Subscribe:

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMO FAZER UM CULTO ONDE AS CRIANÇAS VERDADEIRAMENTE ADOREM A DEUS


COMO FAZER UM CULTO ONDE AS CRIANÇAS VERDADEIRAMENTE ADOREM A DEUS...

Em algumas igrejas o culto Infantil é denominado CULTINHO.
Amados todos os cultos a DEUS são importantes, mas o CULTO INFANTIL, para mim é o mais importantes de todos pois esses pequeninos, verdadeiramente louvam a DEUS com o coração e quando é dada uma oportunidade para falar algo da parte de DEUS, eles são usados poderosamente, apesar de ter muitas "TIAS" e Coordenadoras desse conjuntos que dirigem o CULTO INFANTIL, como se fosse uma brincadeira e JESUS nos diz em sua palavra que se nós não nos portamos como uma criança, não herdaremos o REINO DE DEUS, que nessas singelas linhas o ESPIRITO SANTO fale poderosamente aos nossos corações e que venhamos a mudar esse conceito de CULTINHO, e possamos fazer desses pequeninos grandes adoradores de DEUS, e que nesse CULTO, as próprias crianças, tire as ofertas e que o preletor,  seja também uma criança e não um adulto contando histórinhas bíblicas, assim estaremos realmente fazendo um CULTO DAS CRIANÇAS ADORADORAS  DO DEUS DE ISRAEL.
A principio, esta expressão surgiu para mostrar que este trabalho é feito para as crianças.A idéia é mostrar que o trabalho de louvor e adoração era específico para as crianças. Mas se pararmos para analisar, esta expressão “cultinho”, nos dá a entender que estamos lidando com coisas inferiores, sobra de culto, culto menor, ou de “culto de mentirinha”, de que estamos brincando
          O Culto á Deus é um grande momento de louvor, adoração e recebimento da Palavra de Deus. e com as crianças não são diferentes.
O Culto infantil é destinado á mostrar as crianças a importância da reverência na Casa de Deus.
Muitas crianças estão por aí “destorcendo” alguns ensinamentos bíblicos porque não foram passadas em linguagem ideais á elas.Por isso devemos estar atentos e abrir nossa visão sobre a importância do culto infantil.
.          Você sabe o que quer dizer Culto?
Segundo o dicionário, culto significa Adoração ou homenagem é divindade em qualquer de suas formas, ou seja. o culto é um momento de adoração, seja ela na forma de oração, louvores, ofertas e mensagem bíblica.
          Alguns vêem o culto infantil como “show de calouros”, do tipo que uma criança canta e senta , vem outra canta e senta, e assim por diante.
E enquanto uma está louvando ou lendo a bíblia, as outras estão pulando, correndo, brigando e brincando.
          Sabemos que não é nada fácil controlar uma certa quantidade de crianças. mas é aí que está a importância da preparação do obreiro de crianças para o organização do culto infantil.
         Devemos sempre buscar fazer o melhor para Deus, porque com certeza Ele sempre nos dá aquilo que é melhor para nós.
          O culto infantil não deve ser preparado de qualquer maneira, ou de um dia para o outro, nos requer direção e sabedoria de Deus. Devemos pensar em ganhar crianças para Cristo e no seu crescimento espiritual e não em “promover eventos” para apenas mostrar aos pais que o departamento “funciona em suas mãos”.
           Lembre-se que assim como os pais saem do culto com a alma regozijando de alegria da presença de Deus, assim também deve sair as crianças.

PORQUE FAZER UM CULTO INFANTIL?

          É mais do que claro que o culto infantil não é mera reprodução do que acontece no culto dos adultos. Se fosse assim, não haveria culto separado para as crianças.       
          Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil.
Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não conseguem “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparadas, não foram aptas as reverências ao cultuar á Deus.
          Ë através do culto infantil que mostramos a criança a importância de termos cuidado, e reverência na casa de Deus: como não correr, comer dentro da igreja, brincar no púlpito, andar no momento da pregação ou no momento da leitura bíblica, a importância de ofertar, etc.
Ë indispensável que o pastor dirigente da igreja esteja presente no culto infantil, quando um pastor prega para as crianças, elas passam a admira-las mais ainda, pois é o pastor, uma pessoa muito importante para todos daquela congregação, que está falando para ela.
         Em algumas igrejas, não existe o Culto Infantil. Deste modo, podemos perceber que a maioria dos jovens e até mesmo alguns adultos não consegue “ficar quietos” durante o culto. Isto porque não foram preparados, não foram aptas a reverenciar e cultuar á Deus.Fico muito triste quando vejo as pessoas se movimentando a toa na igreja, passeando pra cá e pra lá. Muitas pessoas ficam duas, três horas no cinema pra assistir um filme, ou fica sentado no computador conectado á internet horas e horas, que se bobear esquecem até de comer. E porque três horas de culto ficam com uma sede insaciável ?
Levantam na hora da pregação, de cinco e cinco minutos para ir ao banheiro, beber água e comprar bala...
Tenho certeza que se essas pessoas tivessem sido ensinada desde pequena a cultuar ao Senhor, nada disso aconteceria em nossas igrejas. É lastimável vermos reverência total que se tem na igreja católica, enquanto em igrejas evangélicas é uma conversa tremenda dentro da igreja, que muitas vezes o pastor é obrigado a chamar a atenção no púlpito usando o microfone.
A presença do pastor no culto infantil também mostra para a criança que ela é especial, pois o pastor tem “tempo para ela”.Elas com certeza estarão mais motivadas com isso.
          O culto infantil, como dito anteriormente, deve ser uma ponte que encaminha a criança a se preparar para o culto dos adultos e ter a visão de ter a igreja como um santuário.Dentre os aspectos sobre a importância do culto infantil, podemos destacar:
a)   Permite uma facilidade para integração das crianças com “o culto dos adultos”
b) Possibilita á criança uma participação direta no culto, seja: lendo a bíblia, tirando oferta, cantando, orando,etc.
c)   Cria integração entre o pastor e as crianças.
d) É uma forma didática de ensinar á criança algumas doutrinas importantes, como dízimo, batismo, apresentação de crianças, etc.
e)   Dá á criança uma auto-valorização.
          Devemos destacar aos pais e membros da igreja a importância da presença deles no culto para essa valorização crescer no coração da criança.Como elas aprenderão a se comportar na igreja com a igreja vazia?
           Um outro fato importante de fazermos um culto infantil é o fato de usar a linguagem da criança. A palavra de Deus mal interpretada pela criança pode acarretar sérios problemas quando estiver adulta. Eu conheço um homem que hoje deve estar com 45 anos que se desviou da casa do Senhor quando entrou na adolescência porque um obreiro quando ele era pequeno mandou ele ficar do lado de fora da igreja para um adulto sentar. Isso é um absurdo!!!!
 A bíblia diz que “ai daquele que fizer um deste pequenino tropeçar”,

