Subscribe:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O DÍZIMO NUNCA FOI EM DINHEIRO...


O DÍZIMO NUNCA FOI EM DINHEIRO...
Não pode haver maior equívoco do que presenciar em igrejas pessoas sinceras colocarem uma certa quantidade de dinheiro dentro de um envelope, valor correspondente a 10% de seus ganhos e saírem satisfeitas achando que deram dízimos ao ETERNO. Elas precisam aprender o que significa dízimo. Biblicamente falando.
Dízimo na Torah ou melhor Bíblia nunca está relacionado a dinheiro. Nunca e Nunca. Dízimo sempre está relacionado a comida, alimentos, produção agropecuária.
Não que não houvesse dinheiro nos tempos bíblicos. Algumas taxas (*) para o Templo só eram aceitas em forma de dinheiro (Shemot-Êxodo 30:14-16 e 38:24-31).
(*) ver mais abaixo sobre estas taxas anuais: Imposto de meio shekel do Templo.
O dinheiro era utilizado para comprar sepulturas (Bereshit-Gênesis 23:15-16). O dinheiro era usado para comprar bois para serem oferecidos em sacrifícios. (II Samuel 24:24).
Era utilizado para pagar tributos vassalos. (II Reis 23:33,35). Era utilizado para comprar imóveis (Jeremias 32:9-11). Para pagar salários (II Reis 22:4-7).
Entretanto, Deus estabeleceu que somente as pessoas ligadas à produção agropecuária deveriam trazer dízimos.

Nem todos trabalhavam plantando ou criando gado. A Tanach-Bíblia fala de várias outras atividades profissionais não ligadas a agropecuária:

Artesãos (Êxodo 31:3-5; 35:31-35; II Reis 16:10);
Padeiros (Gênesis 40:1-2; Jeremias 37:21; Oséias 7.4);
Carpinteiros (II Samuel 5:11; II Reis 12:11; II Crônicas 24:12; Esdras 3:7; Isaías 44.13; Mateus 13:55;
Cozinheiros (I Samuel 8:13; 9:23-24).
Guardas (II Reis 22:4; 25:18; I Crônicas 15:23-24; Jeremias 35:4);
Pescadores (Isaías 19:8, Jeremias 16:16; Ezequiel 47:10; Mateus 4:18: 13:48; Lucas 5:2)
Mestres-de-obras (Rute 2:5-6; I Reis 5:16; II Crônicas 2:2,18; Mateus 20:8)
Ourives (Neemias 3:8, 31-32; Isaías 40:19; 41:7; Jeremias 10;9
Caçadores (Gênesis 10:9; 25:27; Jeremias 16:16)
Mercadores (Gênesis 23:16; 37:28; I Reis 10:15; Neemias 13:20; Mateus 13:45)
Músicos (I Reis 10:12; I Crônicas 6:33; 9:33; II Crônicas 5:12)
Alfaiates (Êxodo 28:3; 35:25-26; II Reis 23:7; Provérbios 31:19; Atos 9:39)
Coletores de impostos (Daniel 11:20; Mateus 10:3; Lucas 5:27).
Estes trabalhadores não pagavam dízimos. Uma vez que os dízimos eram oferecidos somente em forma de grãos, ovelhas, gado, você consegue imaginar os profissionais acima comprando bois, vacas e cereais para participar das entregas dos dízimos? Onde está escrito na Torah ou nas escrituras que eles procediam assim? Se eles não produziam este tipo de riqueza não seria uma incoerência exigir deles dízimos de coisas que não eram legitimamente frutos de suas ocupações? Não há nenhuma citação bíblica de que os frutos do trabalho podiam ser cambiados ou compensados por ovelhas ou grãos a fim de se cumprir o procedimento dos dízimos.

É certo que nem sempre as pessoas eram pagas com dinheiro. Yakov trabalhou 14 anos para Laban e recebeu duas esposas como pagamento. Recebeu também ovelhas e bodes mais tarde. (bereshit-Gênesis 29:15-30 e 30:32). Mas o assunto aqui em foco é mostrar que alguns profissionais recebiam seus salários em dinheiro como acontece hoje. Em II Reis 22:4-7 vemos os reparadores do Templo recebendo seus salários em dinheiro. Quem eram os reparadores do Templo? Carpinteiros, construtores, artesãos, pintores.

Em I Samuel 13-19:21 temos ferreiros ganhando seus honorários também em forma de dinheiro. Isto mostra que esta prática era conhecida e utilizada. E o que dizer das parábolas de Mateus 20:1-2 e Lucas 10:34-35 quando Jesus  cita trabalhadores recebendo seus salários numa época em que os fariseus continuavam a dizimar o endro e o cominho
(alimentos, por sinal)?
É certo então afirmar que a sociedade mudou? É correto afirmar que nos tempos bíblicos todas as pessoas tinham ovelhas, bois e grãos para dar a Adonai e que hoje em dia nosso dinheiro faz esta correlação? Claro que não!

