Subscribe:

sábado, 3 de novembro de 2012

RAABE, UMA PROSTITUTA A SERVIÇO DE DEUS...




RAABE, UMA PROSTITUTA A SERVIÇO DE DEUS...


Porém, aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu..." (Josué 2:4).

Raabe, juntamente com Sara e Joquebede, faz parte da galeria dos grandes heróis da fé de Hebreus 11.

Vejamos o que a Palavra de Deus nos fala de cada uma delas:

1) Sara - (casada com Abraão, o amigo de Deus) "Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido" (Hebreus 11:11).
2) Joquebede - (casada com Anrão e mãe de Moisés) "Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei" (Hebreus 11:23).
2) Raabe (não era casada mas era, na verdade, uma prostituta) - "Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" (Hebreus 11:31).

Como vemos, Raabe era uma prostituta. Ela não tinha a mesma educação, nem o mesmo conhecimento de Deus como tinham Sara e Joquebede. Sabemos que ela fez escolhas que agradaram a Deus e que a fez ter o mesmo valor destas outras duas mulheres de fé, diante do Senhor.
Ela fez escolhas certas porque já tinha ouvido falar no Deus de Israel. Ela ouviu falar no Deus que fazia milagres diante de todo o povo de Israel para favorecê-lo. Ela jamais poderia imaginar que, um dia, estaria frente a frente com dois israelitas que iriam precisar da sua ajuda.
O Senhor já, de antemão, preparava o seu coração. Ela, provavelmente, admirava este povo cujo Deus fazia tantas maravilhas. Por já amar este povo, ela, então, decidiu ajudar aqueles dois espias israelitas, provando que tinha fé no Deus Todo Poderoso que, com certeza, a livraria de uma morte certa.
Apesar de ser prostituta, ela tinha qualidades que, hoje em dia, é difícil de se encontrar, até mesmo, entre mulheres de Deus. Raabe era...

1- uma mulher corajosa (Você, amada irmã, teria coragem de morrer por amor a Cristo?);
2- uma mulher que tinha um coração muito bom (Você tem misericórdia daqueles que estão sofrendo? Você ajuda aqueles que estão necessitando de você mesmo pondo em risco a sua própria vida como fez Raabe?);
3- uma mulher de muita fé (Você crê em tudo que a Bíblia diz? Você crê que Jesus morreu em seu lugar? Você crê que Ele nos garante a vida eterna? Você crê que aceitando Jesus como seu Salvador, você se reconcilia com Deus Pai? Você crê que aceitando Jesus você fará parte da família de Deus?).

Em Hebreus 11:6, a Bíblia nos diz que "... sem fé, é impossível agradar-Lhe."
Sejamos como Sara que creu que o Senhor daria a ela um filho de cuja linhagem nasceu o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Sejamos como Joquebede que, apesar de ter lançado o seu filho (Moisés) no rio Nilo, ela creu que o Senhor estava no controle de tudo.
Sejamos, finalmente, como Raabe que, mesmo não sendo judia, ajudou os dois espias enviados por Josué porque creu no Deus de Israel.

Por causa de sua fidelidade ao povo de Deus, o Senhor a poupou, como também a toda a sua família quando da destruição de Jericó.
Além de tudo isso, ela ainda casou com Salmon, viveu em Israel e foi a mãe de Boaz, aquele que se casou com Rute que foi a bisavó do rei Davi. Jesus, o nosso Senhor e Salvador foi, então, descendente de Raabe, a prostituta.

Quando estamos andando com o Senhor, quando pela fé cremos que o Ele está no controle de tudo, bênçãos são derramadas em nossa vida.
Nunca duvide do Senhor! Creia que Ele não é apenas seu Deus mas é também seu Salvador. Confie e nunca duvide, pois ...
"A dúvida vê os obstáculos. A fé vê o caminho.
A dúvida vê a escuridão da noite. A fé vê o dia.
A dúvida tem medo de dar um passo. A fé eleva-se nas alturas.
A dúvida pergunta: 'Quem acredita?' A fé responde: Eu." (Elizabeth George)

Raabe recebeu do Senhor muitas bênçãos graças a alguns passos que ele decidiu dar:

1- Ela, apesar de não fazer parte do povo de Deus, ajudou os espias enviados por Josué;
2- Ela, apesar de não fazer parte do povo de Deus, acreditou naqueles dois homens;
3- Ela, apesar de não fazer parte do povo de Deus, creu na promessa de que eles poupariam a sua vida e a vida de sua família quando Jericó fosse destruída.