                                             ATRIBUIÇÕES DO CULTO INFANTIL
Preparar e conduzir dominicalmente um culto para crianças de até dez anos, semelhante ao culto dos adultos, com adaptações pertinentes de linguagem e forma. 
  • Ensinar as crianças sobre a importância da adoração dominical.
  • Ensinar as crianças a aproximarem-se de Deus através da oração e dos cânticos, e a ouvirem a voz do Senhor na pregação, respondendo com amor, gratidão e obediência.
  • Ensinar as crianças como devem desfrutar e se comportar no culto dominical.
  • Auxiliar as crianças a compreender e desfrutar de cada uma das partes da liturgia.
  • Estimular as crianças a convidar outras pessoas para o culto.
  • Prestar ao Conselho, relatório anual de suas atividades.
A equipe do Culto Infantil trabalha considerando os seguintes aspectos:
  • O Culto Infantil tem por objetivo não apenas dar aos adultos um momento tranqüilo para ouvirem as pregações, mas ensinar as crianças sobre a importância do culto e oferecer-lhes um espaço de adoração com o qual elas se identifiquem.
  • O Culto Infantil, que tem a mesma importância do culto dos adultos, é realizado com reverência e seguindo o mesmo padrão litúrgico.
  • O Culto Infantil é diferente da Escola Dominical, por enfatizar a prática da adoração litúrgica bíblica.
Assim como no culto dos adultos, a pregação, estruturada em linguagem acessível, é o elemento central do Culto Infantil.


                                              Quando fazer o culto infantil?


          Na minha visão, um culto infantil deve ser mensalmente, pois tem igreja que fazem bimestralmente ,sabe porquê? As crianças necessitam que toda igreja participe dos cultos infantil, se este culto não for mensal acaba sendo esquecido na igreja,e todos nós sabemos que quase não se tem igrejas com a visão ministerial de crianças, logo,você não terá o apoio que necessita para realização do culto infantil.
Se for feito com todo o amor e dedicação, toda a igreja poderá abraçar a ideia e você poderá divulgar o culto através de folhetos,cartazes e convites.
          Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto.Você deve abrir a visão da sua igreja dada importância deste culto e da participação dos membros,pois como a criança aprenderá a se comportar num culto se a igreja estiver vazia? Ela não assimilará que é um culto....tendo os pais presentes a criança se sentirá motivada....(aquele velho ditado, faça o que eu falo mas não o que faço)
    Antecipadamente, escolha as crianças que receberão oportunidade no     culto.Ex: quem vai fazer a oração inicial,quem vai ler a bíblia,tirar oferta,etc muito bom/ vale treinar antes
Após escolher as crianças,chame os pais para falar com eles a responsabilidade que a criança vai ter durante a ministração do culto.(muito bom colocar os pais com intercessores/ jejuando)
Antes de tudo,veja quem será o preletor do culto,então faça uma programação.(se for possível e o pastor concordar. Prepare uma criança ou mesmo o professor (a) para ministrar a mensagem, pode ser uma história ilustrada/flanelógrafo/encenada pelas crianças. Os adultos gostam muito, fica marcado, sempre lembrando de enviar convites para os não salvos).
É muito importante termos uma programação para o culto,pois é ali que você terá o nome das crianças que receberão oportunidades.
Será muito bom para a criança, se os pais participarem do CULTO, pois muitos chegam a porta da igreja e deixa os seus filhos e vão para casa, deixando a criança com as "TIAS", saibam que igreja não é deposito de criança e vocês pais tem a obrigação moral e educacional, diante da igreja e de DEUS em ensina o CAMINHO para que essa criança não se desvie da presença de DEUS, é por isso que existe muitos adolescentes desviado da presença do SENHOR, algos entraram no mundo das DROGAS, outros tiveram as suas vida ceifadas por satanás, diga se estou mentindo, se você não conheceu alguma criança que cresceu com você "TIA" ensinando a palavra de DEUS, e por falta de apoio dos pais se desviaram do CAMINHO e terminaram sendo mortas e algumas até na porta da igreja.


Como Organizar um Culto infantil?

