Subscribe:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MEU FARDO É LEVE...



                                                        MEU FARDO É LEVE...
“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11-28:
Hoje cheguei no trabalho pensando em como eu andava cansada. Parei e avaliei meus pensamentos e vieram várias justificativas: dois empregos, casa, filha, ministério, etc. Mas de tudo o que me chamou atenção é de como ficamos vulneráveis e tendenciosamente mais frágeis quando estamos cansados e sobrecarregados.
As coisas ocorrem em nossa volta de maneira rápida e dinâmica que acabamos avaliando de forma sensível as coisas que ocorrem em nossa volta. E esta é uma época bem propicia. Final do ano, as pessoas ficam mais cansadas, estressadas e emotivas. Época em que todos, geralmente, avaliam suas decisões e pensam em estar em família. É um momento em que as pessoas se organizam para numa noite, comemorarem o nascimento de Cristo. E culturalmente a família se reúne para celebrar esta data. E me vi pensando nisto.
Jesus veio ao mundo para que as pessoas o conhecessem e por meio Dele pudessem viver, isto que no dia do nascimento Dele ocorre. Celebração e união em família. A época mais pesada para as clínicas, igrejas, centro de apoio... é a época de Natal. Época em que os lares tomados pelo orgulho, ódio, rancor, competição, acabam se desfazendo, e muitas pessoas se perdem e ficam presas num jugo que as impedem de serem efetivamente aliviadas por Jesus.
Jugo é o nome dado pelos romanos para uma trave de madeira que se coloca sobre o pescoço dos bois para puxar o carro ou o arado e, figuradamente, significa domínio, submissão. O jugo do consumismo, da vaidade do verão, dos vícios, da religiosidade, são jugos comuns que fazem as pessoas não viverem este momento com tanto amor e com tanta gratidão.
No jugo a pessoa fica com a mente limitada, e presa somente em si própria. Quando lemos esta passagem entendemos que tomar o jugo de Jesus, é viver a sua essência, seu amor, sua obediência e sua devoção. As pessoas entram num transe de sofrimento quando focam somente em seus problemas, em suas dificuldades, em suas limitações. Quando aprendemos a olhar para Jesus e viver sua essência, tudo aquilo que trazemos como jugo, se quebra pela unção e acabamos pelo poder de seu nome, vivendo nosso dia-dia de forma diferente. No jugo as pessoas se tornam duras, amarguradas, negativas e criticas.
Hoje cheguei a casa meditando nisso. Como existem corações machucados, fechados que nem conseguem receber a palavra de Deus. Que nem abrem espaço para receber um pouco de amor. Quando Jesus fala que é para nós irmos até Ele, é porque Ele sabe da tendência do ser humano de protelar, de desistir, de buscar a forma mais imediata. Quando Ele falou isso, sabia que somente os que quisessem o conhecer, largariam tudo o que os deixam tão estressados e sobrecarregados, e iriam caminhar um pouco mais, para sacrificar a si próprios.
Quantas vezes nos vemos sobrecarregados e cansados de nós mesmos. Do medo que temos de sermos fracos, indefesos, desamparados, humilhados, etc. me vi assim nestas semanas. Tantas coisas para resolver e vendo Deus agir na vida das pessoas, e quando penso em mim, no meu cansaço, na minha sensibilidade, na minha fragilidade só me levo a crer que neste momento só vale a pena adorar.
Nada do que eu pense ou avalie vai corroborar para a glória do Senhor, ou para aprimorar seu caráter em mim. Eu estava escutando uma música que fala muito disto “A Beautiful Exchange”da banda Hilldsong que fala: “Quando só o amor podia fazer um caminho; Tu deste Tua vida em uma linda troca; Meu fardo foi apagado, Minha vida perdoada, Não há nada que possa levar esse amor embora, E o meu único desejo, e a minha única ambição é te amar exatamente do mesmo jeito”.
Por isso as pessoas não sabem viver em família. Nos momentos mais difíceis, no auge dos problemas, o estresse, o cansaço, a mente sobrecarregada, faz as pessoas se chocarem, brigarem, se machucarem com palavras. Frustram-se em suas expectativas e ficam adormecidas em mágoas e ressentimentos. Dizem umas as outras o que deveriam fazer e ser, e não vivem a possibilidade de ser o projeto de Deus para as suas vidas. O melhor projeto que é a família.
Pessoas com temperamento diferentes, características diferentes ou semelhantes que se organizam e convivem num mesmo espaço. Hoje na reunião de obreiros fiquei olhando todos que estavam ali, e fiquei feliz de ver, como cada um tem características diferentes, e de como o pastor ia falando sabendo o jeito de ser de cada um. Conheço muitos pais que não conhecem os filhos, mães que não toleram os filhos, irmãos que se chocam e nisto tudo, o amor de Deus quando não circuncidar a família, faz com que o rompimento seja inevitável.
Atendo várias famílias e como é lamentável ver como as pessoas perderam seus valores de família e de como a individualidade tornou-se o cerne das decisões. As pessoas estão doentes e fracas por conseguirem conviver com outros membros das famílias. E quando falamos de Deus e do efeito do seu amor, por meio de Jesus, existe a genética celestial, que inconscientemente, eles vivem todos os anos na época de Natal. De terem uma família, em que haja a renovação da paz e harmonia do amor. Pode ser uma data comercial ou cultural, mas todo aquele que se reúne para ceia, mesmo com a motivação errada, sabe que Natal é o nascimento daquele que é o alicerce de todas as famílias.
Como foi bom saber que hoje faço parte de uma família que me ama do jeito que sou, e que quando eu fizer coisas que crie conflitos ou eles façam, haverá o alívio de Jesus. Uma família que não se limita aos laços sanguíneos. Nada do que vivamos aqui Ele já não viveu. Conhecê-lo é saber que podemos lidar com qualquer situação. Nem sempre da maneira que desejamos, mas tenho total fé que o buscando um dia viverá sua humildade e mansidão em todo o momento...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.