Subscribe:

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PRISCILA, A MULHER QUE PROPAGOU O EVANGELHO DE JESUS CRISTO...


            PRISCILA, A MULHER QUE PROPAGOU O EVANGELHO DE JESUS CRISTO...

"Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios" (Romanos 16:3-4).

A Bíblia nos diz que Paulo veio de Atenas para Corinto e, aí, conheceu Áquila e Priscila e "ajuntou-se com eles" (Atos 18:2c).
Sabemos que eles tinham muitas coisas em comum:

1- Paulo era um fazedor de tendas, assim como Priscila e Áquila.
"E como era do mesmo ofício, ficou com eles,e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas" (Atos 18:3).

2- Paulo amava levar as boas novas aos perdidos assim como Priscila e Áquila.
"... foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo" (Atos 18:5b).
"Saudai a Priscila e a Áquila meus cooperadores em Cristo Jesus" (Romanos 16:3).

Pouco a pouco, o evangelho foi crescendo em Corinto mas, por um lado, havia pessoas que não estavam satisfeitas com este progresso e, por outro, havia aqueles que queriam aproveitar tudo que estava acontecendo e fazer os mesmos milagres que Paulo fazia. A Bíblia nos diz o seguinte: "E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes" (Atos 19:13-14). Como não podia deixar de ser, o resultado não foi muito bom para aqueles homens, pois o espírito maligno além de zombar deles, usou o homem possesso para espancá-los e fazê-los fugir sangrando, assustados e desnudos.
Com todas estas coisas acontecendo, começou, então, a se formar um motim. Priscila começou a ficar preocupada por causa do risco de vida que o apóstolo Paulo estava correndo. Ele, porém, queria conversar com os homens revoltados mas, convencido por Priscila e Áquila, desistiu deste seu intento.

Observando a preocupação destes servos do Senhor, podemos nos fazer as seguintes perguntas: Quando o meu pastor ou algum outro líder da igreja estão sendo atacados ou perseguidos porque...
1- estão lutando pela verdade do evangelho...
2- estão provando que Deus tem poder para preservar a Sua palavra...
3- não estão aceitando doutrinas criadas por homens...
4- estão procurando seguir o que ensina a Bíblia...
... o que faço para apóia-los? Lutarei junto com eles?
Com certeza deveríamos fazer como Priscila e Áquila que expuseram as suas cabeças para salvar Paulo das mãos de seus perseguidores.

Procurar seguir o que a palavra de Deus diz, muitas vezes, é ser "quadrado", é não entender que "hoje tudo é mais moderno, é mais natural."

Amada irmã, apoiemos nosso pastor ou os líderes da nossa igreja quando vemos que eles estão lutando ao lado do Senhor e por isto são perseguidos. Não importa se aqueles perseguidores vão nos odiar, pois "mais importa obedecer a Deus do que aos homens", mesmo que sejamos uma minoria. Já ouvi dizer que uma minoria com Deus é maioria. Amém!
Foi exatamente isto que Priscila e Áquila fizeram. Mesmo sendo em número menor eles "expuseram as suas cabeças" pela vida de Paulo.

Priscila não tinha medo nem vergonha de falar de Jesus àquelas pessoas que criam em outros deuses. Ela era uma mulher impetuosa, batalhadora e tinha um alvo... evangelizar os perdidos falando do plano de salvação através de Jesus Cristo.

Nos, amada irmã, devemos seguir os passos dela...
a) evangelizando as pessoas que estão a caminho do inferno;
b) evangelizando as pessoas enquanto existe liberdade para fazermos isto;
c) evangelizando o quanto antes, pois não sabemos se, no futuro, só poderemos nos reunir, às escondidas, em cavernas para ouvir de Cristo e falar dEle.

"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos" (Salmo 126:6).

Acho que a volta de Cristo está próxima e o tempo que temos para apresentarmos a palavra de Deus é muito pouco. Obedeçamos ao "ide" de Jesus e nos transformemos em mulheres como Priscila e Lídia que não mediram esforços para ajudar na obra do Senhor evangelizando os perdidos.

Não sei qual a posição que você ocupa na igreja (presidente da sociedade feminina, professora de Escola Dominical, zeladora...), mas de uma coisa eu tenho certeza é que para Deus você é muito importante e muito preciosa.

Priscila nos deixou muitos exemplos a serem seguidos. Ela...
I- era uma grande evangelista (falou de Cristo primeiro em Roma, depois em Corinto e em Éfeso);
II- era uma mulher trabalhadora (ajudava o marido na confecção de tendas e artigos de couro);
III- era hospitaleira (convidou o apóstolo Paulo para ficar em sua casa e abriu as portas da sua casa para acolher a igreja de Deus);
IV- era uma mulher cheia de fé (mesmo sofrendo perseguição não desanimou, nem deixou de servir a Deus);
V- era uma serva do Senhor (com o coração aberto e a mente atenta procurava aprender e crescer nos caminhos do Senhor a fim de servi-Lo melhor);
VI- era uma boa professora (vendo o irmão Apolo ensinar somente aquilo que aprendeu com João Batista e não o que Jesus havia ensinado, secretamente, chamou-o e, juntamente com Áquila, o instruiu na verdadeira doutrina).

De que modo você pode aplicar o exemplo de Priscila em sua vida?
Você a arriscaria por amor a Cristo, assim como fez ela?
Você já sofreu algum dano por amar tanto a Jesus?

Minha oração é que quando morrermos e chegarmos lá no céu, possamos ouvir do nosso amado Senhor ..."... Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor" (Mateus 25:21).

"Senhor meu Deus, obrigado pelas tantas mulheres segundo o Teu coração que colocaste no meu caminho e que servem de exemplo para mim.
Obrigado, porque tenho aprendido que sem fé é impossível agradar-Te.
Aumenta, Pai, a minha fé!
Dá-me força e alegria para Te servir melhor!
Dá-me coragem para poder enfrentar as ciladas do inimigo que se apraz em me ver desanimado!
Que eu possa, Senhor, cantar sempre em meu coração ... 'Que tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.'
Amém!"

Obs. Salmo usado na oração: Salmo 73:25...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.