          Esta organização deve ser antecipada para não causar tumulto no momento do culto. Você deve abrir a visão da sua igreja da importância deste culto e da participação dos pais.
Como as crianças aprenderão a se comportar na igreja se ela estiver vazia? Ela não assimilará que está havendo um culto,tenho a presença dos pais ,a criança se sentirá motivada.
          Antecipadamente, veja as crianças que estarão recebendo oportunidade. Após a escolhe, chame os pais e fale da responsabilidade que a criança terá no momento do culto infantil (muito importante colocar os pais como intercessores), e nunca deixe de ter em mãos a programação do culto, com o nome das crianças que irão participar.Lembre-se que eles são “os donos do culto”, logo, eles que deverão receber as oportunidades do começo ao fim.
Use-as com empenho seja para cantar hinos, leitura da bíblia, louvores, fantoches, teatros, coreografia, auxilio, para segurar visuais, recolher ofertas, etc.
          Segue abaixo os procedimentos úteis para a organização do culto infantil:

1)agendar as datas dos cultos infantis de acordo com o calendário da igreja

2)Preparar um bom material ilustrativo e escolher técnicas de exposição do tema de acordo com as necessidades das crianças.
Faça dramatizações utilizando fantoches, sermão ilustrado, louvores e coreografias, ou convite uma pessoa de fora para pregar para as crianças. Todos nós gostamos de novidades, passe ao preletor o tema do culto, ou deixe Deus tocar no coração dele para Ele trazer a Palavra necessária.
3) “Separar” as crianças que estarão participando ativamente do culto e “conversar com os pais”
4)Faça programação do culto:

Oração Inicial com boas vindas
Leitura introdutória
Louvor congregacional
Palavra introdutória feita por uma criança
Oportunidades
Oração pela oferta
Oferta
Conjuntos convidados
oportunidades
Conjunto local
Oração para pregação
Pregação
Oração Final
Sorteio,brincadeiras ou entrega de brindes

5) Ornamente todo local, onde será ministrado o culto, lembre: ornamente de acordo com o tema.

Dicas Importantíssimas para o dirigente do Culto:

Dirigir o culto infantil não é somente escolher e cantar com as crianças as músicas,ou fazer “gracinhas”para elas. Louvar com música cantada é somente uma das formas de cultuar.
Há outras maneiras:

·        Planeje antecipadamente os períodos do culto onde você pedirá para a congregação se levantar e se sentar.
·        Em pé a voz sai melhor, por isso as músicas de exaltação devem ser preferencialmente cantadas em pé. Músicas mais introspectivas, reflexivas, de confissão de pecados, arrependimento… combinam com uma atitude mais introspectiva, sentados ou eventualmente ajoelhados.
·        Na escolha da seqüência das músicas, considere essa combinação conteúdo-estilo para que a congregação não fique sentando e levantando continuamente.
·        Se quiser explicar a música ou fazer algum comentário, explique a música primeiro e só então peça para a congregação se levantar (não fique falando muito com todos em pé).
·        Se a música for nova, cante a 1a vez sentados e se julgar apropriado, que se levantem na 2a vez. Não peça para o povo se levantar para cantar uma música desconhecida
·        Use algum texto de adoração, que fale sobre atributos de Deus, que conduza ao louvor.
·        A leitura bíblica faz parte da celebração. Não se esqueça que o culto é de todos para Deus, por isso opte pela leitura em uníssono (todos juntos) ou responsiva (o dirigente lê um versículo e a congregação o seguinte).
·        As orações normalmente incluídas no culto são: de abertura / invocação, consagração de ofertas, intercessão pelos visitantes, encerramento do período de louvor e intercessão pelo pregador...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE


NOEMI E RUTE, UM PLANO DE DEUS EM SUA VIDA...



NOEMI E RUTE , UM PLANO DE DEUS EM SUA VIDA...


"... porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" (Rute 1:16).

A vida de Noemi teve o antes e o depois. Esta mulher forte e corajosa teve que passar "pelo vale da sombra da morte" mas, confiantemente, segurou nas mãos de Deus naqueles momentos de aflição e conseguiu, vitoriosa, escalar a montanha íngreme, cheia de caminhos tortuosos...
O Antes
Ela conheceu tempos felizes juntamente com seu esposo Elimeleque e seus dois filhos Malom e Quiliom, apesar de ter que viver nas terras de Moabe por causa da fome que assolava Belém, sua terra natal. Sim, Noemi era feliz e, certamente, era agradecida ao Senhor por tê-los colocado em uma terra onde havia alimento. Mas a Bíblia nos diz que Elimeleque, seu marido, morreu ficando ela com seus dois filhos que se casaram com "mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos" (Rute 1:4).

Apesar de ter perdido o marido, Noemi tinha paz no coração, pois ela confiava que o Senhor sempre tinha o melhor para aqueles que O amavam. Mas ela, nem de longe, sabia os planos que o Senhor tinha para a sua vida. Ela jamais imaginou que o plano perfeito de Deus não estava de acordo com os seus planos, mas ela sabia, e eu e você sabemos, que "... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28).

O seu nome Noemi, que significava "minha alegria" ou "amável", combinava com estes momentos felizes pelos quais ela passava. Ela era feliz com seus dois filhos e com as suas duas noras.
O Depois
Agora, o plano do Senhor ia mudar a sua vida. A Bíblia nos revela o que aconteceu. Ela diz que "... morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido" (Rute 1:5).

O quadro que tomou conta da sua vida era trágico. As circunstâncias que a rodeavam eram terríveis.

Quando nos deparamos com situações desta natureza - perda de um filho [por este sofrimento eu já passei], doença grave, perda do emprego, divórcio... - nos surpreendemos, muitas vezes, agindo do modo que não agrada a Deus. Se não estivermos em comunhão constante com o Senhor, alimentando, diariamente, a nossa nova natureza que recebemos quando aceitamos Jesus em nossa vida, certamente, fazemos perguntas como:
"Será que Deus me ama?"
"Será que Ele está, realmente, vendo o meu sofrimento?"
"Por que aconteceu tudo isto, exatamente, comigo?"
Ah, irmão, o plano de Deus para a nossa vida é perfeito. Os nossos olhos não alcançam o que vem depois de toda a tragédia que cai sobre nossa vida. Os nossos olhos não alcançam a bonança que o Senhor prepara para nós, após a tempestade. Na verdade, estes momentos de sofrimento ...
1- nos aproximam do Senhor;
2- fazem com que dependamos mais dEle;
3- nos levam a ler mais a Sua Palavra e a orar;
4- nos encorajam a perseverar na fé;
5- nos aproximam mais de nossos irmãos em Cristo.

