Subscribe:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O CAVALO NEGRO DE APOCALIPSE...


O CAVALO NEGRO DE APOCALIPSE...
image
 Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho – Ap 6.5,6
O ser vivente com o rosto semelhante ao de um homem anuncia a entrada do terceiro cavaleiro. “Vem”, diz ele, e um cavalo preto entra em cena trazendo sobre si um cavaleiro com uma balança na mão. A balança era usada para se pesar coisas preciosas. Neste caso, a preciosidade seria a comida. Este cavaleiro representa a escassez de alimentos. A cor negra do cavalo foi usada pelo profeta Jeremias para representar a fome: “Nossa pele se enegreceu como um forno, por causa do ardor da fome” (Lm 5.10).
Uma voz que vinha do meio dos quatro seres viventes disse: “Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário”- Uma medida correspondia a mais ou menos 450 gramas. Um denário era o pagamento por um dia de trabalho. Isso fala da carestia causada pela escassez.
Não danifiques o azeite e o vinho”. O azeite e o vinho costumavam ser esbanjados em tempos de fartura. Em tempos de fome é ordenado que se cuide bem deles e não se lhes danifique, pois eles podem faltar.
Basta assistirmos aos telejornais para vermos imagens de lugares que estão sendo visitados por este cavaleiro. Todos os anos milhares de vidas são ceifadas pela fome. Há países em que a fome é tão grande que a imagem que lhes é característica é a de crianças, que mais parecem com pequenos esqueletos, morrendo pelas ruas e nos braços de suas mães.
De fato este cavaleiro tem percorrido a terra e assolado muitas nações em diferentes épocas e em diferentes intensidades. Nos últimos tempos sua sombra se estenderá a muitos lugares, pois sua marcha será acelerada.
Mas, vamos nos lembra que Elias também viveu numa época em que este cavalo e seu tenebroso cavaleiro percorreram a terra de Israel. Enquanto muitos morriam de fome, os corvos vinham trazer pão e carne para Elias (1 Re 17.4). A fome também está debaixo da soberania de Deus e a todo aquele que confiar nEle, nada lhe faltará, seja em que época for (Sl 23.1)...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.