Subscribe:

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DORCAS, UMA MULHER BONDOSA AO PRÓXIMO...




DORCAS , UMA MULHER BONDOSA AO PRÓXIMO...


E havia em Jope uma discípula chamada ... Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia" (Atos 9:36).

Morava em Jope, numa cidade da costa do Mediterrâneo, uma mulher muito preciosa chamada Dorcas. Seu nome significava gazela e em hebraico ela era Talita. Muito querida por todos que habitavam ali, ela procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados e, para isso, não media esforços. Ela tinha um coração piedoso e não queria que ninguém passasse necessidade ou sofresse.
Na congregação que ela freqüentava, ela trabalhava com muito amor e dedicação. Esta era a Dorcas que todos conheciam, amavam e confiavam.
A sua vida é um exemplo para a minha vida. Mas ...

1- O que eu estou fazendo para servir ao meu próximo da melhor maneira possível?

2- Como estou agindo ao perceber a necessidade do meu irmão?

3- Como estou usando o dom e as habilidades que Deus me deu?

4- Sou sensível às necessidades do meu próximo?

Com certeza, uma outra grande mulher de Deus tinha os mesmos atributos de Dorcas. Ela era Catarine Booth, uma verdadeira mulher de Deus que não só amava o Senhor mas amava também as pessoas necessitadas. Ela os ajudava com seus bens materiais mas não esquecia de alimentá-los, principalmente, da Palavra de Deus.
O seu coração era, suficientemente, grande para acolher ricos ou pobres que estivessem necessitando dela.
Além de ter um coração grande, ela também tinha um coração sensível às necessidades espirituais daquelas pessoas ao seu redor.
O povo a amava tanto que, no dia de sua morte, multidões foram dar o seu último adeus àquela que tanto bem fizera a eles.

Vejam, amadas irmãs, que duas grandes mulheres de Deus! Os seus nomes estão, com certeza, gravados na galeria das mulheres segundo o coração de Deus.
Elas não eram mulheres diferentes de vocês. Viviam neste mundo, traziam com elas a natureza velha mas procuravam superar tudo doando de si mesmas àquelas pessoas que precisavam delas.

A história de Dorcas é muito bonita e muito cheia de amor pelas pessoas. Ela era boa e tinha um bom coração mas ... era humana e, um dia, ela tinha que morrer. A sua morte foi chorada e lamentada por muitas pessoas mas, desta vez, ela nada pôde fazer para aliviar o sofrimento deles. O Senhor, no entanto, estava com eles.

Lembro-me das palavras de Dona Rita que, no auge do seu sofrimento, proferiu as seguintes palavras: "Depois daquele grave acontecimento, quando eu orava dizendo ' Deus, queria que estivesses aqui para conversar comigo, envolver-me em Seus braços e enxugar minhas lágrimas', passei a sentir que Ele estava fazendo tudo isso - por intermédio dos cristãos que me cercavam. Foi aí que comecei a entender que a igreja não é um prédio; é o corpo de Cristo. Em meio à minha dor, Deus deu-me amigos cristãos que me ensinaram sobre o amor e o perdão."

Deus nunca nos abandona, assim como não abandonou aquelas que choravam por causa da morte de Dorcas.

A Bíblia nos diz que "... ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles" (Atos 9:38). Pedro, prontamente, atendeu ao chamado deles e foi para Jope. Chegando lá, viu várias pessoas chorando a morte de Dorcas. Algumas viúvas mostravam as túnicas e roupas que ela lhes havia dado. Pedro então mandou que todos se retirassem do quarto, orou fervorosamente e, ao se aproximar dela, disse: "Talita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva" (Atos 9:40b-41).

Dorcas foi a única mulher da Bíblia a ser chamada de discípula, ou seja, seguidora de Jesus, aprendiz, aquela que se senta aos pés do seu mestre...

Você é uma discípula de Jesus?
Você se deleita lendo a Bíblia, diariamente?
Você sente alegria no coração quando ouve pregações sobre o seu Salvador?

Eu quero ser uma discípulo e seguidor de Jesus. Quero ...

a) seguir os Seus ensinamentos ...
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura" (Marcos 16:15);

b) seguir o Seu modo simples de vida ...
"E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Lucas 9:58);

c) seguir os Seus passos falando da vida eterna aos perdidos ...
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê o nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18);

d) seguir os Seus passos orando ao Pai ...
"E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus" (Lucas 6:12);

e) seguir os Seus passos amando os necessitados ...
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).

Assim como Dorcas que glorificou a Deus através de seus atos de bondade, glorifiquemos também ao Senhor sendo mulheres generosas, de corações sensíveis e ajudando aqueles que estão necessitados.
Quantas de nós possuem talentos dados por Deus e se esquecem de usá-los para ajudar alguém?
Procuremos ter um coração amorosos e sensível, pois isto é o que agrada o Senhor.
Ser amoroso é um dos atributos de Deus mas muitos de Seus atributos "são maravilhosos demais para compreendermos. Porém, mesmo que sejam obscuros ao intelecto, deixe que eles iluminem sua alma."
Há uma frase muito bonita de Everett Hale (minha oração é que ela possa ser sua e minha também): "Eu sou apenas um, mas sou alguém. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Tenho o dever de fazer tudo o que posso e, com a ajuda de Deus, serei capaz."

"Senhor Deus, meu Pai, transforma a minha vida e muda o meu coração!
Que eu tenha a minha alma sensível às ovelhas perdidas e necessitadas a meu redor.
Que eu possa, Pai, aprender de Ti este amor que tens pelos Teus filhos e, que este amor, eu possa investir em vidas.
Amém!
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.