Com estas mudanças em nossa vidas, podemos ver que o Senhor está nos ensinando a ...
1- ajudar as pessoas com um conforto que aprendemos através do sofrimento;
2- sermos mais assíduas na leitura da Sua Palavra, pois é aí onde encontramos as ferramentas para o nosso crescimento espiritual;
3- sermos mais constantes nas orações que o Senhor espera de nós, Seus filhos, a fim de que possamos colocar no Seu altar nossos agradecimentos, preocupações, necessidades...

A Bíblia nos diz que ela, Noemi, "... saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram. E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo a teu povo" (Rute 1:7-10).

Vemos que tanto Orfa como Rute amavam Noemi, porém somente Rute é que, realmente, decidiu segui-la até aquela terra que ela não conhecia. Rute abriu seu coração, proferindo palavras que, certamente, agradaram não apenas a Noemi mas, principalmente, a Deus. Ela disse: "... aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada..." (Rute 1:16-17)

O Senhor, pouco a pouco, traçava o plano perfeito que Ele preparava para a sua serva Noemi. Ele sabia que seu marido morreria, que seus filhos também morreriam e que ela, já idosa, teria que ter uma pessoa que a amasse, cuidasse dela e trouxesse alimento para casa. A mão do Senhor estava agindo na sua vida e na vida de Rute.
Dentre as suas noras, o Senhor escolheu aquela que ...
* decidiu ir com ela aonde ela quisesse ir;
* decidiu pousar com ela aonde ela quisesse pousar;
* decidiu ser parte do seu povo;
* decidiu aceitar o mesmo Deus dela;
* decidiu morrer onde ela morresse;
* decidiu ser sepultada onde ela fosse sepultada.

O Senhor escolheu Rute para segui-la porque Ele viu nela não apenas uma nora que a amava mas uma nora que tinha um amor maior do que o amor de muitos filhos. Rute foi um presente de Deus na vida de Noemi.

Irmão, muitas vezes, Deus coloca diante de nós, mulheres que são verdadeiras Rutes. A  bondosa misericórdia do Senhor é derramada em nossas vidas através destas mulheres.
Procuremos também ser como Rute nas vidas das pessoas que precisam de nós. Sejamos um instrumento usado por Deus para transmitir o Seu amor e misericórdia.

Chegando em Judá com Rute, Noemi, por causa do seu sofrimento, pediu às pessoas que a chamassem de "Mara" que quer dizer "amarga".
O plano perfeito de Deus foi surgindo. Noemi queria o melhor para Rute e Rute queria o melhor para a sua sogra.
O tempo da fome foi agora substituído pelo trigo que a própria Rute colhia nos campos de Boaz, o homem com quem ela se casaria. Noemi se alegrou com este casamento mas ficou muito mais feliz quando pôde colocar em seus braços já cansados o pequeno Obede, filho de Rute e Boaz. A Bíblia nos diz que "... Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. E as vizinhas deram umnome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi" (Rute 4:16-17).

Finalmente, chegamos do outro lado do "vale da sombra e da morte". Presenciamos a tempestade que caiu sobre Noemi mas, agora, vemos as bênçãos derramadas em sua vida.

Devemos sempre ser gratos ao Senhor e confiar nas inúmeras promessas que existem na Sua Palavra. Vejamos algumas:
"Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida e me tirarás dos abismos da terra" (Salmo 71:20)
É nestes momentos que sentimos as mãos do Senhor nos amparando e nos levantando.

"E restituir-vos-ei anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado" (Joel 2:25-26).

"Ah, Senhor, Tu nunca me deixarás no chão, humilhado e deixando o inimigo de nossas almas sair vencedor.
Que eu seja sempre como Jó que passou por sofrimentos mas, no fim, saiu vitorioso. Que nada neste mundo possa me separar do Teu amor, pois aprendi na Tua Palavra que as aflições deste mundo não podem ser comparadas com a glória que há de ser revelada em nós.
Obrigado, Pai, por ter-me feito com a capacidade de criar relacionamentos que poderão ser bênçãos para a minha vida.
Obrigado, Senhor, pelas mulheres que colocastes na minha vida e que são amigas sinceras.
Senhor, dá-me sabedoria para saber organizar o meu tempo para poder ter agradáveis momentos de comunhão com elas.
Que eu possa, Senhor, me tornar uma amigo sincero, leal e amoroso.
Que eu seja o amigo que sabe ouvir, encorajar, perdoar e mostrar amor.
No nome do nosso Senhor e Salvador,
Amém...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

A CURA DE NAAMÃ...


                                                            A CURA DE NAAMÃ...


2 Reis 5:14,15 - Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado. Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel;  
1.    Julgamos Naamã por seu orgulho, mas precisamos conhecer seu contexto;
Em 2 Reis 5:1 podemos ver pelo menos quatro características desse homem – “Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso”.

1.1.  Tinha uma vida próspera – Como chefe do exército Sírio, Naamã tinha certamente suas regalias e seus benefícios, além de desfrutar de um bom salário. Era um cargo que muitos gostariam de ter, uma vida que muitos desejavam viver.

