Subscribe:

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

OS MAUS E OS BONS PASTORES...


                                                   OS MAUS E OS BONS PASTORES...


Ezequiel 34.2-4 –“...São maus pastores que em vez de alimentar as ovelhas, cuidam apenas de si mesmos. ..comem a carne e usam a lã para fazer belas roupas, deixando o rebanho passar fome. Não cuidam das ovelhas fracas, não curam as doentes e machucadas, não trazem de volta as ovelhas que se afastaram do rebanho, nem foram procurar as ovelhas perdidas...”

Infelizmente é muito comum vermos nas Igrejas das mais diversas denominações, sejam evangélicas ou não, pastores que estão mais preocupados com a sua vida pessoal do que em ajudar ao próximo – socorrer as ovelhas doentes, desgarradas, com fome, fracas, machucadas, etc.

Sim, por falta de pastores as ovelhas se espalham pelo campo ficam perdidas e são devoradas pelos animais ferozes.  I Pe 5.8.

Um mau pastor não é somente egoísta, é também destrutivo, um ministro que torna as águas impuras para os outros causando temores desnecessários, ensinando falsas idéias e agindo pecaminosamente, é um empecilho para a nutrição espiritual de seu rebanho.

Os maus pastores:
Cuidam de si próprios;
Preocupam-se com o seu bem-estar;
Lideram com severidade e brutalidade;
Guardam o melhor para si.

Os bons pastores:
Cuidam de seu rebanho;
Fortalecem os fracos e doentes, procuram os perdidos;
Lideram com amor e mansidão;
Reúnem e protegem as ovelhas;
Dão o melhor de si para as ovelhas.

Pastores!  procurem as ovelhas perdidas de seu rebanho, tirem as ovelhas dos lugares em que elas foram espalhadas nos dias de nuvens e escuridão.

Reúnam as ovelhas que se acham espalhadas pelas nações do mundo e depois coloquem todas elas em sua própria terra novamente. Cuidem delas pessoalmente, deem lhes bons pastos, junto aos riachos mansos onde a terra é boa e produz bastante, onde se deitarão tranquilas e bem alimentadas.

Características de um bom Pastor:

1. Homem de caráter irrepreensível: Caráter, integridade moral, fidelidade nos compromissos financeiros; honestidade e lisura, educação e bons modos,  ética;

2. Líder piedoso: Liderança exercida no poder do Espírito Santo e obtida com muita oração  e dedicação à Palavra de Deus;

3. Mestre da Palavra: Conhecedor profundo da Palavra de Deus, sempre aberto para rever suas convicções;

4. Homem não movido pela ganância, desapegado dos bens materiais; não interessado apenas nos dizimistas magnânimos ou ofertantes generosos; não esbanjador; moderado, de hábitos simples e contente com o que tem;

5. Servo do rebanho: Não dominador; nunca tirânico e autoritário; seu poder de persuasão reside na sua liderança, postura, atos...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.