma simbologia de simplicidade, uma das mais belas características dos discípulos (Mt 10.16).
A pomba também era ave usada no sacrifício; “ dois pombinhos” (Lv 1.14 e Lc 2.24). É também um pássaro que leva um símbolo do amor em cantares de Salomão vemos várias citações da pomba como sinal de carinho: ”Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste” (Ct. 5:12).



Azeite: ou “Óleo precioso” (Sl 133:2). O azeite tem vasta aplicação na vida oriental, servindo para alimentação, iluminação, lubrificação, vitalizar a pele e os cabelos, além de curar certas enfermidades e feridas. o azeite ou óleo representa frescor, abundância, luz e remédio. Os israelitas usavam um azeite especial para a unção de sacerdotes e Reis chamado de azeite ou óleo da “unção” (Ex.30:22-33). Com azeite se ungia os sacerdotes e Reis para o serviço do Senhor (ISm 10:1; 16:13; IRs 1:39; Sl 45:7) era também chamado de óleo da alegria (Sl45:7). Jesus confirmou esta prática ordenando que se ungisse com óleo (Mc 6.13; Tg 5.14).

Selo: O selo traz a idéia de possuir ou marcar propriedade (II Tm 2:19). Ao colocar o selo como um símbolo está sinalizado de quem pertence tal coisa como uma autenticação do dono. Isso serve para mostrar que os crentes em Jesus são propriedade particular de Deus (I Pd 1.9). A Bíblia diz que somos selados com o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13). Os crentes têm sido selados (Ef.4: 30), mas devem ter o cuidado para não destruir a impressão deste selo (II Co 1.22). Também em Apocalipse 7.2,3 diz que Deus mandará selar os seus para suportarem à grande tribulação e que os selados pelo Espírito Santo não receberão a marca da besta...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.