1.2. Era um homem respeitado – Além disso, Naamã tinha uma boa reputação. Algo que o fazia respeitado em sua sociedade. Ninguém gosta de carregar o fardo de um nome sujo ou de uma má fama, todos querem reconhecimento, todos gostariam de ser como Naamã, um homem respeitado.
 1.3. Era homem valente – Naamã nem era servo do Deus de Israel, mas era mais valente do que muitos adoradores do Senhor dos Exércitos. A valentia e ousadia desse General Sírio somadas às outras duas características faziam dele quase que um homem que aparentemente não precisava de mais nada, mas havia uma quarta característica. 1.4. Porém, leproso – A Bíblia começa descrevendo todas as suas qualidades e de repente somos surpreendidos por um porém, isto é, uma limitação. Muitas pessoas falam bem em público, conhecem bastante de um assunto, possuem muitos amigos, porém, há um espinho na carne. Todo ser humano possui um porém; No caso de Naamã era sua lepra. Essa doença atrapalhava seu convívio familiar, social e até mesmo militar. De que adiantava ter um bom salário, se seu dinheiro não podia pagar um tratamento de pele? De que adiantava ter um bom salário e não poder desfrutar com a família? De que adiantava ter dinheiro e não poder dormir com a própria esposa? Do que adiantava ser respeitado, possuir o reconhecimento das pessoas, se ninguém tinha coragem de lhe abraçar? Do que adiantava ter uma boa reputação se seus amigos tinham medo do contato físico, medo de ficarem leprosos? Do que adiantava sua valentia, todos seus quesitos, se ainda era um homem afastado da sociedade? Naamã precisava de um milagre, precisava de uma cura.

2.    Ele precisava da cura, mas não era da física e sim da interior

Quando pensamos na cura de Naamã parece óbvio aos olhos humanos que ele precisava ser curado de sua lepra, mas Deus não queria um ex-leproso arrogante, mas um ex-leproso curado de suas feridas internas, dos traumas e da arrogância de sua lepra interior. Por isso Deus usa de uma missionária desconhecida que comenta de sua terra, um lugar de profeta, de homem de Deus, onde o Senhor opera maravilhas. Naamã resolve buscar mais uma alternativa, como muitos têm buscado. Várias pessoas passam primeiro pela macumba, pelo espiritismo, pelo catolicismo, pelo misticismo, quando enxergam uma luz no fim do túnel e ao encontrarem com Jesus, têm suas vidas transformadas pelo Poder de Deus. 
 O Senhor começa o tratamento de Naamã, que viaja até Israel e esperava ser tratado pelo menos como era na Síria, com o mínimo de respeito, com o mínimo de pompa, mas o profeta Eliseu nem sequer o atendeu do lado de fora e tampouco o convidou para entrar. A falta do tratamento VIP fez com que Naamã expusesse sua dor de cotovelo, foi quando começou a questionar se não poderia se banhar em rios melhores, como Abana e Farpar, rios de Damasco, alegando serem melhores do que todas as águas de Israel. Mas Deus sabia qual era o tratamento correto. Achamos que sabemos o que é melhor para nós, mas os caminhos do Senhor são mais altos que os nossos, bem como os Seus pensamentos. O Rio correto era o Jordão. Jordão significa “aquele que desce”. Naamã não precisava de rios mais limpos, ele precisava descer, precisava se humilhar e por isso desceu a primeira vez, veio a cura da arrogância, desceu a segunda, veio a cura da ira, desceu a terceira, veio a cura do ímpeto, desceu a quarta, veio a cura dos traumas, desceu a quinta, veio a cura do ódio, desceu a sexta, veio a cura da amargura, desceu a sétima, veio a cura do orgulho. 
3.    A cura de Naamã

Foi uma cura sobrenatural. Naamã precisava descer “naquele que desce” a fim de ser humilhado, pois somente os que são humilhados podem ser exaltados. Foi a mão de Deus limpando primeiro o interior do copo e em seguida o exterior. Foi uma cura fora do normal, assim como o Deus de Israel é fora do normal, é um Deus que faz o sol parar, a sombra retroceder, cego enxergar, paralítico andar e leproso descer.

Jeremias fala a respeito do remédio e do médico em Jr 8:22 e indaga sobre a cura. Jeremias enxerga que, não há problemas com o Médico, afinal, Jesus nunca falhou, nunca houve um caso que não pudesse resolver. Jeremias percebe que o problema não é o Remédio, existe um bálsamo em Gileade, existe um remédio para sarar nossas feridas, esse bálsamo curou Jacó, curou José, curou Moisés, curou Jefté, curou muitos homens, então onde está o problema? Jeremias pergunta. Se o problema não é o remédio, se o problema não é o Médico, o problema é o paciente. Quando a pessoa não quer a cura, nada acontece, mas você pode receber o mover de Deus neste momento e sair transformado pela Glória de Deus.
4.    Naamã conhece o Deus verdadeiro

Os deuses da Síria (baal, astarote e dagom) não puderam cura-lo, pois os deuses deles, são 
prata e ouro, obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. Todavia, o Deus de Israel, o Deus Todo Poderoso, tem boca e fala com você neste momento, é um Deus vivo que faz a Palavra dEle arder em em seu coração, é um Deus que tem olhos e enxerga a sua tribulação, o seu sofrimento e as perseguições e injustiças cometidas contra ti; É um Deus que tem ouvidos e ouve a sua súplica, o seu clamor, a sua oração; É um Deus que tem nariz e cheira o aroma, o perfume das suas orações (Sl 141:2) e que por ser um cheiro agradável, Ele se levanta do Trono, colocando-se de pé onde você está, pois tem pés e anda, inclusive um deles está aí agora na sua casa, na sua igreja, no seu trabalho; Mas sobretudo é um Deus que tem mãos e apalpa, pois Sua mão não está encolhida para que não possa salvar e abençoar (Is 59:1). Naamã conhece e reconhece o Deus verdadeiro: “Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel” (2 Rs 5:15)...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

terça-feira, 30 de outubro de 2012

EUNICE MÃE DE TIMÓTEO, UM EXEMPLO DE MÃE...



EUNICE MÃE DE TIMÓTEO, UM EXEMPLO DE MÃE...


"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice..." (2 Timóteo 1:5).