Dinheiro já existia desde os tempos de Abraham. Salário, comércio, negócios sempre existiram. Nos tempos antigos haviam variadas profissões e ocupações como hoje. Se o dízimo tivesse sido estabelecido sob a forma de dinheiro, ninguém teria dificuldade de adorar a Elohim desta forma. Mas não foi assim que Elohim quis.
Dízimo na Bíblia é sinônimo de alimento, e isto é um fato!!
Ofertas podiam ser trazidas em forma de dinheiro (II Reis 22:4-7) Mas, quando o assunto era dízimo, somente ovelhas, bois, grãos, comida, Dinheiro nunca!
Por este motivo, em nos nossos dias, dízimo não é dízimo. Seu dinheiro entregue naquele envelope não é, e nunca será um dízimo à luz da Bíblia. Foi Deus quem soberanamente estabeleceu o que é dízimo e o homem não pode mudar.
"Todos os dízimos do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor, são santos ao Senhor. No tocante a todos os dízimos de vacas e ovelhas, de tudo que passar por debaixo da vara do pastor, o dízimo (O DÉCIMO) será santo ao Senhor. Não esquadrinhará entre o bom e o ruim, nem o substituirá. Se de algum modo o substituir, ambos serão santos, e não podem ser resgatados". Levítico 27:30-32
Curiosamente, o dizimista não tinha que separar o PRIMEIRO para Deus, mas o DÉCIMO, o último. Os animais iam passando por debaixo da vara do pastor. O dízimo ou o décimo era separado e entregue ao Senhor. Quem tivesse nove ovelhas estava automaticamente isento do dízimo. Acontece assim hoje? Quantas modificações implantadas pelos homens!

OS DÍZIMOS DEVIAM SER COMIDOS PELOS DIZIMISTAS

Porque eram os dízimos aceitos somente em forma de animais e grãos? Muito simples! Vejamos os textos abaixo:
"Certamente darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que cada ano se recolher no campo. Perante o Adonay teu Elohim, no lugar que ele escolher para ali fazer habitar o seu nome, comereis os dízimos do teu cereal, do teu vinho e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, para que aprendas a temer ao Adonai teu Elohim todos os dias. Mas se o caminho for longo demais, de modo que não os possas levar, por estar longe de ti o lugar que o Adonai teu Elohim
Escolher para ali pôr o seu nome, quando o Adonay teu Elohim te tiver abençoado, então vende-os e leva o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Adonai teu Elohim escolher. Com esse dinheiro comprarás tudo o que deseja a tua alma, por vacas, ou ovelhas, ou vinho, ou bebida forte, ou qualquer outra coisa que te pedir a tua alma. Come-o ali perante o Adonai teu Elohim, e alegra-te tu e a tua família" Deuteronômio 14:22:29
"Trareis a este lugar os vossos holocaustos e os vossos sacrifícios, os vossos dízimos e as vossas ofertas especiais, os vossos votos e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas. Ali comereis na presença do Adonai vosso Elohim e vos alegrareis com as vossas famílias por todo o bem que vos abençoar o Adonai vosso Elohim . Então, ao lugar que escolher o Adonai vosso Elohim ... para ali trareis.... vossos dízimos" Deuteronômio 12:6,7,11
Os dízimos deviam ser comidos pelos dizimistas na presença do Eterno, no local que Ele ordenasse. No desespero para explicar este e outros textos onde D-us manda o próprio dizimista consumir seus dízimos, alguns teólogos cristãos, tomando por base escrita da tradição judaica, afirmam que os Judeus pagavam três tipos de dízimos.
Esta tese é muito difícil de sustentar, pois a Bíblia não declara isto.
Estes estudiosos dizem que os judeus davam um dízimo para sustentar as festas cerimoniais, outro dízimo para sustentar os levitas e outro dízimo trienal para sustentar órfãos, viúvas e os pobres em geral. 23,33% no total (*). Uma matemática tendenciosa, pois dízimo, como o termo está indicando é 10% e não 23,33%!
Por que, os que fazem esta afirmação, não cobram também três dízimos dos seus fiéis hoje? Eles têm respaldo bíblico para isso! A verdade é que os dízimos na Torah não tinham apenas a função de sustentar o clero mas também contribuía para um maior equilíbrio social. Os dízimos entregues nas igrejas cristãs hoje estão anos-luz do ideal bíblico, sendo, portanto espúrio. Um verdadeiro estelionato sobre a fé alheia.