Vemos na Bíblia que Deus nos oferece inúmeras promessas. Dentre tantas, vemos ...

a) a Sua promessa em não nos abandonar (Hebreus 13:5) ...
"... Não te deixarei, nem te desampararei."

b) que Ele supre as nossas necessidades (Filipenses 4:19) ...
"O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus."

c) que Ele nos dá a salvação (Romanos 10:9) ...
"... Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

Ah, amada irmã, existem promessas mais preciosas do que estas? Todas elas nos fazem exultar de júbilo, de alegria e de agradecimento a este Deus tão amoroso que cuida de nós, supre todas a nossas necessidades e, além de tudo isto, ainda nos dá a salvação eterna junto a Ele.
Confiemos no Senhor, sejamos mulheres que mostram ao mundo perdido, uma fé inabalável, uma fé que nos deixam confiante no Deus que nunca falha!

Tenhamos a fé de Raabe que, corajosamente, enfrentou o rei, não entregando os espias e arriscando perder a sua própria vida. Ela não conhecia as palavras que, no futuro, um apóstolo de Jesus (Pedro) diria ao sumo sacerdote, mas o seu coração, certamente, falava as mesmas palavras dele ...
"... Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (Atos 5:29).
Tenhamos a fé de Raabe que, agora, conhecendo o Deus de Israel, sabia que a sua cidade seria destruída mas ela queria a sua salvação e a salvação de toda a sua família. Ela queria a salvação física mas, principalmente, a salvação espiritual que daria a ela e a todos os seus, a vida eterna.

Raabe fez um grande bem a estes dois homens judeus porque, não só conhecia os feitos maravilhosos do Deus deles mas também porque ela tinha uma natureza amorosa. Esta característica que tinha Raabe deve ser seguida por nós, pois é a própria Bíblia que nos exorta em Gálatas 6:10 quando diz ... "... enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé."

Certamente, Raabe sofreu com a destruição da sua cidade e do seu povo mas, por outro lado, se alegrou por Deus ter dado a ela, uma prostituta, a oportunidade de servi-Lo, amá-Lo e fazer parte do Seu povo.

Muitas vezes, nos maravilhamos com as decisões que o Senhor faz. Podemos ver, por exemplo, Ele escolhendo pessoas imperfeitas para por em prática o Seu plano perfeito. Vejam este quadro:

Raabe - uma prostituta de cuja descendência nasceu Jesus, o nosso Salvador.
Sara - uma mulher estéril que, aos 90 anos, deu à luz Isaque.
Moisés - um homem gago usado por Deus para falar com Faraó e salvar o seu povo da escravidão do Egito.
Davi - um jovenzinho que cuidava de ovelhas e se tornou rei de Israel e um homem segundo o coração de Deus.
Paulo - um homem perseguidor de cristãos que levou o evangelho a todo o mundo ímpio.
Jumenta de Balaão - que foi usada pelo Senhor para impedir Balaão de amaldiçoar o povo judeu.

Vemos que Deus transforma vidas, muda corações, fortalece os fracos... e pode também mudar a mim e a você. Temos somente que ficar atentas ao Seu chamado e querer, de todo o coração, servi-Lo e estar sempre pronta a dizer: "Eis-me aqui" (1 Samuel 3:6).
Estejamos sempre prontas para servir ao Senhor a qualquer hora, a qualquer momento ...

"Senhor Deus, meu Pai, ajuda-me a saber sempre os Teus planos para a minha vida.
Que eu possa reverenciá-Lo e obedecê-lo sem duvidar e sem questionar.
Obrigado por dar-me oportunidades de falar do Teu amor e plano de salvação aos perdidos.
Obrigado por sempre preparar o melhor para a minha vida.
Que eu possa ser corajoso, destemido e um homem cheia de fé assim como foi Raabe.
Amém!"...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.