Filhos são uma bênção especial do Senhor para todas mulheres. Cada um, separadamente, é um presente que DEUS as concedem, dando a incumbência de ensiná-lo a Sua Palavra. Devedo falar a ele todas as verdades deixadas e ensinadas por Jesus quando esteve aqui na terra.Este deve ser o objetivo de toda mãe que ama o seu filho e que quer vê-lo no céu por toda a eternidade.

Eunice era uma judia casada com um homem grego, não cristão. Mesmo tendo um marido incrédulo, ela procurou obedecer à Palavra de Deus que dizia: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).
Ela, juntamente, com sua mãe Lóide, procurou falar de Jesus a seu filho Timóteo. A sua lealdade ao evangelho foi herdada de sua mãe e passada a seu filho que, assim como elas, tinha uma fé não fingida.
Este espírito de lealdade ao Senhor nos faz lembrar de muitas mulheres que criam seus filhos sem a ajuda de um pai crente no Senhor Jesus. Muitas destas heroínas são impedidas, por seus maridos descrentes, de assistirem aos cultos, à escola dominical, a encontro de senhoras, enfim... de participarem de qualquer coisa que se relacione com igreja ou com Deus. A situação, para muitas destas mulheres crentes que são mães que amam a Jesus, é muito complicada. Mas, como mulheres de Deus, elas possuem armas muito fortes que podem usar a seu favor...

Arma 1 A Palavra de Deus - arma que vai lhes dar sabedoria para agir;
Arma 2 A Oração - arma que pode ser usada por elas, ajoelhadas diante do trono de Deus;
Arma 3 Testemunho De Vida - arma que pode ser usada por elas que são o templo do Espírito Santo, podendo receber dEle orientação para ter uma vida santa.

Com todas estas armas, não há motivo para desanimar. Toda mulher crente, fiel, dedicada ao Senhor e que ama os filhos, deve crer que Deus está no controle de tudo e que a verdade do evangelho vai sobrepujar qualquer influência maligna. Faça a sua parte e descanse no Senhor, crendo que Ele cuida de você e de seus filhos.

Gostaria, amado irmão, de listar uma série de coisas que você pode fazer por seu filho para transformá-lo no crente fiel e seguidor de Cristo assim como foi Timóteo, filho de Eunice...
* Decida, no seu coração, falar de Cristo a seu filho;
* Fale do amor de Jesus que deu Sua própria vida para nos dar a vida eterna;
* Cante para ele hinos de louvor e adoração ao Senhor;
* Conte historinhas bíblicas para assim ele ficar conhecendo o amor de Deus;
* Seja um pai , mãe corajoso (a) e plante no coração dele a semente do amor do Senhor;
* Ore com ele:
* Derrame lágrimas com súplicas pela salvação de seus filhos e pela dedicação deles ao Senhor.

Não existe nada mais maravilhoso em beleza do que a dedicação, muitas vezes, sacrificial, de uma mãe por seus filhos, transformando-os em homens e mulheres que honram e temem ao Senhor.
Como é abençoada a mãe cujos filhos a chamam de "bem-aventurada" (Provérbios 31:28)!
Como são abençoados os filhos cuja mãe os ama tanto que é capaz de dar a sua própria vida por eles! Veja esta pequena história...
"Fiquei sabendo que minha mãe, ao suspeitar, pelo rosto do médico, que a sua vida e a do filho não podiam ser ambas salvas, suplicou-lhe que poupasse a criança... Durante os meus muitos anos de existência, poucas vezes tenha agradecido a Deus pelas misericórdias sem agradecer-lhe por minha mãe." (James M. Ludlow)

Eunice foi uma mãe que se dedicou ao filho, sem medir esforços para falar de Cristo a ele. Timóteo era o companheiro de viagem e de muitas lutas que o apóstolo Paulo mais confiava.

Que a vida de Eunice sirva de exemplo para você que quer ver seus filhos salvos e exalando o bom perfume de Cristo...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

A FILHA DE JEFTÉ , AMADA POR DEUS...



A FILHA DE JEFTÉ, AMADA POR DEUS...


"Ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste...(Juízes 11:36).

A Bíblia não menciona o nome da filha de Jefté mas podemos ver que a sua fé, o seu amor e dedicação ao Senhor nos mostra que sua confiança no Senhor estava acima de todo e qualquer medo; a sua confiança a deixava forte sabendo que o seu Deus era Senhor da situação; a sua confiança era cheia da fé que agradava a Deus.
Como o Senhor deve ter-se orgulhado desta jovem que preferiu morrer a desfazer o voto que seu pai fizera a Ele!
Como seu pai deve ter-se orgulhado dela, filha única e tão querida, ao vê-la enfrentar a morte com coragem a fim de que ele não deixasse de cumprir o que havia prometido ao Senhor! Ele prometeu a Deus que ofereceria em holocausto o primeiro que saísse para falar com ele na sua volta para casa.

Ah, irmão, eu não sei qual seria a minha reação diante de tamanha decisão. Nunca cheguei a passar por tão grande sofrimento mas de uma coisa tenho certeza: o meu Deus, o meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, estaria comigo neste momento difícil. Ele estaria me fortalecendo e me dando sabedoria para fazer a decisão que agradaria a Ele.

Apesar de ser filho de uma prostituta com Gileade, Jefté foi o nono juiz de Israel. Se lermos Hebreus 11:32, vemos que a Bíblia nos diz que ele foi um homem que venceu reinos e praticou a justiça. Ele amava e era fiel ao Senhor. Sendo visitado pelo Espírito Santo ele "fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom nas minhas mãos, aquilo que, saindo da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto" (Juízes 11:30-31).