O que os textos de Vaycra-Levítico e Devarin-Deutonômio afirmam claramente:

1) Que o dízimo deveria ser calculado sobre o fruto das semente, cereal, vinho, azeite, vacas e ovelhas.
2) Que o dizimista deveria comer seus dízimos no lugar em que o ETERNO indicasse.
3) Que o dizimista poderia vender o dízimo e com o dinheiro apurado comprar o que desejasse comer e beber a sua alma. Mas, nada de levar dinheiro à presença do Senhor! Se alguém não pudesse transportar os dízimos em forma de alimentos, bois e vacas deveria vendê-lo e com o dinheiro apurado comprar outras coisas para comer, BEBER e se alegrar.
4) Que o décimo animal (não o primeiro) deveria ser separado para Adonai -IHVH.
Alguns teólogos hoje, tomando o texto de Provérbios 3:9, tentam incutir na mente do povo que devemos dar primeiro para Deus. Mas, o termo "primícias" está ligado a qualidade e não a sequência quantitativa.
5) Que deveriam dar o dízimo "quando o IHVH teu D-us te tiver abençoado". Dízimo na Bíblia sempre aparece numa escala crescente. De lucros, de ganhos, de bênçãos, de aumento de renda. Nunca num ambiente decrescente, de prejuízos, de recessão, de pouco dinheiro. "Todo o bem que vos abençoar o IHVH vosso Deus." "Quando o IHVH teu D-us te tiver abençoado". Quando um israelita era abençoado, somente nesta situação deveria ele trazer dízimos ao Senhor. Abraham também deu dízimos sobre um aumento de rendas. Yakov fez um voto a Deus sob a mesma base. Se fosse abençoado pagaria dízimos.
6) Que era dizimável o aumento de renda das benção advindas da agropecuária. Nenhum texto diz que lucros sobre outras atividades produtivas deveriam ser dizimadas.
7) Dízimos poderiam ser utilizados para fazer caridade. (Deut. 14:28-29).
Observe o próprio D-us condenando a prática do dízimo. Em II Samuel 8:17 Ele avisa ao povo de Israel, através do profeta Samuel, que a escolha de mudar o sistema de governo para monarquia levaria o novo rei a cobrar o dízimo sobre o rebanho como faziam os reis gentios .
A Bíblia fala de um só dízimo. A torah não cita "primeiro dízimo", "segundo dízimo", "terceiro dízimo". Fala de três destinos. Três aplicações. Três usos:

1) O dízimo podia ser comido pelo dizimista.
2) O dízimo deveria socorrer órfãos, viúvas e necessitados.
3) O dízimo deveria sustentar os levitas.

OS DÍZIMOS DEVERIAM SUSTENTAR OS LEVITAS

Em Números 18:23, 24, 31 lemos: "Mas os levitas farão o serviço da tenda da congregação, e levarão sobre si a sua iniquidade. Este será estatuto perpétuo pelas vossas gerações. No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão. Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, dei-os por herança aos levitas, pois eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão. Vós e a vossa casa o comereis em todo o lugar, pois é vosso galardão pelo vosso serviço na tenda da congregação"

A primeira coisa a se observar neste texto tão utilizado pelos teólogos dizimistas hoje, é que os dízimos, destinados a sustentar os levitas, eram dados ao ETERNO como oferta alçada. Porque a Bíblia condena a coerção nos destinos dos dízimos. (I Samuel 8:16 e 17; Isa 1:11-17; Amós 5:21-25; 8:10,11). Não havia nenhuma obrigatoriedade sistemática. A Bíblia não afirma que o destino dos dízimos era exclusivamente para sustentar o clero.
Um segundo passo é notar que esta ordenança de Números 18 foi dada no deserto. Quando Moisés começa a escrever o que lemos em Devarim ,ele já está no final dos seus 120 anos de vida. Ele diz: "São estes os estatutos e juízos que cuidareis de cumprir na terra que o S-nhor, o D-us de vossos pais, vos destinou como possessão, todos os dias que viverdes na terra" Deut. 12:1.
Deste ponto em diante aparecem as outras opções do uso do dízimo autorizando o dizimista a comer seus próprios dízimos ou dá-los aos necessitados. (Interessante. Nesta época os levitas, os representantes do clero, estavam em igualdade social com os excluídos. Os órfãos, as viúvas e os pobres. Havia uma identificação do clero com as pessoas humildes. Pertenciam ao mesmo padrão social).
Com o passar do tempo os dízimos foram tomando destino exclusivo para os levitas. No segundo Templo, após o cativeiro, já se observa uma institucionalização acentuada conforme narrada em Neemias 10:38-39; 13:10-12.
Após o cativeiro Neemias faz algumas modificações. Não nos princípios da Lei de Moisés, mas na regulamentação dela. Talvez, devido a situação financeira caótica do pós-exílio ele reduz o valor da taxa do Templo que era de meio siclo (Êxodo 30:12-16) para um terço de siclo (Neemias 10:32,33). Ele implementa outras regras novas.
Deve-se levar em conta que Neemias era um restaurador. Reconstrutor de uma sociedade cuja religião funcionava sobre pilares cerimoniais. O que ele faz então:
Reduz a taxa do Templo. (Neemias 10:32,33)
Organiza para que os dízimos sejam trazidos ao Templo (A casa do tesouro) para sustentar os levitas (Neemias 10:37) – (Leia todo o capítulo 10 sobre a "Aliança do Povo" – um verdadeiro pacto de reforma da sociedade israelita pós-exílio)
90% da população morava agora em outras cidades. Fora de Jerusalém. Neemias precisava regulamentar o sustento dos sacerdotes levitas que viveriam na capital.
Os judeus continuariam trazendo seus dízimos em forma de alimentos. Frutos das suas colheitas. Nenhum sistema de pagamento de dízimos em dinheiro foi instituído pelo reformador. (Neemias 10:35).

