Subscribe:

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TRÊS HOMENS NA TERCEIRA CARTA DE JOÃO, QUAL DELES É VOCÊ...


TRÊS HOMENS NA TERCEIRA CARTA DE JOÃO, QUAL DELES É VOCÊ...
TEXTO: III JOÃO 1:1-14
INTRODUÇÃO.
JOÃO ESCREVEU TRÊS EPÍSTOLAS. 

Entre seus cinco livros no N.T., João escreveu três epístolas: a primeira para os Cristãos em geral, a segunda a um indivíduo, uma senhora não identificada; e este terceiro a um homem cristão chamado, Gaio.
Em suas duas primeiras cartas, João instruiu: "Amai-vos uns aos outros". Nesta terceira carta, ele demonstra, na pessoa de Caio como deve ser feito.
SEGUNDO MENOR LIVRO.
Esta terceira epístola contém 14 versos, um verso a mais que segundo João, mas quatro palavras a menos. O primeiro verso é a introdução e os dois últimos versos são a conclusão.
III JOÃO FALA DE TRÊS HOMENS TÍPICOS EM TODA IGREJA.
Esta terceira carta é escrita em torno desses três homens:
O primeiro é Gaio, no versículo 1;
O segundo é Diótrefes, no versículo 9;
O terceiro é Demétrio no versículo 12.
Estes três homens são encontrados em praticamente todas verdadeira igreja cristã do mundo.
Existe três homens no Novo Testamento chamado Gaio. Dois deles são encontrado em Atos 19 e 20. Em Atos 19:29, lemos: "A cidade inteira foi cheia de confusão, e arrebatando a Gaio e a Aristarco, homens de Macedônia”. Macedônia era uma província ou estado na Europa, por isso este é o Gaio da Macedônia.
Em Atos 20:4, nós encontramos o segundo Gaio, que foi um dos homens que Paulo acompanhado da Europa à Ásia: "E acompanhou-o, até a Ásia, Sópatro de Beréia, e dos de Tessalônica, Aristarco e Segundo, e Gaio de Derbe”. Derbe era uma cidade na Ásia, na província de Licaônia (Atos 14:6). Portanto, estes dois homens chamados Gaio não são o mesmo homem.
Em I Coríntios 1:14, encontramos o terceiro Gaio: "Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei (Coríntios), senão a Crispo e Gaio." A Epístola aos Romanos foi escrita em Corinto, onde este Caio viveu.
Em Romanos 16:23, lemos: "Saúda vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja." toda a Igreja? Sim, Paulo disse, todos nós encontramos na casa de Gaio. Sua casa estava sempre aberta. Ele era um hospitaleiro. Este é o Gaio da terceira epistola de João.
I. GAIO GRACIOSO E PIEDOSO. V. 1-8.
A. Gaio era profundamente amado. V. 1.
“O presbítero ao amado Gaio, a quem, na verdade, eu amo."
B. Gaio recebeu oração. V. 2.
III João 1:2: "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma." 
C. Gaio era respeitado. VS. 3-4.
III João 1:3, "Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na 
verdade. (4) Não tenho maior alegria do que ouvir que meus filhos andam na verdade".

D. Gaio era generoso. V. 5-7.
III João 1:5: "Amado, procedes fielmente tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos; (6) que em presença da igreja testificaram da tua caridade, aos quais, se conduzirdes como é digno para com Deus farás; (7) Por que, pelo seu nome saíram, nada tomando dos gentios".
E. Gaio era um exemplo a seguir. V. 8.
III João 1:8: "Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade." 
II. DIÓTREFES DITATORIAL. V. 9-11. (autoritário, dominante)
A. Diótrefes era um cristão carnal. V. 9.
III João 1:9, "Tenho escrito a igreja; mas Diótrefes, que gosta de tem a primazia entre eles, não nos recebe."
B. Diótrefes era diabólico. V. 10.
III João 1:10, "Pelo que, se eu for, trarei a memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas, e, não contente com isto, nem recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja." 
C. Diótrefes era um péssimo exemplo. V. 11.
III João 1:11 "Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus, mas aquele que pratica o mal não tem visto a Deus".
III. DEMÉTRIO CONFIÁVEL. V. 12-14.
A. Demétrio tinha um bom testemunho. V. 12.
III João 1:12, "Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.”
CONCLUSÃO: VS. 13-14.
III João 1:13, "Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. (3 João 1:14) Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face. A paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seus nomes." 
Como já discutido no final da Segunda Epístola de João, há dois tipos de espirituais (e outra forma de comunicação):
Papel e tinta na comunicação é importante. Hoje, isso incluiria E-mail, fax, cartas, sedex, telefone, rádio, áudio
e vídeo cassetes, etc., etc., e João não sabia nada sobre tudo isso. A carta de João foi uma grande coisa, tanto na escrita como na entrega.
Cara a cara a comunicação é ainda mais importante. Todos nós precisamos do cara a cara para ministrar aos outros. Nós não somos chamados para ser eremitas. Fomos chamados para ser comunicadores ... testemunhas. A igreja local é a resposta de Deus a esta necessidade. Cada crente deve ser um membro ativo participante, crendo na Bíblia e na pregação da igreja ... e em que a igreja local deve investir tempo...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.