Irmão, devemos confiar que o Senhor não tem prazer no mal e Ele, como um Deus onisciente, sabe o que é melhor para Seus filhos. Concordo com Elizabeth Elliot quando ela diz: "Nosso Deus e Pai é amor em Sua essência e, portanto, não é capaz de desejar para seu filho senão o melhor. Ele tem toda a sabedoria e sabe, exatamente,  o que é melhor. Ele é Todo-poderoso e pode nos dar o que quiser"  como também tirar o que quiser, pois Ele sabe o que é bom para nós.
Mas, por que estou dizendo tudo isto? Quando Jefté fez esta promessa ao Senhor, ele jamais poderia imaginar que quem iria sair para recebê-lo seria a sua filha, a sua única e amada filha. Sim, ela correu para abraçá-lo, ela correu para receber a triste notícia da promessa que seu pai havia feito ao Senhor.
A reação de Jefté foi completamente diferente da reação de sua filha.

Ele... "rasgou as vestes e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás" (Juízes 11:35).

Ela... "Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste..." (Juízes 11:36).

Daí, tiramos uma lição preciosa... se seguirmos o que a Palavra de Deus nos ensina, os nossos filhos serão salvos e passarão a eternidade no céu, junto ao Senhor.

Imagine se este pai não tivesse...
1- testemunhado do Senhor através da sua vida! Certamente, sua filha não estaria usufruindo das maravilhas que o Senhor havia preparado para ela.
Provérbios 23:26 nos diz: "Dá-me filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." Isto Jefté fez.

2- criado sua filha na doutrina e admoestação do Senhor! Ela, certamente, não estaria usufruindo das maravilhas que o Senhor havia preparado para ela.
Efésios 6:4 nos diz: "E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." Isto Jafté fez.

3- falado do Senhor à sua filha! Certamente, ela não estaria usufruindo das maravilhas que o Senhor havia preparado para ela.
Deuteronômio 6:6-7 nos diz: "E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinará a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." Isto Jefté fez.

Estes são os passos que nós, crentes no Senhor Jesus, devemos seguir para termos a certeza de que, um dia, nossos filhos estarão conosco no céu, com o Senhor, por toda a eternidade.
A filha de Jefté está, hoje, no céu, graças a Jesus que morreu em seu lugar e graças a fidelidade de um pai que não mediu esforços para falar do amor de Deus a ela.

Irmão, você deve olhar para o exemplo deste pai que mostrou à sua filha que o Deus que ele aceitou era bom e amoroso e isto ele fazia através do exemplo de vida que ele dava a sua filha.
Nunca esqueça de que Deus pode ter colocado a alma do seu filho e a vida eterna dele em suas mãos. Fale a ele das boas novas do evangelho.
Nunca esqueça de ter tempo para ele, de orar por ele, de orar com ele, de amá-lo e de falar do Senhor "... assentado em tua casa e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te"(Deuteronômio 6:7)...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

O PREÇO DE UMA ALIANÇA QUEBRADA...


O PREÇO DE UMA ALIANÇA QUEBRADA...



Toda aliança, pacto, acordo quebrado gera conseqüência e normalmente não são boas. É assim no casamento, em uma parceria empresarial, no contrato de aluguel, arrendamento, empréstimo, compra, venda etc.

  

Ficamos um quanto preocupados quando acontece uma quebra do tipo acima citado seja de nossa parte ou da outra. Tente imaginar quando a tal é quebrada com DEUS já pensou sobre isso? Não! Pois deveria.


O grande problema dos cristãos modernos e dos ímpios também é por ser Deus que esta do outro lado da aliança não se deve temer afinal de contas Deus é amor, perdão, misericórdia, restituição, em fim Deus é gente boa.


E é mesmo e por ser bom Ele é justo e faz justiça e é rigoroso em sua aliança. Da mesma forma que temos o bônus de sua parte quando Fidelizamos a aliança com Ele, temos de sua parte o ônus quando a quebramos assim esta escrito, não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6: 7).


Na bíblia existem tantos exemplos pra que levemos a sério a aliança de Deus pra conosco, exemplos de homens que não levaram a sério, e o preço que foi pago por isso foi muito caro trazendo conseqüências até os tempos atuais.


Homens como Adão por não exercer o sacerdócio (Gn 3: 6,7), o pecado entrou no mundo, Abraão por adianta uma promessa de Deus ao seu modo deu o surgimento a uma guerra entre a geração de Ismael e Isaque (Ismael filho de sua precipitação, Isaque filho da promessa Gn 12: 1-21: 8). Temos Saul, Sansão, Davi e tantos outros que já deu pra perceber que Deus não brinca de fazer alianças.
Vamos observar o que diz Jeremias 11, A PALAVRA que veio a Jeremias, da parte do SENHOR, dizendo:
2 Ouvi as palavras desta aliança, e falai aos homens de Judá, e aos habitantes de Jerusalém.
3 Dize-lhes, pois: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança,
4 Que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando; e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
5 Para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então eu respondi, e disse: Amém, ó SENHOR.
6 E disse-me o SENHOR: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as.
7 Porque deveras adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz.
8 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram. Em outras palavras todo mundo quer bênçãos, mas ninguém quer fazer o que lhe cabe, todo mundo quer viver a sua maneira, mas a maneira de Deus não.


Assim nos tornamos malditos quando não damos ouvidos a voz de Deus e preferimos andar segundo o nosso coração e dessa maneira certamente quebramos a aliança com Ele. Seguindo o que esta escrito em Jeremias, 10 Tornaram às maldades de seus primeiros pais, que não quiseram ouvir as minhas palavras; e eles andaram após outros deuses para os servir; a casa de Israel e a casa de Judá quebraram a minha aliança, que tinha feito com seus pais.
11 Portanto assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar; e clamarão a mim, mas eu não os ouvirei.
12 Então irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a quem eles queimaram incenso; estes, porém, de nenhum modo os livrarão no tempo do seu mal.


Aliança com Deus é coisa séria e por falar nisso como anda a sua? Se você a quebrou trate de se arrepender e corra em busca de renova sua aliança com Ele, pois sua palavra nos alerta em Hb 12: 25-29 que diz Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Porque o nosso Deus é um fogo consumidor...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE


LÍDIA - A PRIMEIRA CONVERTIDA DE PAULO NA EUROPA


"E uma certa mulher chamada Lídia... nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (Atos 16:14).