Nem todos os levitas eram sacerdotes. Alguns eram:

» Professores (Deut. 24:8; 33:10; II Cron 35:3; Neem. 8:7)
» Juízes (Deut 17:8-9; 21:5; 1Cron 23:4; 2Cron 19:8).
» Trabalhadores da Área de Saúde (Lev 13:2; 14:2; Lev.17:14).
» Cantores e Músicos (1Cron 25:1-31; 2Cron 5:12; 34:12)
» Escritores e Bibliotecários (1Cron 2:55; 2Chr 34:13)
» Arquitetos e Construtores (2Cron 34:8-13)

Os que defendem que o dízimo deve ser destinado apenas para o sustento dos pastores, os levitas modernos, deveriam incluir nesta lista outros trabalhadores da igreja: músicos, cantores, zeladores, construtores, diretores da escola sabatina, anciãos.
Nem todos os levitas trabalhavam no Templo. Havia organização de turnos. O "pico" das atividades acontecia em época de festas. Por isso vemos as instruções de sustento do clero em Número 18 quando em atuação no Templo e em Deuteronômio 14 para os levitas que estavam espalhados nas cidades e que consumiam os dízimos, juntamente com os órfãos e as viúvas.
Nossos dízimos hoje não tem nenhuma correlação com o dízimo bíblico. Não temos Templo, nem sacerdotes, nem levitas. Não vivemos numa sociedade teocrática. Não existe mais a "Casa do Tesouro", depósito central para aquela quantidade enorme de alimentos e animais.
Quando alguém põe num envelope 10% de seu salário, à luz da Bíblia, não está pagando dízimos ao Senhor. Deveríamos chamar aquilo de taxa denominacional, oferta sistemática ou pacto financeiro. Mensalidades, talvez. Invenção da teologia moderna.
Toma-se textos da Torah e através de um sequestro cerebral cria-se uma base supersticiosa. Quem dá dez por cento de suas rendas para a igreja será abençoado. Quem não o fizer, ficará sujeito às mil maldições que lhe aguardam na próxima esquina.
Surge no denominacionalismo a figura do hipócrita social representando um papel que ele mesmo não crê. Líderes financistas, guardiães de um institucionalismo ferrenho, criado para perpetuar seus próprios interesses corporativistas, ludibriam multidões de sinceros, as igrejas instituições

A IGREJA instituição NÃO É A CASA DO TESOURO

Os defensores da doutrina do dízimo interpretam muito mal o texto de Malaquias 3:10 afirmando que Casa do Tesouro corresponde à Igreja (Associação) e que os dízimos são dez por cento de nossas rendas. A igreja=ekklesia -kahal-kehila -congregação SAO PESSOAS duas ou mais no Messias Yeshua.

Leia Malaquias 3:5 e você verá que o contexto do capítulo 3 fala que o dízimo e as ofertas era o direito da viúva, do órfão e do estrangeiro.
No Novo Testamento em Atos capítulo 6 temos.

·INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS

1 ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

I Timóteo 5:9

9 Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;....16 Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

·OS PRESBÍTEROS

17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; 18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
 Isto significa dar oportunidades e deixar que os presbíteros que se preparam na palavra preguem, e instruam a igreja, não atando a boca dele, privando-o de pregar e de anunciar a palavra. Mas, tem lideres que usa deste versículo para se defender em seu salário, coisa que após ler o contexto cai logo por terra tal defesa e tal interpretação errônea do texto bíblico...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.