Subscribe:

terça-feira, 30 de outubro de 2012


LÍDIA - A PRIMEIRA CONVERTIDA DE PAULO NA EUROPA


"E uma certa mulher chamada Lídia... nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia" (Atos 16:14).




Muitas mulheres da Bíblia foram usadas pelo Senhor para que Seu plano se tornasse realidade. A Europa precisava ser evangelizada e a semente do evangelho foi lançada naquelas terras pelo apóstolo Paulo através de uma mulher forte porém de coração meigo. O seu nome era Lídia.
Foi, exatamente, em Filipos, um lugar improvável para a palavra de Deus ser semeada, que ela ouviu da boca do apóstolo as palavras do shema: "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças" (Deuteronômio 6:4).
Podemos imaginar Paulo usando estas palavras introdutórias do seu sermão para falar do Senhor Jesus àquele povo sedento que não tinha nem mesmo lugar para adorar a Deus (as mulheres se reuniam à beira de um rio para, ali, orarem ao Pai e Lídia orava com elas).
Lídia, comerciante de grande destaque que viera da Ásia Menor, vendia, em Filipos, tecidos finos tingidos de um tom de púrpura que variava de vermelho escarlate a um púrpura escuro.
Ela não era judia mas tinha o coração aberto para conhecer este Deus que tanto fizera e fazia pelo povo judeu. Ela sabia dos milagres e do perdão contínuo a este povo que Ele chamava de Seu povo.

Lídia, atenta às palavras de Paulo, conheceu Jesus, o próprio Deus, que desceu da Sua glória no céu, da Sua majestade para lhe dar as boas novas do evangelho e derramar o Seu precioso sangue e morrer numa cruz para lhe salvar e dar a vida eterna.

Ah, irmão! Podemos imaginar a doce Lídia com lágrimas nos olhos, adorando Aquele que morreu por muito amá-la, cantando hinos de louvor ao seu Salvador. Entendendo as sábias palavras do apóstolo Paulo, ela decidiu, mais tarde, juntamente com toda a sua família, ser batizada.
Agora, como uma mulher de Deus, e com um espírito hospitaleiro, ofereceu e insistiu com o apóstolo para ele, juntamente com Lucas e Timóteo, se hospedar em sua casa.

Amado irmão, quem dentre nós, homens e mulheres crentes que, assim como Lídia, aceitamos Jesus como nosso Salvador, convidamos, sem hesitar e com muito amor, um pastor ou missionário com sua família (esposa e filhos) para se hospedarem em nossa casa? Esta é uma situação que nos deixa, muitas vezes, apreensivos, não é? Apreensivos e preocupados com o que temos para oferecer, como teremos tempo para "fazer sala", que roupa de cama ou toalhas usaremos... "Marta, Marta, estás ansiosas e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lucas 10:41).
Observando este versículo, o que você acha que o Senhor desejaria que você fizesse numa situação desta? Você deve ou não convidar o pastor e sua família para se hospedarem em sua casa?
Lídia não apenas convidou Paulo e os que estavam com ele para se hospedarem em sua casa mas sabemos que, provavelmente, o seu lar se transformou na sede da igreja em Filipos.
Este segundo grande passo dado por Lídia (permitir que a igreja se reunisse em sua casa) nos mostra o tamanho do seu coração e o seu amor pela obra.
A igreja se reunir em minha casa? Usar os meus banheiros? Tirar a minha privacidade?
Foi, exatamente, isto que Lídia permitiu que acontecesse em sua casa. Para ela, era um privilégio ter o seu lar como a "casa de Deus", onde se reunia a igreja. Para ela, não existia maior bênção... Deus escolher a sua casa para se reunir o Seu povo?


Irmão, não hesite quando o Senhor lhe chamar para fazer algo para Ele mas encare tudo como um privilégio e com muita alegria.

Observando a vida de Lídia, em que aspecto você se parece com ela?
1- Com certeza, você se parece com ela em um aspecto... você é mulher assim como ela era.
2- Assim como Lídia, você fica atenta aos cultos para aprender, honrar e adorar o Senhor? Ou você "sempre" se levanta para beber água, se distrai conversando e nem sabe que assunto foi falado no culto de adoração ao Senhor?
3- Assim como Lídia, você já aceitou Jesus como seu único e suficiente Salvador? Você tem certeza de salvação?
4- Assim como Lídia, você já decidiu obedecer ao Senhor, sendo batizada e, deste modo, testemunhando ao mundo que você está enterrando a sua natureza velha (o homem velho) e se tornando uma nova mulher com uma nova natureza? A Bíblia nos diz ... "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17).
5- Assim como Lídia, você é hospitaleira? Você acolhe aquelas pessoas que estão precisando de sua hospitalidade?
Assim como Lídia, irmão, não abra apenas o seu coração para os que precisam de você mas abra , também, as portas da sua casa para "os obreiros do Senhor e Seu povo".
Então, em qual destes aspectos você se parece com Lídia?

Amados irmãos sejamos...
1)homens e  mulheres corajosos (as) como Lídia que se tornou a "mãe fundadora" da igreja na Europa;
2) mulheres que estão atentas ao chamado do Senhor para a realização de Seus planos enquanto peregrinamos aqui na terra.

A minha oração é que o Senhor me transforme numa mulher atenta e obediente ao Seu chamado.

"Obrigado, Pai querido, pelo missionário que colocaste no meu caminho e que me apresentou as novas do evangelho. Foi através dele que pude conhecer o Teu tão grande amor por mim, enviando o Teu Filho unigênito para morrer no meu lugar.
Obrigado porque preparaste o meu coração para crer, pela fé, que Jesus veio ao mundo para me dar a vida eterna no céu.
Que assim como Lídia e aquelas mulheres que oravam às margens de um rio, eu também possa ter um lugar de paz e tranqüilidade onde poderei derramar a minha alma diante do Teu altar.
Amém!"...
BISPO/JUIZ.PHD.THD.DR.EDSON CAVALCANTE

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.