Muitas mulheres da Bíblia foram usadas pelo Senhor para que Seu plano se tornasse realidade. A Europa precisava ser evangelizada e a semente do evangelho foi lançada naquelas terras pelo apóstolo Paulo através de uma mulher forte porém de coração meigo. O seu nome era Lídia.
Foi, exatamente, em Filipos, um lugar improvável para a palavra de Deus ser semeada, que ela ouviu da boca do apóstolo as palavras do shema: "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças" (Deuteronômio 6:4).
Podemos imaginar Paulo usando estas palavras introdutórias do seu sermão para falar do Senhor Jesus àquele povo sedento que não tinha nem mesmo lugar para adorar a Deus (as mulheres se reuniam à beira de um rio para, ali, orarem ao Pai e Lídia orava com elas).
Lídia, comerciante de grande destaque que viera da Ásia Menor, vendia, em Filipos, tecidos finos tingidos de um tom de púrpura que variava de vermelho escarlate a um púrpura escuro.
Ela não era judia mas tinha o coração aberto para conhecer este Deus que tanto fizera e fazia pelo povo judeu. Ela sabia dos milagres e do perdão contínuo a este povo que Ele chamava de Seu povo.

Lídia, atenta às palavras de Paulo, conheceu Jesus, o próprio Deus, que desceu da Sua glória no céu, da Sua majestade para lhe dar as boas novas do evangelho e derramar o Seu precioso sangue e morrer numa cruz para lhe salvar e dar a vida eterna.

Ah, irmão! Podemos imaginar a doce Lídia com lágrimas nos olhos, adorando Aquele que morreu por muito amá-la, cantando hinos de louvor ao seu Salvador. Entendendo as sábias palavras do apóstolo Paulo, ela decidiu, mais tarde, juntamente com toda a sua família, ser batizada.
Agora, como uma mulher de Deus, e com um espírito hospitaleiro, ofereceu e insistiu com o apóstolo para ele, juntamente com Lucas e Timóteo, se hospedar em sua casa.

Amado irmão, quem dentre nós, homens e mulheres crentes que, assim como Lídia, aceitamos Jesus como nosso Salvador, convidamos, sem hesitar e com muito amor, um pastor ou missionário com sua família (esposa e filhos) para se hospedarem em nossa casa? Esta é uma situação que nos deixa, muitas vezes, apreensivos, não é? Apreensivos e preocupados com o que temos para oferecer, como teremos tempo para "fazer sala", que roupa de cama ou toalhas usaremos... "Marta, Marta, estás ansiosas e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lucas 10:41).
Observando este versículo, o que você acha que o Senhor desejaria que você fizesse numa situação desta? Você deve ou não convidar o pastor e sua família para se hospedarem em sua casa?
Lídia não apenas convidou Paulo e os que estavam com ele para se hospedarem em sua casa mas sabemos que, provavelmente, o seu lar se transformou na sede da igreja em Filipos.
Este segundo grande passo dado por Lídia (permitir que a igreja se reunisse em sua casa) nos mostra o tamanho do seu coração e o seu amor pela obra.
A igreja se reunir em minha casa? Usar os meus banheiros? Tirar a minha privacidade?
Foi, exatamente, isto que Lídia permitiu que acontecesse em sua casa. Para ela, era um privilégio ter o seu lar como a "casa de Deus", onde se reunia a igreja. Para ela, não existia maior bênção... Deus escolher a sua casa para se reunir o Seu povo?


Irmão, não hesite quando o Senhor lhe chamar para fazer algo para Ele mas encare tudo como um privilégio e com muita alegria.

Observando a vida de Lídia, em que aspecto você se parece com ela?
1- Com certeza, você se parece com ela em um aspecto... você é mulher assim como ela era.
2- Assim como Lídia, você fica atenta aos cultos para aprender, honrar e adorar o Senhor? Ou você "sempre" se levanta para beber água, se distrai conversando e nem sabe que assunto foi falado no culto de adoração ao Senhor?
3- Assim como Lídia, você já aceitou Jesus como seu único e suficiente Salvador? Você tem certeza de salvação?
4- Assim como Lídia, você já decidiu obedecer ao Senhor, sendo batizada e, deste modo, testemunhando ao mundo que você está enterrando a sua natureza velha (o homem velho) e se tornando uma nova mulher com uma nova natureza? A Bíblia nos diz ... "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).
5- Assim como Lídia, você é hospitaleira? Você acolhe aquelas pessoas que estão precisando de sua hospitalidade?
Assim como Lídia, irmão, não abra apenas o seu coração para os que precisam de você mas abra , também, as portas da sua casa para "os obreiros do Senhor e Seu povo".
Então, em qual destes aspectos você se parece com Lídia?

Amados irmãos sejamos...
1)homens e  mulheres corajosos (as) como Lídia que se tornou a "mãe fundadora" da igreja na Europa;
2) mulheres que estão atentas ao chamado do Senhor para a realização de Seus planos enquanto peregrinamos aqui na terra.

A minha oração é que o Senhor me transforme numa mulher atenta e obediente ao Seu chamado.

"Obrigado, Pai querido, pelo missionário que colocaste no meu caminho e que me apresentou as novas do evangelho. Foi através dele que pude conhecer o Teu tão grande amor por mim, enviando o Teu Filho unigênito para morrer no meu lugar.
Obrigado porque preparaste o meu coração para crer, pela fé, que Jesus veio ao mundo para me dar a vida eterna no céu.
Que assim como Lídia e aquelas mulheres que oravam às margens de um rio, eu também possa ter um lugar de paz e tranqüilidade onde poderei derramar a minha alma diante do Teu altar.
Amém!"...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE